GLENN GOULD

Ir em baixo

GLENN GOULD  Empty GLENN GOULD

Mensagem  joevalve em 8/10/2012, 16:11

Numa daquelas revistas de domingo (publico de 7/10) vi um artigo interessante sobre Glenn Gould

http://pt.wikipedia.org/wiki/Glenn_Gould

E achei extremamente interessante a opinião que Francesco Piemontesi tem sobre o pianista e que passo a transcrever:

O som de Gould, as suas perspectivas, a forma como ele experimentava as técnicas de gravação vêm-me muitas vezes ao pensamento. Sinto-me grato pro ele ter deixado tanto material interessante para nós ouvirmos, lermos e nos entretermos.

Mas o aspecto mais importante do trabalho que Gould efectuou foi o seu caso de amor com o processo de gravação. Ele pensou a tecnologia como uma experiência criativa dentro da música clássica. Existe um video maravilhoso onde se pode vê-lo a brincar (com a ajuda de vários microfones) com diferentes tomadas de som num prelúdio de Scriabin.
As paisagens sonoras que ele cria através desse processo lembram-me um bom director de cena que nos mostra a mesma cena de diferentes ângulos e assim cria perspectivas psicológicas contrastantes. Do que entendo de Gould ele rejeitou a atmosfera quase religiosa da sala de concertos e desejava estabelecer uma relação mais equilibrada entre o artista e o ouvinte. Ele até "encorajava" o ouvinte a "manipular" o som das gravações para criar condições ideiais para uma particular peça de música.
Num artigo publicado nos anos 60 Gould escreveu:
"não existe nada que impeça um conhecedor dedicado de actuar como um engenheiro de som e exercer essas predilecções interpretativas que lhe permitam criar a sua própria perfomance ideal".

Este processo no qual foi certamente um pioneiro levou a resultados muito inspiradores; por exemplo, podemos ouvir como cria uma paisagem sonora na sua tardia gravação da VALSA de Ravel, quase como se estivesse a tocar com diferentes colocações de microfones, como fez com Scriabin. Só que a gravação de Ravel foi feita com o mencionado truque de microfone - foi a sua forma de tocar que fez isso tudo. Acho fascinante a sua coragem para tomar um caminho muito distintivo com as suas interpretações e muitas vezes com resultados maravilhosos - particularmente nas suas gravações de música do sec XX.

Mais adiante no artigo, Stephen Hough fala assim de Glenn Gould:

Apesar de parecer que Gould estava à frente do seu tempo - ou até mesmo que era um profeta - porque percebeu que algumas pessoas preferiam ouvir a sua música em gravações do que numa sala de concertos, ele não teve consciência de que a tecnologia iria tornar a música gravada tão disponivel e anárquica. A alta fidelidade através do álbum de vinil possibilitou-lhe uma vida confortável através dos rendimentos dos seus direitos de autor. O que seria impossivel no mercado actual, de ainda mais alta-fidelidade, streaming e reprodução, onde se levantam questões sobre a capacidade de manter o controlo sobre os direitos de autor a todos os niveis.
De qualquer modo, ele criou uma nova maneira de pensar sobre a música gravada, em que o album de vinil se tornou numa forma de arte em si própria - não apenas uma réplica da actuação ao vivo.


Achei piada colocar aqui estes 2 testemunhos (de entre os vários que compoem o artigo) numa época em que muita gente gasta milhares de euros em equipamentos audio para depois (não raras vezes) ouvir música mal gravada

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1171
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1344

https://sites.google.com/site/joevalve/

Voltar ao Topo Ir em baixo

GLENN GOULD  Empty Re: GLENN GOULD

Mensagem  Poguer em 8/10/2012, 17:45


Muito bom.!
Digno de partilha. cheers

Poguer
Poguer
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/08/2012
Pontos/Reputação : 14

Voltar ao Topo Ir em baixo

GLENN GOULD  Empty Re: GLENN GOULD

Mensagem  nununo em 22/1/2013, 11:52

O que me impressiona mais no Glenn Gould é a sensação que consegue criar de que cada mão dele tem uma personalidade diferente. Às vezes parece que há 3 mãos de 3 pessoas diferentes a tocar em simultâneo.

nununo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Idade : 46
Localização : Lisboa
Ocupação : Programador informático
Interesses : Artes plásticas, literatura, filosofia, música
Data de inscrição : 21/11/2007
Pontos/Reputação : 66

http://nunogodinho.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

GLENN GOULD  Empty Re: GLENN GOULD

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum