O CD e a qualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O CD e a qualidade

Mensagem  Julião em 13/3/2013, 00:57

Resolvi criar aqui este tópico para perguntar qual a vossa opinião acerca da qualidade dos nossos CD(s) não em termos sonoros que por si já é um tema muito batido, mas antes na qualidade do próprio disco.

Será que são todos bons ?
Será que apesar de estarem a preços mais baixos a qualidade se manteve ou nem por isso?
Será que a qualidade do disco e os materiais empregues influencia de alguma forma o seu desempenho?
Será que alguém se importa com isso?
Como será que os mesmo são gravados pelas editoras ?

Fico a aguardar ansiosamente as vossas opiniões.

Julião
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 278
Interesses : Muita musica
Pontos/Reputação : 477

Re: O CD e a qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 13/3/2013, 09:24

Julião escreveu:Resolvi criar aqui este tópico para perguntar qual a vossa opinião acerca da qualidade dos nossos CD(s) não em termos sonoros que por si já é um tema muito batido, mas antes na qualidade do próprio disco.

Será que são todos bons?
Se esse bons se refere à qualidade do disco físico, houve uma série de discos fabricados no R.U. que sofriam de um fenómeno a que chamaram bronzing (mais info aqui)
Depois temos a questão dos fungos (fonte) que afectam alguns discos que foram armazenados em locais húmidos, mas na minha experiência apenas afecta o mercado de usados.

Será que apesar de estarem a preços mais baixos a qualidade se manteve ou nem por isso? + Como será que os mesmo são gravados pelas editoras?
A qualidade do disco físico mantém-se inalterada.
Estas re-edições são o último suspiro do Mouro; anteontem fui a FNAC e verifiquei que a EMI re-embalara a série Great Recordings of the Century e a está a vender a 5€ a unidade, mas conforme se pode verificar na contracapa os masters são os mesmos.

Em tempos contactei a editora Channel Classics a propósito da sua série Canal Grande, para saber o que a distinguia das edições full price, e esta foi a sua resposta:

The Canal Grande series would be normal cds. There are a few recordings (Budapest Festival Orchestra oa.) that are originally in SACD. But if SACD is not an interest to you, then this series is fine.
Concerning the sound quality of normal cd's. This series is being copied from sending in one of the pressed cd's. Not from the original mastertapes where master cd's are made from. Whether the difference in masters will be audible to everyone's ears is a point for much discussion. Of course the older cd process had the problem of copying the tapes everytime you had to make a correction as to having computer based systems today. Every time a copy was made there was always some bit correction going on that degraded the original signal.

Será que a qualidade do disco e os materiais empregues influencia de alguma forma o seu desempenho?
Os japoneses acreditam que sim, daí a louca espiral de formatos redbook "melhorados" (XRCD, SHM-CD, Blu-spec CD, etc.) que culmina nos CDs de vidro que custam 1.600€ cada (fonte)

Será que alguém se importa com isso?
Claro que sim; os audiófilos acreditam em tudo.
Não duvido que existam diferenças de som mas tal como acontece com (muit)os ficheiros HD essas diferenças devem-se sobretudo a diferentes masterizações e não a uma suposta maior resolução do suporte.

Boas compras,
R
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  SergioRZ em 2/8/2013, 02:04

Há alguns (eventualmente muitos, mas online só alguns se manifestam) profissionais consagrados, com carreiras de várias décadas a masterizar em vários formatos, que "juram a pés juntos" que conseguem ouvir diferenças sonoras entre CD's prensados em fábricas diferentes (com o mesmo conteúdo, a mesma master), e que as diferenças não sendo enormes são o suficiente para que seja escolhida a fábrica A ou B...

Eu nunca tive meios técnicos para poder testar isso, como provavelmene nenhum de nós aqui terá, portanto só me resta acreditar ou não nas afirmações desses profissionais... e naturalmente não há grandes razões para duvidar porque estas pessoas não vendem nem produzem CD's, apenas se preocupam com a qualidade de som presente na representação física do seu trabalho (a masterização).

E atenção, isto é apenas levando em conta CD's "normalíssimos"... supostamente deviam ser todos iguais em todo o lado, mas ao que consta não são.
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 236
Pontos/Reputação : 402

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Mensagem  ricardo onga-ku em 3/8/2013, 06:01

Segundo li o profissional do estúdio não é o último a mexer no "ficheiro", daí que cada fábrica possa perfeitamente produzir um produto diferente...

R
ricardo onga-ku

Mensagem  Valkilm em 21/9/2013, 10:50

Caros Amigos,

Este é um tema muito interessante, pois só ouço musica de cd's.

Já me calhou ter o mesmo disco dos Canadianos LOVERBOY um a edição Canadiana (diz no disco not to export outside Canada) que um amigo meu me trouxe de lá e o mesmo disco editado na Europa, que por erro comprei.

Neste caso posso afirmar com toda a certeza que tem diferenças entre os dois, primeiro tem faixas com mais segundos, um dos discos tem o nível de gravação mais alto e com mais qualidade.

Por incrível que pareça é a edição Europeia, melhor que a Canadiana!!

Bom isto para dizer que há diferenças, agora se a diferença é do disco físico, ou da masterização ou dos dois juntos não sei, sei que ouvindo um e outro tem diferença.

Cumprimentos
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 658
Interesses : AUDIO
Pontos/Reputação : 1073

Mensagem  manel1 em 21/9/2013, 16:43

Há uma dúzia de anos atrás era necessário ter algum cuidado na compra de CDs que se destinavam a fazer gravações em drives de computador, segundo se falava nessa altura, alguns dos CDs mais baratos perdiam a informação passados poucos anos. Pela minha experiência perder informação eu nunca dei conta, mas já me aconteceu alguns dos CDs passados poucos anos perderem a camada metálica (prateada) que contem a informação. Também nesse tempo se falava que havia CDs destinados a gravações, que apresentavam cores diferentes e que consoante a cor deste variava a qualidade, ainda me lembro que um dos melhores eram os TDK azuis.

" />

Apesar de os CDs oriundos das discográficas serem prensados e não gravados com recurso a laser como os das drives de computador e gravadores de mesa, creio que em ambos os casos a qualidade dois materiais é importante para garantir a longevidade dos dados que este contem, bem como para uma boa leitura do disco.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre as condições que afectam os CD (luz, humidade, manuseio, armazenagem, etc) pode consultar este artigo: http://www.clir.org/pubs/reports/pub121/sec5.html

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2045
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  rlcs1958 em 21/9/2013, 23:59

Perda de informação no CD!? eu também nunca dei conta... a não ser quando os perco, lá se vai a informação.

Eu tenho CD gravados desde à quase 20 anos, já amarelados na sua periferia e ainda tocam. Ainda à dias dei a um amigo meu o "The Healer - John Lee Hooker" numa gravação feita por mim +/- em 1996 num CD ranhoso e que ainda mantém uma performance invejável, melhor que muita coisa que tenho comprado!

Tenho também 2 CD`s do "Eric Clapton - Unplugged" uma prensagem Alemã e outra Americana e efetivamente eles são diferentes. A versão Alemã é claramente melhor!... e eu que nem gosto da Merkel.

Ou seja os estúdios onde os trabalhos são gravados tem influência no produto final. Supostamente as edições prensadas a partir das Master Tapes deveriam ser as melhores (independentemente da qualidade do plástico) mas afinal parece que não é bem assim.

Cumps
rlcs1958
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 158
Ocupação : Direcção de Obras
Interesses : Arquitectura, Engenharia e Construção; F1; Moto GP; Futebol
Pontos/Reputação : 255

Mensagem  JazzDevill em 31/1/2014, 02:33

rlcs1958 escreveu:Perda de informação no CD!?  eu também nunca dei conta... a não ser quando os perco, lá se vai a informação.

Eu tenho CD gravados desde à quase 20 anos, já amarelados na sua periferia e ainda tocam. Ainda à dias dei a um amigo meu o "The Healer - John Lee Hooker"  numa gravação feita por mim +/- em 1996 num CD ranhoso e que ainda mantém uma performance invejável, melhor que muita coisa que tenho comprado!

Tenho também 2 CD`s  do "Eric Clapton - Unplugged"  uma prensagem Alemã e outra Americana e efetivamente eles são diferentes. A versão Alemã é claramente melhor!... e eu que nem gosto da Merkel.

Ou seja os estúdios onde os trabalhos são gravados tem influência no produto final. Supostamente as edições prensadas a partir das Master Tapes deveriam ser as melhores (independentemente da qualidade do plástico) mas afinal parece que não é bem assim.

Cumps

Sim, mas os CD's podem ser de edições diferentes. Não acredito que sem existir diferença de remasterização, alteração de fonte de qualquer tipo, a prensagem faça diferença no produto final. Há em edições em diferente resolução. Se procurarem em alguns CD's tem a marca AAA, AAD, ADD, DDD que explicam alguma variação de resolução. Mas em princípio, se o CD toca, toca como tocaria no primeiro dia que foi prensado, sem perdas, já que é digital, ou sim, ou sopas. Não é a mesma coisa que o analógico em que há múltiplas possibilidades de o som gravado ser adulterado.

JazzDevill
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Pontos/Reputação : 110

Mensagem  joevalve em 31/1/2014, 18:53

Tenho muita coisa gravada em cd e a minha experiência é a seguinte:

já tive cds gravados que começaram a dar problemas (verbatin e mmore por exemplo). não sei é se isso se deveu a problemas com o gravador usado na altura ou se a causa foi outra (humidades, etc).

uso actualmente (e desde há alguns anos) os TDK azuis e até agora sem problemas. Começam a escassear mas ainda se arranjam lá fora e em Portugal comprei uma série deles.

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1165
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1334

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  JazzDevill em 31/1/2014, 19:46

joevalve escreveu:Tenho muita coisa gravada em cd e a minha experiência é a seguinte:

já tive cds gravados que começaram a dar problemas (verbatin e mmore por exemplo). não sei é se isso se deveu a problemas com o gravador usado na altura ou se a causa foi outra (humidades, etc).

uso actualmente (e desde há alguns anos) os TDK azuis e até agora sem problemas. Começam a escassear mas ainda se arranjam lá fora e em Portugal comprei uma série deles.

jose mario

Sim, mas quando os CD's dão problemas é quando saltam ou deixam de ser lidos corretamente, certo? Nunca tocam e o som sai diferente como no analógico, não é?

JazzDevill
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 31/1/2014, 20:03

sim, os problemas de que falo é problemas com a leitura onde se incluem os tais "saltos".

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1165
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1334

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  JazzDevill em 31/1/2014, 20:07

joevalve escreveu:sim, os problemas de que falo é problemas com a leitura onde se incluem os tais "saltos".

Claro, isso é muito comum com os CD's gravados. Especialmente se os leitores forem um pouco mais antigos. Mas sim, convém que os CD's sejam bons e sejam gravados num gravador bom, melhora sempre a durabilidade e a leitura.

JazzDevill
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Valkilm em 1/2/2014, 22:16

Tenho uns cdr's da Phillips dos primeiros que gravavam apenas nos gravadores "áudio" e não em pc, julgo que eram os HR100

Ainda hoje soam soberbos sem qualquer falha, já alguns cdr's mesmo que bem tratados depois ficam estragados e nunca cheguei a perceber porque...
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 658
Interesses : AUDIO
Pontos/Reputação : 1073

Mensagem  Julião em 1/2/2014, 22:35

Valkilm escreveu:

Tenho uns cdr's da Phillips dos primeiros que gravavam apenas nos gravadores "áudio" e não em pc, julgo que eram os HR100

Ainda hoje soam soberbos sem qualquer falha, já alguns cdr's mesmo que bem tratados depois ficam estragados e nunca cheguei a perceber porque...

A razão de ser dessa degradação dos CD-R é pelo material de inferior qualidade e da película reflectora ser de um compósito de alumínio e não ter mais nenhuma camada em cima, e com o passar do tempo a finíssima camada refletora deteriora-se e nalguns casos chega mesmo a sair ficando o disco transparente.

E é por isso que alguns CD-R soam realmente melhor gravados no mesmo gravador e com a mesma gravação.

Julião
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  manel1 em 2/2/2014, 11:37

JazzDevill escreveu:

Sim, mas os CD's podem ser de edições diferentes. Não acredito que sem existir diferença de remasterização, alteração de fonte de qualquer tipo, a prensagem faça diferença no produto final. Há em edições em diferente resolução. Se procurarem em alguns CDS GRAVAÇÃO arca AAA, AAD, ADD, DDD que explicam alguma variação de resolução. Mas em princípio, se o CD toca, toca como tocaria no primeiro dia que foi prensado, sem perdas, já que é digital, ou sim, ou sopas. Não é a mesma coisa que o analógico em que há múltiplas possibilidades de o som gravado ser adulterado.

Viva,
Convém não esquecer que um CD comercial é prensado, logo a qualidade de material de que este é feito e a qualidade da prensagem, são de extrema importância para a qualidade de som. O que não falta é relatos de casos de CDs que sendo prensados em países que não o de origem da gravação apresentam qualidade de som mais fraca, onde se ouve falar muito destes casos é nos sites brasileiros dedicados à audio.

manel1

Número de Mensagens : 2045
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  Julião em 2/2/2014, 12:29

manel1 escreveu:
JazzDevill escreveu:

Sim, mas os CD's podem ser de edições diferentes. Não acredito que sem existir diferença de remasterização, alteração de fonte de qualquer tipo, a prensagem faça diferença no produto final. Há em edições em diferente resolução. Se procurarem em alguns CDS GRAVAÇÃO arca AAA, AAD, ADD, DDD que explicam alguma variação de resolução. Mas em princípio, se o CD toca, toca como tocaria no primeiro dia que foi prensado, sem perdas, já que é digital, ou sim, ou sopas. Não é a mesma coisa que o analógico em que há múltiplas possibilidades de o som gravado ser adulterado.

Viva,
Convém não esquecer que um CD comercial é prensado, logo a qualidade de material de que este é feito e a qualidade da prensagem,  são de extrema importância para a qualidade de som. O que não falta é relatos de casos de CDs que  sendo prensados em países que não o de origem da gravação apresentam  qualidade de som mais fraca, onde se ouve falar muito destes casos é nos sites brasileiros dedicados à audio.

Ora nem mais !
Há uns anos atrás a ripar um cd de áudio de prensagem Brasileira aconteceu-me que o mesmo se desintegrou em mil pedaços dentro da drive, o que reflete bem a afirmação do Forista Manuel1.
Julião
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/4/2014, 11:16

Duas patologias do CD-Audio:

Bronzing
http://www.hyperion-records.co.uk/bronzed.asp
http://www.classical.net/music/guide/society/krs/excerpt3.php

Fungos
http://www.nature.com/news/2001/010627/full/news010628-11.html
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/1402533.stm

Penso que esta informação é útil para aqueles que tal como eu compram CDs usados.
A primeira maleita é muito rara mas infelizmente os CDs com fungos aparecem com alguma regularidade, dependendo um pouco das características climáticas do país de origem.

R
ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: