Streamers/Music servers vs CD players

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Streamers/Music servers vs CD players

Mensagem  manel1 em 2/7/2014, 20:11

Já lá vão uns anos desde que a ''moda'' da ''música desmaterializada'' pegou, no entanto, o mais vulgar é encontrar relatos de audiófilos que dizem, ''haaa... num é a mema coisa''. Uma coisa é certa, são cada vez mais os novos dispositivos que permitem a leitura de ficheiros a partir de uma rede com servidor ou a partir de disco USB e com qualidade acrescida.

Gostaria de ter aqui o vosso testemunho acerca das soluções que cada um encontrou para reproduzir os ficheiros de música e como se comporta esse sistema em termos de qualidade de som em comparação a um leitor de CD de preço identico, ou,  neste caso, em relação ao leitor de CD que têm.

Venham daí essas impressões  

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2045
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Re: Streamers/Music servers vs CD players

Mensagem  nbaptista em 2/7/2014, 20:18

Eu tenho o DAC da Rega e está ligado ao PC por USB.Também tenho um Apollo R que uso como transporte ligado por coaxial ao DAC.Para ser franco, não noto diferenças quando estou a ouvir transporte/DAC e o DAC/PC por USB. A musica desmaterializada tem vantagens, saco alguns álbuns da NET e depois converto-os para FLAC. No entanto continuo a comprar cd´s, para mim ainda faz parte dum ritual adquirir o formato físico e coloca-lo no leitor de cd´s. A vantagem da desmaterialização é podermos ter ali todos os cd´s numa lista,organizados alfabeticamente, é mais imediato.
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Pontos/Reputação : 442

Mensagem  manel1 em 2/7/2014, 20:41

Converter para FLAC?? em que formato os saca da Internet?

manel1

Mensagem  nbaptista em 2/7/2014, 20:53

manel1 escreveu:Converter para FLAC?? em que formato os saca da Internet?
Em MP3 e converto-os para WAV no iTunes. Depois com o EAC converto-os para FLAC!
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 2/7/2014, 20:56

Sem encorajar a esta prática, devo dizer que existe quase toda a música que pretendermos em FLAC, não vale a pena adquirir MP3. Mas nada como comprar o original, num bom sistema, que não precisa obrigatoriamente de ser caro nota-se a diferença entre uma cópia de CD e o original, em alguns casos a diferença não é pequena, outra coisa é fazer a cópia do CD para o computador ou servidor e depois reproduzir, como neste caso temos menos conversões, existem menos perdas.

manel1

Mensagem  nbaptista em 2/7/2014, 22:53

Sim, aliás eu continuo sempre a comprar cd´s!
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 3/7/2014, 08:18

Bom tópico António!

Vou colocar aqui o que já partilhei na página do meu sistema (http://www.audiopt.net/t13952-novo-sistema-2ch), mas assim fica centrado neste tópico.

Para leitura de música desmaterializada (ficheiros FLAC) utilizo o seguinte equipamento:
Netbook Asus X101CH (c/ SSD 120GB) (player)
QNAP TS-420 (servidor de ficheiros)
Cabo USB Furutech GT2
DAC Creek 50CD

No netbook, instalei a versão mais "light" do Windows 7, o Starter.
Por cima disso, efectuei diversas optimizações do SO, como por exemplo:
- Desinstalação de todos os componentes do Windows desnecessários
- Desactivação de todo o hardware desnecessário (wifi inclusive)
- Desactivação de todos os serviços desnecessários
- Sem Firewall ou AV (uma vez que apenas tem ligação à rede interna e não à internet)
- Optimização de definições de energia, gestão de memória, dando sempre primazia à performance
- Por cima disto, ainda corro a versão 3.0 do software Fidelizer (comparei com a última versão 5.0, e preferi a versão 3.0).

Ao nível da rede, no router, está definida prioridade máxima para o netbook (ao ler os ficheiros da QNAP), e negado acesso à net para o mesmo.

O software utilizado é o Foobar, também este com algumas optimizações que me pareceram fazerem sentido e que encontrei na net.

Está sempre hibernado (efectuo um restart higiénico por semana), liga em 15 segundos, e controlo o Foobar com Android.

Actualmente, esta fonte (netbook - furutech GT2 - DAC 50CD), está praticamente ao nível do transporte/DAC de CDs Creek 50CD.
IMO, o custo/benefício desta solução é excelente.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  VilaSound em 3/7/2014, 10:41

nbaptista escreveu:
Em MP3 e converto-os para WAV no iTunes. Depois com o EAC converto-os para FLAC!

Nada boa ideia... O MP3 é um formato lossy. Converter o MP3 para WAV ou Flac não tem vantagens pois não se consegue recuperar a informação.
A partir do FLAC ou outro formato lossless podemos em principio converter para outros formatos igualmente lossless sem perder nem acrescentar nada.

VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Mensagem  _nimitz_ em 3/7/2014, 10:45

VilaSound escreveu:
nbaptista escreveu:

Nada boa ideia... O MP3 é um formato lossy. Converter o MP3 para WAV ou Flac não tem vantagens pois não se consegue recuperar a informação.
A partir do FLAC ou outro formato lossless podemos em principio converter para outros formatos igualmente lossless sem perder nem acrescentar nada.

Confere.
Não tinha reparado no post do nbaptista. De facto, este processo, em nada acrescenta.
O ideal é adquirir logo os ficheiros em FLAC (alta resolução ou mesmo 16/44), ou se tiver os CDs originais, efectuar a conversão para FLAC, sem perdas de informação.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  VilaSound em 3/7/2014, 10:47

manel1 escreveu:Já lá vão uns anos desde que a ''moda'' da ''música desmaterializada'' pegou, no entanto, o mais vulgar é encontrar relatos de audiófilos que dizem, ''haaa... num é a mema coisa''. Uma coisa é certa, são cada vez mais os novos dispositivos que permitem a leitura de ficheiros a partir de uma rede com servidor ou a partir de disco USB e com qualidade acrescida.

Gostaria de ter aqui o vosso testemunho acerca das soluções que cada um encontrou para reproduzir os ficheiros de música e como se comporta esse sistema em termos de qualidade de som em comparação a um leitor de CD de preço identico, ou,  neste caso, em relação ao leitor de CD que têm.

Venham daí essas impressões  

Se bem conheço o teu sistema interessava-te mais porventura ter um streamer e não necessariamente um streamer que também é DAC. Já existem algumas coisas mas eu penso que haverá uma evolução nos próximos tempos pois parece-me que o que faz sentido para o consumidor é pagar apenas a parte do streamer, pois como tu já a maioria tem o seu DAC.
Acho que a fase ainda é embrionária...
Penso que as propostas Lumin, Audionet, Primare, Lindemann (algumas já testei e outras não) têm todas excelentes atributos mas normalmente incluem também DAC e também até pré-amplificação, pois pretendem ser um substituto completo de leitores de CD+DACs e não propriamente uma adição a um sistema já bem equilibrado.

VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Mensagem  manel1 em 3/7/2014, 11:17

Exactamente Gustavo, para já gostava de aproveitar o DAC do Ayon CD5S, posteriormente poderia avançar para um DAC de melhor qualidade, deste modo poderia investir o máximo possível na parte de streaming para conseguir a melhor qualidade possível, em vez de estar a apostar em algo já com DAC mas que acabaria por ser inferior ao leitor de CD.

manel1

Mensagem  _nimitz_ em 3/7/2014, 11:20

manel1 escreveu:Exactamente Gustavo, para já gostava de aproveitar o DAC do Ayon CD5S, posteriormente poderia avançar para um DAC de melhor qualidade, deste modo poderia investir o máximo possível na parte de streaming para  conseguir a melhor qualidade possível, em vez de estar a apostar em algo já com DAC mas que acabaria por ser inferior ao leitor de CD.

Concordo que neste caso, deverá ser a melhor abordagem. E com maior margem de progressão.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  radamel em 3/7/2014, 14:16

manel1 escreveu:Exactamente Gustavo, para já gostava de aproveitar o DAC do Ayon CD5S, posteriormente poderia avançar para um DAC de melhor qualidade, deste modo poderia investir o máximo possível na parte de streaming para  conseguir a melhor qualidade possível, em vez de estar a apostar em algo já com DAC mas que acabaria por ser inferior ao leitor de CD.

Caro Manel1,

E uma solução como tem o _Nimitz_ (e eu também Smile), ainda que provisória, está fora de questão?
radamel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 87
Interesses : Música e (muitos) outros
Pontos/Reputação : 124

Mensagem  _nimitz_ em 3/7/2014, 14:24

Acho que, em alternativa ao que temos (_nimitz_ e radamel), e para o manel1 em concreto, uma alternativa seria o novo Auralic Aries.
É muito interessante, e independente do DAC.
Mas lá está... estar a "torrar" aprox. 1000€, quando se pode fazer a festa com bem menos, sem prejuízo do resultado final, é algo que à partida pode não compensar. Mas estou a apenas a conjecturar, pois para fundamentar teria de comparar os dois cenários lado a lado.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbaptista em 3/7/2014, 14:35

A Naim e a Linn têm soluções em streamers interessantes, embora um pouco caras!
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 3/7/2014, 14:36

nbaptista escreveu:A Naim e a Linn  têm soluções em streamers  interessantes, embora um pouco caras!

Mas sem DAC? Apenas players?
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbaptista em 3/7/2014, 14:43

_nimitz_ escreveu:Mas sem DAC? Apenas players?
Ah, claro. O objetivo era sem DAC. Os da Linn e Naim parecem-me que têm DAC!
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 3/7/2014, 15:12

Bem, ... pessoal, o caso é o seguinte, se é para comprar streamer, este tem de tocar pelo menos ao nível do leitor de CD, se é para desenrascar que fosse algo não muito caro, mas que pelo menos me possibilitasse controlar tudo por telemóvel ou tablet. Mas o portátil não me seduz, preferia algo mais compacto e sem ecrã, já cheguei a ponderar um Mac mini, mas depois pensei que com pouco mais compraria um streamer estilo Aries da Auralic. Sinceramente tenho algumas expectativas, em relação a este último.

manel1

Mensagem  manel1 em 3/7/2014, 15:16

nbaptista escreveu:
_nimitz_ escreveu:Mas sem DAC? Apenas players?
Ah, claro. O objetivo era sem DAC. Os da Linn e Naim parecem-me que têm DAC!

Podia ser da Linn, mas pelo que li teria de ser pelo menos um Akurate, mas ouvir isso no meu sistema é complicado e apostar num usado sem ouvir, esta fora de questão.

manel1

Mensagem  _nimitz_ em 3/7/2014, 15:21

manel1 escreveu:Bem, ... pessoal, o caso é o seguinte, se é para comprar streamer, este tem de tocar pelo menos ao nível do leitor de CD, se é para desenrascar que fosse algo não muito caro, mas que pelo menos me possibilitasse controlar tudo por telemóvel ou tablet. Mas o portátil não me seduz, preferia algo mais compacto e sem ecrã, já cheguei a ponderar um Mac mini, mas depois pensei que com pouco mais compraria um streamer estilo Aries da Auralic. Sinceramente tenho algumas expectativas, em relação a este último.

António,

Acho que no patamar que tem o sistema, e dando sempre primazia à qualidade em detrimento do custo (com a devida razoabilidade e juízo  Laughing ), acho que o Auralic Airies dever mesmo ser tido em conta.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MikeJazz em 3/7/2014, 16:01

Manel,
posso resumir assim:

A) secção do "barato mas tens que dar à unha"
- comprar um cubox, instalar http://mubox.voyage.hk/. Bom para quem tem dac usb, a saída óptica também não é má (o óptico é melhor do que muitos pintam, por isolar electricamente...).

B) secção do "barato e papa feita"
http://www.computeraudiophile.com/f22-networking-networked-audio-and-streaming/liv-wave-music-server-20518/
é um cubox já preparado com LMS. Trabalho tuga e bom preço!

C) gama intermédia:
http://www.computeraudiophile.com/content/585-sotm-sms-100-mini-server-review/
Bom feedback, extremamente completo e versátil a nível de software.
Quem tenha um DAC com bom isolamento usb pode não necessitar da fonte externa...

D) "topo de gama" dos streamers puros (sem dac):

- O Auralic Aries que está a chegar ao mercado... Estou muito curioso pelo que já se conheçe. plataforma aberta (podes usar outros controladores)...evolutivo.
- O LH Source. Neste caso vai chegar mais tarde...adiciona storage que pode não ser necessário (a quem já tenha NAS, ou similar)...não está nos meus planos...

Em todos os casos acima descritos não temos NAS, o orçamento foi dedicado apenas ao "network play" e, em alguns casos, com certos refinamentos. Por exemplo o sotm pode servir como "terminal NAA", ou seja, ser um end-point para o sofware HQPLAYER...que usa o hqplayer parece muito satisfeito...Já agora, um cubox também pode fazer o mesmo, mas eu não o consegui configurar para tal (nabice minha, mas linux tem dessas coisas, não é simples...).

MikeJazz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Pontos/Reputação : 54

Mensagem  manel1 em 3/7/2014, 16:20

Viva MikeJazz   

Qual é o potencial da opção A, a optimização de que falas referes e apenas a software ou podemos acrescentar com facilidade uma fonte melhor, uma placa USB dedicada, etc? Confesso que ainda não explorei muito bem esta opção, apenas me debrucei sobre as características do cubox.

manel1

Mensagem  radamel em 3/7/2014, 18:36

Pois...

Mas IMO um dos problemas é que ser secção D) topo de gama não garante qualidade de som topo de gama. Estou a lembrar-me do Aurender X100L que é um Streamer audiófilo sem DAC.
radamel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nbaptista em 3/7/2014, 18:49

http://www.naimaudio.com/hifi-products/ndx
Apesar de não referir, parece-me que tem um DAC integrado!
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 3/7/2014, 20:48

radamel escreveu:Pois...

Mas IMO um dos problemas é que ser secção D) topo de gama não garante qualidade de som topo de gama. Estou a lembrar-me do Aurender X100L que é um Streamer audiófilo sem DAC.

Penso que só mesmo ouvindo no meu sistema. A esta altura do campeonato não tenho preconceitos, mais do que as tecnologias, aprecio o que é bem feito, com componentes de qualidade, atenção a vibrações, interferências EMI e RFI, separação das fontes de alimentação, entre outros, mas isso não garante por si só a melhor qualidade de som, muitas vezes há surpresas. Na realidade teóricamente um CD não deveria soar melhor que o ficheiro ripado para computador ou streamer, mas na prática as coisas são diferentes.

Mas este estado de coisas parece estar a mudar, senão leiam:

http://www.6moons.com/audioreviews/ayon7/1.html
http://www.6moons.com/audioreviews2/totaldac/1.html

manel1

Mensagem  radamel em 3/7/2014, 21:12

manel1 escreveu:
radamel escreveu:Pois...

Penso que só mesmo ouvindo no meu sistema. A esta altura do campeonato não tenho preconceitos(...)

E' sem dúvida a melhor abordagem!
radamel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  _nimitz_ em 3/7/2014, 22:13

Nesta região confesso... tenho um preconceito do qual é difícil livrar-me (talvez por vir da área das TI em que a evolução é constante).
Investir o mesmo numa fonte que leia ficheiros, que noutro componente do sistema. Admito que não seja muito correcto.
Mas lá está, também depende do resto do sistema, e dos compromissos atingidos, para se manter o equilíbrio total do sistema.

Agora a partir de determinado patamar, e sem questões de € pelo meio, concordo que apenas a integração, sinergia, e resultado sónico deverão interessar (primeiramente) na equação.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MikeJazz em 4/7/2014, 16:41

manel1 escreveu:Viva MikeJazz   

Qual é o potencial da opção A,  a optimização de que falas referes e apenas a software ou podemos acrescentar com facilidade uma fonte melhor, uma placa USB dedicada, etc? Confesso que ainda não explorei muito bem esta opção, apenas me debrucei sobre as características do cubox.

Oi! quando receber o Geek Pulse, que será um DAC já de um nível geitoso (que usarei mais para heaphones), nessa altura farei o teste ao cubox (o meu é um modelo mais antigo do actual), melhorado com uma fonte...

Placa dedicada não dá, não sei se já viste um cubox, é uma coisa minuscula, cabe-te na mão.
Do teste breve que fiz, cubox via óptico ficou ligeiramente atrás do sneaky, o que me deu boas indicações.

Tendo em conta que o consumo é baixíssimo, acho que tem potencial...Não direi que consegue ficar à altura do ayon, mas nada como experimentar...Já agora, se não gostares, podes sempre empacotar e dar a um amigo, ou ficar com ele para veres séries no XBMC...para isso é xuxu!!

O fabricante das placas usb dedicadas mais usadas no CA é a SOTM, tens a mesma placa (se não me engano, já li isso) no mini server...

MikeJazz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 em 4/7/2014, 16:57

Fica a espera da review, Mike, por enquanto espero pelas críticas ao Aries da Auralic, se forem Boas tentarei uma audição. Esse cubox parece ser uma excelente opção para quem pretender uma fonte de entrada/média gama, como é que ele se porta em termos de imagem?

manel1

Mensagem  MikeJazz em 6/7/2014, 12:24

manel1 escreveu:Fica a espera da review, Mike, por enquanto espero pelas críticas ao Aries da Auralic, se forem Boas tentarei uma audição. Esse cubox parece ser uma excelente opção para quem pretender uma fonte  de entrada/média gama, como é que ele se porta em termos de imagem?

Em imagem nunca vi nada muito exigente (e eu também não sou exigente em imagem), serve neste momento para ver séries em streaming directo da net, por isso...nesse aspecto resulta bem...

MikeJazz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: