Gasoleo em Portugal, será mesmo tudo igual ao litro?

Ir em baixo

Gasoleo em Portugal, será mesmo tudo igual ao litro? Empty Gasoleo em Portugal, será mesmo tudo igual ao litro?

Mensagem  manel1 em 10/12/2012, 13:20

Há mais de meia dúzia de anos que sou cliente Galp, o cartão de pontos lá vai cativando, mas com os aumentos de preço há cerca de um ano que vai o gasóleo que estiver mais à mão, da Galp costumava usar o Gforce, pois parecia-me render mais, mas entretanto depois de usar gasóleos diferentes de várias marcas fica difícil dizer se os combustíveis ''aditivados'' serão realmente melhores, ou se uma marca e melhor que a outra.

O mais recente estudo da DECO indica que as diferenças em termos de rendimento e protecção do motor são negligenciáveis e que é preferível usar o combustível mais em conta. Já anteriormente tinha aparecido um estudo de uma entidade privada cujo nome não me lembro a afirmar o mesmo, é caso para dizer, estamos a ser enganados? qual a vossa experiência?

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2069
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Gasoleo em Portugal, será mesmo tudo igual ao litro? Empty Re: Gasoleo em Portugal, será mesmo tudo igual ao litro?

Mensagem  enxuto em 10/12/2012, 13:47

Não ponho em hipermercados.
Mas acho que deve ser tudo igual. É para não ficar a pensar nisso.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Gasoleo em Portugal, será mesmo tudo igual ao litro? Empty Re: Gasoleo em Portugal, será mesmo tudo igual ao litro?

Mensagem  tiagottx em 10/12/2012, 14:51

O meu carro é diesel e tem quase 10 anos (Megane 1.5 dCi). Comprei novo e desde o inicio que sempre usei galp e BP. Sempre me deu (de vez em quando) uma mensagem de erro da injecção, sem NUNCA parar ou deixar de responder ao acelerador.

Há 2 anos que passei a meter gasoleo do jumbo e continuou na mesma, até há 2 meses em que começou a não pegar logo à primeira depois de estar umas boas horas parado (e quando está frio pega só ao fim de 4 ou 5 tentativas). Assim que pega parece engasgado e deita algum fumo claro, mas passados 20-30 segundos fica ok e anda o que for preciso sem se queixar. Já troquei velas e manteve o problema. Garrafinha STP para limpar injectores não resolveu. Próximo passo será uma limpeza de injectores.

Agora se será coincidência ou resultado do uso de combustível barato? Não sei. Mas apesar de estes motores terem a fama de problemas de injecção e mensagens de erro, nunca falhou e só ao fim de 2 anos a usar só jumbo é que me apareceu um problema. Agora não sei dizer se será do combustível, ou se será normal devido às estórias que se ouvem de problemas de injecção nestes motores, mesmo com quem usa sempre combustível de marca...

Consumos não noto diferença, e faço 30kms diários por estrada nacional e com alguns cruzamentos/sinais e a minha média anda entre os 3,9 e os 4,3lts/100, consoante a pressa e o pé no acelerador.

A única coisa que posso afirmar que notei diferença é que o combustível de marca me deixa o carro um pouco mais silencioso...

My 2 cents Smile
tiagottx
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Mensagem  enxuto em 10/12/2012, 14:54

Belíssima média.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  luis lopes em 10/12/2012, 15:34

no meu caso já uso á cerca de 15 anos, o gasoleo TOTAL.
pela simples razão de estar sempre mais barato que a concorrência.
não faço medias de 4,?,...mas faço 9,5/10 bounce
luis lopes
luis lopes

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  manel1 em 10/12/2012, 16:29

luis lopes escreveu:no meu caso já uso á cerca de 15 anos, o gasoleo TOTAL.
pela simples razão de estar sempre mais barato que a concorrência.
não faço medias de 4,?,...mas faço 9,5/10 bounce

9,5/10 What a Face , nesse caso eu não mudava de gasóleo, mudava de carro.

manel1

Mensagem  luis lopes em 10/12/2012, 16:36

neste caso é um prazer adquirido Very Happy
é um mitsubishi pagero Razz
luis lopes
luis lopes

Mensagem  manel1 em 10/12/2012, 16:54

nesse caso Gasoleo em Portugal, será mesmo tudo igual ao litro? 969831

manel1

Mensagem  joevalve em 10/12/2012, 18:31

Pouco ou nada percebo de carros ou de gasolinas e similares.

Há cerca de 10 anos comprei um toyota yaris 1.0 MMT caixa automática e perguntei ao meu cunhado motorista profissional de transporte de combustiveis que gasolinas deveria usar e/ou evitar. O conselho foi que apenas não metesse da TOTAL por motivos que na altura me explicou e que tinham a ver com o rendimento.

Até hoje sempre meti da BP, Galp e gasolinas low cost (estas de há 5 anos a esta parte) e nunca tive problemas de qualquer espécie. Não noto qualquer diferença de rendimento e da última revisão dos 100.000 kms foi-me dito na toyota que tudo estava ok com o carro.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1173
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1347

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  luis lopes em 10/12/2012, 19:04

existe sempre discussão acerca de combustiveis Suspect
que esta ou aquela é melhor,... mas penso que não existem assim tantas diferenças Question
luis lopes
luis lopes

Mensagem  Mfigueiredo em 11/12/2012, 17:17

Pelos vistos os combustíveis à saída da refinaria são todos iguais. Depois são aditivados pelas marcas. No fundo estes aditivos servirão para alguma limpeza dos injectores e muito markting.

Eu uso normalmente BP standard, mas também, esporadicamente, low-cost e não noto diferença nenhuma no comportamento do carro. Já usei uma ou outra vez do premium e não notei rigorosamente nada. Apenas ao pagar!

Uma recomendação que me parece fazer todo o sentido é que para quem usar apenas low-cost, fazer um depósito do aditivado uma vez por ano. Assim limpa os injectores.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Gasoleo em Portugal, será mesmo tudo igual ao litro? Empty diesel

Mensagem  prmourap em 11/12/2012, 21:42

Também tenho uma Megane 1.5 dci e a única diferença que consigo detetar da premium prá low cost é o ruído de funcionamento, ao ralenti em carga/aceleração. A minha megane tambem faz 3.9 aos 100km Basketball mas com muito cuidade quase pisar ovos... por isso ando pouco ou nada com ela, prefiro ir de metro...Laughing

O diesel talvez seja o combustivel mais dificil de detetar beneficios e grandes diferenças do premium pro low cost. A gasolina nota-se muito mais a diferença.
prmourap
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 253
Ocupação : som pra cabeça
Interesses : auto e som
Pontos/Reputação : 135

Mensagem  Mfigueiredo em 12/12/2012, 12:17

prmourap escreveu:Também tenho uma Megane 1.5 dci e a única diferença que consigo detetar da premium prá low cost é o ruído de funcionamento, ao ralenti em carga/aceleração. A minha megane tambem faz 3.9 aos 100km Basketball mas com muito cuidade quase pisar ovos... por isso ando pouco ou nada com ela, prefiro ir de metro...Laughing

O diesel talvez seja o combustivel mais dificil de detetar beneficios e grandes diferenças do premium pro low cost. A gasolina nota-se muito mais a diferença.

Num curso de condução defensiva que fiz há tempos, uma das coisas que aprendemos é que o acelerador deve ser pisado como se lá tivesse um alfinete a espetar no pé!

A partir desse curso, passei a fazer médias de consumo bem melhores e a demorar o mesmo tempo nas viagens diárias que fazia para o trabalho (50 kms para cada lado!)
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: