Apresentação de BTorres ao Fórum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apresentação de BTorres ao Fórum

Mensagem  BTorres em 27/9/2013, 18:01

Ao iniciar a minha participação neste fórum, vinha cumprimentar os foristas que aqui deixam as suas opiniões, os seus conselhos, as suas sugestões.
Este fórum chegou ao meu conhecimento através da revista Audio & Cinema em Casa que descobri em janeiro de 2012, quando esta ia no seu nº 233. Antes, comprei e li religiosamente durante vários anos a revista Premiere, desde o 1º número de publicação até ao último. Foi com grande pena minha que a vi desmoronar-se e cair. Mas foi exatamente quando a Premiere caiu que eu «tropecei» com a Audio & Cinema em Casa no quiosque habitual onde comprava aqueloutra. E tenho adquirido e lido, também religiosamente, a nova «companheira de leitura». Faço-o por três motivos: gosto de estar informado acerca das novidades top do mundo áudio (infelizmente, o meu orçamento não me permite mais do que sonhar com elas!); admiro e relevo a qualidade da escrita de todos os seus colaboradores (sou professor de Português!); e aprecio vivamente o tom coloquial da mesma escrita, em especial da do seu editor, Eng. Jorge Gonçalves, que não se coíbe de derramar candidamente, pelos textos que escreve e como se estivesse à mesa do café com um amigo também fanático da boa música, pedaços da profunda satisfação e deleite que lhe suscita na alma tudo aquilo que lhe dá a oportunidade de sentir a música revelada na sua plenitude.
Como é a primeira vez que aqui «posto», começaria por apresentar-me: sou professor, como já referi, e faço da música (em especial, clássica) um dos meus grandes hobbies, quer ouvindo-a e apreciando-a quer trabalhando com ela, embora ao nível amador: sou regente de dois grupos corais (um, desde 1976; outro, desde 1981), onde prezo, em especial, o trabalho de aprendizagem e de execução de música polifónica (sacra e profana). Embora se trate de dois coros muito amadores, tenho conseguido ao longo dos anos levar muita gente que tem entrado e saído desses grupos, mais nova e menos nova, a ficar a gostar a sério da música mais séria. Esta tem sido, para mim, a principal recompensa deste trabalho e amor à música.
Além de fazer a minha apresentação, outra razão me traz hoje ao fórum e que, sou franco, fez com que me decidisse a inscrever-me no mesmo: prende-se com o pedido de uma opinião que explanarei mais abaixo e para a qual tenho a esperança de encontrar alguém no fórum habilitado para ma dar, o que muito agradecia.
Possuo um sistema Hi-Fi e um sistema de cinema em casa:
No que respeita ao sistema Hi-Fi, que considero básico mas que me tem deixado bastante satisfeito ao longo dos anos, possuo:
- Como amplificador, um receiver GRUNDIG R1000 que adquiri, novo, já lá vão mais de 30 anos;
- Um gira-discos SONY PS-LX150H, que adquiri há cerca de uma dúzia de anos;
- Um leitor de cds DENON CDC-520AE, que adquiri há uns meses;
- Umas colunas de som, de chão, de 3 vias, que adquiri aquando da compra do R1000, montadas artesanalmente, com tecnologia PHILIPS, por um técnico de eletrónica que trabalhava na GRUNDIG de Braga na altura (são os seguintes os diâmetros dos altifalantes aplicados em cada coluna: woofer, 275 mm; médios, 95 mm; tweeter, 35 mm).
No que respeita ao sistema de cinema em casa, adquiri:
- O amplificador SONY STR-DG820 (pelas ótimas referências na What HIFI Sound and Vision);
- O sistema de colunas 5.1 SONY SA-VE545H;
- O leitor de DVD SONY DVP-NS78H;
- O plasma LG RZ-42PX3RV (velhinho, mas ainda eficiente).
O pedido de opinião de que falei acima tem a ver com o seguinte:
Como referi, uso, no sistema Hi-Fi, como amplificador o GRUNDIG R1000. Depois de reparado, há cerca de um ano, de maleitas próprias da idade ( a reparação foi feita por um antigo técnico da fábrica GRUNDIG, de Braga, que trabalhava na assistência técnica da marca e que continua, embora aposentado, a dar assistência a aparelhos daquela marca), ele ficou a trabalhar como novo. Estou satisfeito com ele no que respeita à clareza e limpidez da música que reproduz, sem distorção aparente (também é certo que ouço a música a níveis baixos). Todavia, parece-me ser pouco eficiente em termos de resolução da tridimensionalidade do palco sonoro, quer no que respeita à profundidade quer à localização relativa dos vários instrumentos no mesmo. Como até hoje não tive oportunidade de experimentar outro sistema em condições semelhantes às do meu, não sei se a minha impressão tem alguma consistência ou se eu estarei a avaliar mal o que possuo. Tenho lido muita coisa sobre o assunto (palco sonoro, em especial) e vi muito boas referências a um aparelho que está no mercado, o MARANTZ PM6004. Já pensei em adquiri-lo mas receio comprá-lo e não conseguir melhorias palpáveis. Isto, em especial, porque há muita gente que diz que esses velhos amplificadores dos anos 70-80 debitam a música como os de agora, da mesma gama e até de gama superior, não conseguem fazer.
Alguém no fórum me pode ajudar a resolver esta dúvida? Eu apreciaria imenso essa gentileza!

BTorres
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Ocupação : Professor
Interesses : Música: cinema em casa; edição de vídeo
Pontos/Reputação : 7

Re: Apresentação de BTorres ao Fórum

Mensagem  luis lopes em 27/9/2013, 19:17

bem vindo cheers 
aconselho que faça copy past dessas duvidas e pedidos de ajuda,
e crie um tópico no sitio correcto.