Dac ou cd players ?

Ir em baixo

Dac ou cd players ?

Mensagem  maranellofan em 9/7/2012, 16:41

Meus caros, estou na dúvida entre estas três combinações possíveis para ouvir música:

-Dac (Audiolab Mdac) + Transporte (Blu-Ray Panasonic DMP-BD85) - via ligação óptica, ou
-Audiolab 8200 CDQ, ou,
-Marantz SA8004.

O que me dizem ?
maranellofan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 161
Pontos/Reputação : 116

Re: Dac ou cd players ?

Mensagem  manel1 em 9/7/2012, 18:20

Se tem muitos CDs é melhor o Audiolab 8200 CDQ, caso contrário é melhor o Mdac, mas ligado a um computador, como por exemplo o Mac Mini da Apple. O leitor de BD como transpore não deve ser levado muito a sério (a menos que haja uma surpresa). Não sei se há diferenças de qualidade entre as duas máquinas, mas o Mdac é mais barato.
Do Marantz também falam muito bem, mas se este entra na equação, então incluiria também o OPPO BDP95, que provavelmente é superior ao Marantz em termos de qualidade de som.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  99112 em 9/7/2012, 19:41

boas

DAC + transporte se for para musica de suporte digital (PC)
audiolab 8200 CD (tb faz de DAC) se for para música ou OPPO ou Cambridge que faz de tudo.

depois e uma questão de ouvir (essencial) e de orçamento.

cumps

99112
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 176
Ocupação : Técnico financeiro
Interesses : som, música, economia e finanças
Pontos/Reputação : 145

Mensagem  maranellofan em 12/7/2012, 16:13

O Oppo não conheço.
O Audiolab 8200 cdq para além de funcionar como dac externo, têm entrada para headphones, funcionalidade que também me interessa muito, mas é muito caro, e o representante atual não se anda a portar muito bem com as entregas.
Já o Marantz SA 8004, só o vejo no site americano, não consta no alinhamento cá pró europeus.
Será que está na calha um substituto?
maranellofan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Raines em 12/7/2012, 23:41

o M-dac vao estar a 700 euros na supersonido...

Ouvi dizer que vai sair uma nova revisao no final do ano com porta USB protegida de galvanizacao ou la o que era....Very Happy

O audiolab tambem esta com uma promocao na supersonido com o amp. amp 8200 e cd 1500 euros:D e acho que o cd tem um bom dac com todas as entradas:D

Raines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 140
Pontos/Reputação : 244

Mensagem  maranellofan em 19/7/2012, 16:13

Por acaso alguém sabe se o Marantz Sa 8004 vem para a europa?
Na gama atual, está disponível o Sa 7003 e a seguir está o KI-Pear Lite.
maranellofan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Valkilm em 24/7/2012, 22:04

Caros amigos,

Actualmente sou apologista de ter um leitor de cd de alta qualidade do que ter um DAC ou streamer etc, isto porque para um leitor de cd's o que não falta é hardware pois todos temos cd's e na lojas se vê cada vez mais cd's a venda apesar do que dizem

Segundo para ter a musica digitalmente temos que a ripar, e para isto precisamos de um leitor e/ou transporte ou cd rom o que nos leva ao inicio das coisas...

Em terceiro, um Oppo seja ele qual for nunca será igual a ter um leitor de cd's da Audiolab...isto a meu ver...

Embora não tenha vinil, no cd também há ritual, o cheiro de um cd novo, tirar da caixa, colocar na gaveta etc, no digital não tem nada disto, é insipido e sem "tacto", para mim tira metade da piada...
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 658
Interesses : AUDIO
Pontos/Reputação : 1073

Mensagem  manel1 em 24/7/2012, 23:15

Valkilm escreveu:Caros amigos,

Actualmente sou apologista de ter um leitor de cd de alta qualidade do que ter um DAC ou streamer etc, isto porque para um leitor de cd's o que não falta é hardware pois todos temos cd's e na lojas se vê cada vez mais cd's a venda apesar do que dizem

Segundo para ter a musica digitalmente temos que a ripar, e para isto precisamos de um leitor e/ou transporte ou cd rom o que nos leva ao inicio das coisas...

Em terceiro, um Oppo seja ele qual for nunca será igual a ter um leitor de cd's da Audiolab...isto a meu ver...

Embora não tenha vinil, no cd também há ritual, o cheiro de um cd novo, tirar da caixa, colocar na gaveta etc, no digital não tem nada disto, é insipido e sem "tacto", para mim tira metade da piada...

Viva

É um ponto de vista muito válido. Se eu fosse possuidor de uma sala dedicada ao áudio, também gostaria de ter uma boa colecção de CDs, infelizmente não tenho, nem uma grande colecção e principalmente uma sala dedicada e como dou grande importancia à componente estética de uma sala de estar onde tem de estar presente o sistema AV não vejo com muito bons olhos a presença de armários ou prateleiras para acomodar uma grande coleção de CD ou Vinil, aliás esta é uma das razões pela qual deixei de comprar LPs. Sob este ponto de vista uma colecção presente no disco rígido tem a vantagem de ocupar pouco espaço, estarem os albuns acessiveis através de um tablet e poder fazer playlists.
Para mim o mais importante é a qualidade de som, que é o que mais contribui para me envolver na música, o resto são cantigas. Mas concordo que ha um certo encanto em manusear CDs e LPs.

Quanto ao OPPO, já tive oportunidade de o ouvir, é uma excelente máquina, mesmo só para música e não sei se o Audiolab estará à altura deste, mas também não ouvi o Audiolab...

manel1

Mensagem  Valkilm em 25/7/2012, 21:00

Boas

Também concordo com o seu ponto de vista dado as suas condições de espaço...

Eu também tinha este problema em ter cds por prateleiras e gavetas e caixas...e resolvi comprando um móvel de 500 cds na Moviflor (passe a publicidade) com rodas, é simplesmente espectacular e está noutra divisão, quando quero ouvir vou ao andar de cima e tiro o disco...os restantes cd's então ficaram guardados nuns gavetões, mas colocando os que mais ouço neste móvel resolveu o assunto e a sala ficou "limpa"

Para mim o maior medo é dos discos rígidos avariarem com uma certa facilidade...no meu primeiramente para evitar perca de dados, formatei o disco e criei uma partição para o sistema operativo e outro para musica, dai que quando o sistema operativo ou o disco avariar o que muito provavelmente será nesta partição poderá ser possível recuperar os dados da partição de música, mas também poderá não ser possível, fazer redundâncias ajuda mas claro há sempre este receio.

Eu particularmente não sou adepto de playlists porque nunca tenho a vontade de ouvir o mesmo género continuamente ou ter estilos pré concebidos, chegou a casa e ouço o que me dá na real gana, claro que o dia de trabalho, chatices, alegrias etc condiciona isto, mas tiro imenso prazer em escolher da imensa colecção que tenho, discos para ouvir, olho para eles e decido o que ouvir...

Eu confesso que ter a discografia ali mesmo disponível para ouvir dando uns cliques em qualquer das milhares de musicas que temos é simplesmente espectacular...isto também está nos meus horizontes...

Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 26/7/2012, 00:24

Valkilm escreveu:
Boas

Eu confesso que ter a discografia ali mesmo disponível para ouvir dando uns cliques em qualquer das milhares de musicas que temos é simplesmente espectacular...isto também está nos meus horizontes...

Pois esse é um dos principais atractivos, quando falamos de um CD falamos de um album inteiro, muitas vezes, apetece apenas ouvir uma ou duas músicas de um album e andar sempre a trocar de CD não é muito prático e devido a isso muitos CDs ficam um tempão sem rodar e muitas músicas excelentes sem ser ouvidas, simplesmente porque não estão à mão, mas vou com calma que também lá chegarei, pois também esta no meu horizonte.

manel1

Mensagem  Valkilm em 26/7/2012, 17:54

O problema é ripar cententas e centenas de cd's...e qual o melhor formato? WAV concerteza, ou comprimir lossless para FLAC...mas com a guerra de novos formatos quem sabe o que aparecerá que venha colocar estes formatos obsoletos...
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MikeJazz em 27/7/2012, 02:45

Valkilm escreveu:O problema é ripar cententas e centenas de cd's...e qual o melhor formato? WAV concerteza, ou comprimir lossless para FLAC...mas com a guerra de novos formatos quem sabe o que aparecerá que venha colocar estes formatos obsoletos...

WAV e FLAC já existem há tempo. São formatos com bastante estabilidade, e o FLAC é o mais usado por um superior manuseamento dos metadados.

FLAC deixa-me satisfeito. Não noto diferença de qualidade face a WAV, mas há quem diga que existe.

MikeJazz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Pontos/Reputação : 54

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: