Desafio OB/Open Baffle

Página 2 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir em baixo

Re: Desafio OB/Open Baffle

Mensagem  Antero Pereira em 21/7/2012, 21:29

manel1 escreveu:Viva

E como se portam essas colunas em comparação com as residentes?

x2
tambem estou curioso para saber o resultado das pranchas de madeira. pela aparencia estao excelentes os meus parabens

deste lado ja existe um bichinho para fazer umas OB mas no meu caso umas line array ob.

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Pontos/Reputação : 594

Mensagem  vinyl33 em 22/7/2012, 00:10

manel1 escreveu:Viva

E como se portam essas colunas em comparação com as residentes?

Antero Pereira escreveu:

....tambem estou curioso para saber o resultado das pranchas de madeira.....

Viva carissimos,

É muito cedo, ainda, para retirar conclusões pelas seguintes razões:

1 - A coluna esquerda só cerca das 23 horas é que ficou ultimada. Consequentemente, a audição foi muito curta e a niveis civilizadamente baixos para não importunar os vizinhos;

2 - Fui já alertado pelo nosso colega Rui (Rjbv17) que os full range necessitam de bastantes horas até mostrarem o que valem. Portanto só após uma boa rodagem é que será credivel qualquer apreciação que possa fazer;

3 - No entanto, da curtissima audição que fiz, como referi a niveis anormalmente baixos, posso referir que cantam e encantam. O timbre e espacialidade são soberbos. Nesta primeira fase ajustei o network do super tweeter para um ponto em que os agudos me pareceram bem integrados com o material musical que estive a ouvir (uma faixa do "On every street" dos Dire Straits e outra do "Eallin / Live" da Mari Boine).
Como vêm o teste foi mesmo muito curto, quase não dando tempo ao F5 para atingir a temperatura ideal de funcionamento.

4 - Constatei também que, na minha sala, qualquer "toe in" é para esquecer.... Iniciei com um "toe in" de uns 7 ou 8 graus. Posicioneia-as depois no mesmo plano. Bingo.... Os baixos cresceram e o palco estereofónico ficou muito mais bem definido.

5 - Outra constatação.... Como podem observar nas fotos que postei, os painéis têm uma ligeira inclinação, mais precisamente de 6º, ângulo este que foi pré definido no contra-forte de apoio dos mesmos. Reduzi essa inclinação, calçando a trazeira da base com 3 Cd's (~3 cm), ficando essa inclinação reduzido a cerca de 2º e 30'..... (a base tem 50 cm de profundidade, pelo que fácilmente se determina a variação da inclinação...).
Mais uma vez....melhoria a todos os niveis.

Para já é o que se me oferece dizer.... o resto virá após as "tábuas" estarem well done. lol!

Cheers
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 667
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação : 1160

Mensagem  rjbv17 em 28/7/2012, 15:15

manel1 escreveu:Bem, isto do áudio ja me anda a dar a volta á cabeça, tenho gasto imenso dinheiro nestas coisas e nunca se esta satisfeito cm o que se tem.

...,

mas também e principalmente os sons, não me refiro aqueles ''sons'' de que vulgarmente falamos por estas paragens (agudos, graves, distantes, com presença, eu sei lá), mas aqueles que nos transportam para o local onde a música ''aconteceu'' e nos dá vontade de ouvir vezes sem conta.

...

António Pedro

Caro António Pedro

Ainda não consigo perceber se as meias da Shirley Horne são (ainda) de seda ou se já são as de nylon mas percebo se a garrafa de Jack Daniels da Patricia Barber está mais vazia do que cheia!

P.S. - Esta observação não tem nada de machista. Cá em casa quem dita se a "coisa" soa bem ou não são elas: a mulher com o primeiro nível do WAF, "pode ficar / não pode ficar" e a filha com o requinte daquilo que está bem e o que tem de ser corrigido. Aliás a filha faz algo que eu não sou, de todo, capaz de fazer; toca qualquer instrumento musical de ouvido passados poucos minutos de contacto com o dito, para além de saber ler uma pauta de princípio ao fim.
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação : 378

Mensagem  vinyl33 em 5/8/2012, 10:16

Update - Finalmente os OB's estão a mostrar o que valem...

A integração do FR com o Eminence está quase no ponto. Já há baixos médios/baixos, gama média com fartura e uns agudinhos limpos e cristalinos.

Esta semana procedi à substituição da cablagem dos OB's (Kimber 4TC) pelos "superlativos" Black Cables.... Logo na primeira audição, os 4TC (azuis e pretos) ficaram encarnados de vergonha perante os BC.... lol!

Cheers
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Antero Pereira em 5/8/2012, 18:57

estou a gostar imenso destas OB podemos saber o custo aproximado deste projeto? ja agora se fosse possivel um video das ditas.

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  vinyl33 em 6/8/2012, 07:24

Antero Pereira escreveu:estou a gostar imenso destas OB podemos saber o custo aproximado deste projeto? ja agora se fosse possivel um video das ditas.
abraço

Viva Antero,

O custo aproximado do Projecto já tinha sido referido pelo nosso colega Rui:

rjbv17 escreveu:

Valores deste projeto:
- 2xFR (Hemp FR8C) – €179,00 (BD Design) – vieram de outro projeto
- 2xWoofer (Eminence Alpha 15 A) - €118,00 (JH-Akustik)
- 2xIndutância (10mH, 0,69 Ohm, fio 2mm diam.) – €168,70 (Europe Audio)
- 2xCondensadores (39uF/400V) – €16,50 (Europe Audio)
- 2xPainéis de pinho nórdico (50 x 105 x 1,9) – €24,00 (AKI)
Falta a cablagem e os terminais que tinha em casa.

No meu caso, a adição do super tweeter traduziu-se num acréscimo de custos de ~:

- 2x Super tweeter Fostex T96H - 280 €
- 2x Atenuador Fostex R80B - 60 €

Abraço

vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Antero Pereira em 9/8/2012, 19:56

os custos sao x2 ou ja é o par?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  vinyl33 em 9/8/2012, 20:10

Antero Pereira escreveu:os custos sao x2 ou ja é o par?

Já é o par.

Abraço
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  rjbv17 em 16/8/2012, 22:57

Caro Artur/Vinyl33,

Aqui para o Fórum, como vão as coisas?

Abraço

Rui

rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  pauloimpar em 4/11/2012, 23:17

Como está este projecto?
Ab
Paulo
pauloimpar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 40
Pontos/Reputação : 22

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/11/2012, 23:38

vinyl33 escreveu:4 - Constatei também que, na minha sala, qualquer "toe in" é para esquecer.... Iniciei com um "toe in" de uns 7 ou 8 graus. Posicioneia-as depois no mesmo plano. Bingo.... Os baixos cresceram e o palco estereofónico ficou muito mais bem definido.

Artur,

Tendo em conta a elevada "direccionalidade" da resposta dos tweeters de corneta julgo que não se tratará tanto de "mais graves" mas antes de "menos agudos".
Já o "palco" dever-se-á aos maiores reflexos produzidos pelas paredes laterais quando o eixo das colunas está paralelo a estas (maior proximidade).
Não consegues medir a resposta das duas orientações axiais no ponto de escuta para se poder confirmar ou invalidar os meus palpites?

Um abraço,
Ricardo

P.S.: quais são as frequências de corte?

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  vinyl33 em 27/12/2012, 15:13

rjbv17 escreveu:Caro Artur/Vinyl33,
Aqui para o Fórum, como vão as coisas?
Abraço
Rui

pauloimpar escreveu:Como está este projecto?
Ab
Paulo

Viva Carissimos rjbv17, pauloimpar e demais,

A resposta está dada nas fotos que a seguir se apresentam.

O projecto foi hoje (finalmente) dado por terminado....ou quase....
Isto porque ainda pretendo dotar os Fostex FE206 de phase plugs. Mas isto será um mero post scriptum.

Como podem constatar, os paineis em MDF de 16 mm da versão protótipo foram substituidos por painéis em contraplacado maritimo de 30 mm.

A face frontal do painel própriamente dito foi folheada a pau-ferro e posteriormente sujeita a um revestimente com verniz de poliuretano. A face anterior do mesmo bem como a costela e base foram lacadas a preto brilhante.

Em cada painél existem duas caixinhas em ABS preto (what else ?) que alojam os HPF e LPF. A inductância deste último teve direito a nova vestimenta realizada com uma caixa de inox de 145 mm de diâmetro quer foi posteriormente pintada ....a prêto Smile

A cablagem foi realizada com fio unifilar de cobre 16AWG (revestido a prata) e encamisado num revestimento de PTFTE.

Um agradecimento especial ( e vénia) ao Filcas dado que foi por seu intermédio que a feitura destes paineis com tão belissimos acabamentos foi possivel.

Cá ficam as fotos das meninas..........

Cheers

vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 27/12/2012, 15:44

Viva Artur

Finalmente prontas Very Happy , estão com bom aspecto sim senhor. Já está resolvido o problema do novo power? Com essa nova ''vestimenta'' já esta de ver que essas OB passam a ser as colunas de serviço aí em casa, e não fica nada mal servido, não senhor, se o sistema com as outras tocava e de que maneira, então com essas...

Um abraço

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2062
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  imfos54 em 27/12/2012, 18:40

Olá,

Belo trabalho.

Quanto à estética, incluindo os detalhes das caixinhinhas pretas e... etc, as fotos falam por si.

Relativamente à reprodução sonora, posso imaginar o resultado, porque tenho um projecto semelhante cá em casa, mas sem o tweeter.

Boas audições.
imfos54
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Interesses : Hi-FI, Fotografia, Leitura
Pontos/Reputação : 47

Mensagem  vinyl33 em 28/12/2012, 10:56

ricardo onga-ku escreveu:
vinyl33 escreveu:4 - Constatei também que, na minha sala, qualquer "toe in" é para esquecer.... Iniciei com um "toe in" de uns 7 ou 8 graus. Posicioneia-as depois no mesmo plano. Bingo.... Os baixos cresceram e o palco estereofónico ficou muito mais bem definido.

Artur,

Tendo em conta a elevada "direccionalidade" da resposta dos tweeters de corneta julgo que não se tratará tanto de "mais graves" mas antes de "menos agudos".
Já o "palco" dever-se-á aos maiores reflexos produzidos pelas paredes laterais quando o eixo das colunas está paralelo a estas (maior proximidade).
Não consegues medir a resposta das duas orientações axiais no ponto de escuta para se poder confirmar ou invalidar os meus palpites?

Um abraço,
Ricardo

P.S.: quais são as frequências de corte?

Boas Ricardo,

Este teu post ia-me passando ao lado....sorry...

Os filtros LPF e HPF são Linkwitz-Riley de segunda ordem (12 dB / oitava).
O corte para o HPF é nos 16500 Hz (0,15 mH / 0,60 uF) e a frequência de corte para o LPF é nos 255 Hz (10 mH / 39 uF).
Estes 255 Hz estão bem acima da frequência a partir do qual se começa a verificar a influência da onda trazeira no amortecimento das baixas frequências, determinada pela fórmula empirica : 11600 / 70 cm = 165 Hz.
O que é certo é que com estes valores a integração do Eminence é excelente.

Quanto às medições.... I will do my best...

Cheers
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vinyl33 em 29/12/2012, 14:29

manel1 escreveu:Viva Artur. Já está resolvido o problema do novo power?

Olá Pedro
Nop....Andei entretido a montar os OB's e o power ficou para tráz....
Mas, ano novo vida nova....
Abraço

imfos54 escreveu:.......porque tenho um projecto semelhante cá em casa, mas sem o tweeter.
Boas audições.

Viva

Quais são os drives que utilizou nesse seu projecto ?
Abraço e obrigado
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  bikett em 29/12/2012, 15:52

até parece fácil construir umas OB.... Wink
bikett
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 222
Ocupação : Funcionário Publico
Pontos/Reputação : 104

http://bikett.blogspot.com/

Mensagem  Antero Pereira em 3/1/2013, 22:08

vinyl 33 estao excelentes, vao ser amplificadas pelo F5 TURBO??

vi este progeto de colunas OB http://www.quarter-wave.com/OBs/OB_Design.pdf sera que um amp F5 sera suficiente para tirar todo o potencial das colunas ?

ha varios drivers que se podem utiizar eu estava a pensar no foxtex 126E por ter mais sensibilidade 93db e ir aos 25khz dispensando tweeter penso eu, e no Eminence 15 “ Woofers alpha 15A ou beta 15A, eu gosto de sentir o grave forte sera que estas o fazem?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  vinyl33 em 4/1/2013, 12:53

Antero Pereira escreveu:vinyl 33 estao excelentes, vao ser amplificadas pelo F5 TURBO??

vi este progeto de colunas OB http://www.quarter-wave.com/OBs/OB_Design.pdf sera que um amp F5 sera suficiente para tirar todo o potencial das colunas ?

ha varios drivers que se podem utiizar eu estava a pensar no foxtex 126E por ter mais sensibilidade 93db e ir aos 25khz dispensando tweeter penso eu, e no Eminence 15 “ Woofers alpha 15A ou beta 15A, eu gosto de sentir o grave forte sera que estas o fazem?

abraço

Viva Antero,

Esse projecto que referes (http://www.quarter-wave.com/OBs/OB_Design.pdf) é a "Biblia" para quem se pretende iniciar nas OB's e creio ter sido referenciado pelo nosso colega rjbv17, aquando da introdução do tópico.

O Fostex 126E será seguramente uma boa aposta. Creio até que a sua integração com o Eminence Alpha 15 será mais fácil do que com um Fostex FE206, dado que o 126 tem menor sensibilidade (2 ou 3 dB) do que este último.

A maior parte do pessoal que construiu OB's fica-se pelo full range e pelo woofer, dispensando o tweeter. O Fostex FT96H que introduzi nas minhas OB's, acabou por ser um refinamento que encarece substancialmente o projecto embora tenha como contrapartida, como será natural, um agudo mais limpido que consegue transmitir uma maior clareza em material com predominância de frequências extremas ou em vozes.

O F5 é mais do que suficiente para dar boa conta do recado com as OB's. Se leres o tópico desde inicio, vais vêr que o seu autor está a utilizar como amplificador um SE com menos de metade da potência do F5 !! E soa maravilhosamente bem....

Quanto aos graves do Alpha 15A....se tiveres possibilidade de ouvir umas OB com este woofer, vais ficar impressionado... Very Happy

Abraço

vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  rjbv17 em 5/1/2013, 00:25

Caros confrades,

Tenho andado um pouco (é mesmo pouco) afastado daqui mas, tenho seguido fora de horas o que se vai passando. Também penso que se deve dar espaço para as experiências se realizarem pelo que reitero o desafio inicial de experimentarem este caminho dos OB's. Só experimentando se forma opinião segura sobre o que valem.

Assim que me for possível tenciono entrar nos debates, não só aqui como noutros temas. Neste momento estou "ocupado" com o DAC da Raindrop-Hui com o AD1865N-K+CS8414, aguardando a chegada dos componentes para realizar o andar de saída a válvulas. Mesmo "out-of-the-box (Lampizator dixit - http://lampizator.eu/LAMPIZATOR/REFERENCES/NOS-DAC_AD1865/ad1865.html esta pechincha toca já muito bem e os OB´s fazem jus às suas qualidades.

rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Antero Pereira em 5/1/2013, 16:11

boas

se substituir os Eminence ALFA-15A pelos Eminence DELTA-15A http://www.lean-business.co.uk/eshop/eminence-delta-15-8ohm-15-400watt-speaker-p-773.html valerá apena a diferença de 95db para 100db sao 5db´s, deve integrar melhor com os 126E que acham?

ja agora onde comprar a melhor preço?

ainda nao tive oportunidade de ouvir o grave de um eminence, se alguem me quiser convidar irei com todo o gosto Very Happy

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  vinyl33 em 10/1/2013, 22:35

Viva

Antero Pereira escreveu:boas

se substituir os Eminence ALFA-15A pelos Eminence DELTA-15A http://www.lean-business.co.uk/eshop/eminence-delta-15-8ohm-15-400watt-speaker-p-773.html valerá apena a diferença de 95db para 100db sao 5db´s, deve integrar melhor com os 126E que acham?

ja agora onde comprar a melhor preço?

Antero, não te preocupes muito com a integração do woofer com o FR. Em última análise resolve-se com um L-Pad no FR de modo a equilibrarem-se os ganhos das 2 unidades, solução que acabei por adoptar e com óptimos resultados.
O nosso amigo rjbv17, no primeiro post do tópico enumerou uma série de casas onde os drivers podem ser adquiridos. É uma questão de pesquisares aquela que em termos de preço + portes se revele mais vantajosa.

Antero Pereira escreveu:Ainda nao tive oportunidade de ouvir o grave de um eminence, se alguem me quiser convidar irei com todo o gosto Very Happy
abraço

Se estiveres disposto a uma viagem até Vila Nova de Gaia será com muito gosto.... cheers

Abraço
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vinyl33 em 10/1/2013, 22:55

Viva pessoal

Dado que apresentei somente uma reportagem relativamente detalhada da versão protótipo e "saltei" para a versão final sem apresentar qualquer foto da respectiva realização, cá vão algumas imagens das diversas etapas da construção destas OB's.

Parte 1

Em primeiro lugar as fotos correspondentes às "carpintarias". Depois do corte dos paineis em contraplacado maritimo de 30 mm, foram executados as aberturas para alojamento do tweeter, do FR e do woofer. Os rebaixos para que estes drivers ficassem à face foram executados por 3 processos distintos:
- para o tweeter, através de CNC;
- para o FR através de tupia;
- para o woofer ... "à la mano"....

Depois dos rebaixos executados, houve que proceder à regularização da superficie de apoio bem como do seu contorno, regularização esta efectuada com compósito de resinas epoxidicas com fibra de vidro.
Com os drivers em "su sitio" foi marcada a furação e aplicados os inserts (roscados) que irão garantir o aperto dos parafusos de fixação das unidades.
E lá voltaram os paineis à oficina de onde regressaram folheados a pau-ferro e lacados.

Após o seu regresso procedeu-se à colocação dos gaskets em espuma adesiva de PVC e pintados os contornos dos rebaixos.

[IMG=https://redcdn.net/ihimizer/img820/2844/11frregularizado.jpg][/IMG]

[IMG=https://redcdn.net/ihimizer/img580/7765/13furaoparainserts.jpg][/IMG]

[IMG=https://redcdn.net/ihimizer/img145/2273/14woofercolocaogasket.jpg][/IMG]

[IMG=https://redcdn.net/ihimizer/img163/3842/15tweeterpinturarebaixo.jpg][/IMG]

Última edição por vinyl33 em 10/1/2013, 23:14, editado 1 vez(es)
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vinyl33 em 10/1/2013, 22:59

Parte 2

Com estes preliminares concluidos, toca a montar os paineis e fixar-lhes os drivers......

Última edição por vinyl33 em 10/1/2013, 23:14, editado 1 vez(es)
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vinyl33 em 10/1/2013, 23:05

Part 3

Ficam também algumas fotos da realização do LPF e HPF, com os componentes alojados em pequenas caixas em ABS negro brilhante e .... em latas de dispensa do Continente...

Última edição por vinyl33 em 10/1/2013, 23:39, editado 3 vez(es)
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vinyl33 em 10/1/2013, 23:10

Parte 4

Cirurgia dos Fostex FE206 para colocação de phase plugs.

vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vinyl33 em 10/1/2013, 23:23

Parte 5

Da execução e colocação dos phase plugs.

That's all folks.

Cheers

vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Julião em 11/1/2013, 00:45

Excelente, só foi pena na minha opinião os phase plugs não terem tambêm sido envernizados da mesma forma que o painel frontal das OB´s.

E a sonoridade que tal ?

Cumps
Julião
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 278
Interesses : Muita musica
Pontos/Reputação : 477

Mensagem  rlcs1958 em 11/1/2013, 18:31

Estes artistas dão-lhe bem...

RS
rlcs1958
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 158
Ocupação : Direcção de Obras
Interesses : Arquitectura, Engenharia e Construção; F1; Moto GP; Futebol
Pontos/Reputação : 255

Mensagem  Antero Pereira em 13/1/2013, 13:57

vinyl33 escreveu:
Antero, não te preocupes muito com a integração do woofer com o FR. Em última análise resolve-se com um L-Pad no FR de modo a equilibrarem-se os ganhos das 2 unidades, solução que acabei por adoptar e com óptimos resultados.

Se estiveres disposto a uma viagem até Vila Nova de Gaia será com muito gosto.... cheers

Abraço

viva esses paineis estão um espetaculo, em relação ao phase plugs que fez qual a vantagem da sua utilização?

quanto a utilização de um woofer com mais sensibilidade podera ser uma mais valia?
onde arranjou os fios de cobre banhados a prata e isolamento de ptfe??

quanto a viagem temos de combinar talvez para o proximo fim-de-semana se lhe der jeito.

abraço e continue a presentear-nos com excelentes projetos

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: