A relação difícil entre os CTT e Alfândega

Ir em baixo

A relação difícil entre os CTT e Alfândega Empty A relação difícil entre os CTT e Alfândega

Mensagem  rjbv17 em 20/11/2012, 23:03

Provavelmente muitos de nós já passaram por experiência análoga à que vou relatar. Continuo a não perceber a lógica do "sistema" mas terei de dar alguma razão aos que consideram os funcionários públicos portugueses de primeira.
Para o meu novo projeto de DAC não tive outra alternativa senão mandar vir da China "O" kit desejado (recetor CS8414 e o AD1865 na conversão. Só o chip de conversão custava na Europa cerca de 1/3 do valor do kit completo na China (com um chip de primeira seleção).
E a tentação foi tal que não hesitei. Não faço ideia de que parte da China vem o kit mas o fabricante escolheu os Correios de Singapura para o transporte para a Europa. Mau, pensei eu. Vou ter que esperar mais de 1 mês até "a coisa" chegar (se chegar). Antes da data limite anunciada para expedição após pagamento, já os componentes vinham a caminho e, 6dias depois faziam-se anunciar no tracking dos CTT: "Receção Internacional às 9h18 do dia xx". Até ao fim do dia, "a coisa" não mexeu. Meteu-se o fds e nada. 2 dias após o fds e "a coisa" continuava paradinha. Liguei par o 707 qq coisa dos CTT para saber se era preciso fazer algo para "a coisa" se movimentar. Repetiram-me o que já sabia e que, enquanto não transitasse para a ATA/Alfândega, não se podia dar qualquer informação adicional. E teria que esperar pela notificação aduaneira, enviada por carta, para apresentar os comprovativos de pagamento para que se fizesse o cálculo do cúmulo de taxas aduaneiras a liquidar. Poderia enviar os comprovativos por e-mail.
Ingénuo, perguntei quando enviariam "a coisa" para a Alfândega e a resposta foi que não era assim que se processava porque era a Alfândega que se deslocava aos CTT para proceder à verificação da mercadoria/"a coisa". Até ao momento o (único?) funcionário da ATA não estava disponível. (Se bem me lembro, antes destas modernices inventadas pelos neo-liberais que nos (des)governam há uns anos a esta parte, a malta dos CTT e da Alfândega trabalhava junta, tinham o mesmo Patrão, e a coisa fluía naturalmente).
Em conclusão, amanhã fica igualado o tempo que demora a vir do coração da China a Portugal com o tempo de espera que o nosso conterrâneo da Alfândega precisa para se deslocar aos CTT (Parque Expo, penso) apesar de se encontrar no mesmo local (corrijam-me se estiver equivocado).
Ainda perguntamos porque nos encontramos nesta situação angustiante. Este é mais um exemplo que pode servir de resposta.
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação : 378

A relação difícil entre os CTT e Alfândega Empty Re: A relação difícil entre os CTT e Alfândega

Mensagem  rneiva em 21/11/2012, 07:38

Lá está, quiseste enganar o nosso Gaspar e agora apanhas pela medida grande.

Eu até paguei IVA e mais mordomias por uma máquina de calcular com 30 anos que mandei vir dos USA. Mandei-lhes todas as provas que a máquina, uma HP, tinha essa idade. Nada, paga cão.

No outro dia mandei vir uns Rayban Kalichrome, 120 USD. Pois paguei 35 aerios de mordomias. Paga cão por uns óculos com mais de 30 anos.

É assim meu amigo.
rneiva
rneiva
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 392
Interesses : Hifi, Comboios miniatura, Musica
Pontos/Reputação : 397

http://marklinescalaz.blogspot.com/

A relação difícil entre os CTT e Alfândega Empty Re: A relação difícil entre os CTT e Alfândega

Mensagem  rjbv17 em 21/11/2012, 09:29

Não quis enganar ninguém. Fiz bem as contas, contando com os impostos todos e, decidi comprar fora o referido kit.

A questão não é nem foi essa. O que eu pretendi realçar foi o facto de o Estado não se preocupar em receber o mais depressa possível, o que estranho, dada a fome de dinheiro com que está.

rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  tiagottx em 21/11/2012, 11:40

Isso lembra-me uma temárica semelhante que também me faz muita confusão e que passo a explicar. Dada a necessidade de encaixar dinheiro, porque é que:

- no verão a polícia que anda na praia não multa mais vezes quem se cola à sombra das arribas?

- o trânsito em Portugal continua a ser um paraíso para os chicos-espertos que estacionam em cima dos passeios, andam com carros a largar mais fumo que uma plataforma petrolífera em chamas, vemos carros do xuning a fazerem mais barulho que um dragster, fala-se ao telemóvel com uma mão e guia-se com a outra?

- joga-se lixo (papéis, cigarros, etc, dejetos de cão...) para o chão como se estivessemos numa lixeira?

Toca a multar! Arranja-se mais dinheiro, e assim educa-se o tuga da única forma que ele aprende!

A ideia seria começar por corrigir as infrações às leis neste país, encaixando simultâneamente receitas.

E não me venham falar em caça às multas, porque a lei existe e é para cumprir! E quem a cumpre não é multado! Quem não deve não teme...
tiagottx
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Mensagem  rjbv17 em 21/11/2012, 11:55

Pois também concordo. Se todos pagassem, talvez fosse mais leve o castigo que alguns têm de suportar.

Mas, voltando ao tema, eis que me batem à porta com a desejada encomenda. O site dos CTT continua a informar "receção internacional".
Nem Alfândega nem taxas (eram só meia dúzia de euritos). Ah se o Gaspar sabe!! Ou será que chegaram à conclusão que era mais caro proceder à cobrança?! Ou será que ...
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  rneiva em 21/11/2012, 12:10

Ainda ontem fui ao Colombo e vi que estavam, como sempre, dezenas de carros mal estacionados à porta e o parque vazio.

Sinto-me estúpido por pagar, o que é que querem que diga ? Se eu fosse a Sonae, estava em cima da policia a todas as horas para os obrigar a multar.

Última edição por rneiva em 21/11/2012, 15:31, editado 1 vez(es)
rneiva
rneiva
Profissional
Profissional

Mensagem  tiagottx em 21/11/2012, 12:37

rneiva escreveu:Ainda ontem fui ao Colombo e vi que estavam, como sempre, dezenas de carros mas estacionados à porta e o parque vazio. Sinto-me estúpido por pagar, o que é que querem que diga ? Se eu fosse a Sonae, estava em cima da policia a todas as horas para os obrigar a multar.

É a essa "chico-espertice" que me refiro! Eu também prefiro pagar nessas situações... se calhar nós é que estamos a ser parvos, mas enfim... Se a polícia lá fosse todos os dias, encaixava uns trocos e ao fim de uma semana a coisa já tinha outro aspecto Evil or Very Mad

Voltando ao tópico, possivelmente só foi cobrado o imposto/selo e algumas taxas aduaneiras, não?
tiagottx
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Mensagem  rneiva em 21/11/2012, 15:33

A mim também foi cobrado IVA em função do valor do artigo. A burra foi a que me mandou aquilo, e a quem eu pedi para declarar que era uma oferta com um valor de 15 USD, que declarou o valor real pago.
rneiva
rneiva
Profissional
Profissional

Mensagem  enxuto em 21/11/2012, 19:02

@Tiagotx - às vezes há caça à multa que até mete impressão.

E acredita, há PSP/GNR que têm vergonha de serem obrigados a fazer certas coisas.

Porque o comando manda.

E mete impressão. Enquanto isso, roubam-nos à descarada.

P.S.: quantos pacotes de bolachas e leite com chocolate do mais barato para dar aos putos da escola se podiam comprar com as reformas do cavaco e outros, tipo j. jardim.

Ah, pois, as reformas do cavaco não lhe chegam para as despesas!

Loureiro, vara, etc, etc...

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  rjbv17 em 21/11/2012, 23:21

tiagottx escreveu:
....

Voltando ao tópico, possivelmente só foi cobrado o imposto/selo e algumas taxas aduaneiras, não?

Nada. Absolutamente nada!
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  chefeze em 30/11/2012, 10:32

faz-me lembrar uma historia que li sobre a apple, em que foi necessario montar uma assemblagem do novo vidro para o (creio) iphone, e foi neccessario reunir 2000 engenheiros em 2 semanas para o começo dos trabalhos, se fosse nos estados unidos provavelmente seriam necesario 2 anos, se fosse em portugal seriam e´melhor parar por aqui. Very Happy

chefeze
chefeze
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Interesses : gadgets-cinema 3D-musica
Pontos/Reputação : 119

https://www.facebook.com/groups/227400017313546/

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: