Música Vintage sempre actual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Música Vintage sempre actual

Mensagem  voyager1 em 17/3/2013, 18:31

voyager1
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 14
Interesses : Música, Hifi, Cinema, Tv, leitura, desporto, informática, Técnologia
Pontos/Reputação : 36

Re: Música Vintage sempre actual

Mensagem  nafmorgado em 28/3/2013, 16:23

Não é só vintage e actual....é portuguesa .....e acima de tudo faz parte da nossa história. Muito bom....
nafmorgado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Ocupação : Gerente empresa de ambiente
Interesses : Fotografia, Musica, Vela, Caminhada, Natureza
Pontos/Reputação : 50

http://500px.com/nafmorgado

Mensagem  joevalve em 28/3/2013, 18:02

Não sei se o termo "vintage" se pode aplicar à música mas isso não é o mais importante.

A tragédia deste país é que muita da chamada "música de intervenção" feita antes e depois do 25 de abril está cada vez mais actual e infelizmente reflete a triste realidade deste Portugal.

Houve muitos iluminados que "gozaram" na época de 90 com as letras que muita gente cantou encarnando o espirito de um pais novo que se pretendia moderno e progressista e com boas prespectivas de futuro, gostava de saber o que essa gente agora diria.

Eu que possuo uma razoável discografia desse periodo quando me dou a escutar música produzida nessa época até fico arrepiado com a actualidade de muitas das canções, parece até que foram feitas agora de encomenda.

O grandola vila morena é a canção por assim dizer mais "emblemática" por todos os motivos conhecidos mas há dezenas de outras que se calhar espelham bem melhor esse portugal que projectava ilusão e esperança no futuro mas que a incompetência de sucessivos governos e a mansidão de um povo deitaram para o caixote do lixo.

Durante muito tempo interroguei-me "onde pára a canção de intervenção ?" quando o país começou a afundar e onde os Medinas Carreiras que não dormem avisavam da catástofe social que ai vinha.. Havia os cantores de rap com as suas letras cáusticas e profundas, um Pedro Barroso critico social (escutem "o navegador do futuro") nas suas canções e pouco mais. Depois apareceram os Deolinda e parece que o Portugal profundo acordou e há que voltar à canção de intervenção com novos autores e intérpretes e revisitando alguns que por lá andaram como Carlos Mendes. Até já há um programa de tv do género, mas muito fraco e demagógico por sinal e por ai não vamos lá.

Vale a pena ouvir estes dias o "fado aleixo" do Afonso Dias e a Sopa dos Pobres para nos apercebermos como pessoas simples nos podem transmitir musical e poeticamente grandes liçoes de sabedoria.

Como dizia um amigo meu recentemente "que pena já se terem finado os Adrianos e os Zecas" que há muito esta situação teria tido um combate mais enérgico no plano musical eventualmente semelhante aos tempos idos.

Um povo não é povo se não honrar a sua memória disse alguém um dia e assistimos hoje, em especial na cultura, a um verdadeiro assassinato em todas as suas áreas.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1166
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1334

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo