Um sistema alter-end [entre o low-end e o alternativo]

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Um sistema alter-end [entre o low-end e o alternativo]

Mensagem  jmarcedo em 3/6/2012, 00:16

Olá a todos,

Ando para colocar aqui fotos do meu sistema há já algum tempo, mas só agora foi possível.

O 'coração' do sistema é o pequeno Dynavox VR70E-2, que se tem portado muito bem neste primeiro ano de convivência. O som adocicado das válvulas permite uma fruição do tipo de música de que gosto - essenciamente jazz clássico/vocal, clássica e alguma electrónica - com muita satisfação.

A montante tenho um Vincent CD-S2 muito competente e costumo ter também um Thorens TD-160 de 1975, que está no "doutor" a mudar a agulha. Por isso, na foto está o meu primeiro gira, o Pro-ject RPM1, que sem ser mau, é inferior ao Thorens. A dar força à fonte analógica tenho um Vincent PHO-8, com PSU separada, que substituíu um Cambridge Audio 640p.

No fim da linha, as belíssimas e sonicamente muito interessantes Vienna Acoustics Haydn Grand substituiram umas B&W DM600 S3.

Considero o meu sistema um bocadinho alternativo pela aposta em equipamentos menos óbvios, o que não sendo factor limitativo da escolha, vai muito ao encontro do que preconizo também em outras áreas da minha vida: regra geral tento optar por produtos de marcas com qualidade e consistência, que normalmente não são os que estão mais na moda, e que não me obriguem a vender um rim para os comprar.

O móvel é um DIY inspirado nos trabalhos da designer francesa Charlotte Perriand.

Espero os vossos comentários!

PS - A foto foi tirada com o telemóvel, pelo que a qualidade não é a melhor
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 124
Interesses : Design | Arquitectura | Viagens | Literatura | Música | Cinema
Pontos/Reputação : 183

Re: Um sistema alter-end [entre o low-end e o alternativo]

Mensagem  manel1 em 3/6/2012, 06:43

De low end o sistema não tem nada, as marcas inspiram confiança e certamente terá aí um som de qualidade, quanto a alternativo, as marcas mais conhecidas nem sempre estão aí porque sejam melhores, mas porque são aquelas que dão mais lucro aos vendedores, porque estão na moda, porque investem mais na divulgação, etc, certamente que se formos ver noutro país as marcas mais conhecidas poderão ser outras.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2042
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  ughö em 3/6/2012, 09:20

Também não vejo onde está o low end. Parece-me um sistema de bom nível (acima da média mesmo) mas isto deve ser o meu patamar que é muito baixo eh eh Embarassed
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Interesses : musica; fotografia
Pontos/Reputação : 285

Mensagem  jmarcedo em 3/6/2012, 10:23

Caros Manel1 e ughö,

Quando digo low-end deveria dizer talvez low-cost, por oposição ao preço alucinante dos equipamentos ditos de high-end. As Vienna são de um patamar já interessante e o Dyna tem prestações muito acima do seu nível de preços. O Vincent CD-S2 é o CDP de entrada de gama da marca...
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  HUGODM em 3/6/2012, 21:42

low end?
Fantástico sistema! Também tenho um gira discos desses, foi meu primeiro tb. Mas o meu avariou primeiro (agulha) do que um modelo de 1972. São bonitos mas tèm esse problema de estarem expostos a elementos exteriores...

cumprimentos
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 278
Pontos/Reputação : 338

Mensagem  luis lopes em 4/6/2012, 11:00

simples, mas com muito bom gosto Very Happy
o movel é diferente,... mas tudo se prende com a qualidade,
de segurança e absorver as vibrações.
parabens pelo belo sistema cheers
luis lopes

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  jmarcedo em 4/6/2012, 11:59

Agradeço os simpáticos comentários ao sistema.

Realmente é difícil de atribuir designações como High-end, Hi-fi, low-cost ou low-profile... Aliás, ainda há uns dias li por aí na audio-forolândia portuguesa que a McIntosh era mid-end ou mid-fi, pelo que o meu Dyna só pode ser... low-end!
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jmarcedo em 4/6/2012, 12:03

Como a upgradite é crónica, interrogo-me qual será o elo mais fraco do sistema... E para mim o principal candidato à substituição é o amplificador.
A minha idea era procurar algo um bocadinho mais potente, talvez com umas KT88. Suponho que as Vienna agradeceriam esse power extra...

Vamos vendo com calma, que o tempo não está para grandes aventuras!
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ughö em 4/6/2012, 17:02

ummm ... e o que é que está (talvez uns dois ou três escalões) abaixo do "low-end" ? Só para saber como hei-de classificar aqui as minhas tralhas Crying or Very sad
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Interesses : musica; fotografia
Pontos/Reputação : 285

Mensagem  jmarcedo em 4/6/2012, 17:35

Abaixo deste "low-end" estarão as marcas mais acessíveis - não no preço, mas no acesso - que se podem encontrar em qualquer grande superfície perto de ti... Acho que a Primare e a Audiolab não estão incluídas!

Devíamos era organizar uma escala tipo Standard & Poors e submeter as marcas e equipamentos a votação aqui no fórum. Daí sairiam notícias para a comunicação social, do género:
"Conrad-Johnson desceu de AAB para ABB na notação da agência Audiopt";
"Dynavox subiu três níveis este mês para a categoria de 'Lixo' na notação da agência Audiopt".

Alguns poderiam dizer que isto é tudo muito subjectivo e poderá até ser injusto para as marcas. Mais, poderão até dizer que as opiniões podem não ser isentas ou até ser permeáveis a interesses comerciais... Óptimo, é o que acontece com a S&P, a Fitch e a Moody's, não é?
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jmarcedo em 25/6/2012, 16:19

Em experimentação está agora o pré-amp Electrocompaniet 4.5.

A compra deste pré deveu-se a uma questão de oportunidade de negócio e à perspectiva futura de aumentar o número de fontes, através da posterior aquisição de um DAC para ouvir a minha colecção de ficheiros que estou [lentamente!] a construir a partir dos meus CD's.
As primeiras impressões são muito positivas, com o som a melhorar em todas as frequências, e noto uma melhoria em alguns tipos de música, como o pop/rock, que não sendo o principal género musical ouvido cá por casa, alguns cd's de grupos clássicos dos anos 80/90 proporcionavam uma audição um bocadinho abaixo dos discos de Jazz, por exemplo.
Enfim, mais um passo na tentativa de melhoria da qualidade sonora!
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jmarcedo em 25/6/2012, 20:19

Foto:

jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

LOW!? are you kid me?

Mensagem  rlcs1958 em 26/6/2012, 19:29

jmarcedo escreveu:Olá a todos,

Ando para colocar aqui fotos do meu sistema há já algum tempo, mas só agora foi possível.

O 'coração' do sistema é o pequeno Dynavox VR70E-2, que se tem portado muito bem neste primeiro ano de convivência. O som adocicado das válvulas permite uma fruição do tipo de música de que gosto - essenciamente jazz clássico/vocal, clássica e alguma electrónica - com muita satisfação.

A montante tenho um Vincent CD-S2 muito competente e costumo ter também um Thorens TD-160 de 1975, que está no "doutor" a mudar a agulha. Por isso, na foto está o meu primeiro gira, o Pro-ject RPM1, que sem ser mau, é inferior ao Thorens. A dar força à fonte analógica tenho um Vincent PHO-8, com PSU separada, que substituíu um Cambridge Audio 640p.

No fim da linha, as belíssimas e sonicamente muito interessantes Vienna Acoustics Haydn Grand substituiram umas B&W DM600 S3.

Considero o meu sistema um bocadinho alternativo pela aposta em equipamentos menos óbvios, o que não sendo factor limitativo da escolha, vai muito ao encontro do que preconizo também em outras áreas da minha vida: regra geral tento optar por produtos de marcas com qualidade e consistência, que normalmente não são os que estão mais na moda, e que não me obriguem a vender um rim para os comprar.

O móvel é um DIY inspirado nos trabalhos da designer francesa Charlotte Perriand.

PS - A foto foi tirada com o telemóvel, pelo que a qualidade não é a melhor

Carissimo JMarcedo,
esse seu sistema não tem nada de Low, o que se retém é uma leitura minimalista do sistema mas isso são coisas diferentes.
Provávelmente também é adepto do KISS (Keep It Simple, Stupid)
Um belissimo sistema

Abraço
Rui
rlcs1958
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 158
Ocupação : Direcção de Obras
Interesses : Arquitectura, Engenharia e Construção; F1; Moto GP; Futebol
Pontos/Reputação : 255

Mensagem  jmarcedo em 26/6/2012, 20:45

rlcs1958 escreveu:

Carissimo JMarcedo,
esse seu sistema não tem nada de Low, o que se retém é uma leitura minimalista do sistema mas isso são coisas diferentes.
Um belissimo sistema

Abraço
Rui

Caro Rui,

Obrigado pelos elogios ao meu sistema. Acima de tudo soa-me bem e permite-me usufruir com qualidade da minha música.

Sou um adepto confesso de um certo 'minimalismo realista', em que os objectos devem ter um propósito - senão são dispensáveis.
É uma forma de KISS, sim... Mas é sempre o caminho mais longo. O mais fácil é colocar muitos objectos. Difícil é escolher criteriosamente só os indispensáveis!
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  joaoferreira em 28/6/2012, 16:08

Gostei de tudo em especial o soalho, bonito
joaoferreira
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 253
Pontos/Reputação : 32

Mensagem  Doug em 29/6/2012, 10:32

Boas! muito bonito o sistema! essas colunas despertam-me bastante curiosidade, sou um fan de colunas monitoras e da vienna acoustics...
Se esse sistema fosse meu o próximo upgrade era o amp... ia para uma coisinha assim www.jpamplifiers.com, o modelo com as 6P3, este amp é fantastico o melhor que já ouvi.
E passava o pre de phono para a prateleira de cima, a fim de ficar distanciado da fonte.

Cumprimentos
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 249
Pontos/Reputação : 256

Mensagem  jmarcedo em 2/7/2012, 21:35

Caro Doug,

O problema dos amplificadores do JPinto é... o preço! Nesta fase é muito complicado pagar o preço que eles custam. Para além de que neste género de valores haver muita e variada oferta no mercado de usados. Já por aí andaram McIntosh 275 a esses preços! Teria que os ouvir muito bem e verificar in loco se compensa o investimento... E se o Dynavox não é propriamente bonito, o Viriatus também não lhe fica atrás... Espero que soe melhor do que o aspecto!
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Doug em 2/7/2012, 21:48

Não se esqueça de mencionar que andam por ai mcinsotoshs a esse preço usados... um Jp, é um amplificador feito á mao para o cliente, não é um amp feito em massa. O que tem as suas vantagens como a selecção de componentes e um infimo controle de qualidade, para não falar da garantia vitalicia,que para mim é muito importente. Se ouvir um compreenderá...
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jmarcedo em 2/7/2012, 23:37

Doug,

Eu disse exactamente que andavam por aí McIntoshs a esse preço no mercado de usados!
Acredito que a manufactura de um amp destas caracteristicas possa ter uma qualidade assombrosa, mas à falta de melhores referências que uma marca em geral dá, volto ao que disse inicialmente: só ouvindo...
Como pode ver pela minha selecção de equipamentos, eu estou perfeitamente disponível para apostar em marcas menos óbvias! Mas também nunca comprei nenhum equipamento desse nível de preços...

Tenho que marcar uma audição ao bicho!
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Doug em 2/7/2012, 23:42

Não reparei. É a melhor politica que se pode ter, ouvir sempre e com o resto da nossa electrónica. Se algum dia vier a Lisboa está desde já convidado a ouvir o meu! cheers
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Sugestão KISS

Mensagem  MikeJazz em 4/7/2012, 14:01

jmarcedo escreveu:
rlcs1958 escreveu:

Carissimo JMarcedo,
Um belissimo sistema

Abraço
Rui

Caro Rui,

Obrigado pelos elogios ao meu sistema. Acima de tudo soa-me bem e permite-me usufruir com qualidade da minha música.

Sou um adepto confesso de um certo 'minimalismo realista', em que os objectos devem ter um propósito - senão são dispensáveis.
É uma forma de KISS, sim... Mas é sempre o caminho mais longo. O mais fácil é colocar muitos objectos. Difícil é escolher criteriosamente só os indispensáveis!

Caro Colega,
Se para si o método KISS é importante, e se gosta de Electrocompaniet, eu diria que faria sentido evoluir para um integrado dessa magnífica marca, em vez do pré. Provavelmente vai gostar da sonoridade.

MikeJazz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Pontos/Reputação : 54

Mensagem  Brás em 4/7/2012, 17:19

Belo sistema e o Dynavox é um amplificador que tem uma excelente relação qualidade preço e o cd da vincent se bem me lembro, e acho que ainda tenho ali a revista, ganhou a comparação com outros cds de preço semelhante e superior, por isso acho que a fonte é de qualidade e o pré de fato permite ligar mais que uma fonte, as Viena tocam muito bem. Eu conheço tudo o que tem e posso dizer que o resultado final só poderá ser um som de muita qualidade. Para ter um grande som não é preciso gastar muito mas é preciso encontrar sinergias entre os equipamentos. Se gosta de válvulas e quer KT88 aconselho a ouvir o TAC88 que apresenta uma melhoria significativa em relação ao Dynavox sem entrar em loucuras Wink Abraço Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  musicforfun em 4/7/2012, 19:26

Dynavox modificado ainda hoje me ficou na memória pela excelência do seu som. Claro que há quem não goste pois é vendido a um preço miserável.

musicforfun
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 55
Ocupação : vendedor
Pontos/Reputação : 91

Mensagem  jmarcedo em 4/7/2012, 19:51

[quote="MikeJazz"][quote="jmarcedo"]
rlcs1958 escreveu:

Caro Colega,
Se para si o método KISS é importante, e se gosta de Electrocompaniet, eu diria que faria sentido evoluir para um integrado dessa magnífica marca, em vez do pré. Provavelmente vai gostar da sonoridade.

Brás escreveu:Belo sistema e o Dynavox é um amplificador que tem uma excelente relação qualidade preço e o cd da vincent se bem me lembro, e acho que ainda tenho ali a revista, ganhou a comparação com outros cds de preço semelhante e superior, por isso acho que a fonte é de qualidade e o pré de fato permite ligar mais que uma fonte, as Viena tocam muito bem. Eu conheço tudo o que tem e posso dizer que o resultado final só poderá ser um som de muita qualidade. Para ter um grande som não é preciso gastar muito mas é preciso encontrar sinergias entre os equipamentos. Se gosta de válvulas e quer KT88 aconselho a ouvir o TAC88 que apresenta uma melhoria significativa em relação ao Dynavox sem entrar em loucuras Wink Abraço Brás

musicforfun escreveu:Dynavox modificado ainda hoje me ficou na memória pela excelência do seu som. Claro que há quem não goste pois é vendido a um preço miserável.

MikeJazz,
Confesso que só ouvi uma vez um integrado da Electrocompaniet, e gostei bastante do som. Tenho que voltar a ouvir!

Brás,
Eu sei que tu conheces as minhas 'peças', porque sei que és visita regular da JMaudio! Ainda da ultima vez que lá estive falei-lhe do TAC88, mas acabei por não o ouvir... Da próxima vez não me escapa!
Já agora, consegues-me arranjar o comparativo com o Vincent CD-S2?

Musicforfun,
Também não ouvi nenhum Dyna modificado por terras do Vouga, mas já li muito sobre isso! Tenho de facto alguma curiosidade em ouvir, embora por princípio seja algo relutante em aprovar modificações que custam mais que o próprio equipamento novo... Mas ainda hei-de ouvir e tirar a prova dos nove!

De resto, agradeço a todos os comentários ao meu sistema e estou empenhado em ir melhorando sempre que possível. Posso-vos dizer que estão na calha uns improvements ao Thorens TD-160!

Abraço,

Jorge Marcedo
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Brás em 4/7/2012, 21:49

Estive à procura do comparativo que estava numa revista da Audio mas infelizmente com tanta mudança não consegui encontrar a revista No mas sei que limpou todos os concorrentes. Eu pessoalmente gosto muito desse leitor e posso dizer que o mal da Vincent é o próprio nome pois em termos de qualidade não fica nada a dever a outros aparelhos mais caros(com outro nome) mas infelizmente hà quem compre marcas. Eu já tive muitos aparelhos mas nunca me esquecerei do saudoso 236 da vincent que era um integrado de construção robusta e com 10w em pura classe A combinava a candura das válvulas e a força dos transístores um som grande e refinado e que na altura foi substituído por um Power da NAD S500 e um pré da vincent SAT1 e o cd era um igualmente saudoso rega Planet, o primeiro da rega...O importante é que independentemente do nome dos nossos aparelhos o seu som seja do nosso agrado Wink Laughing
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  jmarcedo em 12/10/2012, 11:18

O meu sistema ficou um bocadinho menos low-end mas ainda assim pouco mainstream.

Nos últimos tempos foram adicionados/alterados os seguintes equipamentos:

Thorens TD-160
Foi alvo de um "mais-ou-menos-extreme-make-over", que incluíu um novo plinth em bétula maciça, uma Benz Micro MC Silver, ficha e cabo corrente Furutech, um interconnect QED Audio 2 directamente do braço e uns spikes HS da Viablue.

Copland CTA-405
Uma delícia sonora e visual, de uma marca bastante understated no panorama do áudio. O meu amplificador em particular foi "vitaminado" com umas válvulas Tungsol KT120 pelo anterior dono, o que lhe dá ainda mais dinâmica no ataque à música.

Harbeth HL Compact 7ES-3
Uns monstros de monitoras! O som BBC de fidelidade tímbrica actualizada com componentes modernos. Outra marca pouco badalada, não só em Portugal onde nem sequer tem importador, como estranhamente em UK, onde as poucas referências nas revistas da especialidade não provêem de reviews, mas de colunas que os reviewers utilizam para comparação...

Por fim, a foto de família da praxe!

Jorge Marcedo
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 12/10/2012, 11:33

Muito bom aspecto!
Parabéns.

Esses suportes são artesanais? Ou acompanhavam as colunas?
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  jmarcedo em 12/10/2012, 11:41

Olá _nimitz_,

Obrigado! Os suportes foram mandados fazer em mármore pelo anterior proprietário especificamente para estas colunas. São portanto artesanais e acompanhavam as colunas!
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  luis lopes em 12/10/2012, 19:30

parabens pela modança cheers
(apesar de gostar mais do dyna)
esse amp. é mu cheers to sóbrio.
luis lopes

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  jmarcedo em 12/10/2012, 20:40

Obrigado Luís. O Dyna já foi... O Copland é claramente de outro campeonato!
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares