O meu sistema DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O meu sistema DIY

Mensagem  gustin em 27/11/2014, 16:22

Olá a todos,

Há cerca de um ano, abrangido pelo espírito do DIY, decidi avançar com um projeto de construção das minhas primeiras colunas.
Após muita leitura e em especial deste tópico, decidi arrancar com um projeto que incluíssem as full-range Fostex FE166EN. Encontrei então no fórum Diyaudio o projetofe166en-ft17h-concerti-clone

Depois da ajuda de um familiar na construção, lá consegui fazer a montagem.

O pior foi mesmo a pintura. Sendo um completo iniciante nesta matéria, idealizei uma pintura a preto brilhante.
Para mal dos meus pecados gastei mais dinheiro em tinta do que em madeira e o resultado foi … o melhor que consegui!

Já que o som era fantástico, principalmente para que vinha dumas monitoras Mordaunt-Short, decidi que tinha de apostar num amplificador dedicado, também DIY, para utilizar com o meu Ipod, ou com o leitor de cd’s.

Como a eletrónica não é de todo a minha praia, decidi que me iria aventurar muito pouco na construção de um amplificador de baixo consumo.

Foi antão que, ao ler este artigo, optei por adquirir o Gobo Stereo Amp Kit. O prazer de montar o amplificador, componente por componente, foi indescritível. Parecia uma criança com um rebuçado. bounce
Felizmente o vendedor, Ken Knowles, foi incansável na ajuda da montagem, já que eu não sabia utilizar corretamente o multímetro e dizia-lhe que os valores me davam errado… enfim, em vez de lhe indicar a corrente contínua, dizia-lhe a alternada  

Como o amplificador que utilizava até então era um Receiver Yamaha Rx-V550, devem imaginar o impacto desta mudança. O som é simplesmente fantástico!

Infelizmente nos últimos dias reparei que as minha colunas, fruto da humidade existente na sala, principalmente pelo aquário de água quente, estão a ganhar bolor  

O diafragma da coluna está a ficar rugoso e com as manhas que mostro na imagem.

O que acham que devo fazer?

Cumprimentos,
Agostinho

Última edição por gustin em 28/11/2014, 15:14, editado 1 vez(es)

gustin
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 4
Interesses : Música e Cinema
Pontos/Reputação : 14

Re: O meu sistema DIY

Mensagem  manel1 em 27/11/2014, 20:13

Viva

Parabéns pelos projectos, ainda bem que gostou do resultado final. É preciso ter muita coragem para se aventurar em projectos deste tipo, tendo em conta que não tem formação na área!!

Quanto à humidade, o ideal, seria utilizar um desumidificador na sala e ventila-la periódicamente, isto é abrir portas e janelas para deixar entrar ar do exterior, pois os fungos não gostam de luz e ambientes secos e ventilados. No imediato poderia usar um secador de cabelo para secar um pouco o driver da coluna, mas atenção terá de ser na temperatura mais baixa que este permitir e bem afastado do driver, sob pena de o danificar, se tiver possibilidade também poderá colocar as colunas debaixo da luz directa do sol por algumas horas, isto impede a formação de bolores, depois destes procedimentos deverá limpar o altifalante com um pincel suave (aqueles usados para pintar a aguarela) e retirar o pó restante com ar comprimido.

Boa sorte

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2047
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  Blink em 27/11/2014, 21:25

É uma pena vêr esse diafragma assim, poderia sugerir um spray que já usei chamado BAUFIX, não o deve usar diretamente mas num panho de flanela e com cuidado só tocar levemente (como esse diafragma é claro deve experimentar primeiro numa pequenina zona, pode manchar ou não!), isto mata os esporos dos fungos, depois para além disso fazer como o Manel1 diz, desumificador elétrico ou mesmo aqueles de sílica e arejamento.
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4703
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1993

Mensagem  gustin em 27/11/2014, 22:23

Obrigado a ambos pelas vossas respostas.
Eu não dei muito importância às primeiras pintas pois pensei que tivesse sido o meu filho com um espirro, ou algo do género.
Mas com o tempo foi ganhando côr e aumentado o seu número... enfim, tarde de mais.

Eu já pensei em colocar um saquinho de arroz no interior da caixa, junto à coluna(drive), para ver se absorvia.

Infelizmente o desumidificador está fora de questão porque também existe o aquário.

Vou tentar o secador e num dia de sol dar-lhe uns "banhos".
Já agora Blink, essa marca costuma ser vendida pelo Lidl. Tenho duas latas de tinta em spray, que lá comprei.
Que tipo de spray seria esse? Seria para matar fungos?

Mais uma vez, obrigado pelas dicas!

Cumprimentos,
Agostinho

gustin
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 4
Interesses : Música e Cinema
Pontos/Reputação : 14

Mensagem  Insomniac em 28/11/2014, 09:02

Sim, esse spray vende-se no LIDL (quando há) e serve precisamente para eliminar fungos e bolores. Aqui fica uma foto:  
Insomniac
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 16
Pontos/Reputação : 32

Mensagem  luis lopes em 28/11/2014, 13:55

parabéns, ficaram excelentes!
luis lopes

Número de Mensagens : 2870