Dúvida com minidisc Sony JA-30ES

Ir em baixo

Dúvida com minidisc Sony JA-30ES

Mensagem  Rui_Rodrig em 27/2/2013, 18:21

Vivam foristas:

Alguém com experiência de aparelhos minidisc me sabe dizer se tenho ou não um problema
no meu minidisc Sony acima referido ?

O que se passa é que, em gravação em modo analógico, mesmo com o volume de gravação
aberto ao máximo, não consigo saturar a entrada do sinal, o que deveria ser visualizado
nos vuímetros existentes no ecrã, como excedendo o valor máximo de 0dB, entrando na
zona identificado com "over" a vermelho !... Portanto, nunca consigo que seja actuada
essa zona que deveria corresponder, pelo menos, a entrada de sinal elevada !...
Quem conhece estes componentes compreende melhor o que estou a tentar descrever. Shocked

Qualquer info sobre este assunto é muito bem vinda e agradecida antecipadamente.

O aparelho, o Sony JA-30ES, encontra-se em estado impecável e não gostaria de
descobrir que existe aqui algum problema que envolva reparação pois acho muito
difícil actualmente arrranjar o que quer que seja para estes aparelhos ... Sad

Obg e cumps,
Rui
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Pontos/Reputação : 197

Re: Dúvida com minidisc Sony JA-30ES

Mensagem  New Challenger em 28/2/2013, 08:58

Bom dia Rui,

qual a fonte que está a ser usada?

A entrada analógica é direta da fonte ou passa por um amplificador? O que estás a tentar gravar?

Normalmente ele deveria chegar a esse topo...dependendo do sinal, mesmo sem minidisc inserido ele deveria servir de monitor com uma fonte e carregando no REC.

Já experimentaste com uma ligação direta de várias fontes?
E no digital? Chega ao vermelho?

A verificar-se que fica tudo na mesma talvez possa haver alguma anomalia.
Neutral

Sons na Serra:TagMclaren 60i + 60iRv;CD Pio PD 9700; Minidisc MD JA 50ES/ JA 333ES/ JA 555ES;
Video
:Pioneer VSX 1015; DVD Pio DV 989; Monitor Audio Silver 7/ 10i/ Kef Coda 7/ + NAD T763/  RS1/ RS LCR/ BR2 / Rel Quake; LED Philips 47PFL7606H

Outside: Minidisc MZ-Rh1.
New Challenger
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 1741
Ocupação : Mandar políticos à fava
Interesses : Dedicar-me aos hobbies
Pontos/Reputação : 734

Mensagem  Rui_Rodrig em 2/3/2013, 19:28

Obrigado pela ajuda, New Challenger:

Realmente também acho que devia actuar esse led por cima do "over" vermelho, de acordo com o descrito no manual
e, aliás, pelo senso comum, quando se abre o volume de gravação ao máximo, estando já os vuímetros a bater nos 0dB ...

Quanto à gravação, estava a fazer dum CD e tuner passando pelo amplificador em analógico. Em digital ainda não liguei
ao CD por falta de cablagem adequada ... Os meus componentes no armário sem em grande número e é trabalhoso
mudar os cabos atrás dos componentes ... dado que o amp tem 2 ligações de tape não vejo como possa estar a limitar
o sinal na saída pois não depende da posição do volume; está sempre em loop.

Qual o procedimento a seguir para tentar isolar o problema ? Question

Obg e cumps,
Rui
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Rui_Rodrig em 8/3/2013, 19:47

De novo de volta a este tópico, decidi fazer os testes que me aconselharam e desisti de insistir na passagem pelo amplificador das ligações entre a fonte e o deck minidisc.

Aproveitei e comprei um cabo digital coaxial para tirar dúvidas na gravação em digital no minidisc.

Deu um bocado de trabalho para mudar e colocar cabos na parte de trás das prateleiras onde estão os componentes mas, o que se consegue sem trabalho ?

Assim liguei em primeiro lugar um leitor de CD NAD C515BEE por digital coaxial à entrada correspondente do deck minidisc Sony JA-30ES e sem utilizar minidisc, apenas em monitoragem, consegui fazer acionar os leds vermelhos por cima da marca "over" na escala, rodando o botão de gravação não muito, logo a seguir aos 0dB ! Very Happy
A seguir tentei a mesma solução mas ligado por cabo analógico RCA e entrada analógica no deck ... Igual resultado: "over" atingido com led vermelho mas desta vez com maior rotação do botao de gravação ! Very Happy

Razão tinha o New Challenger em propôr a ligação directa fonte --> deck ! Idea

Fiquei muito contente porque a atenuação que o amplificador estava a introduzir com as impedâncias e as diferentes sensibilidades (julgo eu), estava a fazer-me pensar que o meu deck estava com algum problema ! Mais um Deck Mnidisc que está em condições de funcionamento e estado impecável, próprio para colecção.

Obrigado pela ajuda ao fórum que realmente serviu na perfeição ! Razz

Obg e cumps, especialmente ao New Challenger,
Rui
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  New Challenger em 9/3/2013, 19:30

Olá!! Fico contente em ter ajudado!

Isso quando é assim...é ligação direta e mais nada! Smile Laughing Laughing Laughing

E era uma pena esse deck ir para a bancada ou ser posto de lado, se aprecias isso, além de ser uma máquina interessante e de boa construção!!

abrç
cheers

Sons na Serra:TagMclaren 60i + 60iRv;CD Pio PD 9700; Minidisc MD JA 50ES/ JA 333ES/ JA 555ES;
Video
:Pioneer VSX 1015; DVD Pio DV 989; Monitor Audio Silver 7/ 10i/ Kef Coda 7/ + NAD T763/  RS1/ RS LCR/ BR2 / Rel Quake; LED Philips 47PFL7606H

Outside: Minidisc MZ-Rh1.
New Challenger

Número de Mensagens : 1741
Ocupação : Mandar políticos à fava
Interesses : Dedicar-me aos hobbies
Pontos/Reputação : 734

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares