Sistema do solrac611

Ir em baixo

Sistema do solrac611

Mensagem  solrac611 em 8/7/2012, 23:20

Venho partilhar o meu sistema. Não é nada digno de audiófilo, talvez nem pretenda que o seja, mas é algo que me vai satisfazendo. Obviamente, o bicho do upgrade está cá todos os dias Twisted Evil

Fonte: PC com Asus Xonar Essence STX
Amp: Yamaha R-S700 black
Colunas: Mordaunt-Short Carnival1 (com umas bases em madeira para dar inclinação)
Sub: BK XXLS400 Black

O próximo upgrade será, sem dúvida, as colunas. Embora fique sempre pelas monitoras devido à colocação das mesmas, talvez vá para algo de 2 vias com woofer de 15/17cm.. E claro, que goste da sonoridade.
Posteriormente, talvez seja um DAC..
Pensei também trocar este sub, por dois mais pequenos e ter assim um em cada canal.. Mas neste caso só o faria se pudesse experimentar algo do género para perceber se o meu ouvido daria valor a tal investimento..
Bem, vamos às fotos..

E o escondidinho,

Sei que tem os seus defeitos logo a começar na fonte, mas para quem vem se som apenas professional (e talvez com maus vícios no que toca a volumes), isto está até bastante refinado em comparação com o que ouvi durante alguns anos.

Agradeço desde já qualquer crítica, seja ela qual for. Wink
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 111
Pontos/Reputação : 195

Re: Sistema do solrac611

Mensagem  manel1 em 9/7/2012, 00:04

Acho que para começar não está mal, as colunas são para acompanhar o monitor ou podem ser colocadas noutro local? é que mesmo essas, colocadas em cima de suportes podem tocar bem melhor.
Quanto ao som profissional é algo que eu gostaria de conhecer melhor, em tempos ouvi um sistema com componentes profissionais e ''aquilo'' soava muito bem, um destes dias vou investigar mais a fundo.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2062
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  solrac611 em 9/7/2012, 00:46

A ideia é que as colunas nao se distanciem muito do monitor..

Será que uma base composta por uma placa de granito e esponja entre o granito e a mesa, melhorava alguma coisa?

Eu tenho por ca algum material professional, mas ouvir a volumes baixos é um martírio, tal é o ruído de fundo.. talvez até tenha ruídos parasitas em algum aparelho.. ou então nao é defeito, é feitio..
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  music em 9/7/2012, 05:21

Bom dia Carlos, o sistema certamente pecará pelo fosso de frequencias que fica por preencher entre o sub e as monitoras.
Esse sub é muito bom para cinema em casa mas não para audio.
Tudo o resto somado a um melhor posicionamento e isolamento dos satelites e utilização de outro sub ficaria 5*****.
Abraço e parabens pela participação.

music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1558
Pontos/Reputação : 609

Mensagem  solrac611 em 9/7/2012, 10:11

Caro Rui,
Realmente noto que em musicas com BPM mais acelerados o sub nao acompanha como seria de esperar.. Contudo em ritmos mais lentos porta-se lindamente..
E claro, o fosso nota-se, daí eu andar a pensar numas colunas com mais corpo. Embora adore a sonoridade de medios e agudos destas M-S carnival1.. e ja agora, falando de aspeto, sao perfeitas!
Em termos de sub nao faço ideia quais os melhores para stereo..
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 9/7/2012, 10:41

parabens pela partilha do conjunto Very Happy
gosto das M.S. Cool
luis lopes

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  music em 9/7/2012, 17:25

solrac611 escreveu:Caro Rui,
Realmente noto que em musicas com BPM mais acelerados o sub nao acompanha como seria de esperar.. Contudo em ritmos mais lentos porta-se lindamente..
E claro, o fosso nota-se, daí eu andar a pensar numas colunas com mais corpo. Embora adore a sonoridade de medios e agudos destas M-S carnival1.. e ja agora, falando de aspeto, sao perfeitas!
Em termos de sub nao faço ideia quais os melhores para stereo..

Eu manteria as monitoras por tudo o que foi descrito.
O subs para pequenas monitoras devem de ter duas particularidades principalmente uma delas é que a unidade passiva composta por 1 ou 2 altifalantes não tenha dimensões acima das 8" e outra é que o crossover do sub permita com facilidade ajustar-se entra o corte dos 150 a 200Hz para acompanhar o que falta nessa monitoras.
É evidente que existem outros promenores importantes mas com esta dica é meio caminho andado para que tudo fique ainda melhor.
abraço
Rui
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  enxuto em 9/7/2012, 22:01

Por acaso sempre tive a dúvida se um sub de 10" ou 12" seria bom para stereo...

Tenho um Focal Cub2 que é de 8" e porta-se lindamente em stereo mas já pensei mudar para um maior para melhorar em cinema... mas na realidade este até vai chegando e tenho receio de ficar pior em stereo.

Ainda por cima este tem blindagem magnética o que pode dar jeito.

Ou seja, basicamente, o mesmo problema mas ao contrário.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  music em 9/7/2012, 22:30

enxuto escreveu:Por acaso sempre tive a dúvida se um sub de 10" ou 12" seria bom para stereo...

Tenho um Focal Cub2 que é de 8" e porta-se lindamente em stereo mas já pensei mudar para um maior para melhorar em cinema... mas na realidade este até vai chegando e tenho receio de ficar pior em stereo.

Ainda por cima este tem blindagem magnética o que pode dar jeito.

Ou seja, basicamente, o mesmo problema mas ao contrário.

Caro enxuto um sub de 10",12",15",18" pode ser exelente para audio mas a um nivél de colunas principais de maior porte e com capacidade de mais baixas frequencias.
Tive o prazer de ouvir recentemente na casa de um audiofilo amigo uma PipeDreams e as mesmas fazem-se acompanhar com dois subs com 2 unidadedes de 18" cada um. O que será caso para dizer que o patamar de sonoridade nada tem a ver com pequenas colunas monitoras .

Em casa deste amigo que aparece aqui no video:

Os subs são bons quando bem aplicados e afinados e compatibilizados com as colunas a utilizar, tudo tem a ver com o equilibrio dos factores intervenientes.
abraço
Rui
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  enxuto em 9/7/2012, 22:37

Pois...

De facto com as colunas monitoras que utilizo (b&w VM-1 e rega kyte) a afinação é simples. Com as maiores já custa um pouco mais.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  solrac611 em 9/7/2012, 23:05

solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ughö em 10/7/2012, 21:00

Por curiosidade o sub está ligado ao Yamaha ou directamente à placa de som ?

Está a alimentar as monitoras em full range ou faz alguma filtragem ?

A frequencia de corte no sub é ajustavel ?
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Interesses : musica; fotografia
Pontos/Reputação : 285

Mensagem  solrac611 em 10/7/2012, 22:15

O Sub está ligado ao Yamaha. Mas das duas formas possíveis. RCA Mono, e por High Level

As colunas estão em Full range.

Para colmatar o que se adivinha, ou seja, a coluna toca em Full range e não se pode abusar em altos volumes senão distorce o som na gama dos graves, tenho na placa de som um crossover em que consigo fazer corte na frequencia que quiser.
Assim, tenho 4 formas de som, se assim posso considerar. E passo a explicar;

1- Colunas/sinal em Full e Sub com RCA
Este é o tipo de afinação mais "universal". O sub só acompanha sem se destacar.

2- Colunas/sinal em Full e Sub com RCA + Sub High Level (este ultimo com mais volume, já que o sub permite afinações diferentes nas duas entradas em simultâneo)
Este já é mais forte no grave, em algumas músicas nota-se que o Sub existe e está lá, mas que faz falta em determinadas faixas (gosto pessoal)

3- Igual afinação do 1º, mas com corte por volta dos 70Hz no sinal que sai da placa de som.. As afinações no Sub mantém-se!
Em musicas com BPM rápidos (House, e similares) ouvem-se menos ressonancias, e ajuda a que a inercia do Sub não se note tanto

4- Igual ao 2º mas com o mesmo corte de graves no sinal. Basicamente é parecido com o 3º mas com grave mais pujante..

Tenho o High Level para o sub ligado no canal B. Assim é só carregar no botão para ligar o High Level.

E assim de repente, acho que disse tudo Cool
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ughö em 10/7/2012, 23:44

Não dá para tirar da placa duas saídas uma para o sub filtrada para cortar acima de uma determinada freq (digamos 80 Hz) e outra a fazer o contrario (filtrar abaixo dos 80 nesse caso) para ligar ao amp e por sua vez ás colunas ?

ou

O sub não tem ele próprio um filtro e uma saída filtrada ? Nesse caso o sinal sairia da placa de som para o sub e deste iria para o amp (só acima da frequência do filtro do sub)

outra pergunta. tem o subwoofer debaixo da secretaria ? se sim move-lo para outro local pode alterar (e melhorar) fortemente o som

(só a tentar ajudar)
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  solrac611 em 10/7/2012, 23:57

Percebo o que quer dizer.. faço isso com extrema facilidade num crossover que ali tenho da Behringer... mas na placa de som só posso ter 1 saída, e fazer um corte na mesma..
Quanto a outro posicionamento do Sub, ele é ENORME affraid , e queria evitar a todo o custo ter de o tirar de baixo da secretaria Wink
Agradeço qualquer ajuda ou critica Wink
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  solrac611 em 12/7/2012, 13:37

Ughö, esqueci-me de responder a uma pergunta;
O Sub nao tem qualquer saída filtrada. Se tivesse era maravilha pra essas experiencias Very Happy
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ughö em 12/7/2012, 20:32

então tres sugestões:

tentar desacoplar o pc e o amplificador da secretaria colocando cones ou esponjas+lajes de pedra talvez entre uma coisa e outra.

limitar as frequências reproduzidas pelo sub até aos 70 hz e deixar o resto para as monitoras

colocar material absorvente por baixo da secretaria (tipo um forro)

cumprimentos
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  solrac611 em 15/7/2012, 22:02

A pedra é o mais facil, pois trabalho numa fabrica de transformação de granitos Smile
Mas quanto ao "desacoplar" o Amp e o PC da mesa, qual a ideia? evitar ressonâncias?
Pensei que a ideia era só "desacoplar" as colunas da mesa scratch

O sub está a fazer corte nos 120Hz, e mesmo assim....

Debaixo da secretária, vou colocar uma "manta" de um material que não sei o nome, mas aparentemente parece uma espuma feitas de "restos".. deve resultar muito bem.
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ughö em 16/7/2012, 07:59

solrac611 escreveu:A pedra é o mais facil, pois trabalho numa fabrica de transformação de granitos Smile
Mas quanto ao "desacoplar" o Amp e o PC da mesa, qual a ideia? evitar ressonâncias?
Pensei que a ideia era só "desacoplar" as colunas da mesa scratch

O sub está a fazer corte nos 120Hz, e mesmo assim....

Debaixo da secretária, vou colocar uma "manta" de um material que não sei o nome, mas aparentemente parece uma espuma feitas de "restos".. deve resultar muito bem.

A ideia é evitar que as baixas frequências se reintroduzam no circuito de sinal por via da vibração a que os componentes estão sujeitos. Isto é , o sub faz vibrar a secretaria (que funciona como um transdutor gigante) , esta faz vibrar o amplificador e o PC , as vibrações traduzem-se em sinais eléctricos (microfonia) estes são reamplificados e gerar-se uma espécie de "feedback" de baixas frequências (normalmente à roda dos 100 Hz torna-se mais critico)

A ideia do corte no sub era evitar que este reproduza frequencias mais altas que os 70 Hz (para evitar a zona mais critica de ressonância)

A ideia da manta parece-me perfeita (estou a imaginar o material) - acho que esta é a primeira coisa a experimentar

Nota: isto são só ideias - não sou nenhum Guru da acustica . Se houver por aí alguém que ache que estou a dizer disparates faça o favor de intervir Very Happy
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  solrac611 em 16/7/2012, 22:51

ughö escreveu:

A ideia é evitar que as baixas frequências se reintroduzam no circuito de sinal por via da vibração a que os componentes estão sujeitos. Isto é , o sub faz vibrar a secretaria (que funciona como um transdutor gigante) , esta faz vibrar o amplificador e o PC , as vibrações traduzem-se em sinais eléctricos (microfonia) estes são reamplificados e gerar-se uma espécie de "feedback" de baixas frequências (normalmente à roda dos 100 Hz torna-se mais critico)

A ideia do corte no sub era evitar que este reproduza frequencias mais altas que os 70 Hz (para evitar a zona mais critica de ressonância)

A ideia da manta parece-me perfeita (estou a imaginar o material) - acho que esta é a primeira coisa a experimentar

Nota: isto são só ideias - não sou nenhum Guru da acustica . Se houver por aí alguém que ache que estou a dizer disparates faça o favor de intervir Very Happy

Não fazia ideia Shocked
Obrigado pelas dicas cheers

Quanto ao Sub agora estou baralhado.. O ughö diz-me que o sub devia andar sempre abaixo dos 70Hz, e o colega music diz-me que o sub ideal para música deveria ir aos 150/200Hz
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  music em 16/7/2012, 23:16

solrac611 escreveu:
ughö escreveu:

Não fazia ideia Shocked
Obrigado pelas dicas cheers

Quanto ao Sub agora estou baralhado.. O ughö diz-me que o sub devia andar sempre abaixo dos 70Hz, e o colega music diz-me que o sub ideal para música deveria ir aos 150/200Hz

O sub deve fazer a ligação do grave das colunas , eu sinceramente pelas características dessas colunas tenho a certeza de mesmo com ressonância elas não atingem os 100hz reais, daí a escolha recair num sub que esteja à vontade para trabalhar frequência mais altas.
Aconselho a experiencia pois pela escrita nada se pode tomar como certo, contudo estarei seguro que aquilo que eu aconselhei tanto a nível de frequências como de tamanho dos altifalantes é baseado em experiencias efectivas realizadas por quem já teve mais de uma dúzia de subs (eu próprio).

Para desbaralhar falta a experiencia, se morássemos próximo seria de todo mais fácil desmistificar o imbróglio.
Smile
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  solrac611 em 16/7/2012, 23:25

music escreveu:...

O sub deve fazer a ligação do grave das colunas , eu sinceramente pelas características dessas colunas tenho a certeza de mesmo com ressonância elas não atingem os 100hz reais, daí a escolha recair num sub que esteja à vontade para trabalhar frequência mais altas.
Aconselho a experiencia pois pela escrita nada se pode tomar como certo, contudo estarei seguro que aquilo que eu aconselhei tanto a nível de frequências como de tamanho dos altifalantes é baseado em experiencias efectivas realizadas por quem já teve mais de uma dúzia de subs (eu próprio).

Para desbaralhar falta a experiencia, se morássemos próximo seria de todo mais fácil desmistificar o imbróglio.
Smile

Barcelos fica perto de tudo lol!

Realmente, o pormenor do altifalante não ser muito grande, Fisicamente falando, supostamente é mais ágil..
E se o limite anunciado da coluna é de apenas 90Hz, não deve chegar aos 100 na sua melhor forma.
Como Sub Hi-Fi, é o meu primeiro Razz
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ughö em 17/7/2012, 07:08

A minha ideia era não sobrepor frequencias já reproduzidas pelas colunas no sub e por outro lado retirar os 100Hz debaixo da secretaria mas a minha experiência com integração de sub-woofers é limitada e admito perfeitamente que esteja errado. Um sub mais pequeno (com um altifalante mais pequeno) poderá não ser necessariamente mais ágil (depende da construção) embora tenha potencial para o ser. Por outro lado ao ir "mais acima" em principio "destapará a coberta" do lado de baixo ou seja também será (em principio - depende também da construção) menos capaz de ir ao extremo "low end".
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Re Sistema Solrac

Mensagem  Tomaz em 20/7/2012, 18:34

Queria só fazer notar como me parece desadequado o monitor em cima do Amp a vedar-lhe quase totalmente a dissipação de calor. No resto está mais que discutido e é um sistema muito interessante na minha opinião!

Tomaz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 31
Ocupação : Empresário
Interesses : cinema, literatura, fotografia, gastronomia
Pontos/Reputação : 57

Mensagem  solrac611 em 25/7/2012, 23:37

Tomaz escreveu:Queria só fazer notar como me parece desadequado o monitor em cima do Amp a vedar-lhe quase totalmente a dissipação de calor. No resto está mais que discutido e é um sistema muito interessante na minha opinião!

Sim, realmente há alguma área que devia estar livre e não está.. Mesmo assim ainda tem bastante área livre para libertar o calor do amp..
Em termos praticos está mais que perfeito, está tudo à mão... e como eu estou sempre a mexer, dá bastante jeito estar nesta posição Smile
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ughö em 26/7/2012, 07:21

em relação ao sub ...alguma novidade ?

abraço
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  solrac611 em 26/7/2012, 08:58

Em relaçao ao Sub, apenas descobri que este casa melhor com umas monitoras Rega RS1...
Comprei-as a excelente preço estes dias a um colega que se arrependeu quando as recebeu.. Enquanto me habituo a elas, e experimento tudo o que ha para experimentar em termos comparativos com as M-S, o Sub encontra-se desligado. Wink
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: