Novo Sistema Audio

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

Novo Sistema Audio

Mensagem  Vidigueira em 31/3/2013, 23:11

Boa noite a todos,

Como disse anteriormente, pretendo construir um sistema de som porreiro, partindo do "zero" e a pouco e pouco, e preciso muito da vossa ajuda para me darem umas dicas sobre todos os detalhes necessários ter em conta para essa mesma construção porque sou um completo LEIGO nesta área.

Coloquei a palavra zero entre aspas porque encontrei o AV Receiver Pioneer VSX-922K a 239 £ no site Amazon (quando está a 500 € na FNAC) e pareceu-me uma boa compra para começar. Não sei se fiz bem ou mal ou se teria equipamentos com uma performance superior a um preço similar mas o "mal" já está feito Crying or Very sad

Gostaria de propôr-vos este desafio porque existem aqui pessoas que de certo me podem ensinar muita coisa. Se quiserem posso tirar fotos do espaço que tenho neste momento e partilhar convosco se isto for uma mais valia (até porque vou precisar da vossa ajuda/dicas para esconder o raio dos cabos todos).

E pronto, sitam-se à vontade para dar sugestões quanto a front, rear & central speakers, subwoofers, etc. ... eu sei que as vossas opiniões irão começar por perguntar "Quanto queres gastar €€€?" mas por exemplo: gosto das B&W 685 e das B&W 684 mas não sei se a diferença de preço valerá a pena ou não, até porque para as 685 irei acabar por comprar os suportes... também não quero estar a comprar as B&W 685, arrepender-me e acabar por comprar as 684 e depois não "ser lógico" usar as 685 como rear speakers. O AV Receiver que comprei é 7.1 e também não sei se terei vantagens em usufruir do sistema 7.1 ou se deva ficar-me pelo 5.1. São apenas exemplos de algumas indefinições que tenho por ser um leigo na matéria e daí estar a pedir a vossa ajuda neste sentido. Enfim...

Desde já agradeço a vossa atenção.

Cumprimentos.
Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 28
Interesses : Tecnologia
Pontos/Reputação : 67

Re: Novo Sistema Audio

Mensagem  _nimitz_ em 1/4/2013, 11:57

Caro Vidigueira,

Uma vez que já deste o passo na aquisição do Receiver (começaste precisamente como eu), deves partir daí, de forma a optimizar esse investimento inicial.
De seguida, sugiro que definas uma coisa: Stereo ou Multicanal? Ou seja.....vês muitos filmes / séries e gostas de efeitos sonoros, ou dás mais valor à representação musical em stereo?
Atenção, podes ter sistema multicanal e ouvir musica......e podes ter um sistema stereo, e ver (ouvir) filmes e séries...é tudo uma questão de compromisso. Mas, não tendo o VSX-922K pré-outs para colunas frontais (que te iria permitir partilhar as colunas frontais entre o sistema multicanal e stereo), o melhor em termos de qualidade será separar ambos os mundos.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  Vidigueira em 1/4/2013, 20:42

Ora bem..

Primeiro que tudo, deixa-me desde já agradecer o teu precioso contributo.

Eu gosto bastante de música (desde house music até heavy metal) mas gosto bastante dos efeitos surround e maioritáriamente irei usufruir das potencialidades do sistema de som enquanto adepto de um bom filme. Vendo as coisas por esse prisma irei optar por um sistema multicanal. É um sistema desses que gostaria de montar em casa (5.1 ou 7.1). Acontece que quando estiver a ouvir apenas música, o som irá apenas "sair" pelas colunas frontais & subwoofer e nada de som nas restantes colunas, certo? (Curiosidade #1: o que são os pré-outs para colunas frontais e para que servem?)

Gostava de optimizar um sistema de som multicanal mas que ao mesmo tempo não fosse um "zero à esquerda" enquanto sistema stereo, tipo equilibrado. Mas sinceramente, se construísse um bom sistema multicanal, de certo que iria ao mesmo tempo estar óptimo enquanto sistema stereo, visto que sou leigo nestas matérias e não iria ter sensibilidade para notar a falta disto ou daquilo no som debitado. Portanto, vamos avançar para a construção do meu sistema tendo para já dois pressupostos:

1) Tipo de Sistema: Multicanal
2) Av Receiver: Pioneer VSX-922K (chega esta sexta-feira)

(Curiosidade #2: achas que o Pioneer VSX-922K foi uma boa compra ou podia ter algo melhor a um preço semelhante?)

Aguardo ansiosamente o vosso feedback.

To be continued...
Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  _nimitz_ em 1/4/2013, 22:48

Denoto entusiasmo nas tuas palavras, o que é muito bom! Smile

Bem, relativamente à tua decisão...percebo-te perfeitamente. Ponderando os prós e os contras inicias, foi também a minha opção.
No entanto, se soubesse o que sei hoje, teria invertido um pouco as coisas. Pois se a ideia inicial seria dar primazia ao cinema/séries... verifiquei que o stereo ficou com cerca de 70% da utilização, e rapidamente se verificou "curto".

A questão dos pré-outs no receiver para as frontais, significa que poderás amplificar as colunas frontais por um amplificador stereo e as restantes pelo receiver.
Concretamente:
- Colunas frontais ligadas a um amplificador stereo
- Central, surround e subwoofer, ligados ao receiver
- Fontes multicanal (DVD, Blu-Ray, media center, etc.) ligadas ao receiver
- Fontes stereo (Leitor de CDs, Gira-discos, etc) ligados ao amplificador stereo
- Amplificador stereo ligado às saída pre-out frontais do receiver

Assim, para tudo quanto é multicanal terias tanto o receiver como o amp stereo ligados, sendo que o amp stereo iria "controlar" as colunas frontais, e o receiver as restantes.
Para stereo, apenas irias ligar o amp stereo e respectivas fontes, para desfrutares de musical em todo o seu esplendor.

Agora, receivers com pré-outs para as frontais, são escassos nas gamas de entrada (há uns anos penso que seria diferente).

Em relação a utilizares o multicanal para tudo, poderás adquirir umas colunas monitoras para surround, e frontais e central (da mesma série) mais subwoofer. Nas frontais poderás optar por monitoras (com suportes adequados) ou colunas de chão. Em qualquer uma das situações (a não ser satélites, mas que não te aconselho), para música deverão bastar as colunas frontais sem subwoofer. Para filmes e afins, utilizarias tudo, com calibração adequada.

Relativamente à tua compra, não tenho tantas audições ao nível de receivers para te ajudar. A não ser dizer-te que o meu Pio VSX-520 tem chegado para os filmes e séries que consumo (e também gosto muito de um bom filme com impacto e cheio de efeitos especiais....em séries....o belo do Spartacus em Surround é um espetáculo Smile ).

Espero não te ter baralhado, e que tenha sido útil.
Se cometi alguma imprecisão, os mais entendidos, farão o favor de me corrigir.

_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Vidigueira em 2/4/2013, 00:37

Tudo muito mais claro agora. Muito obrigado _nimitz_!

Pelo menos no que diz respeito aos componentes principais de um bom sistema de som, penso que as peças do puzzle já começam a encaixar e o mesmo a ganhar forma Smile

Pena não me ter aconselhado convosco antes de comprar o Receiver e talvez tivesse comprado um com pré-outs para as frontais mesmo que fosse um pouco mais caro. Mas paciência... para começar e pelas críticas que li pareceu-me ser um bom equipamento a um óptimo preço (source Whathifi). (Curiosidade #3: podes sugerir-me alguns modelos de Receiver's com pré-outs para as frontais? Apenas para eu ter debaixo de olho caso surja algum bom negócio Laughing)

(Curiosidade #4: qual é a mais-valia de amplificar as frontais com um amplificador stereo em detrimento de um receiver? E tendo as frontais ligadas ao amplificador stereo, ao invés de as ter também ligadas ao receiver, não se terá uma experiência de som inferior quando se está a ver/ouvir filmes/séries? Ou é totalmente o inverso?)

Pelo que percebi, poderei sempre ter um amplificador stereo para quando estou a ouvir música mas depois tornar-se-á muito pouco prático estar sempre a desligar as colunas do receiver e liga-las ao amp-stereo e vice-versa. Corrige-me se estiver errado. É possível ter o subwoofer ligado a um amp-stereo ou nos casos em que se pretende ouvir música com subwoofer o normal é ter este a debitar "som" a partir do receiver? (espero ter-me feito entender... às vezes não é fácil enquanto não falarmos a mesma língua Very Happy)

Agora vamos ao material propriamente dito. Questões:

1) Se eu tiver duas frontais, duas monitoras, uma central e um subwoofer, estaremos a falar de um sistema multicanal 5.1, certo?
2.1) E se eu pretender usufruir de um sistema 7.1 irão dizer que é desnecessário e chamar-me maluco?
2.2) A que circunstâncias se adequa um sistema 7.1?
2.3) Um sistema 7.1 é normalmente constituído por duas frontais, quatro monitoras, uma central e um subwoofer? Corrijam-me!

3) Sugestões para colunas frontais? Eu sei que as opções são mais que muitas mas por exemplo, gosto bastante (apenas pela aparência porque nunca ouvi o som delas) das B&W 685 e das B&W 684 mas se calhar iria começar por comprar as mais baratas (685) e mais tarde comprava as 684 e colocava as 685 como monitoras (apenas uma ideia). Sei que existem muitas marcas bastante boas (Monitor Audio, ProAc, B&W, Kef, Epos, Wharfedale, etc.) e daí precisar da vossa ajuda uma vez conhecem o mercado muito melhor que eu.
4) Sugestões para colunas monitoras?
5) Sugestões para coluna central?
6) Sugestões para subwoofer?

(Curiosidade #5: para que serve um pré-amplificador?)

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

To be continued...
Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 2/4/2013, 08:33

Algumas dicas de sucesso:

- a primeira é uma regra de ouro do audio: jamais acreditar no que dizem as reviews

- como a Amazon aceita devoluções é de ponderar seriamente a substituição desse Pioneer por um receiver com pré-outs; essas saídas permitem que as colunas principais (frontais) sejam alimentadas por um amplificador de potência com melhor desempenho

- as (duas) colunas principais (frontais) são o componente mais importante do sistema porque produzem maior distorção e como tal tingem o som de forma particular pelo que é imprescindível escutá-las confrontando modelos de diversas marcas (atenção: um som aparentemente "brilhante" e "detalhado" destaca-se na loja mas torna-se cansativo em audições prolongadas); deve ter em conta as dimensões da sala e a potência do amplificador que deverá ser suficiente para as alimentar (as BeW, p.ex., precisam de muita corrente)

- as restantes colunas servem para reproduzir "efeitos" pelo que não é necessário um grande investimento caso o orçamento seja limitado

Termino com uma pergunta: quantos filmes c/ banda sonora 7.1 existem no mercado?

Boas compras,
Ricardo
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  _nimitz_ em 2/4/2013, 09:33

Vidigueira,

#3 Na Pioneer, apenas a partir do SC-2022-K tens pré-outs para as colunas.
#4 Relativamente ao Receiver, a vantagem de teres as colunas frontais amplificadas por uma stereo, é o retirar
carga e esforço ao receiver para amplificar as restantes. No entanto, a mais valia desta configuração, será mesmo em stereo, utilizando apenas o amp stereo.

Relativamente à partilha das colunas frontais entre multinacanal e stereo, só tens três opções:
- Interligação dos dois sistemas através dos pré-outs
- Troca de cabos de coluna do receiver para o amp stereo, e vice-versa (nunca umas colunas ligadas aos dois em simultaneo....não iria correr bem lol )
- Um comutador que permitiria ter os dois ligados às mesmas colunas, trocando por intermédio de um switch. Este equipamento não é muito usual, pois ao nível de segurança..... e é mais um "empecilho" no caminho do sinal
- Ou......mas aí já não existe partilha das colunas, separar mesmo os dois sistemas, e ter dois pais de colunas frontais, um para cada sistema.

Em relação a ouvir música em stereo, o subwoofer, pode ou não ser utilizado, mas depende da configuração. A utilização de um sub em stereo através de um amplificado stereo integrado, já implica uma calibração mais pormenorizada, sendo que na maioria das situações não deverá ser necessário (se bem que há quem defenda que umas monitoras mais 1 ou dois sub bem calibrados é preferível a umas colunas de chão....mas não vamos baralhar para já! Smile )

1) Sim
2.1) Não, mas de facto concordo com o Ricardo... e para além do mais....ou tens uma sala dedicada...ou se for numa sala comum....podes ter as malas à porta! lol
2.2) Conforme referi no ponto anterior, se tivesses uma sala dedicada ao cinema...
2.3) Mais ou menos..... as 2 colunas a mais podem ser: Front height, surround back (não tenho a certeza se existem mais combinações)

3) a 6)....aqui é irrelevante o que te disser, pois deverás sempre ouvir, e ponderar mediante o teu orçamento disponível. De qualquer forma, o que te poderia sugerir é muito pouco, pois seria apenas o que já ouvi/possuí.

#5 um pré-amplificador prepara o sinal para ser amplificado. Geralmente no estágio de pré amplificação tens as entradas de linha (onde ligas as fontes analógicas ou outras fontes digitais) e a atenuação de sinal (vulgo volume).
Quando falamos de amplificador stereo integrado, este é composto pelos 2 estágios: pré-amplificação, e amplificação de potência.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  enxuto em 2/4/2013, 19:51

Eu tenho os cabos do amp stereo e do av perto das colunas, é mais prárico do que ligar/desligar no amplificador e no receiver.

Convém é colocar os cabos nas colunas e só depois ligar o amplificador/receiver.

Mas a diferença não é da noite para o dia.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  Vidigueira em 2/4/2013, 20:32

AHAHAHAHAHAHAH! Boa pergunta caro Ricardo. Como disse anteriormente, sou um noob nesta matéria e acabam por me escapar estes "detalhes". LoooL!

- Amplificador Stereo: ??? (Preciso de ajuda para encontrar um amp-stereo razoável. Solicito sugestões, please! Considerem um amp-stereo para alimentar as B&W 684, por exemplo!)
- AV Receiver: Pioneer VSX-922-K (a ponderar troca pelo Pioneer SC-2022-K.. encontrei a 499 £ no Amanzon) - (Curiosidade #6: como posso saber através das características técnicas se um determinado AV Receiver possuí pré-outs para amp-stereo?)
- Colunas frontais: B&W 685 c/ o devido suporte (eventualmente no futuro trocalas-ei pelas colunas de chão B&W 684, passando as 685 para monitoras)
- Coluna central: Não há assim nenhuma que goste em particular pelo seu design (talvez a B&W HTM62 ou 61). Solicito sugestões nem que seja para iniciar uma pesquisa, please!
- Subwoofer: Não há assim nenhum que goste em particular pelo seu design. Solicito sugestões nem que seja para iniciar uma pesquisa, please!

(Curiosidade #7: como posso eu saber se um determinado amp-stereo ou AV Receiver tem a potência necessária/suficiente para alimentar um determinado conjunto de colunas que necessitem de muita corrente?)

Mais uma vez

To be continued...
Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Vidigueira em 3/4/2013, 01:52

Sabem dizer-me se o AV Receiver Yamaha RX-V673 tem pre-outs para as colunas frontais? Parece que este equipamento ganhou um prémio qualquer (source WhatHifi). Vale o que vale!

Já agora... dizem muito bem do Rotel RA-10 (apesar de não ter remote control) mas apenas debita 40W por canal. Não é pouco?

Obrigado!
Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  _nimitz_ em 3/4/2013, 09:00

Penso que o Yamaha RX-V673 apenas tem pre-out para Subwoofer.

Relativamente ao rotel e os seus 40W.....nunca o ouvi.
Os 40W se são suficientes? Depende das colunas e de como a corrente é gerida pelo amplificador.

Por exemplo, o NAD C316 que tenho, também "só" tem 40W contínuos de output.....e chega e sobra para alimentar umas colunas de chão. De qualquer forma, um amplificador com mais corrente e mais potência, iria conduzi-las de outra forma.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 3/4/2013, 11:35

_nimitz_ escreveu:Penso que o Yamaha RX-V673 apenas tem pre-out para Subwoofer.

Relativamente ao rotel e os seus 40W.....nunca o ouvi.
Os 40W se são suficientes? Depende das colunas e de como a corrente é gerida pelo amplificador.

Por exemplo, o NAD C316 que tenho, também "só" tem 40W contínuos de output.....e chega e sobra para alimentar umas colunas de chão. De qualquer forma, um amplificador com mais corrente e mais potência, iria conduzi-las de outra forma.

Acho que não se pode generalizar.
Há colunas de suporte com duas vias como as BeW CM1 que são difíceis de alimentar e frigoríficos de três vias como as minhas que não apresentam uma carga problemática.
O melhor escolher o par numa loja onde, espera-se, o vendedor saberá aconselhar uma combinação adequada.

R
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ em 3/4/2013, 11:57

ricardo onga-ku escreveu:Acho que não se pode generalizar.
Concordo! Smile

Por isso referi que
_nimitz_ escreveu:Os 40W se são suficientes? Depende das colunas e de como a corrente é gerida pelo amplificador.
Dei foi o meu exemplo em particular.

De facto também já li em diversos locais que as CM1 são de facto difíceis, sendo umas monitoras.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  F. Pontes em 3/4/2013, 17:18

_nimitz_ escreveu:Caro Vidigueira,

Uma vez que já deste o passo na aquisição do Receiver (começaste precisamente como eu), deves partir daí, de forma a optimizar esse investimento inicial.
De seguida, sugiro que definas uma coisa: Stereo ou Multicanal? Ou seja.....vês muitos filmes / séries e gostas de efeitos sonoros, ou dás mais valor à representação musical em stereo?
Atenção, podes ter sistema multicanal e ouvir musica......e podes ter um sistema stereo, e ver (ouvir) filmes e séries...é tudo uma questão de compromisso. Mas, não tendo o VSX-922K pré-outs para colunas frontais (que te iria permitir partilhar as colunas frontais entre o sistema multicanal e stereo), o melhor em termos de qualidade será separar ambos os mundos.

Desculpem eu me intrometer mas um recetor de qualidade é tão bom ou melhor que um
amplificador stereo poso dizer a lista dos que já tive

TECHNICS SUV620----ADVANCE ACOUSTIC MAP305-----ARCAM FMJ18----AUDIO ANALOGUE MAESTRO SETTANTA---atualmente tenho ---MAESTRO DUECENTO que debita 200w potencia …
Mas também tenho um HARMAN KARDON AVR745 que debita 100w potencia ..neste momento prefiro ouvir stereo no harman só lhe falta um pouco de grave comparado com o duecento ..
As saídas pre out só atrapalham as coisas ..neste caso é preferível ter as duas coisas bem separadas.
Boas audições

Última edição por F. Pontes em 3/4/2013, 18:36, editado 1 vez(es)
F. Pontes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 321
Interesses : Audio
Pontos/Reputação : 226

Mensagem  xtc em 3/4/2013, 18:01

vou dar aqui a minha humilde opinião...

Nos foruns e olx facilmente encontras as KEF KHT2005.1 (só as satélites à venda) pois os subwoofers avariam todos.

já vi a custar entre 150 e 300€. Estas colunas acopladas a um REL tocam suberbamente bem tanto música como filmes.

é a minha sugestão.

xtc
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 129
Pontos/Reputação : 183

Mensagem  joevalve em 3/4/2013, 18:42

F. Pontes escreveu:Desculpem eu me intrometer mas um recetor de qualidade é tão bom ou melhor que um

TECHNICS SUV620----ADVANCE ACOUSTIC MAP305-----ARCAM FMJ18----AUDIO ANALOGUE MAESTRO SETTANTA---atualmente tenho ---MAESTRO DUECENTO que debita 2600w potencia …
Mas também tenho um HARMAN KARDON AVR745 que debita 1400w potencia ..neste momento prefiro ouvir stereo no harman só lhe falta um pouco de grave comparado com o duecento ..
As saídas pre out só atrapalham as coisas ..neste caso é preferível ter as duas coisas bem separadas.
Boas audições

meu caro:

não haverá para ai zeros a mais na potência que indicas para os equipamentos que possuis ? isso é mais potência de micro ondas e aspiradores, não de equipamrntos hifi.

http://www.vmax-services.com/product.php?id=220

onde é que a potência significa melhor qualidade de som ?

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1167
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1336

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Vidigueira em 4/4/2013, 00:25

Pessoal,

Para já vou ficar-me pelo AV Receiver Pioneer VSX-922-K até porque não tenho orçamento para investir num Pioneer SC-2022-K com pré-outs que ficaria ao dobro do preço. Como ainda me falta o resto do material, terei de prioritizar as compras. Mais tarade, quando decidir dar o passo seguinte, logo se vê o que faço com o Pioneer VSX-922-K.

Estava a pensar investir no conjunto Pioneer S-HS100 que me ficaria apenas por 150€ e investia também nas B&W 685 ou numas MA Bronze BX2. Ficaria com as B&W 685 ou MA Bronze BX2 para colunas frontais com o devido suporte e do conjunto S-HS100 aproveitava o subwoofer, a central e duas das quatro monitoras para efeitos surround (depois logo veria o que fazer com as duas que sobressem). Penso que será um bom ponto de partida para quem não percebe nada disto Smile Depois é ir aperfeiçoando ao longo do "$$tempo$$"

Algumas perguntas mais:

1) Impedância? Este termo descreve exactamente o quê? Qual a sua importância?
2) Speakers Max Power Handling? O Pio VSX-922-K possui um Output Power per Channel de 150 W (pelo menos é que diz nas características). Significa que corro o risco de queimar umas colunas com um "Max Power Handling" inferior a 150 W?
3) Speakers Biwirable? Quais as vantagens de bi-cablar umas colunas? É possível bi-cablar as colunas monitoras, centrais e subwoofer ou apenas as frontais? Que vantagens proporciona este tipo de configuração?
4) Como posso saber se um determinado Receiver tem potência sufiente para alimentar um determinado conjunto de colunas&subwoofer? Para que características devo olhar, quer no Receiver, quer nas colunas&subwoofer?

Thanks a lot.

To be continued...

Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jmarcedo em 4/4/2013, 08:08

Caro Vidigueira,

As questões que coloca são muito comuns a outros users, e no fórum existem muitas discussões e conselhos que pode utilizar em seu proveito.

Para além disso, é importante perceber que se o objectivo é comprar equipamentos de áudio, deve consultar lojas e profissionais de áudio. As Fnacs e Wortens são espectaculares para comprar TV's e aspiradores, mas a oferta em áudio é muito pobre e em geral de má qualidade.

Pensar que o bom som passa por Monitor Audio, Wharfedale ou B&W de entrada de gama é um erro muito comum e que só serve para desperdiçar dinheiro, porque invariavelmente esses equipamentos vão parar ao OLX.

Se o objectivo é ver filmes com bombas e explosões e helicópteros, qualquer kit da Samsung ou Pioneer faz esse efeito e ainda permite ouvir umas músicas com subwoofer e tudo. Se o objectivo é fidelidade de reprodução de música, tem que olhar out-of-the-box, esquecer a What Hi-Fi e as suas estrelas e prémios, e procurar outras opções.

É a minha opinião...
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 124
Interesses : Design | Arquitectura | Viagens | Literatura | Música | Cinema
Pontos/Reputação : 183

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/4/2013, 08:13

Concordo plenamente com o Jorge.

Vidigueira escreveu:Para já vou ficar-me pelo AV Receiver Pioneer VSX-922-K até porque não tenho orçamento para investir num Pioneer SC-2022-K com pré-outs que ficaria ao dobro do preço. Como ainda me falta o resto do material, terei de prioritizar as compras. Mais tarade, quando decidir dar o passo seguinte, logo se vê o que faço com o Pioneer VSX-922-K.

Estava a pensar investir no conjunto Pioneer S-HS100 que me ficaria apenas por 150€ e investia também nas B&W 685 ou numas MA Bronze BX2. Ficaria com as B&W 685 ou MA Bronze BX2 para colunas frontais com o devido suporte e do conjunto S-HS100 aproveitava o subwoofer, a central e duas das quatro monitoras para efeitos surround (depois logo veria o que fazer com as duas que sobressem). Penso que será um bom ponto de partida para quem não percebe nada disto Smile Depois é ir aperfeiçoando ao longo do "$$tempo$$"

Julgo que está a seguir o caminho errado.
Em vez de se atirar para um sistema completo de desempenho medíocre — que dificilmente lhe agradará e não será fácil de vender no mercado de usados — julgo que o mais correcto será optar pelo amplificador com pré-outs e umas colunas frontais competentes.
Deste modo irá obter desde logo um desempenho muito razoável e com o tempo pode ir completando o sistema com os restantes equipamentos.

Vidigueira escreveu:1) Impedância? Este termo descreve exactamente o quê? Qual a sua importância?

Sem entrar em grande detalhe, impedância é uma forma de "resistência".
No caso das colunas essa "carga" não é constante mas varia com a frequência e normalmente é especificado um valor médio de impedância que não é representativo da "carga" real.
Como já referi anteriormente importa que o amplificador seja capaz de "suportar" essa "carga".

Vidigueira escreveu:2) Speakers Max Power Handling? O Pio VSX-922-K possui um Output Power per Channel de 150 W (pelo menos é que diz nas características). Significa que corro o risco de queimar umas colunas com um "Max Power Handling" inferior a 150 W?

A menos que se tratem de colunas antigas ou muito pequenas dificilmente excederá o limite que estas suportam, pelo menos se não ultrapassar os limites de volume "civilizados".
Por outro lado pode também dar-se o caso de um amplificador (pouco potente) não produzir corrente suficiente o que poderá provocar danos nos altifalantes.

Vidigueira escreveu:3) Speakers Biwirable? Quais as vantagens de bi-cablar umas colunas? É possível bi-cablar as colunas monitoras, centrais e subwoofer ou apenas as frontais? Que vantagens proporciona este tipo de configuração?

Os cabos são aquilo a que se pode chamar de "dinheiro fácil".
No fundo não passam de vulgar fio eléctrico, engalanado com ares de importante para ser mais facilmente "empurrado" para os clientes incautos.
As "qualidades" dos cabos de luxo são muito vangloriadas pelos reviewers e lojista devido ao lucro (margens) que proporcionam.
Bi-cablar é pagar o mesmo produto duas vezes pois não tem quaisquer vantagens técnicas.

Vidigueira escreveu:4) Como posso saber se um determinado Receiver tem potência sufiente para alimentar um determinado conjunto de colunas&subwoofer? Para que características devo olhar, quer no Receiver, quer nas colunas&subwoofer?

A maioria dos sub-woofers são activos ou amplificados pelo que apenas convém ter algum cuidado na escolha das colunas frontais.
Para esse efeito poderá consultar um lojista conhecedor do seu oficio.

Cumprimentos,
Ricardo
ricardo onga-ku

Mensagem  F. Pontes em 4/4/2013, 11:02

joevalve escreveu:
F. Pontes escreveu:Desculpem eu me intrometer mas um recetor de qualidade é tão bom ou melhor que um

TECHNICS SUV620----ADVANCE ACOUSTIC MAP305-----ARCAM FMJ18----AUDIO ANALOGUE MAESTRO SETTANTA---atualmente tenho ---MAESTRO DUECENTO que debita 200w potencia …
Mas também tenho um HARMAN KARDON AVR745 que debita 100w potencia ..neste momento prefiro ouvir stereo no harman só lhe falta um pouco de grave comparado com o duecento ..
Boas audições

meu caro:

não haverá para ai zeros a mais na potência que indicas para os equipamentos que possuis ? isso é mais potência de micro ondas e aspiradores, não de equipamrntos hifi.

Eu já tinha corrigido isso da potencia …potencia pode não ser qualidade mas ajuda bastante..
Sei perfeitamente o que é qualidade

F. Pontes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 321
Interesses : Audio
Pontos/Reputação : 226

Mensagem  Vidigueira em 4/4/2013, 20:14

Como posso saber se um amplificador é ou não suficientemente potente pra produzir corrente suficiente pra alimentar as colunas frontais??
Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 4/4/2013, 20:24

não é preciso grande potência,...
existem colunas com + ou - sensibilidade (db)
que fazem toda a diferença.
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  BladeRunner em 4/4/2013, 21:10

F. Pontes escreveu:
joevalve escreveu:

Boas audições

meu caro:

Eu já tinha corrigido isso da potencia …potencia pode não ser qualidade mas ajuda bastante..
Sei perfeitamente o que é qualidade

Por acaso... e como leigo...

Acho a "potência" um dos últimos factores, se não... o último factor, no contexto "qualidade".
BladeRunner
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Interesses : Música, Cinema, Literatura
Pontos/Reputação : 108

Mensagem  Vidigueira em 5/4/2013, 00:59

Pronto, penso que vou perder a cabeça e vou comprar o Onkyo TX-NR818 e devolver o Pioneer VSX-992-K. O Onkyo não tem AirPlay mas também não nada iOS em casa e se vier a ter compro uma Apple TV e está o problema resolvido. De qualquer das formas posso sempre usar o DLNA.

Se expulsarem de casa a culpa é vossa! Agora tenho de mandar o Pio de volta para a prateleira de onde nunca devia ter saído. Vocês só me dão trabalho! lol!
Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Antero Pereira em 5/4/2013, 21:22

boas aqui o pessoal tem doutoramento em gastar os €€€€€€€€€€€ dos outros lol! mas é ouvindo as opinioes dos outros para ficarmos melhor informados do melhor que existe no mercado para satisfazer as nossas necessidades.

abraço e segue os conselhos aqui do pessoal que fica bem servido

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Pontos/Reputação : 594

Mensagem  ricardo onga-ku em 6/4/2013, 07:55

Neste caso fizemos o contrário. Razz
ricardo onga-ku

Mensagem  Vidigueira em 6/4/2013, 12:26

O Pioneer VSX-922-K chegou ontem e já tratei de tudo para o devolver.

Como é obvio vou acabar por gastar o dobro ou o triplo num AV Receiver mas já que estou a construír um sistema de raíz, e já que me vim aconselhar com quem percebe do assunto, mais vale gastar mais uns €€€ mas em bons equipamentos! E quem percebe do assunto normalmente aconselha bom material e o bom material paga-se!! É normal!

O que acham do Onkyo TX-NR818?
Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Vidigueira em 7/4/2013, 14:20

Pessoal,

Onde posso encontrar o melhor preço para o Onkyo TX-NR818?

Encontrei à venda na Amazon.de por 799 € e não pago portes. Parece um bom preço.
Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  _nimitz_ em 8/4/2013, 09:41

Vidigueira,

Nunca ouvi esse receiver, mas não deverá ser uma má aposta.
Poderás tentar ouvi-lo e obter cotação na Belmiro Ribeiro na Amadora.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Vidigueira em 8/4/2013, 20:49

_nimitz_ escreveu:Vidigueira,

Nunca ouvi esse receiver, mas não deverá ser uma má aposta.
Poderás tentar ouvi-lo e obter cotação na Belmiro Ribeiro na Amadora.

Caro _nimitz_, achas que a loja "Belmiro Ribeiro" tem o Onkyo exposto para testes? Gostava de ouvi-lo com umas B&W 685 mas de certeza que o Onkyo sairá mais caro que 799 €. E é má onda ir à loja experimentar o produto e beber algum conhecimento dos funcionários e depois não comprar nada Embarassed

Amanhã já o Pioneer VSX-922-k meteu os pés ao caminho de volta a casa. lol!

P.S.: Ontem submeti o IRS referente ao ano transacto e os €€€'s que vou receber vão dar uma ajuda para comprar o novo AV Receiver

PEOPLE!!

To be continued...
Vidigueira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte