D.I.Y. - Transformação de Protetores auriculares!

Ir em baixo

D.I.Y. - Transformação de Protetores auriculares!

Mensagem  solrac611 em 15/7/2012, 21:32

Venho partilhar um projeto que fiz recentemente.
No trabalho uso SEMPRE protetores auriculares. E como adoro música, juntei o útil ao agradável.
Assim, com uns protetores auriculares, um leitor de MP3 e uns auscultadores, fiz o que realmente pretendia
Material utilizado;

3M Peltor Optime III (-30db)

Fones Panasonic RP-HT225 (com controlo de volume)

MP3 Creative Mosaic 4 Gb

Resultado:

Em termos de sonoridade, tem volume em quantidade suficiente (e obviamente não é usado no máximo!) e só peca pelas frequencias por volta dos 100Hz (estimativa de ouvido) que são cansativos em volumes mais altos.. talvez precise de recuar os altifalantes do ouvido.
Talvez se criar mais "caixa" entre o altifalante e o ouvido melhore nesse aspeto.. mas não sei, estou só a "pensar em voz alta" Laughing

Talvez com uns auscultadores de melhor qualidade o resultado final fosse também melhor, mas como tinha esses cá parados ainda na caixa, aproveitei-os..

Alguém já fez algo do género que possa dar alguma dica?
Obrigado a todos!
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 108
Pontos/Reputação : 192

mas...o protector com música não será perigoso ?...

Mensagem  radiospormedida em 15/7/2012, 23:30

mas...o protector com música não será perigoso ?...

Olá.

O auscultador "ideal" é o tipo "Open air", como de resto me parece ser o original. Nesse caso, a caixa de ressonância é o mundo circundante e ressoa a uma frequência baixíssima ( muito abaixo da mínima audível). Ao colocar o driver dentro do protector, deixou de ser "Open air" ( porque é fechado), passando a contar com o volume interior para determinar a frequência de ressonancia no tipo "infinito" . A frequência ressonante subiu então para um determinado valor (100Hz ?) que passou a ser escutado num nível mais forte do que o resto da música.

Não há uma solução "absoluta" para isso. Mas podemos incrementar o "baffle infinito" e tentar o melhor . Ao contrário do que pensa, interessa colocar o driver o mais próximo possível do ouvido. Isso proporciona, por um lado, a redução do efeito de "tubo" e por outro, aumenta o volume da caixa. Depois, perder algum tempo com o estudo da caixa. O que interessa é criar um labirinto que torne o caminho das ondas sonoras o mais longo possível até que retornem ao driver. Imagine uma coluna de boa qualidade, do tipo "infinirto" e tente reproduzi-la à escala. O labirinto pode ser feito com fibra sintética. Bom trabalho.

carlos m.
radiospormedida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 93
Ocupação : Técnico de Electrónica
Interesses : Electrónica, Música, Ciências, Antiguidades
Pontos/Reputação : 166

http://radiospormedida.blogspot.com

Re: D.I.Y. - Transformação de Protetores auriculares!

Mensagem  solrac611 em 17/7/2012, 22:18

Perigoso?
Sim e não..

Em determinados trabalhos poderá sê-lo, contudo no meu trabalho não o é. Não corro riscos por não ouvir o que se passa à minha volta. Aliás, ouço melhor eu com os protetores + música a volume moderado, do que um colega de trabalho com o ouvido "nú" Wink

Agora que fala no efeito tubo, lembrei-me que os anteriores que tinha feito, há uns 4 ou 5 anos, acho que ficaram com esse problema Neutral

Já lhe retirei uma especie de 2ª caixa no interior, aumentando assim a caixa e reparei que a ressonancia ficou mais abaixo do que estava. Reparo é que os medios ou medios/graves mesmo assim continuam cansativos.. talvez seja da qualidade dos ditos Fones que argumentavam o "super Bass" ou algo do género Razz

Mesmo assim, vou tentar fazer mais alguma coisa nas caixas, obrigado pelas dicas Carlos M. Wink

Carlos F.

EDIT: Os altifalantes já estão, desde o inicio, mesmo encostados aos ouvidos Wink
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 108
Pontos/Reputação : 192

Mensagem  Antero Pereira em 17/7/2012, 23:02

boas se der para meter mais esponja tipo a dos edredoes por tras dos fones assim faz aumentar o volume de caixa e talvez fique melhor

abraço espero ter ajudado

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Pontos/Reputação : 594

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: