Cambridge Audio S30, grande surpresa!

Ir em baixo

Cambridge Audio S30, grande surpresa! Empty Cambridge Audio S30, grande surpresa!

Mensagem  wharfie em 7/5/2012, 17:17

Viva caros foristas!

Após construção de gigantescas colunas do tipo "back loaded horn", e de poder dizer que tive um vislumbre de certas qualidades audiófilas com as mesmas, inevitavelmente tive de me deparar com a situação de não ter sala de audição em condições para delas poder desfrutar, muito menos o equipamento necessário para tal...

Resignado a tal facto, ainda pensei noutro projecto diy para umas monitoras de qualidade, mas para o dinheiro que ia gastar e para o equipamento com que as iria utilizar, não me pareceu fazer muito sentido. Visto que tão cedo não iria mudar de amplificador nem de fonte, (amplificador NAD C316bee e leitor de DVD da mesma marca, um modelo descontinuado), pensei de imediato na aquisição de umas monitoras de modestas dimensões, com algum "corpo" se possivel, ou seja, que me enchesse a sala de som sem a necessidade de recorrer a subwoofers.

Confesso, fui atrás de reviews em certas publicações e em alguns foruns estrangeiros e apesar de ter tentado a audição prévia do equipamento na loja, não vi grande vontade por parte do comerciante em proporcionar tal acção... Mas pronto, isso são outros assuntos e felizmente não estou nada arrependido!

Já estão a fazer a "rodagem", em cima de uns Atacama Nexus, umas minúsculas Cambridge Audio S30! Fui buscá-las há um par de horas! Very Happy

Primeiras impressões... são mesmo de dimensões liliputianas, recomendo vivamente a quem não tem muito espaço para gastar com equipamento audio. Têm um feeling de construção capaz de suscitar solidez e os acabamentos da caixa em si, não merecem reparos. De realçar no entanto, que os parafusos que apertam o chassis dos tweeters e o módulo dos terminais/pórtico de bass reflex, se apresentam mal apertados e descentrados das respectivas furações... é bastante notório, por isso fiz menção ao facto.

Quanto ao som... Não sou nenhum expert audiófilo, somente reconheço boas capacidades sónicas quando se me as apresentam e neste caso, estou completamente fascinado com o que estou a ouvir... As publicações de áudio tinham razão, estas mini monitoras apresentam um grave realmente surpreendente e de muito boa qualidade. Foi a primeira característica que me chamou a atenção.
Quanto ao resto, gama média e alta, penso ser ainda um pouco cedo para deliberar, mas apesar de ainda terem um som algo "aberto" ou com algum brilho, (sem no entanto causar fadiga, pelo menos a mim), dá para perceber que são muito detalhadas e a gama média é muito reveladora, vozes, instrumentos, tudo muito bem separado e perceptivel. São de facto muito divertidas de ouvir, muito musicais se é que me entendem! bounce

Quanto ao posicionamento (ou seja, distância á parede traseira, distância entre elas, distância ao ponto de audição) ainda nada foi afinado, mas em termos de palco sonoro, apesar de me parecer "largo" e soar para além das laterais das mesmas, não consegue apresentar a profundidade a que estava habituado com as minhas "full-range", mas acredito que ainda há muito a melhorar no som e algo pode ainda ser feito no que respeita á colocação das mesmas na sala.

Por enquanto, ainda só me apercebi de algo que não aprecio assim tanto e tem a ver com a sua sensibilidade. As minhas Diamond 8.1 com 86db parecem tocar com um pouco mais de volume, ou pelo menos parece que tenho que puxar mais pelo NAD para obter os níveis a que estava habituado, o que põe em causa a anunciada sensibilidade de 90db. Mas não é nada de muito grave...

Espero que não tenham achado o post muito aborrecido, estou simplesmente a partilhar a minha experiência relativamente a um produto que poderá interessar a muito boa gente sem grandes condições acústicas (espaço) e que tenham esposas exigentes quanto ao espaço que podemos dedicar á nossa "paixão". Smile

É de facto um produto de qualidade acústica bastante surpreendente (para os meus ouvidos) e a relação tamanho/performance é fantástica, estou muito satisfeito e só com algumas horas de convivência com elas!

(e são um regalo para a vista sem grelhas... What a Face )
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Pontos/Reputação : 340

Cambridge Audio S30, grande surpresa! Empty Re: Cambridge Audio S30, grande surpresa!

Mensagem  Rui Rodrigues em 7/5/2012, 22:42

Tenhas umas S30 cá em casa e partilho a sua opinião, são umas colunas surpreendentes tendo em conta o seu tamanho e preço.
As minhas já tocam pouco mas não consigo "deixa-las ir". Relativamente aos acabamentos, já tinha reparado que piorou um pouco face à série que possuo (aí com uns quatro anos).

De qualquer das formas, são umas colunas especiais por um preço muito acessível....por enquanto as minhas vão ficar por cá!

Rui Rodrigues
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 71
Ocupação : Coordenador de Manutenção - Sistemas de controlo de acessos
Pontos/Reputação : 120

Cambridge Audio S30, grande surpresa! Empty Re: Cambridge Audio S30, grande surpresa!

Mensagem  wharfie em 10/5/2012, 20:38

Caro Rui,

Por acaso também nota nas suas um agudo assim um pouco para o exagerado? Estou a apreciar muito o que estou a ouvir e sei que ainda têm que queimar um pouco mais, mas os agudos estão a deixar-me um pouco aborrecido... Se calhar ainda é muito cedo para tecer comentários relativamente á gama alta certo? Laughing
Os graves são surpreendentes e o facto de terem o pórtico bass reflex na traseira, ajudaram muito a ultrapassar o bass null que tenho na minha posição de audição mais "séria". Quem será que faz estes midwoofers milagrosos? Question
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Rui Rodrigues em 11/5/2012, 16:25

Viva wharfie,

Sinceramente, acho o som das S30 muito equilibrado. Mas no seu caso, o botão do treble no amp está a meio? É que na altura em que as tinha ligado ao C316BEE/ 515BEE, até tinha o treble do amp um pouco acima do ponto medio...

Julgo que em geral o som da Cambridge Audio é caracterizado por ser brilhante, facto que deveria ajudar a equilibrar o Nad316BEE que para mim tem uma sonoridade mais fechada.
Também muito importante o posicionamento das colunas assim como a acústica da sala, pois influenciam drasticamente a sonoridade das colunas.
Para não falar de um factor mais importante, o gosto de cada um e a forma como cada um de nós "ouve" a música (falo das características do aparelho auditivo).

Será que entretanto a Cambridge mudou o crossover das S30, pelo menos o tweeter parece-me igual?

Espere mais algumas semana e vá ouvindo outras gravações....isto é um pouco semelhante ao que acontece com a imagem de uma televisão, ajustamos a imagem para um dado canal mas quando mudamos de canal....

Rui Rodrigues
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 71
Ocupação : Coordenador de Manutenção - Sistemas de controlo de acessos
Pontos/Reputação : 120

Mensagem  wharfie em 12/5/2012, 04:14

Viva Rui,

Por acaso escuto sempre tudo flat. Também julguei que dada a sonoridade mais fechada como aponta, do NAD, que a parceria seria bastante equilibrada. Mas penso ser demasiado cedo para tirar conclusões. Ainda não têm 24h de rodagem sequer!
Vou aguardar mais um pouco. O que me estava a custar mais, era a falta de profundidade do palco sonoro e nisso já noto algumas melhorias. Por vezes noto que o detalhe na gama média também deixa algo a desejar, e que as vozes não têm "corpo", mas são bastante divertidas de ouvir mesmo assim.

No que respeita ao "toe in", como encontrou o melhor compromisso?

Já me apercebi de outra coisa também relativamente ao seu posicionamento... não gostam de estar muito longe uma da outra! tongue
O som perde um pouco de coerência se as afasto uma da outra.
Não sei se estou também a exigir muito de algo tão barato e pequeno. Para passar de cornetas acústicas full range de 40kgs cada uma, para caixas tão pequenas, foi precisa muita coragem.
Mas não tinha sala para algo tão intimidante em termos de dimensões.

No geral, estas Cambridge são muito mais versáteis, até porque têm graves a baixo volume e o detalhe está todo presente sem volumes mais "disparatados". Consigo ouvir música de maneira muito satisfatória á noite, antigamente não! E parecem tocar bem todo o tipo de material, não são nada esquisitas. cheers

Vou continuando a reportar, a quem estiver interessado. Tenho consciência que isto não é equipamento de referência e que o material já não é assim tão recente, mas é para isto que os foruns servem, para partilharmos experiências e opiniões!

wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  wharfie em 12/5/2012, 04:17

É verdade, não ando a ouvir muito bem não, parece que tenho os ouvidos parcialmente tapados, porcaria das alergias... Sad
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 19/5/2012, 08:30

wharfie escreveu:Por acaso escuto sempre tudo flat. Também julguei que dada a sonoridade mais fechada como aponta, do NAD, que a parceria seria bastante equilibrada. Mas penso ser demasiado cedo para tirar conclusões. Ainda não têm 24h de rodagem sequer!
Vou aguardar mais um pouco.

Com o tempo vamo-nos habituando a tudo (é aquilo a que os reviewers chamam de queima Razz ).
Mas se um equipamento tem elementos mecânicos, como as suspensões dos altifalantes ou das agulhas das células de gira-discos, é natural que se notem algumas melhorias ao final de algumas horas de uso (mais ou menos dependendo das características do material utilizado).

wharfie escreveu:O que me estava a custar mais, era a falta de profundidade do palco sonoro e nisso já noto algumas melhorias. Por vezes noto que o detalhe na gama média também deixa algo a desejar, e que as vozes não têm "corpo", mas são bastante divertidas de ouvir mesmo assim.

A sensação de profundidade pode ser conseguida através do "palco audiófilo", ou seja, colocando as colunas próximo das paredes laterais sem qualquer convergência para o ponto de escuta de modo a produzir reflexos pronunciados.

A falta de corpo já me parece mais complicada de resolver; as colunas e os cones são demasiado pequenos para reproduzir o médio-grave (a gama onde em música tudo acontece) de forma adequada...talvez adicionando um par de sub-woofers.

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  wharfie em 19/5/2012, 16:01

onga-ku escreveu:
wharfie escreveu:Por acaso escuto sempre tudo flat. Também julguei que dada a sonoridade mais fechada como aponta, do NAD, que a parceria seria bastante equilibrada. Mas penso ser demasiado cedo para tirar conclusões. Ainda não têm 24h de rodagem sequer!

Com o tempo vamo-nos habituando a tudo (é aquilo a que os reviewers chamam de queima Razz ).
Mas se um equipamento tem elementos mecânicos, como as suspensões dos altifalantes ou das agulhas das células de gira-discos, é natural que se notem algumas melhorias ao final de algumas horas de uso (mais ou menos dependendo das características do material utilizado).

wharfie escreveu:O que me estava a custar mais, era a falta de profundidade do palco sonoro e nisso já noto algumas melhorias. Por vezes noto que o detalhe na gama média também deixa algo a desejar, e que as vozes não têm "corpo", mas são bastante divertidas de ouvir mesmo assim.

A sensação de profundidade pode ser conseguida através do "palco audiófilo", ou seja, colocando as colunas próximo das paredes laterais sem qualquer convergência para o ponto de escuta de modo a produzir reflexos pronunciados.

A falta de corpo já me parece mais complicada de resolver; as colunas e os cones são demasiado pequenos para reproduzir o médio-grave (a gama onde em música tudo acontece) de forma adequada...talvez adicionando um par de sub-woofers.

Nunca tinha ouvido falar desse conceito de palco audiófilo... tenho que experimentar! Tenho é algum receio de mexer com alguns "room modes", pois geralmente, quando aproximamos as colunas das paredes laterais, ainda para mais sem convergência, aumentamos os níveis de midbass, o som fica um bocado seco.
Geralmente consigo uns incrementos de profundidade afastando as colunas da parede traseira, mas assim diminuo também a resposta de frequência dos graves, ficam com menos "corpo".

Sei que o Ongaku é um fã do "toe in", ou seja, da convergência das colunas para o ponto de audição.
Mas é suposto funcionar com todo o tipo de colunas?

Por acaso os graves melhoraram... e bastante. É sabido que altifalantes com estas características (de pequena dimensão e com capacidade para aguentarem uma carga considerável de watts) possuem suspensões bastante rígidas e que tendem a "suavizar" com o tempo. Como sabe, existem certos parâmetros Thiele/Smal que sofrem alterações Notei o mesmo com as "full range" que tinha a tocar. Não é psicológico na minha opinião, pois até a humidade e a temperatura (dependendo depois dos materiais utilizados na construção do altifalante) afectam a performance.
Mas este tema é um pouco como a religião, não sei se concorda ou não com isto.

Na verdade, estou a adorar o som das Cambridge. O mais estranho foi o ter dito a mim mesmo que se não gostasse, que as devolvia, não tinha problemas nenhuns com isso. E garanto que não estava a pensar ficar com elas, foi mais como uma experiência. Questionei a performance das mesmas pelo tamanho! Acho que tive uma reacção normal... Very Happy
O som está muito mais coerente, especialmente a volumes mais elevados, já não tenho a sensação de ouvir tweeter e medio/grave como se fossem fontes de som independentes, tem melhor integração.

Considerei Wharfedale, Dali e Monitor Audio, nunca estas. Mas para mim... estas são mais do que adequadas para me proporcionarem horas de prazer musical. Very Happy
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 19/5/2012, 17:38

wharfie escreveu:
onga-ku escreveu:

Nunca tinha ouvido falar desse conceito de palco audiófilo... tenho que experimentar! Tenho é algum receio de mexer com alguns "room modes", pois geralmente, quando aproximamos as colunas das paredes laterais, ainda para mais sem convergência, aumentamos os níveis de midbass, o som fica um bocado seco.
Geralmente consigo uns incrementos de profundidade afastando as colunas da parede traseira, mas assim diminuo também a resposta de frequência dos graves, ficam com menos "corpo".

Sei que o Ongaku é um fã do "toe in", ou seja, da convergência das colunas para o ponto de audição.
Mas é suposto funcionar com todo o tipo de colunas?

Palco, a "ambiência" que resulta dos reflexos e ressonâncias típicas de um espaço com uma acústica natural, é uma característica do som que pode ou não exitir no evento original.
Se não existir no evento original, não está gravado e por conseguinte não pode ser reproduzido; e como 99% das gravações são efectuadas em estúdio o palco não existe, o que existem são reverberações e outros efeitos adicionados durante a mistura.
O "palco audiófilo" é uma ilusão, uma tentativa de criar "ambiência" onde ela não existe e pode ser obtido e reforçado através de uma colocação incorrecta das colunas, próximo das paredes laterais e sem convergência e/ou com uma maior distância das colunas ao ponto de escuta.
Esses reflexos vão funcionar como "ecos" ou "imagens" da fonte sonora original:

Cambridge Audio S30, grande surpresa! 4reflexos

O toe-in tem duas virtudes: a primeira é que as quase todas as colunas (salvo raras topologias menos comuns) foram concebidas para serem escutadas com o eixo apontado ao ponto de escuta; a segunda é que uma maior convergência reduz os reflexos da gama média e alta produzidos pelas paredes laterais.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  wharfie em 19/5/2012, 18:32

Muito informativo. Nunca considerei que por vezes, aquilo que gostaria de ouvir, podia de facto não existir nos trabalhos de edição em estúdio e, na sua existência, podia ter sido fruto do mesmo processo. Sabemos da qualidade de algumas gravações (ou falta dela), mas nunca tive isso em consideração.

Quanto ao toe-in, quando se evidencia um boost pouco agradável das altas frequências, em princípio significará que a convergência já será em demasia certo?
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 19/5/2012, 18:41

wharfie escreveu:Muito informativo. Nunca considerei que por vezes, aquilo que gostaria de ouvir, podia de facto não existir nos trabalhos de edição em estúdio e, na sua existência, podia ter sido fruto do mesmo processo. Sabemos da qualidade de algumas gravações (ou falta dela), mas nunca tive isso em consideração.

Quanto ao toe-in, quando se evidencia um boost pouco agradável das altas frequências, em princípio significará que a convergência já será em demasia certo?

Eu diria que está errado mas como infelizmente esse boost está na moda (é a "alta-resolução" e o som "arejado")... Rolling Eyes
Ao eixo a resposta é mais plana, os altifalantes estão melhor integrados e a convergência reduz a influência da sala mas, do mal o menos, esse acentuar dos agudos é um mal maior.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  wharfie em 19/5/2012, 19:08

Tenho por acaso um pouco de toe in só. Se as coloco de maneira a nem conseguir ver os paineis interiores das colunas, os agudos ficam mesmo exagerados.
Por acaso enviei um mail á cambridge relativamente á altura a que elas deviam estar, ou seja, á altura dos ouvidos e responderam-me que as colunas foram pensadas para existir alguma liberdade relativamente á posição das mesmas. Não as tenho ao nível dos ouvidos, mas já experimentei levantá-las um pouco mais e mais uma vez, notei que tinham os agudos um pouco exagerados.

Confesso que por enquanto, é a única característica sonora que não me está a agradar tanto. Já sabia que o equipamento da cambridge tinha algum "brilho" no som, mas não sabia que a mesma filosofia se aplicava ás colunas.
As minhas diamond são menos "enérgicas", mas os agudos são muito mais transparentes e subtis, têm um carácter realmente diferente.
Mas pode ser que ainda ocorram melhorias. Very Happy
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  tiagottx em 14/6/2012, 23:21

Também acho que é uma coluna muito capaz, para o tamanho que tem e para os 100euros que custam Smile Já as ouvi com um Cambridge de entrada de gama, e o conjunto tocava muito bem para o investimento...
tiagottx
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Mensagem  Doug em 15/6/2012, 14:40

E que tal abrires as meninas, ver se há alguma resistência associada ao tweeter, no crossover, e se houver, por um valor ligeiramente mais elevado e ir ouvindo?
Doug
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Pontos/Reputação : 258

Mensagem  wharfie em 22/6/2012, 04:29

ui... abrir as minhas meninas... não tenho coragem! Very Happy

Agora, após alguma "rodagem", posso começar por dar a minha opinião mais firmada. Sem dúvida, são colunas muito capazes e consigo apreciar satisfatoriamente todo o tipo de música com elas, são muito polivalentes, uma qualidade que aprecio visto gostar de tudo um pouco, desde que seja de qualidade. Não sei se existe algum factor psicológico aqui, mas penso que por vezes o ver do que elas são capazes, tendo consciência das suas reduzidas dimensões, ajuda a que fique um pouco mais entusiasmado com elas do que devia. Mas é como já anteriormente referiram, por 100 euros, de pouco ou nada nos podemos queixar.

Têm um carácter muito vivo, possuem uma frescura no som que facilmente cativa! São mesmo muito divertidas de ouvir. O que é estranho, é que apesar destas características o som nunca causa fadiga. Têm um grave muito "certinho" e bem comportado e chegam perfeitamente para os meus gostos. Não chamam a atenção sobre si mesmos, estão muito equilibrados com a gama média/alta. Surpreendem com música electrónica (que utilizei somente como experiência)! Obviamente que se tivessem um pouco mais de "músculo" e peso, certamente que não ficaria desagradado, mas dou maior importância ao som equilibrado.
A gama média é muito realista e muito natural, as vozes não apresentam aquele desagradável tom anasalado, soam muito correctas.
Quanto aos agudos, ainda estou em experiências relativamente ao seu posicionamento. Sem "toe in" nenhum, nunca são agressivos, perdendo somente algum detalhe mais escondido presente na música. Com "toe in" como o ongaku aconselha, consegue-se mais algum detalhe, mas o som fica menos equilibrado, menos transparente talvez, com um exagero óbvio dessa gama de frequências. Claro está, como sempre, existem muitas variáveis, tais como condições acústicas, o equipamento com que as estou a utilizar, os cabos, mas parece ser de facto um dos pontos deste modelo mais criticados no ciberespaço. O "truque" da ilusão do desaparecimento das colunas, depende muito da quantidade de "toe in", mas conseguem fazê-lo razoavelmente.

O palco sonoro convence, muito organizado e com a ilusão dos instrumentos bem separados uns dos outros. Dito isto, não existe grande profundidade, tudo parece tocar num mesmo plano dimensional e sem referências óbvias a diferenças no tamanho dos mesmos, ou seja, parece que tocam todos ao mesmo volume. E por vezes os instrumentos e a voz não parecem ter uma dimensão realista, aparentam ser um pouco menores... mas estou novamente a compará-las com as minhas diy fullrange, essas nesse capítulo realmente são virtuosas! No geral, fica um sentimento de que o que as Cambridge fazem, fazem-no bem e honestamente, como se se tratasse de uma ilustração científica, se posso fazer a comparação...

Um bónus que elas oferecem(para mim), é a transfiguração do som quando começamos a "abusar" do volume! É certo que o nível de graves parece diminuir um pouco, mas a gama média ganha uma vivacidade muito musical, torna-se mais aparente e realista, sem distorção nenhuma, cheia de definição e detalhe! Os agudos, apesar do que disse, também não se apresentam desagradáveis nestas circunstâncias, conseguindo permanecer pouco agressivos.

Mas o mais importante para mim, e talvez para os interessados, talvez resida na capacidade que as S30 têm de me fazer bater o pé ao ritmo da música e até cantar! Laughing E as minhas sessões são mesmo em ponto de audição dedicada! É ridículo... mas tenho ouvido muito mais música agora com estas colunas do que com os "monstros" fullrange que construí e penso que isso por vezes, é o mais importante. Estou finalmente satisfeito com o meu setup, vamos é ver durante quanto tempo... Cambridge Audio S30, grande surpresa! 346205

P.S.: Pude constatar há pouco tempo que as caixas das colunas vibram bastante, mesmo em cima de "gel pads" da atacama.

wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 em 22/6/2012, 18:43

Excelente descrição, o importante mesmo é estar satisfeito com o que se tem cheers

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2069
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  wharfie em 22/6/2012, 21:58

Obrigado, tentei dar a minha opinião honesta relativamente a um produto barato e de boa qualidade. Smile

E estou muito satisfeito! Sei que durante uns anos não vou ter direito a mais nada, por isso estou aliviado por ter conseguido uma boa performance de um sistema tão barato! É básico, mas de boa qualidade. Very Happy

wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Ricardo Gomes em 29/11/2012, 22:49

Fiquei intrigado com estas S30, estou para comprar umas colunas pequenas para combinar com o meu audio analogue puccini e estas por o que diz devem ser boas para o preço, a ver se as oiço, mas não as encontro aos 100€ que diz, mas perto sim dos 150€.

Ricardo Gomes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Pontos/Reputação : 40

Mensagem  wharfie em 16/1/2013, 10:33

Tenho andado algo afastado do tópico do audio, por isso peço desculpa por não ter respondido em tempo útil...
Já as vi a 99 euros no média, mas deve ter sido algum engano, pois passados uns dias voltaram ao preço original de 140 euros e promoção não foi acho eu.
Ainda estou mesmo muito agradado com estas colunas, têm verdadeiro potencial para o preço e, mesmo que encomendadas estejam unidades da Davis Acoustics (médio/grave 17klv6a e tweeter tw26t) para projecto diy (obrigado carlomar!), não vou suprimir a sua utilização e vou passar a utilizá-las num segundo sistema no meu quarto, em vez de as "despachar" como previsto, uma vez que se tratavam de solução temporária!

Porém, ao fim de algum tempo, reconheço que o calcanhar de aquiles é o tweeter, nunca consegui obter através de diferentes posicionamentos da coluna uma boa relação entre detalhe/brilho excessivo, ou tinha uma coisa, ou outra. Apontá-las para o ponto de escuta principal resultou sempre num som com altas frequências a mais e desequilibrado. E nunca conseguiram ser muito transparentes ou subtis infelizmente... mas também não são um produto high end!
O melhor na minha sala, sempre foi com pouco ou nenhum "toe in" e com os tweeters "below ear level".
No entanto, não afasto a hipótese do lcd de 42 polegadas estar a causar algumas anomalias acústicas ao nível das altas e médias, frequências, visto que se encontra entre as mesmas.
O melhor mesmo é a gama média e os graves, para o tamanho claro...
Nunca fui muito exigente com os graves, mas parecem ter relativa extensão e sempre muito controlados. Ainda que o som de uma bateria nunca tenha tido grande "slam" (também com um altifalante de 4 polegadas... clown ), sempre se mostrou perfeitamente integrado com a gama média. Quanto á última, sempre me cativou bastante, com o seu carácter vivo e muito aberto, perfeito para a maior parte dos meus gostos músicais, a não ser talvez para jazz/fusão, não tenho uma boa explicação para esse facto, mas acho que é por terem alguma dificuldade a transmitir aquela intimidade e precisão de uma coluna um pouco mais "quente" nesta gama de frequências...

Peço desculpa se este tipo de impressão se mostrar insuficiente para potenciais interessados, mas também não sou ninguém de renome para dar opiniões! Very Happy
Fica portanto conotado este post, pelo menos assim desejo, como apenas mais uma opinião relativamente a este produto e nada mais!
Smile
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  tiagottx em 16/1/2013, 11:17

wharfie escreveu:
Já as vi a 99 euros no média, mas deve ter sido algum engano, pois passados uns dias voltaram ao preço original de 140 euros e promoção não foi acho eu.

Em Setúbal estiveram a 99€ durante uns tempos (foi quando as ouvi com o Cambridge que referi anteriormente), e agora nos saldos estavam 2 pares em exposição a 79€ (um par tinha uma pequeno toque na grelha)...

Realmente as colunas surpreendem, basicamente pela sua performance para o preço que custam. Outras colunas que também não eram caras (um pouco mais que estas S30) e sempre gostei de ouvir são as Mordaunt-Short 902... Arrependo-me tantas vezes de não ter comprado umas Crying or Very sad
tiagottx
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  solrac611 em 16/1/2013, 20:47

Essas cambridge fazem-me lembrar a minha primeira paixao audiófila, que ainda possuo, as Mordaunt-Short Carnival 1.
Não são estridentes, e a mim, acho que ainda hoje me impressionam. Claro que com um midwoofer de 9cm não se pode esperar muitos graves, ainda por cima com caixa selada. Mas tudo o resto, prefiro-as a outras de muito mais reputação.
Ao ver a descrição do forista wharfie sobre as S30, fez-me lembrar estas pequenas pérolas que são as Carnival 1. Very Happy

Cambridge Audio S30, grande surpresa! S30-black-lrgCambridge Audio S30, grande surpresa! Carnival_1b
solrac611
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 111
Pontos/Reputação : 195

Mensagem  tiagottx em 16/1/2013, 21:06

Realmente parecem usar os mesmos altifalantes Question
tiagottx
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  wharfie em 17/1/2013, 09:09

Penso que Mordaunt-Short e Cambridge Audio pertencem ao mesmo grupo empresarial, portanto faz todo o sentido que utilizem os mesmos altifalantes. Very Happy
As que o forista solrac611 postou como imagem são iguaizinhas ás minhas!
Estou neste momento a ouvi-las, mas com interconnects feitos pelo forista carlomar e posso dizer que a agressividade foi domesticada, mas que o detalhe ou a subtileza continuam a não ser nada de fantástico, mas são autênticos "caramelos" acústicos, é impossível não gostar de as escutar! E não se colam aos dentes trazendo o chumbo do dente atrás, são só vantagens... Very Happy

Uma empresa norte americana penso eu, a Mapleshade, vende uma versão upgraded destas colunas e juram eles a pés juntos, que até 1000dólares(enquanto ele vale alguma coisa...) não existe nada melhor e que com as alterações que eles fazem, até 2000 dólares não existe melhor escolha! É discutível, mas escolheram este modelo por alguma razão também...
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  fernando3728 em 1/2/2013, 23:37

Olá, estive a ler este tópico pois vou ouvi-las com o meu Harman Kardon HK6550 e com o Gira discos Pro-ject Debut Carbon na loja onde vou adquirir o Gira discos. Vou tentar fazer com que me liguem as colunas com bi-amplificação para ver como elas respondem. Por acaso foi por ouvi-las de passagem no Media que me alertaram a curiosidade. Como ando ainda a ver colunas monitoras para comprar, pode ser que estas me surpreendam. Até agora estou muito inclinado para umas Xavian XN125 Junior, que fiquei maravilhado com o som que transmitiam, muito bem equilibrado. Depois de ouvir estas voltarei a este tópico para dar a minha opinião.
Um abraço Cambridge Audio S30, grande surpresa! 268391
fernando3728
fernando3728
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 16
Ocupação : Mecânico de Òleo-Hidraùlica
Interesses : Mùsica, Tiro com Arco, BTT, Internet
Pontos/Reputação : 23

Cambridge Audio S30, grande surpresa! Empty S30

Mensagem  Tomaz em 2/3/2013, 03:55

Onga ku sempre muito elucidativo.

Tomaz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 31
Ocupação : Empresário
Interesses : cinema, literatura, fotografia, gastronomia
Pontos/Reputação : 57

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: