Questão com amplificador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Questão com amplificador

Mensagem  _nimitz_ em 28/1/2013, 09:23

Caros,

Venho questionar-vos se já vos aconteceu, ou têm conhecimento de uma situação similar.
Não sei se será um problema, ou alguma "panca" com o amplificador.

Conforme outros tópicos, efectuei recentemente alguns testes entre o Dac e PCs (ligação USB), troca de colunas, etc.

Ora, por duas vezes aconteceu-me algo estranho: ligo tudo, meto a tocar, fecho os olhos, e o som parecia estar todo balanceado para o lado esquerdo. Paro, meto a tocar novamente igual. Chamo a esposa, que percepciona o mesmo. Junto às colunas, de facto a da direita apresentava o som muito ao fundo, como que parecia falhar...
Da primeira e segunda vez que tal situação aconteceu, desliguei o amplificador, o DAC, desliguei e voltei a ligar os cabos na coluna direita. Volto a ligar de seguida e tudo ok.
Como tinha andado a mexer em tantos cabos, colunas, trocas...não fiquei muito preocupado.

Ora entretanto, e a descrever em tópico do meu sistema, refiz as terminações dos cabos de coluna (no lado da coluna) e tenho já as colunas novas (as que tinha eram emprestadas). Ou seja, está tudo normalizado e no sitio, ao nível de ligações e mexidas.

Ontem à noite, voltou, pela terceira, vez a acontecer-me o tal fenómeno. Desta vez, não mexi em rigorosamente nada. Apenas coloquei o AMP em standby, e voltei a ligá-lo, e voilá....tudo normal.

Estou um pouco preocupado...

Alguma ideia?

Agradeço desde já a vossa ajuda.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Re: Questão com amplificador

Mensagem  MASantos em 27/3/2013, 19:08

O seu amplificador é integrado? Tem balance?
Indique por favor os aparelhos que tem no seu sistema.

Se o amplificador já tiver alguns anos e balance, os potenciometros poderão ter acumulado sujidade e oxidação, e causar este problema. Aconteceu no amplificador do meu pai algo semelhante ao que descreve e resolvi com um bipass ao controlo de balance, pois não era utilizado.

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Pontos/Reputação : 86

Mensagem  _nimitz_ em 27/3/2013, 22:08

Caro Manuel,

O amp é integrado, um NAD C316, mas tem cerca de 1 e 4 meses.
Tem de facto balance, mas nunca utilizado.
A questão já não se manifesta há algum tempo, mas de facto, para o final estaria mais inclinado para qualquer coisa no potenciómetro (possivelmente por estar praticamente sempre na mesma posição) do que com qualquer cabo mal ligado.
Obrigado.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo