CDs que vibram!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CDs que vibram!!!

Mensagem  jpinto em 11/6/2014, 14:21

Nos últimos tempos tive duas situações que me deixam um bocado preocupado com a qualidade dos CDs que estão à venda.
A primeira foi com o CD de António Meneses / Maria João Pires - "The Wigmore Hall Recital" da Deutsche Grammophon que quando coloco no leitor este começa a vibrar como se estivesse a ter algum ataque, experimentei no leitor do computador e o resultado foi o mesmo, num leitor de DVD mais antigo não se sente a vibração mas abre a gaveta sem tocar ou se começa a tocar abre a meio. Acabei por ir trocar mas o
resultado foi o mesmo nos três CD que por cá passaram, acabaram por devolver o dinheiro.

Agora voltou a acontecer com o CD Matéria dos LST (Lisboa String Trio) já fui trocar está na mesma.

Já se depararam com este problema?
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Pontos/Reputação : 361

Re: CDs que vibram!!!

Mensagem  manel1 em 12/6/2014, 18:28

Viva

Esse será certamente um dos casos extremos, mas regra geral todos eles vibram um pouco, uns mais que outros. Uma das soluções que proporcionam melhorias significativas na qualidade de som é a rectificação dos CDs, existem mesmo máquinas para isso, mas são caras. Escusado será dizer que um CD que vibre muito reduz a vida útil do leitor.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2045
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  ricardo onga-ku em 14/6/2014, 10:33

Qual será a causa da vibração, um empeno ou um descentramento?
Se for a primeira, duvido que a rectificação resolva o problema.

Eu nunca encontrei nenhum CD que vibrasse mas isso talvez se deva ao clamp do meu leitor.

Essa vibração acontece só num leitor ou em vários?

R
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  jpinto em 14/6/2014, 20:51

Empeno não me parece, poderá ser descentramento ou por alguma razão a distribuição do peso não é uniforme, não tenho equipamento que me permita descobrir.

Fiz foi vários testes em que os resultados ainda tenho que investigar melhor, aqui vão:
a) Cambridge Audio 650BD: O CD vibra mas começa a tocar e aparentemente toca (não quis continuar por causa da vibração).
b) Pioneer DV-717: O CD começa a rodar, não noto vibração, mas o CD é rejeitado a gaveta abre. No entanto coloquei outro CD que tocou sem problemas e em seguida coloquei o CD com defeito e tocou sem problemas.
c) Leitor do Computador: A primeira vez começou a vibrar e a gaveta abriu, com o itunes aberto voltei a inserir o CD e desta vez não senti vibração e começou a tocar sem problemas. Testei com o software de conversão para FLAC XLD e verifiquei que a velocidade de leitura era de 1.9x.

As conclusões que cheguei para já são:
1- A qualidade de alguns CDs é bastante questionável, felizmente até agora só encontrei 3 o que é uma percentagem muito pequena mas os 3 apareceram no espaço de meses.
2- A velocidade de rotação é um factor que agrava o problema. Numa pesquisa breve encontrei que o Cambridge (e os Oppo) rodam a 200x a velocidade do CD e pelos vistos não baixam a velocidade.

Daqui conclui-o que é natural que quem tenha um leitor exclusivo de CD não sinta a vibração, mesmo que o CD esteja ligeiramente descentrado ou desequilibrado e se for com um clamp como o do Ricardo menos ainda.

Fica no ar a questão de se ter um leitor exclusivo de CD vs um leitor universal/DVD.
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Pontos/Reputação : 361

Mensagem  manel1 em 15/6/2014, 11:52

Viva Ricardo

Regra geral a causa é o descentramento, só em poucos leitores podemos ver o disco a rodar e assim ver se é este vibra ou não, mas de qualquer modo a velocidade é tal que dificilmente nos apercebemos se esta centrado ou não, a menos que seja um caso "grave", mas se um CD que é rectificado passa a soar melhor é porque não estava lá muito centrado.

manel1

Mensagem  jayvee em 25/7/2014, 22:35

Em muitos anos (desde 83?) e após milhares de cds e cdrs em todo o tipo de leitores de cd, dvd e de computador (pc e mac), nunca dei com este fenómeno uma única vez que fosse nem nunca o vi referido em parte nenhuma. Tenho conhecimento da existência de "rectificadores" para cds mas o seu uso não se generalizou, pois só muito raramente um cd estará fora das tolerâncias que são, podem crer, muito apertadas.

Associo a de ideia de vibração a empeno (como no vinilo) e não a um problema de excentricidade. Será isso?

jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Pontos/Reputação : 66

Mensagem  manel1 em 25/7/2014, 23:08

Não, falamos mesmo de uma certa excentricidade, ou seja, dado que o CD é um conjunto de camadas onde é ''impresso'' o sinal, é normal que haja pequenas imperfeições. Mas já que se fala disto uma vez mais, vou tentar amanha mesmo fazer medições a alguns CDs e quem sabe se rectificar algum para corroborar as afirmações que tenho feito. No entanto, saliento uma vez mais, que quem já experimentou rectificar alguns CDs notou melhorias.

manel1

Mensagem  jayvee em 25/7/2014, 23:41

Não clarifiquei um ponto: quando falo de empeno, refiro-me à hipótese de um banho defeituoso da camada de policarbonato, que se apresenta com pequenas irregularidades (ondulações) e não "plana" como seria normal.

Isto já me aconteceu com algumas séries de cds idênticos (todos com o mesmo defeito). Só que, em vez de vibrações anormais, isto provoca "saltos" ou interrupções da leitura.

O feedback que li em relação a cds rectificados é positivo e é lógico que seja, pois supostamente a correcção de erros trabalha menos nestes casos.
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Pontos/Reputação : 66

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: