HDMI da TV e da zon box queimadas! Porquê??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

HDMI da TV e da zon box queimadas! Porquê??

Mensagem  tiagottx em 5/3/2013, 18:54

Vivas!

Deparei-me com um problema já pela 2ª vez, e pelo que falei com algumas pessoas que percebem bem mais do que eu do electronica, o problema parece não ser assim tão simples.

1º o meu plasma Panasonic avariou 2ª vez com o mesmo problema: o integrado que gere as entradas HDMI queimou (logo a TV não liga). O integrado não se vende separado e a placa onde este se encontra custa 320€ nova. Da 1ª vez comprei uma placa usada no ebay por 100€ e safei-me. Desta vez ainda não sei como vou fazer. 2º ao avariar a TV, também a ZON box ficou com a saída HDMI avariada (não sai sinal). Da 1ª vez pensei que fosse a TV a avariar a box, mas parece que é capaz de ser ao contrário(?).

3º foi-me dito (por técnicos isentos na matéria) que tem sido frequente aparecerem TVs com os integrados das fichas HDMI queimados, devido à possibilidade de a box enviar um pouco mais de corrente e estes integrados serem demasiado sensíveis, e que isso se pode dever à tomada onde tenho os aparelhos ligados não ter a ligação de terra feita e ser o TV a levar com a patanisca via HDMI em vez desta sair da box directamente para a terra!

Tenho uma régua com supressão de picos, mas isso não interfere com a terra pois não?

Será verdade o que me disseram? Mais alguém teve algum problema do género?

Como vou conseguir resolver o problema de modo a não me acontecer isto novamente? Sei que vou ter que confirmar se a tomada está ou não ligada à terra, mas haverá outra solução?

Obrigado desde já Smile
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Re: HDMI da TV e da zon box queimadas! Porquê??

Mensagem  jpinto em 5/3/2013, 21:16

O que refere é verdade, o problema é que a ZON utiliza uma terra diferente da que tem em casa pelo que acaba por ser o TV que faz a ligação entre as duas terras. Mesmo que a TV não tenha ligação de terra pode haver outro equipamento (DVD, etc.) ligado à TV que tenha e feche o circuito entre as terras.

A solução é intercalar um isolador no cabo coaxial que vem da ZON, mas não sei se não vai interferir com a receção de alguns canais.

Da pesquisa que fiz o VRD-1FF da Jensen (http://www.jensen-transformers.com/iso_vid.html) é uma hipótese mas nunca o experimentei.

Existem uns baratos mas quando experimentei um deles houve muitos canais que deixei de ver.(http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=145_146_151&products_id=42232)

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 201
Pontos/Reputação : 355

Mensagem  tiagottx em 5/3/2013, 22:41

Então vou ver como consigo resolver isto, talvez usando um isolador. Senão que alternativa tenho? Já me falaram em não usar tomadas com terra para não passar para outros aparelhos ao tentar a ligação à terra via ficha de corrente.

E sendo assim, alguém sabe se a ZON terá responsabilidade legal na avaria da minha TV? E se sim, posso provar isso e obrigá-los a pagar o arranjo da TV??

Obrigado Smile
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jpinto em 5/3/2013, 23:39

A solução de usar tomadas sem terra não recomendo uma vez que se pode tornar perigoso.
O provar não é fácil pois podem alegar que o problema é da terra da instalação eléctrica e que a terra da ZON é que está bem.

Outro operador que forneça Fibra Óptica é sempre uma alternativa se estiver disponível na zona. A ZON Fibra não serve pois não entrega Fibra Óptica dentro de casa.
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Henri em 6/3/2013, 19:48

Por acaso não ligas e desligas os cabos HDMI muitas vezes com os aparelhos ligados?

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 528
Pontos/Reputação : 200

Mensagem  tiagottx em 6/3/2013, 20:23

Henri escreveu:Por acaso não ligas e desligas os cabos HDMI muitas vezes com os aparelhos ligados?

Nem por isso. O que ligo e desligo frequentemente é a régua com protecção de picos que tem master/slave, sendo o master a TV, que liga/desliga os slaves (zon box, blu-ray e media player) sempre que ligo/desligo a TV...
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Henri em 7/3/2013, 04:29

É que ao meu irmão já aconteceu queimar o cabo HDMI mais o conetor HDMI do leitor de BD por fazer ligação dos aparelhos com eles ligados!

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 528
Pontos/Reputação : 200

Mensagem  jpinto em 7/3/2013, 22:20

Tinha um cabo de antena ligado entre a Box e a TV?
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  tiagottx em 12/3/2013, 15:51

Eu tinha o cabo coaxial que vem da parede (tomada de antena) ligado à zon box, e a zon box ligada à TV via HDMI.

Se por acaso o isolador não funcionar por eliminar alguns canais da zon, qual será a alternativa que tenho para que isto não me aconteça novamente?

E já agora, alguém me aconselha algum tipo de seguro para electrodomésticos, ou algum seguro de recheio da casa que cubra avarias?

Obrigado.
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Brás em 12/3/2013, 17:50

Pelo que sei normalmente a EDP tem um seguro para eletrodomésticos, não sei é se cobre esse tipo de avarias, mas é uma questão de ver
Abraço Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  tiagottx em 12/3/2013, 18:18

A EDP só pagaria se houvesse problemas com a rede na zona (que não foi o caso), e quase de certeza que seria preciso haver mais vizinhos a queixarem-se do mesmo, ou eu ter mais aparelhos avariados em casa.

O correcto aqui seria queixar-me à zon, mas não tenho como provar que foi a box que queimou a TV. Só encontrei um post de 2009 de um user de outro forum com um problema idêntico, em que tudo o que estava ligado à TV via HDMI ficou queimado (zon box, computador, etc...), e tudo aponta para culpa da zon box.

E se eu falasse que a TV estava avariada ainda eram capazes de dizer que foi a TV que queimou a box (assim trocam-me só a box como estando avariada e nessa altura irei ter lá outro TV a funcionar bem).

Não haverá nenhum "filtro" para meter no HDMI entre a box e a TV??? Ou maneira de a ligação de terra não ir para a TV via HDMI???? Posso deixar de usar a HDMI da box e passar a usar só scart, mas não estava a querer perder o HD...

Eu quero lá saber se a box da zon se esfuma toda! O que não quero é a box a lixar o restante equipamento Evil or Very Mad
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jpinto em 12/3/2013, 20:00

Só mesmo o isolador que referi vai resolver o problema se pretendes continuar na ZON. Vi que na Mauser já têm outro isolador que cobre as freq. da ZON:

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=145_146_151&products_id=42231

Se ligar um cabo coaxial entre a saída de antena da BOX e a TV pode ajudar a nivelar as terras, passa a fazer-se pela ligação da antena, que em principio será mais resistente, em vez da HDMI mais sensível.

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  tiagottx em 27/3/2013, 12:23

Obrigado a todos pela ajuda a perceber melhor como isto aconteceu.

De qualquer maneira estou a pensar fazer uma reclamação à zon, pois um técnico consegue verificar que o integrado tem queimadas as portas referentes à HDMI1, e para além disso já é a 2ª vez que acontece, tendo eu vários aparelhos ligados à TV, mas todos com ligados a tomadas com proteção de picos e essa mesma tomada fica desligada quando não em uso. Apenas a zon box mantém o cabo de antena ligado à "rede" zon e por sua vez à TV, não tendo a saída RF da box ligada a aparelho nenhum!

Também a saída HDMI da zon box ficou sem funcionar!

No entanto se alguém mais entendido em electrónica tiver alguma sugestão para conseguir provar ou pelo menos mostrar por A+B que a box é a responsável ou a mais provável causadora de a TV ter queimado as HDMIs, agradecia que me ajudassem.

Obrigado desde já Smile
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  rmz em 9/5/2015, 12:00

Boa tarde Tiagottx,

Inscrevi-me neste forum ser um espaço bastante interessante e gostar de musica, mas também porque ao procurar no Google por avarias relacionadas com HDMI encontrei este tópico.

Acontece que o meu caso é precisamente igual ao seu, tenho o HDMI (unico ainda por cima) avariado na minha TV derivado a uma avaria da BOX, do qual, reportado e inspecionado pela operadora, a seguradora da operadora recusa-se a assumir responsabilidades...como seria de esperar.

Ando à procura do maior numero de casos possíveis para que juntos consigamos dar uma maior exposição sobre este caso e até mesmo alertar pessoas que não estejam dentro do assunto e se relacionem com o mesmo a se juntarem, para que se consiga responsabilizar as operadoras que simplesmente metem aparelhos em nossas casas, propriedade deles, pagos e bem mensalmente e que simplesmente podem danificar os nossos aparelhos e devido ao poder e abuso que possuem tentam atirar o assunto para baixo do tapete, o que mesmo que queira rescindir o contrato por justa causa nem consigo de momento.

rmz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 4
Pontos/Reputação : 11

Mensagem  Blink em 9/5/2015, 22:34

Todos os LCDs que tinha em casa no espaço de 4 anos tiveram avarias, um JVC ficou com um risco na vertical, a muito custo a JVC do Porto lá substituiu fora da garantia, depois um Medion avariou o tuner, tive que comprar uma box de TV para fazer de tuner, a seguir avariou a fonte de uma Samsung de 32", tive que comprar uma na SparesSamsung na Lionesa em Leça do Balio.

Na semana passada avariou a T-Con de outra Samsung de 37" LE37M, tive que a comprar no Ebay e montá-la.

São avarias a mais e a causa é com toda a certeza o sinal da TVcabo que deve enviar picos de corrente quando existem arranjos na zona pelo pessoal nada especializado e contratado a Empresas de eletricidade sem o menor controlo de qualidade.
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4695
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1978

Mensagem  rmz em 10/5/2015, 10:52

@blink

Sei bem o que isso é. Quando tive TV Cabo (antes mesmo de ser ZON) também tive diversas TV's avariadas (tanto CRT como LCD) e as avarias eram quase sempre semelhantes e relacionadas com o sintonizador. Nessa altura, como não tinha BOX, o cabo coaxial era ligado directamente à TV... felizmente os equipamentos eram recentes e na garantia, o que não foi preciso muita coisa para os ter reparados. E confesso, na altura nem suspeitava que era da TV Cabo, a suspeita só surgiu quando começou a ser algo recorrente, e ao ler diversos testemunhos iguais, então juntou-se as peças.

Agora que tenho BOX, o cabo é ligado directamente à BOX e esta é ligada via HDMI à TV... a box avariou, e como consequência queimou a minha entrada HDMI.

É revoltante isto acontecer porque sabemos as causas (assim como eles sabem muito bem) e simplesmente arquivam o caso por não haver indicios de picos de corrente.

1º Barbaridade - Eles não estão a monitorizar a minha rede 24/7 para saber se há ou não picos de corrente.
2º Barbaridade - O facto de não haver picos de corrente detectáveis agora, não implica que não tenham ocorrido durante a avaria.
3º Barbaridade - A BOX HD avariou, com ou sem picos, ela avariou o HDMI da minha TV. Apurando-se a causa da avaria ou não, o que é facto é que ela avariou o HDMI da minha TV.

E depois temos outro pequeno detalhe extra a adicionar, que provavelmente é relevante. As Boxs HD recebem energia por um transformador, ou seja, não têm qualquer tipo de fio terra para proteger de eventuais picos de corrente. Então caso estes ocorram (seja via Coaxial ou não) a descarga vai ter que sair para algum lado... resultado? Provavelmente pelo HDMI. Consequência: TV danficada ou entrada HDMI danificada.

rmz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jpinto em 10/5/2015, 15:49

O problema nada tem a haver com picos de corrente mas com a diferença de potencial entre a terra do cabo coaxial e a terra da instalação eléctrica.

Este problema não acontece só em Portugal se fizer uma pesquisa na net vai encontrar muitos casos.

O problema está a aparecer com muito mais frequência porque:
1. A interface HDMI é bastante mais sensível que as anteriores interfaces (Antena, SCART, etc)
2. A existência de uma ligação de terra no Televisor, ou em algum componente ligado a este (por exemplo amplificador) ou na cadeia de ligações (subwoofer ligado ao amplificador).

A questão é complicada uma vez que esta diferença do potencial na terra não é da responsabilidade do operador mas também não é sua.
Pode ser culpa de uma instalação eléctrica na sua zona ou na zona onde o operador está a colocar a sua ligação de terra.

O que está mal é que não existe qualquer lei que obrigue o operador a colocar transformadores de isolamento no coaxial à entrada de sua casa, se aparecer uma lei deste tipo os operadores por cabo vão muito possivelmente ter de rever as suas infra-estruturas devido à atenuação introduzida.

Conselho nunca ligar só a box por HDMI à TV, ligar sempre um cabo coaxial entre a box e a entrada coaxial da TV, ou melhor ligar um cabo coaxial entre a tomada coaxial na parede e a TV (as box mais modernas já não trazem uma saída coaxial para ligar à TV). Deste modo a corrente entre terras não vai fluir com tanta intensidade na interface HDMI.

A solução é colocar um filtro que isole a terra do coaxial do operador no entanto se o sinal do operador não for suficiente para compensar as perdas de sinal introduzidas pelo filtro a box pode deixar de funcionar em alguns canais.

Claro está que se puder trocar para um operador que lhe entregue Fibra Óptica dentro de caso este problema deixa de existir.

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  rmz em 11/5/2015, 12:08

jpinto

Obrigado pela explicação. Mas parece, a meu ver, que continua a ser uma responsabilidade da operadora porque as instalações electricas existem à mais tempo que a TV Cabo (ou outro serviço via coaxial) e nesse sentido penso que seja de inteira responsabilidade da operadora estudar as instalações existentes de forma a poder adaptar a sua de uma forma segura para os clientes... reunir as condições de qualidade e segurança e se eventualmente não o tenham conseguido atempadamente, corrigir os eventuais erros quando eles sucedem ao invés de "fugir" como se nada tivesse acontecido, visto que tanto a rede como as boxs que eles instalam nas casas dos clientes é cedida ao clientes mas não deixam de ser propriedade das operadoras.

Tenho conhecimento de diversos casos, tanto em Portugal como lá fora, mas alguns deixam-me intrigado, e exemplifico concretamente a MEO, uma vez que esta operadora não usa COAXIAL mas sim ou ADSL ou Fibra... e vi alguns casos em que o mesmo aconteceu a clientes desta operadora...

rmz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: