Fusíveis do quadro eléctrico

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Fusíveis do quadro eléctrico

Mensagem  wharfie em 28/4/2014, 19:58

Estive agora a rever o assunto com o meu sogro e ele não achou piada nenhuma à colocação de um fusível no lugar de um disjuntor... afirmou que era perigoso e que a edp tinha proibido esse tipo de instalações, etc... claro que sei que as coisas não são bem assim. Penso que se ele e eu soubéssemos mais ou menos como ficaria uma instalação desse género, que seria mais fácil tentar fazer alguma coisa. O porta fusível é colocado no lugar do disjuntor é isso? A única alternativa é mesmo um porta fusíveis caro da AHP por exemplo? É que os únicos que vi no site da Eltim custam 108€...

Perdoem as questões (know how técnico inexistente), agradeço qualquer ajuda ou resposta!  Very Happy 
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Pontos/Reputação : 340

Mensagem  luis lopes em 28/4/2014, 20:07

algo deste genero servirá?
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  wharfie em 28/4/2014, 20:21

Ah, excelente! É isso mesmo! Qual a designação dessa peça?
Mais uma vez muito obrigado!  Very Happy 
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 28/4/2014, 20:25

isto é um porta fusiveis normal  Very Happy 
agora resta ver a amperagem...
luis lopes

Mensagem  wharfie em 28/4/2014, 20:28

Estou a fazer pesquisa para porta fusível só me aparecem resultados sobre instalações em automóveis...  Laughing 
Por acaso sei a amperagem, só não sei onde e como perguntar por isto!
Pelo menos já sei como são as peças! Very Happy 
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 28/4/2014, 20:31

luis lopes

Mensagem  luis lopes em 28/4/2014, 20:33

se clicares no modelo têns lá o preço, que não é caro,...  Very Happy 
luis lopes

Mensagem  wharfie em 28/4/2014, 20:37

Isto é que é a papinha toda feita!  pale 
Amanhã sem falta agarro numa coisa destas!
Mais uma vez obrigado!  Very Happy 
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 28/4/2014, 20:39

mais um bocadinho e levava-te a casa um,...  Very Happy 
luis lopes

Mensagem  wharfie em 28/4/2014, 20:41

ohh isso já ultrapassa a realidade virtual e tudo!  Very Happy 
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 28/4/2014, 20:45

depois manda o feedback do serviço, e umas fotos.
luis lopes

Mensagem  wharfie em 28/4/2014, 20:48

Farei o meu melhor, mesmo que seja com fusíveis de cêntimos e não com aqueles mais "pipis"!
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 em 28/4/2014, 21:35

Viva
Basta ir a uma casa de material eléctrico e dizer que quer substituir um disjuntor por um fusível, eles dão - lhe um porta-fusível e um fusível, penso que 16A será o correcto para quase todas as instalações, se esse circuito servir apenas o sistema áudio e vídeo não tenho dúvidas.
Quando ao fusível, vale a pena posteriormente usar um de melhor qualidade "audiofilo" que se pode comprar nas casas da especialidade (áudio).

manel1

Número de Mensagens : 2047
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  luis lopes em 29/4/2014, 10:01

manel, podes postar uma foto, para ver as diferenças de um fuse audiofilo?
marcas,...
luis lopes

Mensagem  _nimitz_ em 29/4/2014, 10:34

Luís,

Os da AMR são um exemplo. E não furam a carteira. Smile
http://www.amr-audio.co.uk/html/goldfuse_individual.html
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  manel1 em 29/4/2014, 12:04

Viva luís
Cheguei a experimentar um fusível ''audiófilo'', mas optei por fazer bypass ao fusível, o que se revelou ainda melhor, no entanto não recomendo esta prática. Portanto neste momento não tenho fusível nenhum para mostrar, mas quem preender pode comprar um na Soundeclipse, anda à volta dos 30€.
Quanto aos porta-fusíveis, tirem uma foto ao disjuntor que têm a segurar o circuito onde está o sistema áudio e peçam numa casa da especialidade para arranjar um fusível para substituir o disjuntor, não vale a pena complicar. Quando falo em casas da especialidade não me refiro aquelas tipo AKI e MAXMAT, quero dizer uma daquelas dedicadas material para instalações electricas.
Quanto aos perigos da substituição do disjuntor por um fúsivel, posso assegurar que com o fusível ficam tão ou mais seguros do que com o disjuntor.
Então Luís quando trata de mudar o seu disjuntor?

Cumprimentos

manel1

Mensagem  luis lopes em 29/4/2014, 19:15

manel, no meu caso, penso que o disjuntor esta para as 4 tomadas da sala,
tenho de fazer testes,...
e neste caso abrange audio, video, e luz de chão.
o porta fusiveis já tenho, falta ver esse tal audiofilo, ou colocar o normal...?...
luis lopes

Mensagem  manel1 em 29/4/2014, 23:00

Não importa se há tomadas para outras funções, a protecção esta sempre assegurada desde que o fusível seja de 16A, mesmo um fusível desses rascas que vendem por aí em ceramica é preferivel ao disjuntor.

manel1

Mensagem  Mfigueiredo em 2/5/2014, 21:33

De facto é proibido mexer na instalação eléctrica depois de esta ter sido aprovada pela Certiel. Isso obriga a novo pedido de certificação. A EDP não tem nada a ver com a instalação particular. No entanto só fornece energia depois de a instalação em causa ter sido certificada.

Quanto a blocos porta-fusíveis e fusíveis, eu experimentaria Cooper-Bussmann. Não são tidos como "audiófilos", mas se isso não for obstáculo, são de excelente qualidade.

Ah! E seria bom não esquecer de depois substrituir também os fusíveis que estão dentro dos aparelhos. De preferência também da mesma marca.

Mudar apenas um elo da cadeia não a torna melhor.
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Carlomar em 2/5/2014, 22:34

Boas,
não resisti a intervir ao ver este tópico que me interessa.

Além disso encontro aqui dois amigos que conheço pessoalmente e por quem tenho muito estima.

Mfigueiredo e wharfie, forte abraço.

A minha opinião sobre este excelente up-grade, já foi publicada, anteriormente noutro Forum.
http://www.forumhifi.com/forum/showthread.php?t=22063&s=c3c82d4cbf74f94df13630f340dd96b1

Há uns bons anos, eu também fiz um quadro elétrico novo onde previ dois circuitos dedicados ao Áudio e usei fusiveis em vez de dijuntores e cabo de 2,5mm unifilar. Já estou arrependido de não ter usado 4mm.
É um up-grade economico. Não usei nada caro nem de marca.

Como diz o critico da TNT Audio, no artigo citado neste tópico, a diferença pode não ser tão pronunciada como substituir um componente, mas ainda assim as diferenças são assinalaveis.

Mfigueiredo,

excelente ideia que o amigo me deu, essa de usar uns porta fusiveis melhores  - Cooper-Bussmann: Obrigado pela dica. Gostava de saber onde comprar, talvez na Mouser ou RS. Tenho de pesquisar.

Desculpe, mas não posso concordar com a sua ultima afirmação.
Podem existir problemas a montante por resolver, não duvido, mas mesmo assim, há  diferenças, relativas, sempre que se muda qualquer elo de um sistema.

Cumprimentos a todos
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Mensagem  rjbv17 em 2/5/2014, 23:01

rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação : 378

Mensagem  wharfie em 3/5/2014, 08:32

Viva companheiros do audio,

Grande abraço ao carlomar  Smile 

Aquando deslocação a loja da especialidade na minha zona, e após curiosa troca de impressões com os senhores que me atenderam, fiquei com a impressão que este tipo de intervenção suscita grandes dúvidas no que concerne aos resultados obtidos, mesmo para quem trabalha no ramo da electricidade.

Tendo sido relativamente fácil encontrar o porta fusíveis da Hager, já no que respeita ao valor da amperagem do fusível as coisas já não foram tão pacíficas. Quando pedi um de 16 amperes, demonstraram um ar bastante surpreendido, como se lhes tivessem sido notificadas novas medidas de austeridade, tal foi o espanto deles! Explicaram-me que a tolerância de 16 amperes era um exagero para "meia dúzia" de aparelhos de audio, mesmo quando omiti a potência do meu honesto e humilde C316bee!
Não percebi foi se a tolerância era para o mal ou para o bem. Lembro-me de terem dito que antes do fusível rebentar, que rebentavam os fusíveis dos aparelhos. Acabaram por me vender um de 6A e um de 10A, cerâmicos foleiros! Claro que eu sem perceber grande coisa do assunto, acabei por não comentar muito mais, mas também disseram ser complicado arranjar de 16A, pelo menos ali.

O "pior" foi mesmo o sermão que levei, por não dever ligar muito ao que a malta dizia nos fóruns, pois muitas vezes a fonte pode não ser tão bem formada...  Laughing 

Claro que me apressei em acrescentar que a comunidade audiófila era practicamente uma espécie de irmandade, com preferência para partilhar boas experiências do que para trazer prejuízo. Não ficaram muito convencidos, mas pronto!

Quanto aos perigos de utilizar um porta fusível em vez de um disjuntor, disseram para não nos preocuparmos tanto com isso, mas mais com as oficinas sem licenciamento que enfraquecem a rede eléctrica, e sem contrato para tal. Ele até me perguntou se o som era melhor de noite, aos fins-de-semana e feriados, portanto não estava assim tão afastado da realidade.

Hoje o meu sogro deve conseguir fazer a instalação do porta fusível, a instalação do fio terra dedicado ficará para depois, quero ver primeiro que resultados consigo obter com este procedimento!
Se ficar feito hoje, venho cá partilhar os resultados convosco!  Very Happy 
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 3/5/2014, 15:26

é um facto que existem horarios em que realmente ouve-se melhor,
mesmo em FM, durante a semana não consigo ouvir 105.4 (rock) e hoje
ouço em beleza.
quanto a fuse 16A têns aqui, varios:
http://www.servelec.pt/loja/produtos.html?page=shop.browse
luis lopes

Mensagem  Mfigueiredo em 4/5/2014, 09:06

Bom dia.

Um especial abraço para o Carlomar.

Claro que concordo que as grandes distâncias se percorrem passo a passo. E há passos muito mais importantes uns do que outros. Mas a minha "provocação" é para chamar a atenção de quem não se preocupa com todos os aspectos do problema e apenas com o que está ali à mão. No caso dos fusíveis, não faz para mim sentido substituir apenas metade do "problema", até porque uma das maiores fontes de "lixo" eléctrico são os contactos. Um mau contacto deita tudo o resto por terra. As tomadas e fichas são muito importantes também. Onde houver descontinuidades no circuito há sempre uma fonte potencial de problemas.

Mas vamos aos circuitos eléctricos em concreto.

O fusível que se tem de colocar tem de ter o mesmo calibre do disjuntor que vai substituir. E o fusível ou disjuntor não está lá para proteger nenhum aparelho e também não depende da carga que esse(s) aparelho(s) coloca na instalação. Apenas e só para proteger o circuito onde está inserido. Por isso é que estão nos quadros vários valores de calibres de disjuntores:

Fio de 1,5 mm2 - 10A. Circuitos de iluminação;
Fio de 2,5 mm2 - 16A. Circuitos de potência (tomadas);
Fio de 4 mm2 - 25A. Circuitos de potências mais elevadas (fogão por exemplo ou uma ligação a outro quadro que será um quadro parcial da instalação)

Colocar um fusível no lugar de um disjuntor apenas vai tornar o funcionamento do circuito mais "chato" porque em caso de alguma sobrecarga nesse circuito, o disjuntor dispara e pode ser novamente ligado. Já o fusível funde (é a função dele, por isso é fusível ou fundível) e tem de ser substituído. Por isso é conveniente ter um sempre de reserva e não é qualquer pessoa que sabe substituir um fusível lá em casa.

Mas esta é apenas uma parte do problema como eu tenho já referido. Há muito mais caminho para percorrer. Também é verdade que se tem de começar por algum sítio. No caso dos fusíveis individuais de cada aparelho, é muito simples de resolver. Aliás se um fundir, como fazemos para o substituir? Temos de saber como e onde eles estão. Ou então leva-se o aparelho à loja e pede-se para colocar um fusível de boa qualidade (fornecido por nós, evidentemente).

Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/5/2014, 09:24

manel1 escreveu:- A substituição do disjuntor que protege o circuito dedicado ao áudio, por um fusível foi sem dúvida a situação que trás melhorias mais evidentes.

Bom dia António, Figueiredo pai e restantes participantes,

Apesar do aparente cepticismo de algumas das minhas intervenções, tenho consciência que estas optimizações trazem melhorias que apesar de (normalmente) pequenas contribuem positivamente para o desempenho global do sistema: p.ex. a polaridade eléctrica do sistema, a optimização das massas nos equipamentos, o substituição de certos componentes electrónicos, as características dos cabos de sinal (resistência, indutância, capacidade, propriedades dielétricas, blindagem) e dos suportes dos equipamentos sensíveis a vibrações, etc.
Como disse uma vez o Rui Borges usando como analogia a F1, estas pequenas alterações permitem ganhar os centésimos de segundo que darão a pole-position.
E claro as melhorias serão mais óbvias em sistemas com maior "transparência", embora possam também ser vezes exacerbadas em sistemas "coloridos", neste caso com uma sonoridade com excesso de "presença".

Em primeiro lugar gostava de saber se faz sentido substituir o disjuntor por um fusível se o circuito não é exclusivo à(s) tomada(s) do sistema, tanto ao nível da segurança como da funcionalidade diária?
No meu caso o circuito inclui também o resto da sala onde estão ligadas tv+box+router+piano digital+aspirador(pontualmente) e quarto dos brinquedos onde estão ligados dois candeeiros de led+aspirador(pontualmente).

Configuração actual: disjuntor diferencial "EDP" 500mA > disjuntor diferencial "tomadas" 40A-30mA > disjuntor circuito parcial de "tomadas" (sala/quarto brinquedos/metade do escritório) 16A.
As maquinas de lavar e o forno têm um circuito dedicado cada, e o resto da cozinha está num circuito parcial de "tomadas".

manel1 escreveu:- A colocação de um fusível de qualidade ''audiófilo'', trás vantagens de monta em relação ao fusível de poucos centimos que se compra em qualquer casa de material electrico.
(...)
O porta-fusível infelizmente la teve que ser um normalíssimo, mas mesmo assim as melhorias são imensas, o problema é mesmo os disjuntores.

Eu sei que é difícil descrever as características do desempenho de um modo que possa ser inteligível pelos outros mas pode explicar em que consistem essas melhorias?

O meu amplificador tem instalado um fusível "vulgar" mas imagino que as diferenças não sejam tão evidentes se o substituir por um "audiófilo" como as que produz a substituição do disjuntor por um fusível.
Fez esta experiência comparativa?

Obrigado,
Ricardo
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/5/2014, 09:30

Mfigueiredo escreveu:Colocar um fusível no lugar de um disjuntor apenas vai tornar o funcionamento do circuito mais "chato" porque em caso de alguma sobrecarga nesse circuito, o disjuntor dispara e pode ser novamente ligado. Já o fusível funde (é a função dele, por isso é fusível ou fundível) e tem de ser substituído. Por isso é conveniente ter um sempre de reserva e não é qualquer pessoa que sabe substituir um fusível lá em casa.

Isto responde à minha questão sobre a funcionalidade no meu sistema onde o circuito não é exclusivo do sistema…

R
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/5/2014, 09:42

Mfigueiredo escreveu:Uma experiência que se pode fazer, embora tenha de ser com ajuda de um electricista até por razões de segurança, é a seguinte:

A partir de um disjuntor (ou fusível se já houver) no quadro, ligar directa e somente, um fio de instalação normal de 2,5mm2 (preto). Do barramento de neutro deve ligar-se o fio de neutro (azul), também de 2,5mm2. Deve ligar-se ainda um terceiro fio, de terra, (verde/amarelo) também de 2,5mm2, ao barramento de terra. Estes três fios ligam-se a uma tomada que pode ser das "portáteis". Podia ser das de parede, mas é mais complicado.

A ideia é ter um circuito directo do quadro só para o sistema de audio sem ter de fazer estragos nas paredes. Depois, se o resultado agradar, pode-se então pensar em refazer a instalação da casa de forma definitiva, com o tal circuito directo para o audio.

Mas há aqui algumas dificuldades. A primeira é que não se sabe qual a qualidade da "terra" que se tem em casa. Alguém sabe o valor óhmico da terra de protecção que tem em casa? Duvido! A maior parte das instalações tem seguramente uma terra de péssima qualidade.

Se os equipamentos forem de Classe II (duplo isolamento), como é o caso dos meus, imagino que a "qualidade" da "terra" não interessa, correcto?

Mfigueiredo escreveu:Segundo problema: A instalação da casa é trifásica ou monofásica? A maioria é monofásica e como o nome diz, tem apenas uma fase, logo TODOS os aparelhos estão ligados na mesma fase. Não adianta muito ter um circuito directo a partir do disjuntor (ou fusível) se a montante deste, todos os circuitos estão interligados. Mal também não faz, claro.

Qual é a vantagem de uma instalação trifásica?

Mfigueiredo escreveu:Há muito "mato" a desbravar até chegar às partes visíveis e muito mais fáceis (e caras) de substituir.

Outra solução é tentar melhorar a corrente que se fornece aos equipamentos de audio com a ajuda de processadores de corrente. Confesso que não tenho grande informação sobre estes equipamentos. Alguns devem ser só para Inglês ver.

Penso que se está a referir aos regeneradores de corrente, que geram uma onda sinusoidal "perfeita" a partir da alimentação do sector?
Em teoria, e do ponto de vista de um leigo, a solução parece-me eficaz mas são equipamentos caros para "experimentar" ( http://www.purepoweraps.com / http://www.psaudio.com/product-category/power/ ).

No caso dos condicionadores de corrente a sua utilidade parece-me redundante se tivermos em conta que os equipamentos competentes já têm uma fonte de alimentação "filtrada".

R
ricardo onga-ku

Mensagem  manel1 em 5/5/2014, 08:17

Viva Ricardo

Os sistemas em que tive oportunidade de trocar os disjuntores por fusíveis, bem como aqueles em que tive feedback dessa troca já são de uma qualidade bem acima da média, os resultados obtidos apenas pela troca referida trouxeram melhorias am termos de dinâmica e microdinamica, transparência e timbre mais correctos, pode dizer-se que houve uma melhoria generalizada, com a introdução dos fusíveis audiofilos houve um potenciar dos efeitos descritos praticamente na mesma ordem de grandeza. Os custos são muito baixos e as melhorias estão ao nível da troca de componentes.

Mfigueiredo, não estou a ver qual é a dificuldade na troca de um fusível quando este se funde?

As melhorias desta operação são extensíveis a qualquer circuito onde se encontre o sistema de som ligado, independentemente do número de tomadas, o problema são mesmo os disjuntores que com as suas bobines degradam a corrente.

A troca do disjuntor pelo fusível em nada compromete a segurança, pelo contrário, pois , regra geral o fusível actua mais rápido que o disjuntor.

manel1

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/5/2014, 11:07

Obrigado pela informação.
Vou ponderar essa troca do disjuntor por fusível.

R
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ em 8/5/2014, 11:32

Eu também já ando a tratar disso.
Em breve conto ter novidades.
_nimitz_
Membro Audiopt