Cambridge Audio S30, grande surpresa!
Fórum audiopt.net :: audio :: Colunas
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Cambridge Audio S30, grande surpresa!
Viva caros foristas!
Após construção de gigantescas colunas do tipo "back loaded horn", e de poder dizer que tive um vislumbre de certas qualidades audiófilas com as mesmas, inevitavelmente tive de me deparar com a situação de não ter sala de audição em condições para delas poder desfrutar, muito menos o equipamento necessário para tal...
Resignado a tal facto, ainda pensei noutro projecto diy para umas monitoras de qualidade, mas para o dinheiro que ia gastar e para o equipamento com que as iria utilizar, não me pareceu fazer muito sentido. Visto que tão cedo não iria mudar de amplificador nem de fonte, (amplificador NAD C316bee e leitor de DVD da mesma marca, um modelo descontinuado), pensei de imediato na aquisição de umas monitoras de modestas dimensões, com algum "corpo" se possivel, ou seja, que me enchesse a sala de som sem a necessidade de recorrer a subwoofers.
Confesso, fui atrás de reviews em certas publicações e em alguns foruns estrangeiros e apesar de ter tentado a audição prévia do equipamento na loja, não vi grande vontade por parte do comerciante em proporcionar tal acção... Mas pronto, isso são outros assuntos e felizmente não estou nada arrependido!
Já estão a fazer a "rodagem", em cima de uns Atacama Nexus, umas minúsculas Cambridge Audio S30! Fui buscá-las há um par de horas!
Primeiras impressões... são mesmo de dimensões liliputianas, recomendo vivamente a quem não tem muito espaço para gastar com equipamento audio. Têm um feeling de construção capaz de suscitar solidez e os acabamentos da caixa em si, não merecem reparos. De realçar no entanto, que os parafusos que apertam o chassis dos tweeters e o módulo dos terminais/pórtico de bass reflex, se apresentam mal apertados e descentrados das respectivas furações... é bastante notório, por isso fiz menção ao facto.
Quanto ao som... Não sou nenhum expert audiófilo, somente reconheço boas capacidades sónicas quando se me as apresentam e neste caso, estou completamente fascinado com o que estou a ouvir... As publicações de áudio tinham razão, estas mini monitoras apresentam um grave realmente surpreendente e de muito boa qualidade. Foi a primeira característica que me chamou a atenção.
Quanto ao resto, gama média e alta, penso ser ainda um pouco cedo para deliberar, mas apesar de ainda terem um som algo "aberto" ou com algum brilho, (sem no entanto causar fadiga, pelo menos a mim), dá para perceber que são muito detalhadas e a gama média é muito reveladora, vozes, instrumentos, tudo muito bem separado e perceptivel. São de facto muito divertidas de ouvir, muito musicais se é que me entendem!
Quanto ao posicionamento (ou seja, distância á parede traseira, distância entre elas, distância ao ponto de audição) ainda nada foi afinado, mas em termos de palco sonoro, apesar de me parecer "largo" e soar para além das laterais das mesmas, não consegue apresentar a profundidade a que estava habituado com as minhas "full-range", mas acredito que ainda há muito a melhorar no som e algo pode ainda ser feito no que respeita á colocação das mesmas na sala.
Por enquanto, ainda só me apercebi de algo que não aprecio assim tanto e tem a ver com a sua sensibilidade. As minhas Diamond 8.1 com 86db parecem tocar com um pouco mais de volume, ou pelo menos parece que tenho que puxar mais pelo NAD para obter os níveis a que estava habituado, o que põe em causa a anunciada sensibilidade de 90db. Mas não é nada de muito grave...
Espero que não tenham achado o post muito aborrecido, estou simplesmente a partilhar a minha experiência relativamente a um produto que poderá interessar a muito boa gente sem grandes condições acústicas (espaço) e que tenham esposas exigentes quanto ao espaço que podemos dedicar á nossa "paixão".
É de facto um produto de qualidade acústica bastante surpreendente (para os meus ouvidos) e a relação tamanho/performance é fantástica, estou muito satisfeito e só com algumas horas de convivência com elas!
(e são um regalo para a vista sem grelhas...
)
wharfie- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 107
Pontos/Reputação: 251
Re: Cambridge Audio S30, grande surpresa!
Tenhas umas S30 cá em casa e partilho a sua opinião, são umas colunas surpreendentes tendo em conta o seu tamanho e preço.
As minhas já tocam pouco mas não consigo "deixa-las ir". Relativamente aos acabamentos, já tinha reparado que piorou um pouco face à série que possuo (aí com uns quatro anos).
De qualquer das formas, são umas colunas especiais por um preço muito acessível....por enquanto as minhas vão ficar por cá!
As minhas já tocam pouco mas não consigo "deixa-las ir". Relativamente aos acabamentos, já tinha reparado que piorou um pouco face à série que possuo (aí com uns quatro anos).
De qualquer das formas, são umas colunas especiais por um preço muito acessível....por enquanto as minhas vão ficar por cá!
Rui Rodrigues- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 57
Ocupação: Coordenador de Manutenção - Sistemas de controlo de acessos
Pontos/Reputação: 99
Caro Rui,
Por acaso também nota nas suas um agudo assim um pouco para o exagerado? Estou a apreciar muito o que estou a ouvir e sei que ainda têm que queimar um pouco mais, mas os agudos estão a deixar-me um pouco aborrecido... Se calhar ainda é muito cedo para tecer comentários relativamente á gama alta certo?
Os graves são surpreendentes e o facto de terem o pórtico bass reflex na traseira, ajudaram muito a ultrapassar o bass null que tenho na minha posição de audição mais "séria". Quem será que faz estes midwoofers milagrosos?
Por acaso também nota nas suas um agudo assim um pouco para o exagerado? Estou a apreciar muito o que estou a ouvir e sei que ainda têm que queimar um pouco mais, mas os agudos estão a deixar-me um pouco aborrecido... Se calhar ainda é muito cedo para tecer comentários relativamente á gama alta certo?
Os graves são surpreendentes e o facto de terem o pórtico bass reflex na traseira, ajudaram muito a ultrapassar o bass null que tenho na minha posição de audição mais "séria". Quem será que faz estes midwoofers milagrosos?

Viva wharfie,
Sinceramente, acho o som das S30 muito equilibrado. Mas no seu caso, o botão do treble no amp está a meio? É que na altura em que as tinha ligado ao C316BEE/ 515BEE, até tinha o treble do amp um pouco acima do ponto medio...
Julgo que em geral o som da Cambridge Audio é caracterizado por ser brilhante, facto que deveria ajudar a equilibrar o Nad316BEE que para mim tem uma sonoridade mais fechada.
Também muito importante o posicionamento das colunas assim como a acústica da sala, pois influenciam drasticamente a sonoridade das colunas.
Para não falar de um factor mais importante, o gosto de cada um e a forma como cada um de nós "ouve" a música (falo das características do aparelho auditivo).
Será que entretanto a Cambridge mudou o crossover das S30, pelo menos o tweeter parece-me igual?
Espere mais algumas semana e vá ouvindo outras gravações....isto é um pouco semelhante ao que acontece com a imagem de uma televisão, ajustamos a imagem para um dado canal mas quando mudamos de canal....
Sinceramente, acho o som das S30 muito equilibrado. Mas no seu caso, o botão do treble no amp está a meio? É que na altura em que as tinha ligado ao C316BEE/ 515BEE, até tinha o treble do amp um pouco acima do ponto medio...
Julgo que em geral o som da Cambridge Audio é caracterizado por ser brilhante, facto que deveria ajudar a equilibrar o Nad316BEE que para mim tem uma sonoridade mais fechada.
Também muito importante o posicionamento das colunas assim como a acústica da sala, pois influenciam drasticamente a sonoridade das colunas.
Para não falar de um factor mais importante, o gosto de cada um e a forma como cada um de nós "ouve" a música (falo das características do aparelho auditivo).
Será que entretanto a Cambridge mudou o crossover das S30, pelo menos o tweeter parece-me igual?
Espere mais algumas semana e vá ouvindo outras gravações....isto é um pouco semelhante ao que acontece com a imagem de uma televisão, ajustamos a imagem para um dado canal mas quando mudamos de canal....
Rui Rodrigues- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 57
Ocupação: Coordenador de Manutenção - Sistemas de controlo de acessos
Pontos/Reputação: 99
Viva Rui,
Por acaso escuto sempre tudo flat. Também julguei que dada a sonoridade mais fechada como aponta, do NAD, que a parceria seria bastante equilibrada. Mas penso ser demasiado cedo para tirar conclusões. Ainda não têm 24h de rodagem sequer!
Vou aguardar mais um pouco. O que me estava a custar mais, era a falta de profundidade do palco sonoro e nisso já noto algumas melhorias. Por vezes noto que o detalhe na gama média também deixa algo a desejar, e que as vozes não têm "corpo", mas são bastante divertidas de ouvir mesmo assim.
No que respeita ao "toe in", como encontrou o melhor compromisso?
Já me apercebi de outra coisa também relativamente ao seu posicionamento... não gostam de estar muito longe uma da outra!
O som perde um pouco de coerência se as afasto uma da outra.
Não sei se estou também a exigir muito de algo tão barato e pequeno. Para passar de cornetas acústicas full range de 40kgs cada uma, para caixas tão pequenas, foi precisa muita coragem.
Mas não tinha sala para algo tão intimidante em termos de dimensões.
No geral, estas Cambridge são muito mais versáteis, até porque têm graves a baixo volume e o detalhe está todo presente sem volumes mais "disparatados". Consigo ouvir música de maneira muito satisfatória á noite, antigamente não! E parecem tocar bem todo o tipo de material, não são nada esquisitas.
Vou continuando a reportar, a quem estiver interessado. Tenho consciência que isto não é equipamento de referência e que o material já não é assim tão recente, mas é para isto que os foruns servem, para partilharmos experiências e opiniões!

É verdade, não ando a ouvir muito bem não, parece que tenho os ouvidos parcialmente tapados, porcaria das alergias...

wharfie escreveu:Por acaso escuto sempre tudo flat. Também julguei que dada a sonoridade mais fechada como aponta, do NAD, que a parceria seria bastante equilibrada. Mas penso ser demasiado cedo para tirar conclusões. Ainda não têm 24h de rodagem sequer!
Vou aguardar mais um pouco.
Com o tempo vamo-nos habituando a tudo (é aquilo a que os reviewers chamam de queima
Mas se um equipamento tem elementos mecânicos, como as suspensões dos altifalantes ou das agulhas das células de gira-discos, é natural que se notem algumas melhorias ao final de algumas horas de uso (mais ou menos dependendo das características do material utilizado).
wharfie escreveu:O que me estava a custar mais, era a falta de profundidade do palco sonoro e nisso já noto algumas melhorias. Por vezes noto que o detalhe na gama média também deixa algo a desejar, e que as vozes não têm "corpo", mas são bastante divertidas de ouvir mesmo assim.
A sensação de profundidade pode ser conseguida através do "palco audiófilo", ou seja, colocando as colunas próximo das paredes laterais sem qualquer convergência para o ponto de escuta de modo a produzir reflexos pronunciados.
A falta de corpo já me parece mais complicada de resolver; as colunas e os cones são demasiado pequenos para reproduzir o médio-grave (a gama onde em música tudo acontece) de forma adequada...talvez adicionando um par de sub-woofers.

onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2615
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4073
onga-ku escreveu:wharfie escreveu:Por acaso escuto sempre tudo flat. Também julguei que dada a sonoridade mais fechada como aponta, do NAD, que a parceria seria bastante equilibrada. Mas penso ser demasiado cedo para tirar conclusões. Ainda não têm 24h de rodagem sequer!
Com o tempo vamo-nos habituando a tudo (é aquilo a que os reviewers chamam de queima).
Mas se um equipamento tem elementos mecânicos, como as suspensões dos altifalantes ou das agulhas das células de gira-discos, é natural que se notem algumas melhorias ao final de algumas horas de uso (mais ou menos dependendo das características do material utilizado).wharfie escreveu:O que me estava a custar mais, era a falta de profundidade do palco sonoro e nisso já noto algumas melhorias. Por vezes noto que o detalhe na gama média também deixa algo a desejar, e que as vozes não têm "corpo", mas são bastante divertidas de ouvir mesmo assim.
A sensação de profundidade pode ser conseguida através do "palco audiófilo", ou seja, colocando as colunas próximo das paredes laterais sem qualquer convergência para o ponto de escuta de modo a produzir reflexos pronunciados.
A falta de corpo já me parece mais complicada de resolver; as colunas e os cones são demasiado pequenos para reproduzir o médio-grave (a gama onde em música tudo acontece) de forma adequada...talvez adicionando um par de sub-woofers.
Nunca tinha ouvido falar desse conceito de palco audiófilo... tenho que experimentar! Tenho é algum receio de mexer com alguns "room modes", pois geralmente, quando aproximamos as colunas das paredes laterais, ainda para mais sem convergência, aumentamos os níveis de midbass, o som fica um bocado seco.
Geralmente consigo uns incrementos de profundidade afastando as colunas da parede traseira, mas assim diminuo também a resposta de frequência dos graves, ficam com menos "corpo".
Sei que o Ongaku é um fã do "toe in", ou seja, da convergência das colunas para o ponto de audição.
Mas é suposto funcionar com todo o tipo de colunas?
Por acaso os graves melhoraram... e bastante. É sabido que altifalantes com estas características (de pequena dimensão e com capacidade para aguentarem uma carga considerável de watts) possuem suspensões bastante rígidas e que tendem a "suavizar" com o tempo. Como sabe, existem certos parâmetros Thiele/Smal que sofrem alterações Notei o mesmo com as "full range" que tinha a tocar. Não é psicológico na minha opinião, pois até a humidade e a temperatura (dependendo depois dos materiais utilizados na construção do altifalante) afectam a performance.
Mas este tema é um pouco como a religião, não sei se concorda ou não com isto.
Na verdade, estou a adorar o som das Cambridge. O mais estranho foi o ter dito a mim mesmo que se não gostasse, que as devolvia, não tinha problemas nenhuns com isso. E garanto que não estava a pensar ficar com elas, foi mais como uma experiência. Questionei a performance das mesmas pelo tamanho! Acho que tive uma reacção normal...
O som está muito mais coerente, especialmente a volumes mais elevados, já não tenho a sensação de ouvir tweeter e medio/grave como se fossem fontes de som independentes, tem melhor integração.
Considerei Wharfedale, Dali e Monitor Audio, nunca estas. Mas para mim... estas são mais do que adequadas para me proporcionarem horas de prazer musical.

wharfie escreveu:onga-ku escreveu:wharfie escreveu:Por acaso escuto sempre tudo flat. Também julguei que dada a sonoridade mais fechada como aponta, do NAD, que a parceria seria bastante equilibrada. Mas penso ser demasiado cedo para tirar conclusões. Ainda não têm 24h de rodagem sequer!
Com o tempo vamo-nos habituando a tudo (é aquilo a que os reviewers chamam de queima).
Mas se um equipamento tem elementos mecânicos, como as suspensões dos altifalantes ou das agulhas das células de gira-discos, é natural que se notem algumas melhorias ao final de algumas horas de uso (mais ou menos dependendo das características do material utilizado).wharfie escreveu:O que me estava a custar mais, era a falta de profundidade do palco sonoro e nisso já noto algumas melhorias. Por vezes noto que o detalhe na gama média também deixa algo a desejar, e que as vozes não têm "corpo", mas são bastante divertidas de ouvir mesmo assim.
Nunca tinha ouvido falar desse conceito de palco audiófilo... tenho que experimentar! Tenho é algum receio de mexer com alguns "room modes", pois geralmente, quando aproximamos as colunas das paredes laterais, ainda para mais sem convergência, aumentamos os níveis de midbass, o som fica um bocado seco.
Geralmente consigo uns incrementos de profundidade afastando as colunas da parede traseira, mas assim diminuo também a resposta de frequência dos graves, ficam com menos "corpo".
Sei que o Ongaku é um fã do "toe in", ou seja, da convergência das colunas para o ponto de audição.
Mas é suposto funcionar com todo o tipo de colunas?
Palco, a "ambiência" que resulta dos reflexos e ressonâncias típicas de um espaço com uma acústica natural, é uma característica do som que pode ou não exitir no evento original.
Se não existir no evento original, não está gravado e por conseguinte não pode ser reproduzido; e como 99% das gravações são efectuadas em estúdio o palco não existe, o que existem são reverberações e outros efeitos adicionados durante a mistura.
O "palco audiófilo" é uma ilusão, uma tentativa de criar "ambiência" onde ela não existe e pode ser obtido e reforçado através de uma colocação incorrecta das colunas, próximo das paredes laterais e sem convergência e/ou com uma maior distância das colunas ao ponto de escuta.
Esses reflexos vão funcionar como "ecos" ou "imagens" da fonte sonora original:

O toe-in tem duas virtudes: a primeira é que as quase todas as colunas (salvo raras topologias menos comuns) foram concebidas para serem escutadas com o eixo apontado ao ponto de escuta; a segunda é que uma maior convergência reduz os reflexos da gama média e alta produzidos pelas paredes laterais.

Muito informativo. Nunca considerei que por vezes, aquilo que gostaria de ouvir, podia de facto não existir nos trabalhos de edição em estúdio e, na sua existência, podia ter sido fruto do mesmo processo. Sabemos da qualidade de algumas gravações (ou falta dela), mas nunca tive isso em consideração.
Quanto ao toe-in, quando se evidencia um boost pouco agradável das altas frequências, em princípio significará que a convergência já será em demasia certo?
Quanto ao toe-in, quando se evidencia um boost pouco agradável das altas frequências, em princípio significará que a convergência já será em demasia certo?

wharfie escreveu:Muito informativo. Nunca considerei que por vezes, aquilo que gostaria de ouvir, podia de facto não existir nos trabalhos de edição em estúdio e, na sua existência, podia ter sido fruto do mesmo processo. Sabemos da qualidade de algumas gravações (ou falta dela), mas nunca tive isso em consideração.
Eu diria que está errado mas como infelizmente esse boost está na moda (é a "alta-resolução" e o som "arejado")...
Ao eixo a resposta é mais plana, os altifalantes estão melhor integrados e a convergência reduz a influência da sala mas, do mal o menos, esse acentuar dos agudos é um mal maior.

Tenho por acaso um pouco de toe in só. Se as coloco de maneira a nem conseguir ver os paineis interiores das colunas, os agudos ficam mesmo exagerados.
Por acaso enviei um mail á cambridge relativamente á altura a que elas deviam estar, ou seja, á altura dos ouvidos e responderam-me que as colunas foram pensadas para existir alguma liberdade relativamente á posição das mesmas. Não as tenho ao nível dos ouvidos, mas já experimentei levantá-las um pouco mais e mais uma vez, notei que tinham os agudos um pouco exagerados.
Confesso que por enquanto, é a única característica sonora que não me está a agradar tanto. Já sabia que o equipamento da cambridge tinha algum "brilho" no som, mas não sabia que a mesma filosofia se aplicava ás colunas.
As minhas diamond são menos "enérgicas", mas os agudos são muito mais transparentes e subtis, têm um carácter realmente diferente.
Mas pode ser que ainda ocorram melhorias.
Por acaso enviei um mail á cambridge relativamente á altura a que elas deviam estar, ou seja, á altura dos ouvidos e responderam-me que as colunas foram pensadas para existir alguma liberdade relativamente á posição das mesmas. Não as tenho ao nível dos ouvidos, mas já experimentei levantá-las um pouco mais e mais uma vez, notei que tinham os agudos um pouco exagerados.
Confesso que por enquanto, é a única característica sonora que não me está a agradar tanto. Já sabia que o equipamento da cambridge tinha algum "brilho" no som, mas não sabia que a mesma filosofia se aplicava ás colunas.
As minhas diamond são menos "enérgicas", mas os agudos são muito mais transparentes e subtis, têm um carácter realmente diferente.
Mas pode ser que ainda ocorram melhorias.

Tópicos similares» Plantão Churros: Surpresa na capa da playboy! xD
» Cabala Experimental de um Santo Grande de Segunda Classe que Come Pão Sírio
» Cambridge Audio S30, grande surpresa!
» Cambridge Audio Azur 640C
» Colunas p/cambridge audio azur 340 a
» Cabala Experimental de um Santo Grande de Segunda Classe que Come Pão Sírio
» Cambridge Audio S30, grande surpresa!
» Cambridge Audio Azur 640C
» Colunas p/cambridge audio azur 340 a