Sistema principal

Ir em baixo

Sistema principal Empty Sistema principal

Mensagem  Mellowship em 8/11/2014, 13:46

Aqui está o meu sistema principal actual, inalterado desde 2010:

Sistema principal 2vkc5ti

ProAc Studio 100
PrimaLuna Prologue One
NAD 521BEE
Sony MDS JE 510
Philips DVP 720SA
Pioneer F-X50
Cambridge 540P
ProJect Debut II + Ortofon OM5e

Cabos DIY de baixa capacidade e StraightWire Concerto

E um televisor de 15'' para ver a rtp2 e alguns DVDs Razz
Mellowship
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Ocupação : Ensino, Investigação
Interesses : Música
Pontos/Reputação : 118

Sistema principal Empty Re: Sistema principal

Mensagem  manel1 em 12/11/2014, 11:56

Esses cabos de coluna não me são estranhos... a combinação das Proac com um amplificador a válvulas deve ter sido uma boa opção, parabéns.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2069
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  Mellowship em 12/11/2014, 12:35

manel1 escreveu:Esses cabos de coluna não me são estranhos... a combinação das Proac com um amplificador a válvulas deve ter sido uma boa opção, parabéns.

Olá manel1!

Ehehe! Os cabos de coluna são uma versão XPTO GTI MKII saida directamente da utilização aeroespacial! Razz Será que ainda há mais na bobina de onde estes saíram?

A combinação é boazinha, sim. No reduzido espaço que tenho, as válvulas ajudam as ProAc a por o palco um pouco atrás do baffle. Além disso, tem força para elas, apesar dos 35W.

Cumprimentos!
Mellowship
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 12/11/2014, 14:12

parabens pelo sistema!
é sempre agradavel ver umas valvulas.
luis lopes
luis lopes

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  Mellowship em 13/2/2016, 18:11

Só para fazer um pequeno update do estado do sistema, uns tempitos depois.

Lá comprei uma TV. É um IPS da LG. Parece-me boazinha para o que preciso. Aviso já que não percebo nada de TVs, mas gosto da imagem, e faz uma cena fixe, que é o Miracast ou catano, ou seja, dá para ligar ao computador ou tablet através do wifi.

Sistema principal Be9ft3

Consequentemente, despachei o leitor DVD SACD Philips. Tenho aqui apenas uns 5 ou 6 SACDs, e não me lembro da última vez que vi um DVD... por isso não se justificava o espaço que ocupava.

Se por acaso me cair no colo um DVD para ver, meto no portátil e Miracast ou HDMI com ele. Simples...

Antes que me chateiem, a distância das colunas à parede traseira está devidamente validada e calculada de acordo com complexos sistemas de avaliação WAF. Nada a fazer aqui.

Fica aqui um closeup da electrónica.

Sistema principal Rkr88l

Canto inferior direito é um receptor Bluetooth Philips. Dá muito jeito quando me apetece ouvir algo sem ser em formato físico neste sistema. E a qualidade é muito melhor do que ligar o PC ou o telefone por cabo.

Podem ver que também tirei a tampa dos transformadores do PrimaLuna. Assim fica com menos aspecto de assador de sardinhas/capacete do Vader, e fica mais "amplificador a válvulas"...

Mais uma novidade apenas, que de nova não tem nada: os headphones que aparecem ali ao lado do GD são uns Pioneer se 450 de 1984, que recentemente restaurei. Nada de especial em termos sonoros (embora eu até goste da "assinatura" deles), mas extremamente resistentes.
Mellowship
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 13/2/2016, 18:31

bonito Very Happy
diz-me o modelo desse bluetooth?
ando a matutar numa dock para o iphone ou via bluetooth,........
luis lopes
luis lopes

Mensagem  Mellowship em 13/2/2016, 18:37

Olá!

O modelo é o Philips AEA2000. http://www.philips.pt/c-p/AEA2000_12/adaptador-hi-fi-bluetooth

A Philips tem outro modelo, o AEA2500 http://www.philips.pt/c-p/AEA2500_12/-
Este já tem NFC, aptX e AAC.

Em termos de qualidade, estou extremamente satisfeito. Para a finalidade, não preciso de mais. Nunca tive qualquer dificuldade quer em termos de emparelhamento, quer em formatos. Aceita, inclusivamente, bit perfect do foobar2000.
Mellowship
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 13/2/2016, 19:21

obg.
gostei muito de uma dock da Advance Acoustic,
mas o meu iphone têm a ficha com algum mau contacto,... Evil or Very Mad
luis lopes
luis lopes

Mensagem  Mellowship em 13/2/2016, 19:43

Penso que me lembro dessa da AA. Tinha bom aspecto.

Mas o problema das docks é que se tornam obsoletas facilmente. Apenas servem para aquele modelo ou "família" de aparelhos...
Mellowship
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 13/2/2016, 20:10

tens razão, mas que ele é uma peça bem bonita,... é!
e o meu iphone também é o 4 Very Happy
luis lopes
luis lopes

Mensagem  EkvalkppK em 8/3/2016, 22:41

Mellowship escreveu:Olá!

O modelo é o Philips AEA2000. http://www.philips.pt/c-p/AEA2000_12/adaptador-hi-fi-bluetooth

A Philips tem outro modelo, o AEA2500 http://www.philips.pt/c-p/AEA2500_12/-
Este já tem NFC, aptX e AAC.

Em termos de qualidade, estou extremamente satisfeito. Para a finalidade, não preciso de mais. Nunca tive qualquer dificuldade quer em termos de emparelhamento, quer em formatos. Aceita, inclusivamente, bit perfect do foobar2000.

Olá membro Mellowship!

Também sou possuidor deste Philips AEA2000/12, emparelhado pelo Bluetooth Gembird BTD-MINI4 ligado este ao meu portátil HP Compac Presario CQ60 lendo os ficheiros áudio através do Foobar2000, tenho a dizer que também estou satisfeito com o desempenho do conjunto, fácil emparelhamento e é cómodo também, dado que também possuo variada música no disco rígido em FLAC, etc. Very Happy
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 362
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Pontos/Reputação : 627

Mensagem  Mellowship em 5/2/2020, 15:15

Algumas pequenas mas significativas alterações ao sistema:

Sistema principal Img_2020

Depois de muito trabalho, recuperei o meu velho Telefunken S500. Agora tenho um gira-discos digno desse título.

Sistema principal Img_2016

Ainda está em afinações, neste momento com uma célula Shure M75, visto que a M91 original não tem a agulha muito saudável... Mas deu uma trabalheira a restaurar. O braço (o excelente Ortofon A212) teve que ser reconstruido, a placa de controlo da velocidade foi substituida, a suspensão foi toda afinada, e ainda falta fazer uma ou duas coisas...

Mas deixando a década de 1970 e voltando ao séc. XXI, montei um sistema de streaming baseado num Raspberry Pi 3 a correr o excelente sistema Moode Audio.

Sistema principal Img_2017

Claro que para o sistema ficar "digital", precisava de um DAC, e por isso a escolha recaiu num SMSL M500.

Sistema principal Img_2018

Este DAC tem o chip mais moderno da ESS, tem amplificador de auscultadores bastante competente e saidas balanceadas.

Depois apareceu um negócio de auscultadores. Os AKG K340. Híbridos (electroestáticos + dinâmicos), muito exigentes.

Sistema principal Img_2019

Tão exigentes que estão a ser convertidos para funcionar em balanceados. Brevemente haverá outro amplificador de auscultadores... Além disso, os auscultadores, que já têm uns bons 30 e muitos anos, vão levar pads e headband novos.

Não mexia no sistema há muito tempo. Estava um pouco estagnado. Foi precisamente a curiosidade pelo streaming digital que fez abanar um pouco as coisas, e depois de ver que se podiam fazer coisas fantásticas por muito pouco dinheiro, avancei.

O Raspberry Pi em segunda mão, com fonte de alimentação e um disco externo custaram-me 40 Euros. O Moode Audio é gratuito, apenas exige algum conhecimento para instalar e colocar a funcionar, mas a utilização é muito fluida.

O DAC, apesar de Chinês, é uma peça muito bem construida, com um som excelente. Consegue converter tudo. Já vem com conversor nativo do formato MQA, inclusivamente. E tem comando!

Em termos de cabos, cada vez uso mais o que vem à mão, desde que não seja feio e tenha uma arquitectura objectivamente própria para a finalidade. Os meus antigos cabos de coluna de baixa capacidade estavam a ficar com o revestimento todo quebradiço, por isso comprei uns 5m de CableTalk, terminei com banana e revesti com nylon. Ficou tudo por cerca de 30 Euros. Fazem o que deve ser feito.

Comecei também a usar cabos de alimentação melhores, visto que tenho muita confusão atrás do móvel. O amplificador e o DAC estão ligados por cabos com bastante blindagem.

Desculpem a fraca qualidade das fotos. Não estou a cosneguir aceder muito bem às fotos da cloud, por isso meti as que tinha mais à mão. Se depois tiverem interesse em ver mais, ponho fotos melhores.
Mellowship
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joy_division em 10/2/2020, 12:44

Olá

Dá para ver que é um conhecedor das Proac....

Estou a pensar comprar umas Studio 118 ou umas DB3... que lhe parece?

joy_division
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Pontos/Reputação : 49

Mensagem  Mellowship em 10/2/2020, 13:36

Olá!

Nunca ouvi nenhuma dessas, mas todas as monitoras ProAc que ouvi ou conheci necessitavam de alguns cuidados para uma utilização doméstica satisfatória:

1. Um bom stand. Colocar estas monitoras num armário é matá-las. Um stand inerte é essencial. O meu é um simples Atacama com os três postes cheios de areia de rio desidratada;

2. Espaço. Se a utilização como monitoras de estúdio near-field pode ser feita com as colunas a metro e meio uma da outra, sem toe-in e em cima de uma prateleira qualquer, para utilização doméstica têm que ter espaço atrás e entre as colunas. No meu caso estou muito longe do ideal, e o meu sweetspot é atrás do sofá... A minha casa actual não tem as condições melhores...

3. Amplificação. E aqui é que começa o desespero. Toda a minha experiência com a marca já vem do tempo das Studio 1. Os velhinhos receivers de topo da Marantz ou da Onkyo tinham qualquer coisa intrínseca que as fazia tocar bem. Quando veio a febre do multicanal, por mais imponente que fosse o receiver 5.1, a magia perdeu-se. A maior parte dos amplificadores de estado sólido não vai bem com as monitoras da ProAc. Ou soam muito ríspidas, ou perdem controlo nos graves, ou perdem macrodinâmica. Honras feitas a alguns casos como por exemplo os Classé CAP100, os Krell ou um ou outro modelo da Musical Fidelity. De qualquer forma, convém não esquecer que os modelos que referiste têm sensibilidades muito chatas para trabalhar (88.5 dB.w.m), e que o damping factor do ampificador pode ser ou não um critério importante para controlar melhor as colunas. E em cima disto, há sempre a preferência subjectiva do ouvinte. Por exemplo, o audiófilo maníaco da microdinâmica, o que gosta mais de ouvir o perdigoto da Diana Krall a caír no Si bemol da 4ª oitava do piano, mas que não liga grande coisa à capacidade da coluna controlar ataques e decays dentro de uma matriz temporal bem definida, pode adorar as ProAc ligadas a um Audio Analogue, por exemplo. Os 80 ou 100 W de muitos amplificadores de estado sólido podem muito bem alimentar as ProAc com muita margem de manobra, e fazê-las cantar de determinada forma, mas a questão é se aquela forma específica é a mais correcta ou a mais preferida em termos objectivos e subjectivos, respectivamente.
Sim, as ProAc são muito chatas com a amplificação. O consenso geral, e que eu acabei por achar um bom compromisso, é a amplificação no estado gasoso... ou seja, a bela válvula. E aqui há mais complexidade. Porque, ao contrário do que muita gente diz, não é apenas o tipo de válvula de cada andar que define a qualidade de som. É o desenho inerente do circuito que tem como subjacente determinado tipo de válvula.
Exemplo: o PrimaLuna Prologue Two foi-me sugerido para testar. O que salta à vista no Prologue Two são as válvulas KT88. O que não salta é que é um amplificador muito diferente do Prologue One, independentemente de este usar as EL34 e aquele as KT88. Pois para a minha preferência, apesar do Two ter mais potência e mais autoridade, com as ProAc soava um pouco estéril, um pouco "chato".
"Chato" será uma expressão muito comum para muita da qualidade sonora que se obtém com umas ProAc quando não combinam com dado amplificador.
O oposto também é verdade. Já as tive ligadas a um Rotel, que com umas B&W tocava lindamente, uma maravilha, e com as ProAc, ficava sobre-excitado. All over the place. Ou seja, sem controlo. Provavelmente a querer entrar em oscilação. E aqui, muito cuidado com os cabos...

4. Já que falamos em cabos, o compromisso também é bastante desesperante, mas felizmente completamente independente do preço. Os cabos que uso agora são os que me oferecem melhor desempenho, e serão dos mais baratos que usei (fora de soluções DIY). As ProAc "gostam" de cabos de baixa capacidade, de preferência com condutores paralelos e com algum afastamento, e com condutores individuais com uma secção bastante larga. Não gostam de cabo enrolado ou entrançado. Não gostam de coisas muito "fancy", com filtros ou o catano, tipo Transparent. Todos estes cabos suavizam demasiado o som, deitam fora o bebé com a água do banho. Transformam o carácter muito revelador das ProAc em algo mais contido, mais macio. Perde-se musicalidade.
Podem gostar - nunca experimentei, mas acredito que sim devido à arquitectura - dos cabos de tipologia ribbon da Nordost.

Resumindo, ProAc é uma complicação. Mas quando se encontra o equilíbrio, nunca mais se quer outra coisa.
Mellowship
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joy_division em 10/2/2020, 16:55

Olá!

Pois, está dentro do que pensava... e do pouco que tenho lido... não há muita coisa sobre estes modelos... mas é comum a referência a uma certa tendência para a crispação do som (pelo menos nas 118)

No que diz respeito à eficiência, as alternativas, porém, ainda são menos eficientes... veja-se por ex. as Dynaudio Excite X18.

Por acaso não ouviu nada nesta faixa de preços que o tenha surpreendido?

joy_division
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Mellowship em 10/2/2020, 22:57

Assim que me lembre... Não. Lembro vagamente que fiquei com uma excelente opinião sobre umas DALI com um tweeter ribbon que ouvi algures, e o preço andava ali pelos mesmos intervalos...
Mellowship
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 13/2/2020, 21:38

Se usa transistores não compre Proac. De todas as que ouvi, só tocavam assim assim com válvulas, mas confesso que não ouvi muitos modelos. E depois fiquei sempre com a ideia do problema do posicionamento na sala.

Mas se avançar, veja se consegue que as instalem em sua casa à experiência, e ai mata todas as suas dúvidas.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1176
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1351

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  joy_division em 14/2/2020, 09:05

Olá!
Pois... não vai ser possível experimentar porque estou em Portimão...
Já agora, tem alguma sugestão (até €2000)?

joy_division
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joy_division em 14/2/2020, 16:22

Acabei por comprar umas Audio Physic Sitara 25 Plus... chegam na próxima semana!

joy_division
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  etko em 15/2/2020, 06:11

joy_division escreveu:Acabei por comprar umas Audio Physic Sitara 25 Plus... chegam na próxima semana!

Very very nice, parabens.

etko
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Pontos/Reputação : 20

Mensagem  joevalve em 15/2/2020, 19:56

Não conheço as que comprou mas acho que fez bem em não ir para as Proac.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1176
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1351

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  joy_division em 15/2/2020, 21:59

Também estou convencido de que fiz bem... Com as Proac ia ter umas belas dores de cabeça ... E limitava a escolha de um novo amplificador... Ando à procura de algo em conta... Estaria quase obrigado a comprar algo a válvulas... O que até posso vir a fazer... Mas não por 'obrigação'

joy_division
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joy_division em 15/2/2020, 21:59

É verdade... Obrigadinho etko!

joy_division
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  etko em 19/2/2020, 15:43

Ja agora valta saber em que cor comprou?

etko
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Pontos/Reputação : 20

Mensagem  joy_division em 19/2/2020, 16:03

Walnut

joy_division
utilizador iniciado
utilizador iniciado