Disco do Zeca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Disco do Zeca

Mensagem  jflora em 16/4/2013, 00:27

Chegou-me às mãos aqui à dias um disco vinil do zeca afonso que desconhecia existir e depois de um pouco de procura vim a descobrir que foi um dos seus primeiros singles o "fados de Coimbra"de 78 rpm com a musica "contos velhinhos" e "incerteza".
O que vinha agora aqui questionar (e que não encontrei em mais lado nenhum) era o seu valor, sempre que vou a feiras de velharias encontro os álbuns já conhecidos por todos mas nunca um destes, será que estou perante uma raridade nacional e não sei lol?

cumps jflora
jflora
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 9
Ocupação : estudante
Interesses : música / informática / tecnologia
Pontos/Reputação : 30

Re: Disco do Zeca

Mensagem  joevalve em 16/4/2013, 15:39

Esse foi o primeiro single editado pelo Zeca e vale como peça de colecção:

http://www.aja.pt/discografia/

Muito pouca malta tem gira discos para 78 rpm, dai o interesse ser relativo e se calhar (digo eu) apenas de coleccionadores da coisa fisica até porque a qualidade das gravações era muito deficiente. O estado geral do disco é bom ?

É que mais tarde os 2 primeiros singles foram editados num disco já em 45 rpm chamado COIMBRA - refª Melodia EP-85-5

Mas sinceramente não te sei dizer o valor do disco em causa, talvez se contactares a AJA (associação jose afonso) de aveiro ou mesmo em lx te possam ser mais concretos.

Eu que sou por assim dizer um "ajuntador" de música politica possuindo centenas de canções do género confesso que só em duas ocasiões me apareceu esse disco para compra e estavam em muito más condições.

Não sendo eu um conhecedor/admirador de jose afonso, tenho ideia que o disco mais dificil dele é o ep de 1964 que foi censurado (cantares de jose afonso) - columbia slem 2182

Dificil é também o lp editado em italia em 1975 "la lotta continua" de apoio ao jornal Republica e à reforma agrária. Esse é que apenas o vi quando me o emprestaram para ser gravado.

Interessante para quem colecciona estas coisas são as diferentes "capas" que os singles eps (em especial estes) do zeca apresentam.

Espero ter ajudado

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1162
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1325

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  jflora em 17/4/2013, 00:23

Estou a ver que ainda tenho muito para aprender sobre zeca... Mas de facto queria só por curiosidade saber o que tinha em mãos e já me ajudas-te bastante!
Ele encontra-se em muito bom estado e consegui ouvi-lo num gira-discos de 78rpm e apesar da qualidade ser inferior aos de 33rpm até não desgostei do som Wink
Agora é procurar esse editado na Itália e o de 1964 que fiquei com curiosidade Razz
Obrigado pela resposta ao post
Cumps joão flora
jflora
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 17/4/2013, 10:00

Só outra achega:

os lps do zeca editados na alemanha têm muito melhor qualidade sonora do que os respectivos editados cá, talvez tenha a ver com a qualidade da prensagem.

Estes por exemplo se estiverem em boas condições sonoras são uma excelente proposta:

http://www.ebay.de/itm/JOSE-AFONSO-LP-Meion-schones-Portugal-/151028427100?pt=B%C3%BCcher_Unterhaltung_Music_CDs&hash=item2329fee95c

http://www.ebay.de/itm/J3-Jose-Afonso-Grandola-vila-morena-LP-/160893033234?pt=B%C3%BCcher_Unterhaltung_Music_CDs&hash=item2575f8db12

Ao invés, os editados em França são para esquecer.

No ebay alemão está à venda on tal ep de que te falei que compila os 2 primeiros singles do zeca, o preço é que é oportunista mas isso é outra história.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Sonik em 17/4/2013, 10:45

Se a capa estiver em boas condições, sem assinaturas e o vinil sem riscos deve ser coisa que consegues vender pelo menos por uns 100€.
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Mensagem  jflora em 17/4/2013, 15:18

obrigado joevalve vou pensar no assunto desses que colocas-te os link's e fazer uma pesquisa a fundo desses álbuns, mas as vezes essas compras via ebay e com poucas fotos nos artigos pode trazer surpresas desagradáveis que uma pessoa não está à espera, tenho de ver mesmo bem isso...

Sonik obrigado pela resposta, fico muito contente de saber que tenho um disco que já tem um valor monetário assim acrescido Very Happy
jflora
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 17/4/2013, 16:01

Sendo certo que comprar no ebay é sempre um risco, posso dzer-te que comprei algumas dezenas de discos e equipamentos no ebay alemão e até hoje nunca tive algum problema, tudo aquilo que era anunciado bateu certo com a realidade.

Já o mesmo não posso dizer acerca de vendedores portugueses no miau, olx, custojusto, coisas, etc. Infelizmente é assim.....

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  jflora em 17/4/2013, 17:56

Pois também já comprei pelo ebay em vários países e vêm todos bem especificados mas as vezes comprar em Portugal tem aquele ponto a favor de poder ser entregue em mão o que facilita a compra Wink
Além de que se quiser comprar um disco que seja muito caro no estrangeiro há sempre aquele receio de poder não chegar apesar das compras serem muito seguras...
jflora
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares