SAMUEL canta Adriano Correia de Oliveira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SAMUEL canta Adriano Correia de Oliveira

Mensagem  joevalve em 2/2/2013, 12:59

Por vezes na vida somos surpreendidos com coisas simples mas que nos dão um prazer enorme.
Os meus amigos sabem que sou um incondicional admirador de Adriano Correia de Oliveira e da sua obra e acho que os discos de homenagem que lhe foram feitos são no minimo decepcionantes (os que conheço).
Outro dia vi num canal de cinema o filme sobre a vida e obra de Florbela Espanca e lá se dizia que Florbela morreu duma profunda tristeza.
Não sei se Adriano morreu de tristeza quando desistiu de viver "magoado" com a sociedade, mas tenho a certeza que gostaria de ouvir este CD que me foi ofertado.

Trata-se do "Trovas do tempo que passa" - festival 4 cidades (fundão, marinha grande, montemor-o-novo e vila real de santo antónio) editado em 1997 pela Stacatto com a refª SPM 004 e onde Samuel interpreta 10 canções emblemáticas de Adriano Correia de Oliveira, a saber:

Roseira Brava / E alegre se fez triste / Cantar de emigração / Lira / Vira velho / Tejo que lavas as águas / Menina dos olhos tristes / Capa negra, rosa negra / Canção tão simples / Trova do vento que passa.
.
Sempre admirei Samuel um dos cantores muitas vezes esquecido do nosso panorama musical (como muitos outros Maria Guinot, Afonso Dias, Jose Campos e Sousa, Francisco Naia, etc etc) ao ponto de possuir praticamente toda a sua obra (exceptuando um single) e este disco apenas veio confirmar aquilo que eu já sabia: uma magnifica voz, um excelente cantor, um disco magnifico, calmo e sereno, mas com a simplicidade das coisas bem feitas.
.
Este cantor simples, de voz pausada e musical, que tem alguns dos seus discos editados por ele próprio (edição de autor) merecia sem dúvida uma melhor atenção e divulgação pois tem talento mais do que suficiente para tal mas vivemos num país em que a cultura é assunto esquecido e apenas o que dá dinheiro é editado. Eu que tenho muita coisa deste género musical nem sabia da sua existência até à presente data o que só prova a fraca divulgação que certo tipo de cultura musical tem no nosso Portugal mas se calhar a culpa é minha que ando desatento.
.
Se gostam de Adriano, tentem comprar este cd e deliciem-se com esta maravilhosa homenagem a um dos cantores de intervenção que há-de sempre fazer parte da nossa memória cultural.

Do Samuel recomendo igualmente os seguintes discos:

LP "Ao alcance das Mãos" editado em 1979 (refª rca victor PL 40152)

participação no lp/cd "Fala do homem nascido" com poemas de antonio gedeão e a participação de tonicha, carlos mendes e duarte mendes

participação no cd "Pelo sonho é que fomos" (refª profisom 100198) editado em 1998 e que teve a colaboração vocal de manuel freire, carlos mendes, paco bandeira, lucia moniz e joaquim pessoa.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1165
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1334

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: