Restauro e upgrade aos Quad 33 e Quad 405-1

Ir em baixo

Restauro e upgrade aos Quad 33 e Quad 405-1

Mensagem  FBatista em 23/11/2012, 21:13

Chegou o momento de rever os 2 Quad 33 e 405-1. Começei por estudar alguns documentos publicados na NET por gente bem mais entendida sobre o 405. Encontrei modificações reconhecidamente interessantes e engraçadas a este amp. .

A minha intenção é restaurar a condição física original dos aparelhos e o melhoramento moderado de alguns componentes. Para isso recorri a kits da DADA Electronics.
O site e blog destes tipos é um sacrário de boa informação sobre os QUAD.

Neste momento ambos funcionam : mas não apresentam fiabilidade digna. O 33 tem falhas nos potenciómetros,nos botões de selecção e é temperamental nas fichas DIN. O 405 funciona bem mas tem por vezes surpresas desagradáveis na entrada DIN. O 405 apresenta ainda um dos 2 condensadores insuflado estando o outro também a caminho. Já nem sequer os ligo ! Em termos de qualidade sonora não noto degradação. 40 Anos de existência e a evolução nos componentes electrónicos, justificam perfeitamente a revisão.

Os Kits da DADA básicamente pretendem restituir a electrónica ao seu estado original, actualizam valores de tensões e impedâncias para maior compatibilidade com a aparelhagem de hoje em dia e também podem propor a alteração de tomadas. Como é o caso do 405 onde me verei livre das DIN para RCA. Exceptuando um ou outro kit, não pretendem introduzir modificações de maior ao equipamento. Para isso há outras soluções.

Aguardo portanto a chegada de :

Para o Quad 33 :
- Potenciómetro 47K Linear com comutador On/Off (isto ficará de reserva para o caso do comutador pifar)
- Kit de resistências e condensadores para restauro e compatibilidade de tensões

Para o Quad 405 :
- Kit de resistências, condensadores, Ampop de entrada Burr Brown OPA604 , cabelagem interna, tomadas RCA, tomadas banana e conectores de placa banhados, massa térmica, para restauro e compatibilidade.
- Kit placa circuito impresso com 2 rectificadores de onda completa e 2 bancos de 20.000uF (que totalizam 40.000uF sobre o mesmo transformador).

De resto vou separar alimentação e sinal, que neste momento circulam num mesmo chicote, no interior do 405, limpar, pintar.
No 33 também limpar e pintar caixa bem como indicações no paínel posterior.

Portanto para já, será 80% restauro e 20% actualização.

De toda a documentação que tenho lido, tenho aprendido bastante, em primeiro lugar. Há um considerável número de modificações mais a fazer, para maior estabilidade, qualidade ou potência. Mas isso será novamente para o futuro ! Darei talvez atenção ao excelente artigo de Berndt Ludwig que no campo da estabilidade sugere - entre várias coisas - a utilização de condensadores (de medida por ele específicada) como filtros na entrada do primário e saída do secundário do transformador. É também dele (embora já fosse do meu conhecimento) a sugestão de separar fisícamente o chicote principal de cabelagem em 2 : de alimentação e sinal.
Aqui fica o link :Berndt Ludwig on the QUAD405

Este autor merece admiração pelos conhecimentos que apresenta, pela forma como expõe os assuntos e por desfazer de forma razoávelmente lógica alguns mitos da electrónica-audio.

Até mais novidades !
FBatista
avatar
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 02/06/2010
Pontos/Reputação : 102

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro e upgrade aos Quad 33 e Quad 405-1

Mensagem  FBatista em 23/11/2012, 21:16

Dado o bom estado da caixa do 405 resolvi dispensar a re-pintura. Vou apenas limpar e tratar a pintura existente. A poupança de tempo já me permitiu iniciar o restauro das Sansui Sp2000 - depois farei o relato.

Chegado o kit de componentes dei início à troca dos condensadores por um banco de 4 condensadores e 2 rectificadores. Trata-se da conversão para "Dual Mono Power Supply", ou fonte de alimentação independente por canal.

A 1ª tentativa resultou no que as fotos melhor descrevem.
Foram trocados parte da cabelagem, as tomadas de entrada RCA e saída de banana. A ficha DIN foi completamente desligada. Todo o circuito primário do transformador mantém-se intacto: tomada, fusível, selector de tensão de entrada e cabelagem.


Apesar de perfeitamente funcional, o aspecto não me agradou mínimamente. Resolvi substituir totalmente a cabelagem com excepção dos blindados de entrada (que são bastante bons) e tratar de arrumar tudo convenientemente.
Resulta que :


Procurei separar alimentação de sinal e saída. Apenas num ponto há cruzamento entre estes : junto ao transformador com a cabelagem do primário. Mas para reduzir possíveis interferências, a passagem é feita a 90º entre estes. Isto justifica porque os RCA foram movidos para a esquerda do equipamento : unicamente para aproveitar o chicote blindado numa posição onde fosse fácil juntar a este a saída do canal esquerdo e o cabo blindado de entrada do canal esquerdo, mantendo entrada e saída o mais longe possível da cabelagem de alimentação. De todas as modificações que tenho visto na net a maioria arruma as RCA's à direita, fazendo a passagem por baixo em parelelo com a alimentação da PCB do canal esquerdo e com a "loom" do primário.

Os cabos blindados de entrada foram mantidos com o mesmo comprimento.


As fotos foram feitas com o amplificador em teste : daí os cabos que aparecem ligados.


Terminada esta fase, vou prosseguir com a troca de componentes numa e noutra placas do 405.
Farei uma de cada vez por forma a poder comparar o antes e depois, com um canal terminado e outro por terminar.
No fim, é limpar e tratar as laterais, topos e dissipador.

Talvez ouse algum tipo de modificação mais arrojado neste amplificador, daqui a um bom tempo.

FBatista
avatar
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 02/06/2010
Pontos/Reputação : 102

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro e upgrade aos Quad 33 e Quad 405-1

Mensagem  FBatista em 23/11/2012, 22:39

Dando continuidade ao tópico, está práticamente terminado.

O LED no 405 desfez-se literalmente durante as operações. Foi substituido por um de alto brilho e calculada a resistência para atenuar os cerca 55v que a alimentam.


Pormenor das placas 12368.6 depois de aplicado o Kit DADA
Removido : C3
Substituido : IC1, R4. R6, R7, R8, D1, D2 C2, C3, C4, C5, C10
Acrescentado : 2 condensadores em paralelo com os díodos


Quanto ao QUAD 33
Foi aplicado outro kit DADA, substituida a DIN de Output e reposta a tinta do lettering no paínel posterior.
Placa de alimentação : antes e depois
A Quad tinha pensado utilizar uma saída de 5V através da DIN de output, como on/off trigger ao quad 405. Ao que julgo saber, a ideia foi abandonada.
Neste kit a Dada propõe a remoção dos componentes de rectificação desta tensão, uma vez que não têm uso. No entanto pode haver interesse em preservar este circuito, para comandar por exemplo um circuito externo de acoplamento e protecção de altifalantes.



A placa de pré de Phono antes e depois




1ºensaio do sistema



A reposição do lettering do paínel posterior



Trabalho final do Quad 33


Ainda falta limpar potênciometros e contactos dos botões de selecção. Deixei essa tarefa para o fim e como depois de restaurado não apresentam problemas, talvez dispense esta operação.
Ficou por fazer ainda a alteração aos ganhos de entrada das placas DISC e TAPE.

E a razão porque não modifiquei ainda as placas DISC e TAPE é precisamente por desconhecer o nível de saída do Thorens TD145 e da restante aparelhagem que faz uso da entrada TAPE.

Em termos de medições : mantém-se o nível de saída do 33 em 0,5v, mas das medições que efectuei o pré satura a partir de 1,536v, com bypass aos filtros (bass e treble) e input de 636mv @ 1kHz.

A sensibilidade de entrada foi diminuida num factor 2,5.
Em termos de ganhos tudo se mantém : unitário para entrada TAPE, 50 para a PHONO e 2 para Volume e Tom.

Falta agora :
uma caixa externa para acoplamento de altifalantes
uma caixa para comutação de saída de linha, saída Phones.

Tenho reparado que na prática não existe um valor standard na saída de linha em HIFI. Por esta razão vou incluir 2 VU's analógicos na 2ª caixa que referi, para fornecer ao 405 o melhor sinal possível, sem saturação com o objectivo de melhorar a SNR do amp.
Algo assim :

Gostei muito de fazer este trabalho. Os kits DADA são bastante bons. E deu coragem para outros voos !

No próximo post referir-me-ei à qualidade sonora alcançada com este trabalho.

FBatista
avatar
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 02/06/2010
Pontos/Reputação : 102

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro e upgrade aos Quad 33 e Quad 405-1

Mensagem  FBatista em 24/11/2012, 00:29

Em termos técnicos :

Medições feitas logo após a aplicação do KIT DADA no 405, dignas de registo : tensão contínua presente na saída é de 1,9mV no canal esquerdo. E 2,4mv no canal direito .

O secundário do transformador é na verdade constituido por 2 enrrolamentos iguais e vêm originalmente ligados em paralelo formando um só de maior potência. Ao aplicar o kit DUAL Mono PSU o paralelo no secundário é desfeito passando a haver 2 secundários separados, 2 rectificações e 2 filtragens de 20.000uF. Segundo a DADA isto melhora o crosstalk.

O OP de entrada passa a ser o BurrBrown OPA604.

Em termos qualitativos :

Nos ensaios pós remodelação utilizaram as Sansui SP2000 (do costume), o Rotel RA-11 como prévio. E mais tarde o conjuge Quad 33. Como fonte, foi apenas utilizado o HKardon HD980.

A primeira ligação sem qualquer fonte acoplada, revelou muito pouco ruído de fundo.
A ligação ao Rotel RA-11 como prévio, introduziu algum ruído de fundo, pouco mas para mim sempre desagradável. Em termos de qualidade sonora, notei maior expressividade nos agudos, mas não me impressionou.

Quando ensaiado com o Pré 33, pude perceber que estes 2 modelos dificilmente se poderão separar um do outro. É excepcional ! Mantém-se a característica sonora da QUAD : tive uma certa nostalgia do antigo AMPOP de entrada LM301A (mais maduro, insensível a infantilidades sonoras, profundoe concentrado na alma musical). Ruído de fundo é inexistente estando a 1 mt dos altifalantes. É apenas audível se aproximar o ouvido de qualquer um altifalante da coluna.
Numa postura honesta para com o OP604, fui bastante disponível para com este ampop. E o resultado foi satisfatório ao fim de pouco tempo ! Mais expressão de agudos, o mesmo detalhe nos médios. Pouca alteração nos graves, que a mim sempre me agradaram diga-se ! Nota-se perfeitamente que os tweeter e 2 super-tweeters das SP2000 trabalham agora mais. O diálogo entre os 2 squawkers nos médios é mais interessante e revela maior profundidade de palco.

Ainda no campo do ruído: uma coisa agoniante era o ground loop que se formava sempre que ligava por exemplo o portátil com o alimentador deste ligado. Isto, é agora coisa do passado ! É notável, não se ouve agora nada !

Portanto o saldo final é muito positivo ! A sensação é a de sólida remodelação feita e plena confiança no estado de funcionamento e qualidade sonora deste equipamento !

Como já referi no último post, falta agora arranjar maneira de implementar um circuito de acoplamento das colunas.

Continuo interessado em melhorar a sonoridade deste sistema !
Tenho pena que este sistema não tenha comando à distância ! Seria certamente o meu principal equipamento de todos os dias, que no caso é o Rotel RA-11 !
Ainda estou em ensaios com o 33/405 !

FBatista


Última edição por FBatista em 24/11/2012, 15:56, editado 1 vez(es)
avatar
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 02/06/2010
Pontos/Reputação : 102

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro e upgrade aos Quad 33 e Quad 405-1

Mensagem  Carlomar em 24/11/2012, 13:24

Excelente reportagem.

Obrigado por partilhares
avatar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro e upgrade aos Quad 33 e Quad 405-1

Mensagem  FBatista em 16/12/2012, 19:58

Estimado Carlomar obrigado pelas suas palavras !

Caríssimos há algum progresso, mas pouca novidade !

Pegando na ideia que ficou no último post de criar uma caixa com circuito de protecção de altifalantes, VU de saída de linha, comutação de saída de linha, saída para auscultadores a qual junto comutação de entrada de linha : tenho já todos os componentes para a fabricar.

O circuito de protecção de altifalantes a utilizar é o Velleman K4700 (que já inclui um transformador encapsulado). Depois de montado funcionou perfeitamente. Faz acoplamento e desacoplamento e oferece protecção DC. Tem também terminais específicos para desacoplamento manual de colunas. É bastante robusto. Foi a minha 1ª experiência com kits Velleman e gostei bastante. Bem explicado e material bastante robusto. A qualidade da PCB é notável !

O mesmo digo para o kit Stereo de vuímetros LED K4305. Funcionou à primeira mas terei ainda de providenciar um transformador [10-15]V dc. Também possuí entrada de linha ou amplificada e regulação de 0dB. Mais uma vez, material bastante robusto e manuais sucintos mas bem explicados (alguma experiência é necessária) !

Os vuímetros analógicos são parte de um kit composto por 2 vuímetros e placa de circuito de comando. Encomendado da net, já vinha pré-montado, foi apenas questão de ligar tudo : funciona perfeitamente e possuí regulação (sinal de linha ou amplificado) para acerto de 0dB. É bastante robusto. Nas fotografias não se percebe mas os vuímetros têm cerca de 35mm de lado.

Utilizarei o mesmo jack de 6,5mm comutado nos 2 canais
Os restos serão os acessórios a utilizar RCA e bananas de paínel, RCA e bananas de cabo, comutadores de 2 e 3 posições, encastres de LED's e pés de feltro.

O principal agora é trabalho de madeira.

Vamos às fotos :

A caixa antiga (feita há 4 décadas pelo meu pai) cuja única função era de providenciar saída de auscultadores a partir da saída amplificada
Como é evidente foi reciclada a partir de uma velha caixa de 20 cigarrilhas da Fábrica de Tabaco Estrella, de São Miguel, Açores. Contém um carimbo que data 26-Abr-1973




Os kits Velleman K4700 e K4305



O kit de vuímetros analógicos e respectiva placa de comando


A caixa de chá Laughing Laughing adquirida de propósito, onde tudo vai ser integrado


Os restantes acessórios :

os RCA's, os encastres de LED 5mm, os pés de feltro (AKI), os comutadores e os RCA isolados de paínel (cuja estética justifica a sua utilização)


as fichas de banana de mola (gosto bastante destas fichas pela simplicidade, número de contactos e robustez no contacto) e banana Nakamichi


Enfim, aproveitei as últimas encomendas para repôr também algumas existências : depois de tudo integrado espero conseguir dar continuidade a outros voos (gostava de experimentar o 405 com um pré DIY a válvulas, tenho a ideia primária de que valerá a pena)

Boas Festas ao Forum
FBatista
avatar
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 02/06/2010
Pontos/Reputação : 102

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro e upgrade aos Quad 33 e Quad 405-1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum