AMPLIFICADORES - BASS & TREBLE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

AMPLIFICADORES - BASS & TREBLE

Mensagem  Valkilm em 14/12/2013, 09:50

Caros Foristas,

Um assunto que já li muito e muito discutível por todos: Devemos ou não mexer nos controles de Bass & Treble dos amplificadores??

Nos anos 80 eu tinha uma aparelhagem Sanyo que tinha um Grafic Equalizer e nunca tive o som em flat, tinha sempre um "cheirinho" nos graves e agudos para o som ficar mais "bonito" se assim se pode dizer.

Actualmente nos dias que correm já ninguém usa isto nas suas casas, mas usa-se nos estudos de gravação e nos espectáculos ao vivo, nas discotecas etc etc, ou seja eles usam e nós por dogmas do puro áudio, colorações, adulterações ou seja lá o que for etc não podemos usar??

Em todos os integrados que tenho visto ou pre amplificadores que estão na posição flat ou tone defeat ou qualquer opção directa e que tenha os controles de bass e treble obviamente que o som é bom, mas por vezes sentimos uma necessidade, ou falta ou porque queremos ter nesta ou naquela musica um pouquinho mais de agudos ou graves e não o fazemos porque ficamos logo com a "consciência pesada" que estamos a adulterar alguma coisa...

Tive um Marantz durante muitos anos que não tinha controles de bass e treble e muitas vezes sentia em situações que gostaria de ter um pouco mais de ou agudos ou graves...e fui-me habituando assim, por ex no NAD que tenho como tem estes controles, por vezes um pouco mais de agudos e de facto o som fica mais detalhado e agradável...devo sentir-me um usurpador por fazer isto e ficar a pensar que estou a adulterar algo?

Opiniões por favor
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 658
Interesses : AUDIO
Pontos/Reputação : 1073

Re: AMPLIFICADORES - BASS & TREBLE

Mensagem  enxuto em 14/12/2013, 11:17

Estamos a adulterar, de facto... mas não devia haver culpa... então não se procuram sonoridades diferentes com as mudanças de cabos, colunas, etc, etc...

Por acaso os meus estão sempre em flat, e quando não estavam era porque não gostava daqs colunas... ou eram desadequadas para o espaço.

Agora, de facto não há nada de mal em mexer nesses controles.

essa coisa do audio puro e duro é mais até ouvirmos uma banda a ensaiar ao vivo (agora estou na reinação).

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  Valkilm em 14/12/2013, 21:27

Os próprios amplificadores mesmo em flat adulteram o som, vejamos todos tem som diferente, uns mais bass outros mais treble, ou seja não soam todos iguais, logo onde está a pureza? como podemos avaliar que este ou aquele amplificador é mais "puro" que um outro? isto não se consegue, é impossível porque onde está o padrão deste som? como avaliamos? Depois temos todos os periféricos que também contribuem, ou seja mudamos as colunas e o som é diferente, mudamos a fonte a mesma coisa, cabos etc

Posto isto não vejo que mexer nestes controles seja adulterar o som, pois ele já foi manipulado de diversas formas antes de nos chegar as mãos, já vi amplificadores caríssimos em flat terem muito mais bass ou treble que outros que até parece que se mexeu nos controles...

Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  enxuto em 14/12/2013, 22:09

Exatamente Smile

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  facso em 15/12/2013, 03:15

Valkilm escreveu:
como podemos avaliar que este ou aquele amplificador é mais "puro" que um outro? isto não se consegue, é impossível porque onde está o padrão deste som? como avaliamos?

Por "comparaçao" directa ao timbre/sonoridade da propria realidade e das nossas proprias referencias.... o mesmo se deverá aplicar a qualquer equipamento de um sistema, aquando da sua avaliaçao.

Em relaçao ao "tone control", e na minha opiniao, é uma opçao meramente de gosto pessoal...
apesar de ser apologista do purismo no stereo e da minha propria e actual amplificaçao nao ter qualquer control do genero, bem que por vezes algumas gravaçoes mal conseguidas mereciam ser "domesticadas" com tais botoes se os tivesse.

Ouça a sua musica como gostar mais e sem qualquer preconceito... afinal, foi para o seu bom entretenimento que gastou o seu dinheiro.

cumprimentos
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Pontos/Reputação : 595

Mensagem  manel1 em 15/12/2013, 16:25

Viva

Eu também sou adepto do minimalismo, ou seja, nada de controlos de tonalidade nos amplificadores, no entanto, há controlos de tonalidade e controlos de tonalidade, ou seja, depende da qualidade de implementação de cada fabricante. Tirando os sistema muito bem equilibrados (que são provavelmente muito poucos), o que constatamos na maioria dos sistemas é que a reposta em frequencias destes nem sempre é a mais linear, deste modo, e nestes casos o uso de controlos de tonalidade pode ser benéfico, mesmo que se perca eventualmente um pouco de resolução devido ao uso dos circuitos extra, na minha opinião vale a pena experimentar e se o resultado for do seu agrado, não vejo razão para não os usar.
Como já foi aqui dito e muito bem, determinadas gravações de menor qualidade podem beneficiar bastante deste tipo de controlos.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2045
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  fredy em 15/12/2013, 18:26

Olá
Para mim não existe qualquer problema de consciência...
se acho que devo usar uso... se acho que não é necessário... não uso...
acho que isso foi um conceito audiófilo que ganhou adeptos ao longo dos anos, no entanto acho que cada 1 deve usar aquilo que lhe dá mais prazer para ouvir.
Cá em casa num sistema não uso... mas noutro já uso.
Fredie

fredy
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 58
Ocupação : Func. Público
Interesses : Fotografia Video Música
Pontos/Reputação : 73

Mensagem  joevalve em 15/12/2013, 19:42

Eu não uso mas conheço quem o faça, é tudo uma questão de necessidade ou de gosto pessoal.

Quem precisar, compra um e inclui no set-up, há graphic equalizer para os mais diversos gostos e preços:

http://www.ebay.com/bhp/graphic-equalizer

Há certas músicas em que dá jeito ter um, seguramente.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1165
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1334

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  ricardo onga-ku em 16/12/2013, 20:40

Eu sinto falta de um atenuador das altas frequências em algumas gravações.

R
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  luis lopes em 17/12/2013, 00:08

eu cá neste momento tenho o mini-valvulas só com 2 botões:
volume e selector  Very Happy 
luis lopes

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  Antero Pereira em 17/12/2013, 23:53

boas.

já agora se tivessem de comprar um graphic equalizer o que recomendariam?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 285
Pontos/Reputação : 584

Mensagem  manel1 em 18/12/2013, 22:54

Antero Pereira escreveu:boas.

já agora se tivessem de comprar um graphic equalizer o que recomendariam?

abraço

Isso implica mais cabos, mais um componente no caminho do sinal, eu não recomendaria.

manel1

Número de Mensagens : 2045
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  Paulo79 em 19/12/2013, 09:20

Eu recomendo o Musical Fidelity X-Tone.
Paulo79
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 11

Mensagem  Valkilm em 5/1/2014, 20:27

Paulo79 escreveu:Eu recomendo o Musical Fidelity X-Tone.

Tenho um sistema MIDI Sanyo muito bom que comprei nos anos 90, em um equalizer de 10 bandas para cada canal e digo que bem parametrizado tem um som muito bom!!
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JazzDevill em 31/1/2014, 02:08

Para mim não é uma questão de consciência. Cada um deve procurar o som que lhe agrada e como tal deve procurar os equipamentos que o produzam. Mais "limpo", o que quer que isso seja, mais "colorido" é sempre difícil de distinguir. Eu pessoalmente prefiro os amplificadores sem controlos de tom, os vulgares "bass", "treble" e alguns até "loudness". Mas mesmo os amplificadores sem esses controles estão sintonizados para um determinado som, não pode é ser alterado pelo utilizador, isto é, o fabricante comprometeu-se com aquelas escolhas. Mas o que fazemos, mesmo os que, como eu, preferem os amplificadores sem os controlos ao escolher um amplificador em detrimento de outro? Estamos a escolher um "som" em detrimento de outro, ou seja, uma afinação que nos agrada mais, mesmo que não possamos mexer-lhe. Há até pessoas que fazem estas escolhas quando escolhem os cabos (sejam de coluna, interconnects...) pois frequentemente procuram "agudos menos agressivos", "graves mais definidos" e por aí fora, no fundo, estão a fazer o seu "tuning" ao som que obtêm do sistema. No fundo, estão a tentar afinar o "tom" que poderiam afinar com os contolos do amplificador. É uma pescadinha de rabo na boca.

JazzDevill
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Pontos/Reputação : 110

Mensagem  Valkilm em 1/2/2014, 21:25

Boas

Já tive amplificadores sem ajustes de tonalidade e até gostava muito do som, mas reconheço que com ajustes há alturas que queremos mais ou menos de algo e podemos afinar ou modificar, já com um equipamento sem ajustes temos de "aguentar" com o que nos é dado, seja uma boa gravação ou má

Claro que nos amplificadores de altos campeonatos os que não tem controles de tonalidades são muito bem "afinados" com o melhor de bass e treble, mas isto custa muitos €€€
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  a fernandes em 6/9/2014, 11:05

bons dias, eu como não tenho possibilidade de comprar um "grande" amplificador tenho á muitos anos como muleta um graphic equalizer spectrum analyser da MARANTZ, que me melhora consideravelmente o som, o amplificador que tenho é um MARANTZ PM30-SE
é uma edição especial que vinha sem nenhum control de tonalidades e com melhoria de componentes internos, a diferença é que quando desligo o equalizador parece-me que baixou uma cortina em frente das colunas. Assim posso estar a fazer "batota" mas faz com  
que poupe muitos € na compra de melhor amplificador.
cps.
a fernandes

a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 75
Ocupação : tecnico controlo de qualidade
Interesses : musica, cinema, arte pintura, arquitectura
Pontos/Reputação : 176

Mensagem  Valkilm em 6/9/2014, 11:55

a fernandes escreveu:bons dias, eu como não tenho possibilidade de comprar um "grande" amplificador tenho á muitos anos como muleta um graphic equalizer spectrum analyser da MARANTZ, que me melhora consideravelmente o som, o amplificador que tenho é um MARANTZ PM30-SE
é uma edição especial que vinha sem nenhum control de tonalidades e com melhoria de componentes internos, a diferença é que quando desligo o equalizador parece-me que baixou uma cortina em frente das colunas. Assim posso estar a fazer "batota" mas faz com  
que poupe muitos € na compra de melhor amplificador.
cps.
a fernandes

Boas,

Já tenho reparado que muitas vezes nem é o amplificador, mas sim o que o rodeia, por ex um amplificador Marantz modelo 6003 ligado a um cd 6004 soa com bons graves e agudos, um amplificador Marantz 6005 (novo modelo) ligado a um leitor de dvd's pela saída optica e a conversão a ser feita no dac do amplificador mesmo assim o som é uma "treta" sem dinâmica, agudos escondidos etc...ai vejamos o modelo 6003 ligado ao leitor 6004 soava muito bem, o 6005 ligado a este dvd soa muito pior, ai de quem é a culpa? do dvd claro está

Muitas vezes são as fontes, os cabos etc que condicionam o som a ficar fechado sem aquilo que queremos, e depois ligado a outra fonte e com outros cabos num outro local, colunas etc o som muda
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  neo2009 em 6/9/2014, 12:01

Antero Pereira escreveu:já agora se tivessem de comprar um graphic equalizer o que recomendariam?
Muito mais flexivel do que um equalizador gráfico é um equalizador paramétrico, como o mini-DSP, p.ex.
Obriga a um trabalho bastante maior, mas permite-te uma flexibilidade muitissimo superior, permitindo remover os efeitos negativos do espaço envolvente.

neo2009
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 252
Pontos/Reputação : 168

Mensagem  tiagottx em 6/9/2014, 15:23

Eu sou dos que acredito que se um amplificador for bom para o nosso gosto musical, não necessitará de mexidas no som. Ou seja, o nosso Santo Graal dos amplificadores deverá ser aquele que sem controlos ou mexidas em bass/treble toca maravilhosamente bem aos nossos ouvidos Very Happy

No entanto e como ás vezes o melhor para nós não está ao alcance da nossa carteira, os controlos de bass/treble são na minha opinião bem-vindos em alguns casos.

Imaginem o seguinte: se eu tiver um razoável/bom amplificador de 500€ que toque bem (ao meu gosto) com um cheirinho de ajuste no bass/treble, será que vale a pena gastar mais dinheiro num de 1000€ que tenha o mesmo timbre(assinatura sonora) mas sem controlos de som?
(A questão inversa também será possível e pertinente: ter um amp mais caro e com controlos a serem usados, que toca o mesmo que um mais barato e sem ajustes.)

A questão é que o de 1000€ será mais puro/agradável aos nossos ouvidos, mas valerá a pena gastar mais quando o nosso de 500€ faz bem o serviço com os controlos que são disponibilizados?

Apesar de ter alguns componentes Luxman de "calibre" supostamente superior e mais caros (cujo pré-amp até tem controlos de bass/treble normalmente adulterados a meu gosto), o que é certo é que o meu sistema preferido para stereo (e é no gosto pessoal que a solução reside) é um amp JVC AX-Z1010, que apenas tem um pequeno potenciómetro para dar um algum leve ganho nos graves.

Certamente já muitos de nós ouvimos sistemas bem complexos e caros a tocarem pior que alguns bem mais simples e económicos e que falta fazia um potenciómetro de bass e outro de treble nesses sistemas caros e pouco interessantes a tocar Very Happy Se calhar resolvia a coisa... ou não Wink
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Mensagem  Mfigueiredo em 8/9/2014, 22:11

A meu ver, se a gravação é má, com o espectro sonoro "arredondado", não é nenhum truque de electrónica que vai resolver essa deficiência. Só a mascara.

De qualquer forma já houve tempos em que usei e abusei dos controlos de tonalidade, como toda a gente! Hoje não o faço. Nem sequer os tenho no meu conjunto pre/amp.

Além de que são chatos de fazer.
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Valkilm em 5/10/2014, 18:53

Amigos,

Ainda à volta deste controverso assunto, agora que tenho nova amplificação e nova fonte, ainda não tive necessidade de usar os controlos de bass e treble nem o loudness, já experimentei todos e em algumas situações trás aquele agudo que "pensamos" que precisa ou o grave, mas subitamente na faixa seguinte lá aparecem os agudos e graves que sentimos falta, e os controlos em "flat"...portanto tem a haver com a gravação e da maneira que os autores assim o quiserem...umas faixas com belíssimos agudos e graves e outras nem tanto assim, no mesmo disco da mesma banda...
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jayvee em 5/10/2014, 22:53

Concordo com o neo: os únicos equalizadores que fazem sentido em termos de hifi são os paramétricos e de 1/3 de oitava; equalizadores de oitava (os mais vulgares) são como um lençol curto de mais: para tapar a cabeça destapam-se os pés e vice-versa, é mais um componente indesejável no caminho do sinal.

Existem hoje soluções DSP que podem fazer essa correcção tonal, quando necessária, por um custo inferior ao de há uns anos, quando um equalizador de 1/3 de oitava custava uma fortuna.

Por outro lado, e esquecendo o execrável e dispensável loudness que em minha opinião só estraga, existem alguns (poucos) amplificadores com controlos de tonalidade desenhados por forma a permitirem ajustes finos nas gamas de frequência mais críticas. Um exemplo é o clássico Audiolab 8000A, existem outros. Num circuito bem desenhado é mínima a perda de transparência com o "tone" ligado: tive umas monitoras pequeninas de grande qualidade a que acentuava ligeiramente o grave com o Audiolab, e a melhoria global era notória graças à frequência de resposta mais linear.

Uma característica útil que alguns amplificadores de gama alta tiveram em tempos era um controlo de médios (presença), mais útil em muitos casos que o de graves/ agudos. E existe o utilíssimo controlo de "tilt" da Quad, que facilita imenso o acerto entre amplificador e colunas quando necessário.

Diga-se que o minimalismo é uma moda que permite aos construtores poupar umas boas massas ao omitir funções que antigamente faziam parte do pacote. Para mim, a consequência mais chata é o desaparecimento indesculpável do "balance" em muitos e bons modelos, muitas vezes faz falta.
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Pontos/Reputação : 66

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: