ROTEL RA-11 + Sony SS-W777g

Ir em baixo

ROTEL RA-11 + Sony SS-W777g

Mensagem  FBatista em 19/3/2013, 23:19

Estou registado neste forum vai para 2 anos, mas por qualquer razão nunca introduzi o meu sistema nesta secção, tendo optado por dar continuação à minha apresentação (onde, ao longo do tempo fui fazendo a descrição do meu sistema.

Portanto, talvez por ser dia do pai e por considerar que finalmente cheguei a um bom ponto de apoio no meu sistema, faço hoje a passagem para esta secção.

Assim, tenho 2 sistemas mas vou apenas descrever por agora o que uso diáriamente : o Rotel RA-11 (adquirido novo) e um par de colunas SS-w777g (adquiridas usadas). Quanto a fontes remeto para este tópico : Fontes ligadas ao meu sistema

No seguimento da Apresentação, segue-se :

Já cá cantam : SS-W777g. Adquiri-as usadas a semana passada e estiveram no estaleiro para limpeza e dissecação.

Comparadas às ss-h801v e ss-h991 têm maior corpo musical, mas também um sistema de médios agudos mais complexo, constituido por: um médio-agudo, 2 agudos lateras e um super-agudo no topo. Têm também um x-over em placa de circuito impresso localizado no paínel posterior; ao invés dos filtros simples (6db/oct) que normalmente vêm acoplados directamente nos tweeters. No entanto não existe no x-over limite superior para o woofer. Este é ligado paralelamente à tomada de entrada de cada coluna. E portanto o limite superior de trabalho do woofer vai ser dado pela sua própria impedância, crescente e que limitará o trabalho deste driver à medida que a frequência sobe. This is rubbish e será melhorado quando desenhar um novo x-over e caixa para elas.

Não consigo determinar se o cone de woofer é alumínio ou algum tipo de plástico. Eu francamente prefiro um cone de papel a qualquer outro material pretenso para um bom desempenho a baixo custo para o fabricante. Reparo que estas também carregam consigo algum ruído no pórtico de graves, mas tal só é notório muito perto das mesmas a uma certa frequência (provavelmente a frequência para que o pórtico está ajustado, ou algum seu harmónico).

Em termos de sonoridade : achei as exageradas no driver médio-agudo (ao centro). Este já é internamente atenuado com uma resistência bobinada de 2,7 Ohm, mas para o meu gosto tive de o atenuar ainda mais acrescentando uma resistência de 5,6 Ohm, para tirar a sensação anasalada do som, bastante desagradável.
Nos tweeters laterais, ligados em série, desliguei um deles (o de fora) para uma sonoridade mais nítida e limpa.

Depois das modificações eléctricas, verifiquei de ouvido as fases para o que me soou melhor e acrescentei espuma acústica no interior.

Assim ficarão a marinar durante umas semanas, antes de proceder a medições e construir novas caixas e x-over's para elas.
Com isto alcancei o que queria em colunas de prateleira a um baixo custo, corrigindo o que sentia falta nas minhas ss-h801v e um pouco menos, mas também nas substitutas ss-h991 que entretanto adquiri usadas.
Assim que tiver meio competente para o fazer farei um video com microfone externo, sobre o desempenho deste sistema.

As SS-w777g são excelentes para o segmento, no mercado de usados obviamente.

Até mais novidades
FBatista
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 48
Pontos/Reputação : 102

Re: ROTEL RA-11 + Sony SS-W777g

Mensagem  luis lopes em 20/3/2013, 15:20

parabens pelas colunas.
decerto que umas novas cx´s em madeira irá melhor o som.
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: