DACs e ficheiros de alta resolução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

DACs e ficheiros de alta resolução

Mensagem  Orion em 14/11/2014, 10:25

Tendo estado um pouco fara destas lides, pretendia saber se entretanto alguém experienciou alguma coisa dentro destes novos formatos, com estes sistemas dacs/pc/música gravada em ficheiros de alta resolução, que pretenda ou possa divulgar.

Dado ter sido algo que me impressionou positivamente numa experiência que me proporcionaram há cerca de ano e meio, num comparativo chez moi (tópico sobre DAC M2Tech Young neste fórum: http://www.audiopt.net/t13372-dac-m2tech-young), não pude entretanto dar seguimento atento ao tema, assim como a alternativas a essa marca e modelo, etc. Aliás, o meu interesse nem se resume ao modelo que aludi então, mas sim a todo e qualquer sistema destes que alguém possua e possa dizer da sua justiça.

Sendo (e continuando a ser ad eternum) sempre um indefectível amante da reprodução musical em formato vinilo, almejava explorar complementarmente este modo de reprodução, até pelo aquilo que me agradou em seu tempo, fruto da amável cortesia de um amigo que me trouxe toda a parafernália cá a casa para ouvir.

Os sites de venda destes formatos têm se multiplicado, ou nem por isso? E os dac têm prosperado em comparação com os leitores de cd?

Convidava alguém com este tipo de sistema em uso, que deixasse os seus 5 cents...

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4580
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2541

Re: DACs e ficheiros de alta resolução

Mensagem  _nimitz_ em 14/11/2014, 15:29

Boa tarde Orion,

É de facto um Mundo dentro do audio: Computer Audio!

Eu próprio, ligado à área das tecnologias de informação, nunca quis misturar as coisas (deformação profissional).
Uma das mais valias da evolução tecnológica - a constante melhoria - acaba por ser, IMO, o que afasta muita gente de investir neste campo, quando cruzado com a audiofilia.

Confesso que, apesar de já não tanto, me faz confusão "estoirar" verbas avultadas em appliances como network players e afins, para "amanhã" estarem obsoletos.

Daí que tenha, no meu caso, optado por uma solução com um custo/benefício, a meu ver (e também de outros companheiros destas lides), imbatível: netbook com disco SSD (sem qualquer parte móvel) a ler ficheiros de alta resolução da rede, ou localmente, ligado por USB a um (muito bom, IMO) DAC USB.
Deixo o link para o meu sistema, em que podes ver uma descrição mais detalhada do que foi preconizado.
http://www.audiopt.net/t13952-novo-sistema-2ch
(Ando actualmente em testes de optimização, precisamente nesta fonte).

Ficam os meus 5 cents... Very Happy

Abç
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  Orion em 15/11/2014, 03:05

Obrigado pela partilha da tua experiência e testemunho, é mesmo isso que pretendo, opiniões práticas de quem está dentro do assunto, assim como opiniões em geral também são bem-vindas. Irei bisbilhotar, pois claro Very Happy .

Edit: Já dei uma breve olhadela e, fui obrigado logo a deixar os parabéns pelo bom gosto. Quanto à componente dos ficheiros audio e, da respectiva engrenagem que obriga a inclusão de um pc, para mim que sou um adepto incondicional do analógico vinil, deixa-me sempre um pouco de pé atrás, mas depois da tal experiência testemunhada no seio do meu sistema, fiquei praticamente convertido e, com desejo de conhecer outras coisas do mesmo género, antes de, eventualmente avançar. Na altura o que ouvi foi o conjunto do meu sistema somado ao DAC M2Tech Young e um Mac Mini como computador de serviço. E aquilo resultou em cheio, já o tinha ouvido tal conjunto no sistema e na casa desse amigo, mas só fiquei surpreendido aquando da audição na minha.

Pelo que pude ler (ainda um pouco na diagonal, confesso, pois o tempo não é muito) é igualmente importante a qualidade da cablagem usb de ligação ao computador. Nem sabia isso sequer Embarassed  
E, também pelo que pude perceber, tiveste dificuldade em bater - e até de igualar, segundo percebi nesta leitura que fiz rápida - o teu leitor de cd residente pelo dac dedicado, certo? Ou interpretei mal? Qual é o dac dedicado que tens, que acabei por não ter visto com atenção?
É que aqui em casa, naquela audição comparativa, mesmo com o meu Primare como leitor desafiado, senti-o superado pelo dac dedicado.

Mas cada caso será um caso, certamente.

Dentro dessa faixa dos 1000/1000 e poucos euros (que é o preço desse M2Tech que me convenceu e se tornou o candidato n.º 1, ainda que nem pensar para já, mas sim a médio prazo), presumo que hajam diversas boas ofertas análogas. Falaram-me do Hugo da Chord, que recebeu críticas espantosamente deslumbrantes, especialmente tendo em conta as suas dimensões que o fazem confundir com um... brinquedo de miudos, lol. O JVH tem inclusive um artigo muito engraçado desse modelo (http://www.hificlube.net/pt/artigos/reviews-testes/chord-hugo-hd-dac.aspx). Mas custa a crer que algo tão minusculo seja aqueles valores (1450€ e representado pela Absolut Sound  Vision, se não estou em erro).

E depois haverá muitas mais alternativas, presumo.

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  VilaSound em 15/11/2014, 11:49

O M2Tech Young é um grande DAC, e a fonte de alimentação extra também dá um bom incremento na performance.
Ainda não ouvi a nova versão já com DSD.

Mais barato e ligeiramente inferior gosto também do AMI Musik DS5.

O Nimitz tem um leitor de CD Creek com entrada USB e SPDIF para o seu DAC, também uma grande opção para quem quer ficar com as duas coisas, já que como DAC não se envergonha nada face aos DACs concorrentes de 600-1000€.

VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Mensagem  _nimitz_ em 15/11/2014, 17:44

Orion,

Nunca ouvi o Young, mas deve ser de um campeonato superior, ao nível dos DAC. Com esse não falhavas de certeza.

No meu caso, como disse o Gustavo, é o Creek 50CD que é um DAC USB que também tem transporte de CD, ou seja é um 2 em 1.
No entanto, IMO, não representa um compromisso, é vencedor tanto na vertente leitor de CDs, como DAC.

Se neste momento andasse à procura de um DAC isolado, não deixaria de ouvir a proposta do Gustavo, o AMI Musik DS5.

Relativamente à questão dos cabos USB, na minha experiência, a sua influência irá sempre depender do ruído causado pelo computador/portátil/netbook e pelo isolamento da porta USB no lado do DAC. Para te dar um exemplo, no Creek a entrada USB é isolada galvanicamente, sendo que a partir de determinado patamar, as diferenças entre cabos USB eram negligenciáveis. Com outros DACs com as entradas não tão bem isoladas, o ganho com um cabo superior era notário.

Relativamente ao igualar as fontes, considero que neste momento, estão muito próximas. Quando alimento a vertente netbook/DAC com ficheiros 24/96, considero que fica ao mesmo nível do leitor de CDs. Com resoluções inferiores, o CD ganha pela margem mínima.
No meu caso, torna-se fácil efectuar a comparação, uma vez que o DAC é o mesmo, mudando apenas o transporte.
Quando tudo é diferente, torna-se mais complicado comparar e igualar. Até porque, continuo a achar que, com as variáveis o mais controladas possível, o CD levará sempre vantagem (isto para o mesmo patamar).
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Orion em 17/11/2014, 01:55

Sim Gustavo, pelo que me disseram a fonte ainda trará alguma qualidade acrescida, pelo que me foi dito, mas nunca a ouvi. Talvez um dia se proporcione. Assim como se proporcione uma visita a ouvir essa sua solução, que me daria todo o gosto. O tempo, o malfadado tempo e a distância - que não sendo nada do outro mundo, sempre é um impeditivo no presente da minha situação - fazem com que não seja para já, mas não fica esquecido.

Mas sim, o Yong foi um aparelho que, pelo que li internacionalmente e, especialmente pelo que ouvi, em comparativo direto com um Primare CD31 residente, teve o mérito de ficar-me na lembradura e despertar-me para estes novos formatos a que não dava grande atenção, confesso. Mas sendo de mente aberta, nada fundamentalista seja no que for e privilegiar sempre, acima de tudo a música, não renego nunca experiências novas nesta nosso hobbie e paixão.

Nimitz essa tua solução (de 2 em 1 - que não tinha aquilatado assim ser) deve trazer uma enorme mais-valia no aspecto logístico e de arrumação, para além de, como referes não comprometer em nada o som. Assim sendo, para quem não possua ainda leitor de cd, será sempre uma sábia escolha, face ao que o futuro nos traz.

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  _nimitz_ em 17/11/2014, 09:35

Orion,

Quando estiveres mesmo disposto a avançar, vai dar um passeio a Vila do Conde e faz uma visita ao Gustavo. Certamente que te irá colocar no bom caminho.

Eu próprio demorei a entrar e a apostar numa fonte de leitura de ficheiros, mas muito graças à opção que o Creek 50CD trouxe, estou rendido. Apesar de, volto a frisar, continuo a achar o CD uns pontos (muito poucos) acima.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Orion em 18/11/2014, 01:57

Sim, não renego uma visita um dia, não. Somente de momento tal será mesmo impossível, mas a vontade de visitar os nossos bons profissionais está sempre presente, o problema são as agruras da vida quotidiana que impedem maior flexibilidade. Mas mais dia, menos dia e, decerto acontecerá.

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: