"Recuperação" de umas classicas 5 estrelas What´s HIFI

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

"Recuperação" de umas classicas 5 estrelas What´s HIFI

Mensagem  music em 24/7/2012, 22:55

HÁ quase cerca 20 anos tive como sistema umas colunas que nunca esqueci pois sempre as achei extremamente transparentes e surpreendentes para o preço em no (cerca de 45 contos na altura).
Esta colunas são as Kef Coda 8 e tratavam-se de umas colunas que se situavam apenas acima das coda 7 e abaixo das coda 9 (que já eram de chão) aqui fica uma breve retrospectiva destes modelos e suas características.

São as do meio. Smile

Hoje comprei a um amigo um par mas que se encontravam em estado significativamente fraco excepto as unidades (altifalantes) que se encontram irrepreensíveis.

Daí e por gostar da sua sonoridade ligada a uma certa nostalgia resolvi fazer uma recuperação das mesmas assim como uns upgrades a nível de isolamento e cablagens.

music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1558
Pontos/Reputação : 609

Re: "Recuperação" de umas classicas 5 estrelas What´s HIFI

Mensagem  music em 24/7/2012, 23:16

Encontravam-se todas cheias de cola por dentro e com ruidos e vibrações motivadas por um mau estado fisico.

Descobri ainda que se tratavam de umas colunas de series diferentes embora totalmente igual no Xover e nas unidades falantes.

Última edição por music em 25/7/2012, 09:27, editado 1 vez(es)
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 24/7/2012, 23:17

(continua).......

Por curiosidade verifiquei que ainda são vendidas por um preço elevado considerando o custo original em novas.

http://www.ebay.co.uk/itm/KEF-Coda-8-SPEAKERS-/110869702649?pt=Speakers_Subwoofers&hash=item19d05967f9

Última edição por music em 25/7/2012, 09:29, editado 1 vez(es)
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  filcas em 24/7/2012, 23:26

Boas music,

Curiosamente tenho umas Coda 9, foram as primeiras colunas de Hi-Fi compradas por mim em 1995 e durante muitos anos cumpriram a sua função e a sua sonoridade agradava-me bastante (em função das minhas expectativas na altura e dentro da sua relação qualidade/preço) e que apesar de estarem em bom estado estão também a meio de uma recuperação/upgrade. Estavam emparelhadas com um NAD 304 que também ainda tenho, aliás até tenho dois pois herdei por 'afinidade' outro Smile

Fico curioso na espectativa dessa reportagem, pode ser que saia daí alguma sugestão interessante para aplicar nas minhas! cheers

Abraço,
Filipe
filcas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 39
Ocupação : Eng. Civil
Pontos/Reputação : 59

Mensagem  manel1 em 25/7/2012, 08:03

Viva

Cheguei a ouvir as Coda 7 e lembro-me que gostei imenso, na altura para o preço era uma coluna excepcional. No final calhava bem uma pequena review do resultado final cheers

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2062
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  Paulo André em 25/7/2012, 08:09

Fico a aguardar os desenvolvimentos desse restauro Very Happy

Tive umas Coda7, essas 8 nunca ouvi mas calculo que sonoramente sejam similares ou melhores.

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + PS3
Fonte analógica: Thorens TD160MKII + Rega Bias + Norbert c/ regulação RIAA
Fontes digitais: Pioneer PD-S703 + Sony ST-SA3ES + Sony MDS-JB930QS
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5965
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Pontos/Reputação : 3208

Mensagem  Mfigueiredo em 25/7/2012, 16:58

Primeira sugestão:

Caixas novas em MDF de pelo menos 19 mm. Essas de aglomerado são uma "desgraceira".

Depois vem o resto.
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  music em 25/7/2012, 17:36

filcas escreveu:Boas music,

Curiosamente tenho umas Coda 9, foram as primeiras colunas de Hi-Fi compradas por mim em 1995 e durante muitos anos cumpriram a sua função e a sua sonoridade agradava-me bastante (em função das minhas expectativas na altura e dentro da sua relação qualidade/preço) e que apesar de estarem em bom estado estão também a meio de uma recuperação/upgrade. Estavam emparelhadas com um NAD 304 que também ainda tenho, aliás até tenho dois pois herdei por 'afinidade' outro Smile

Fico curioso na espectativa dessa reportagem, pode ser que saia daí alguma sugestão interessante para aplicar nas minhas! cheers

Abraço,
Filipe

Caro Filipe esse amplificador é muito bom já tive um 302 e era muito agradável ,vou reportando a ver o que poerá aproveitar para as coda9.
manel1 escreveu:Viva

Cheguei a ouvir as Coda 7 e lembro-me que gostei imenso, na altura para o preço era uma coluna excepcional. No final calhava bem uma pequena review do resultado final cheers

A relação preço qualidade é fantastica.

Paulo André escreveu:Fico a aguardar os desenvolvimentos desse restauro Very Happy

Tive umas Coda7, essas 8 nunca ouvi mas calculo que sonoramente sejam similares ou melhores.

As coda 7 tenhem uma exelente gama média mas perdem-se um pouco em salas grandes devido á falta de graves. Estas premitem uma utilização mais versatil.

Mfigueiredo escreveu:

Primeira sugestão:

Caixas novas em MDF de pelo menos 19 mm. Essas de aglomerado são uma "desgraceira".

Depois vem o resto.

Olá caro Figueiredo agradeço a sugestão de facto o elo mais fraco são as caixas mas não as pretendo alterar mas sim reforçar e isolar.
A reconstrução é do ponto de vista de upgrade baseado no material residente e no beneficio da estetica.
Trata-se de um projecto de custo limitado considerando o patamar de coluna que é a coda 8.
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  filcas em 25/7/2012, 17:48

Mfigueiredo escreveu:

Primeira sugestão:

Depois vem o resto.

Olá Figueiredo,

De facto são muito fraquinhas em termos de caixa, aliás só assim conseguiriam chegar ao preço de venda que tinham na altura e mesmo assim com uma performance que foi referência durante muito tempo dentro do seu grupo de preço.

As minhas também estão a ser reforçadas e isoladas, mas mantendo a base...usando uma receita dum certo pastel que tu conheces

Abr
filcas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  music em 25/7/2012, 17:53

Devido ás vibrações do tubo ressonante resolvi isola-lo com alcatifa acustica.

Deixei ontem a colar as deficiencias da caixa já estive a ver e ficou 5 estrelas tudo no sitio.

music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 25/7/2012, 18:01

O proximo passo vai ser revestir (pintando) o interior plástico da frente e traseiras com silicone liquido para atenuar o som refletido em plástico.

A fixação do xover será a próxima preocupação pois ele estava totalmete solto apenas seguro pelas palhetas.

E ainda o reforço da parte interna com placa de MDF de 10mm para fixar melhor os parafusos da tampa de trás.

Última edição por music em 25/7/2012, 20:10, editado 2 vez(es)
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 25/7/2012, 18:43

music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 25/7/2012, 19:38

As caixas já estão emassadas para depois lixar e revestir a PVC faltando ainda o reforço anterior da caixa.

music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 26/7/2012, 19:38

Hoje foi dia de lixar e reforçar a parte traseira das Kef.
Se tudo correr como o esperado amanhã estarão aptas a levar o vinil (imitação de nogueira).

music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mfigueiredo em 27/7/2012, 09:29

Pelo menos os paineis frontal e posterior, que são em plástico, deveriam ser substituídos por material mais estável e amorfo. Nos paineis restantes, poderão ser usados travamentos a "meia-folha", em aglomerado, para reforçar esses paineis. Podem ser iguais ao que está na zona de encosto do painel frontal, por exemplo. Essas colunas, tal como as B&W da séria 3, são de boa qualidade para o preço e fizeram escola, precisamente por usarem materiais baratos e mesmo assim tocarem bem. Demonstra isto que a electrónica e o respectivo projecto são de boa qualidade, logo dando garantias de um aumento significativo de qualidade com umas caixas melhores.

Assim como estão, tocam os altifalantes, o tubo ressonante e ainda todos os paineis. Especialmente os frontal e posterior. Uma salgalhada de harmónicos.

Mas, na verdade, qualquer melhoramento que seja feito, por muito simples que seja, já é um ganho.

Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 27/7/2012, 11:07

Mfigueiredo escreveu:

Pelo menos os paineis frontal e posterior, que são em plástico, deveriam ser substituídos por material mais estável e amorfo. Nos paineis restantes, poderão ser usados travamentos a "meia-folha", em aglomerado, para reforçar esses paineis. Podem ser iguais ao que está na zona de encosto do painel frontal, por exemplo. Essas colunas, tal como as B&W da séria 3, são de boa qualidade para o preço e fizeram escola, precisamente por usarem materiais baratos e mesmo assim tocarem bem. Demonstra isto que a electrónica e o respectivo projecto são de boa qualidade, logo dando garantias de um aumento significativo de qualidade com umas caixas melhores.

Assim como estão, tocam os altifalantes, o tubo ressonante e ainda todos os paineis. Especialmente os frontal e posterior. Uma salgalhada de harmónicos.

Mas, na verdade, qualquer melhoramento que seja feito, por muito simples que seja, já é um ganho.

Tudo que foi feito vai de encontro a tudo aquilo que aqui diz.
As tampas foram optimizadas (silicone) , a caixa reforçada (mdf) , o tubo ressonante isolado (alcatifa acustica apertada) e ainda o revestimento exterior de PVC (vinilico) ainda lhe vai conferir uma ligeira absorção.

Para além disso , a colagem da tampa frontal será com cola e veda de alta qualidade e a trazeira fixada com 6 parafusos de 30mm e com borracha de 2mm de espessura a toda a volta.

Tenho ainda em linha de ideia fazer uma pasta de papel com cola para pintura interior conferindo ainda mais amorfosidade á caixa.

Acho que depois de tudo feito estas colunas ficarão significativamente melhoradas num dos seu principais defeitos que é a sua construção passiva.

Um dia que eu resolva fazer umas de raíz terei certamente outras ideias a tomar em consideração Laughing

Já agora aproveito para aqui apresentar a minha grande admiração pelos magnificos projectos de colunas que eu tive o prazer de ver e ouvir na casa deste nosso amigo ,tanto a nivel sónico como de contrução e acabamentos ...mágnificas!!!
Caro Figueiredo vc assim como alguns dos participantes de diy deste forúm são para muitos de nós uma inspiração para este tipo de trabalhos. Um bem haja a todos.

music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  radiospormedida em 27/7/2012, 16:59

Olá. Antes de tudo, parabéns pelo trabalho de recuperação.
De facto, um dos parâmetros a ter em conta, ao encetar um trabalho deste tipo, é qual a meta a atingir.
O meu caro amigo optou pelo caminho mais difícil. O de respeitar o que já está feito, tentando melhorar as prestações, sem sequer pedir para si o estatuto construtor das referidas colunas. Elas vão ser sempre umas KEF.
Garantidamente, o conselho que vi publicado anteriormente, de fazer umas caixas novas, seria menos trabalhoso e de melhores resultados. Mas, se formos por aí, poderia até optar por um outro formato, com outras medidas, outro cross-over, etc. etc. E no final, isso tudo poderia resultar num belíssimo par de colunas, mas nunca seria como o título diz , um trabalho de recuperação.

Abraços.

Carlos M.
radiospormedida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 93
Ocupação : Técnico de Electrónica
Interesses : Electrónica, Música, Ciências, Antiguidades
Pontos/Reputação : 166

http://radiospormedida.blogspot.com

Mensagem  music em 27/7/2012, 17:44

radiospormedida escreveu:Olá. Antes de tudo, parabéns pelo trabalho de recuperação.
De facto, um dos parâmetros a ter em conta, ao encetar um trabalho deste tipo, é qual a meta a atingir.
O meu caro amigo optou pelo caminho mais difícil. O de respeitar o que já está feito, tentando melhorar as prestações, sem sequer pedir para si o estatuto construtor das referidas colunas. Elas vão ser sempre umas KEF.
Garantidamente, o conselho que vi publicado anteriormente, de fazer umas caixas novas, seria menos trabalhoso e de melhores resultados. Mas, se formos por aí, poderia até optar por um outro formato, com outras medidas, outro cross-over, etc. etc. E no final, isso tudo poderia resultar num belíssimo par de colunas, mas nunca seria como o título diz , um trabalho de recuperação.

Abraços.

Carlos M.

Precisamente Carlos....
Era isso que eu pretendia dizer. Melhorar a prestação anulando significativamente os defeitos originais para além de outros contraidos com o tempo sem que deixassem de ser as Kef Coda 8.

Estas coisa ás vezes deixam-nos a pensar... e... resolvi alterar o plano inicial de forrar as colunas á cor de uma madeira retro e vou dar-lhe um aspecto renovado e refrescado de um carbono black 3D. Assim mantenhem o traço original Black mas agora com uma textura que aparentemente as torna mais modernas. Very Happy

(continua mais logo) Laughing
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 27/7/2012, 19:33

Depois de reforçada com MDF foi aplicada a pasta de papel com uma espatula numa camada de cerca de 2/3mm de espessura.

Amanhã voltarei ao trabalho com o vinil.
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ughö em 27/7/2012, 20:38

Muito interessante . Excelente reportagem !! cheers
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Interesses : musica; fotografia
Pontos/Reputação : 285

Mensagem  music em 27/7/2012, 21:03

ughö escreveu:Muito interessante . Excelente reportagem !! cheers

Obrigado ugho.

Ainda deu tempo para mais um arranjo.

Encurtei as palhetas dos xovers e apliquei uma pastilha de amortecimento autocolante na placa e assim ficou fixo sem qualquer vibração.

Originalmente era assim
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 28/7/2012, 18:23

Hoje foi dia de acabamentos exteriores.
Os procedimentos básicos estão nas foto.

Última edição por music em 28/7/2012, 18:55, editado 1 vez(es)
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 28/7/2012, 18:54

Aplicação do cola e veda nas placas frontais.

music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Blink em 28/7/2012, 21:27

Parabéns, está um trabalho de restauro com muita audácia, vai compensar com toda a certeza em termos sonoros. cheers
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4708
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1995

Mensagem  Paulo André em 28/7/2012, 21:32

Rui, o vinil é daquele autocolante?
já pensei nisso para folhear umas MA monitor7 e fiquei com receio que a cola seja fraca e que venha a descolar a curto prazo.

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + PS3
Fonte analógica: Thorens TD160MKII + Rega Bias + Norbert c/ regulação RIAA
Fontes digitais: Pioneer PD-S703 + Sony ST-SA3ES + Sony MDS-JB930QS
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5965
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Pontos/Reputação : 3208

Mensagem  music em 28/7/2012, 22:05

Blink escreveu:Parabéns, está um trabalho de restauro com muita audácia, vai compensar com toda a certeza em termos sonoros. cheers

Obrigado caro Antonio, acho que sim, estas colunas sofrem de ruidos parasitas de nascença, acho que este tratamento vai acalmar grande parte desses pequenos defeitos sem perder a estetica original, mas actualizando um pouco o visual.

Paulo André escreveu:Rui, o vinil é daquele autocolante?
já pensei nisso para folhear umas MA monitor7 e fiquei com receio que a cola seja fraca e que venha a descolar a curto prazo.

Paulo, este vinil é o auto adesivo e tem uma excelente qualidade a nível de dureza e aderência, contudo eu se folheasse umas monitor áudio escolheria madeira natural ou melamina, pois é um acabamento que tem mais a ver com essas meninas na minha opinião Smile .
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 29/7/2012, 09:00

Colunas montadas

Em fase de teste para concluir o restauro com ou sem upgrade de cablagens.

Em breve curta metragem das Kef em acção!
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Seaman em 29/7/2012, 12:45

Very nice indeed.
Seaman
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Pontos/Reputação : 61

Mensagem  filcas em 29/7/2012, 13:23

Caro music,

Excelente reportagem e obviamente óptima reforma das suas Kef Coda8, só falta mesmo a descrição de melhoria expectável na performance das 'novas' meninas.

Quanto à metodologia achei bastante interessante a abordagem que realizou, que em princípio contribuirá para um melhor comportamento da caixa, reforçando a sua estabilidade com o intuito de a tornar mais neutra e redução dos ruídos e ressonâncias características do avançar da idade, tanto mais que essas parece que terão levado um tombo dado o mau estado aparente.

Achei bastante interessante essa solução do papel com cola mas julgo que ela só contribuirá para o reforço efectivo dos painéis da caixa se aplicada com alguma espessura. Nas minhas Coda 9 (ainda não terminadas) usei uma abordagem diferente: reforço das juntas entre os painéis eliminando os cantos e isolamento interno (parcial) com tela acústica. No seu caso que tipo de papel usou? E foi preciso coragem para usar a varinha mágica...isso não lhe valeu umas pauladas com o rolo da massa???

A solução desse vinílico é curiosa e espero que se comporte bem ao longo do tempo pois um dos problemas que esse tipo de peliculas apresenta muitas vezes é a qualidade da cola usada que com o tempo se vai deteriorando. Já agora pode-se saber onde o comprou?...é uma solução estética interessante, pelo menos para colunas de pequeno porte e principalmente quando o revestimento exterior é difícil de substituir como é o caso destes Kef. As minhas estão em bom estado mas ainda assim ponderei alterar o acabamento mas não cheguei a conclusão nenhuma por duvidar da eficácia da colagem. Mesmo com a lixagem como foi o seu caso a aderência é reduzida!

A única das soluções que usou que tenho mais dívidas em termos de eficácia é a pintura de silicone nos painéis que julgo que não fará grande damping no comportamento dos mesmo, julgo que faria falta dar-lhe massa e espessura...

...mas aguardo a sua avaliação dos resultados....e parabéns pela determinação, isso foi dito e feito!!!

Abraço,
Filipe
filcas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Mfigueiredo em 29/7/2012, 14:35

Parabéns music. Estão com óptimo aspecto. Garantidamente também têm melhor desempenho. Essa da pasta de papel.....Pode ser um "ovo de Colombo"!

Obrigado pelas palavras amigas. É sempre um prazer confraternizar com os companheiros de hobby. A troca de experiências e conhecimentos só nos enriquece a todos. Um abraço.
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: