Colunas diy
Fórum audiopt.net :: audio :: Colunas
Página 2 de 3 • Compartilhe •
Página 2 de 3 •
1, 2, 3 
Re: Colunas diy
Antero Pereira escreveu:Valkilm escreveu:
Que programa é este e como fez o teste? pois pode ser interessante para nós para fazermos o mesmo
é uma aplicaçao de 800kb gratis se quiser envio por email. o programa vai gerando frequencias pena é ser so a partir de 70hz por ser free e regista no grafico em tempo real. basta ter um pc com microfone interno ou um externo e ligar a saida de audio do pc ao sistema
abraço
boas
se quiser pode mandar por pm, mas uma vez que é freeware pode informar o site aqui e todos poderemos usufruir... disse ligar a saida de audio ao pc...tenho um portátil que tem entrada para microfone apenas, isto significa que ligaria por ex no audio out com rca e no outro lado uma ficha 3.5 na entrada do microfone??

Valkilm- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 564
Ocupação: Procura do Audio Perfeito
Interesses: Audiofilia
Pontos/Reputação: 913
Valkilm escreveu:
se quiser pode mandar por pm, mas uma vez que é freeware pode informar o site aqui e todos poderemos usufruir... disse ligar a saida de audio ao pc...tenho um portátil que tem entrada para microfone apenas, isto significa que ligaria por ex no audio out com rca e no outro lado uma ficha 3.5 na entrada do microfone??
fica aqui o link http://www.freewarefiles.com/AUDio-MEasurement-System-Beta_program_34337.html
eu disse ligar a saida de audiodo pc ao sistema hi-fi para reproduzir o som.
o microfone se tiver um externo melhor é so ligar na entrada de mic no pc, se nao tiver pode usar o do proprio pc, posiciona o micro ou o pc no local de escuta e poe a correr a aplicaçao. tem de se ter cuidado é melhor começar com o volume baixo para testar, depois com o volume normal de uma audiçao e volta a correr a aplicaçao
alguma duvida é so dizer
abraço
Antero Pereira- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 187
Pontos/Reputação: 380
Convém ter em conta as limitações do próprio microfone. Provavelmente maiores do que as das colunas.
No gráfico apresentado, significa que o teste foi feito entre os 70 Hz e os 10 kHz, o que é bastante limitado, uma vez que as colunas devem reproduzir pelo menos até aos 20 kHz. No entanto, no gráfico, a curva de resposta é muito irregular. Isto significa que tem muitas alterações no volume sonoro conforme as frequências respectivas.
Mas volto a lembrar que grande parte do "mal" está certamente no microfone que não tem qualquer característica que o recomende para estes testes. Só para ficar com uma ideia, mais nada de sério.
Parabéns pelo trabalho realizado. É o ponto de partida para outros. Vai uma aposta?

Mfigueiredo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 489
Interesses: Música e o resto
Pontos/Reputação: 517
Ora aí está aquilo a que eu chamo DIY !
Saudações a todos. Com uma despesa negligenciável, o meu caro amigo acabou por criar algo muito além do que umas simples colunas de som. O ponto de partida para uma discussão. E, se desta nascer a luz, poderemos vir a ter de usar óculos de Sol, depois de tudo.
DIY porque o amigo idealizou, cortou, furou, pintou, reciclou e ainda teve a amabilidade de partilhar sem ostentar.
Agora a parte técnica. Muito para lá da certeza que todos terão da distância infinita entre o seu projecto DIY e umas Sonus Faber, existe um ponto que é o mais alto possível de conseguir com esse material.
Esse ponto não é atingível com a aplicação de técnicas pré-concebidas ou recorrentes de outros projectos ou produtos. Nunca ninguém trabalhou sobre o caso presente, usando os mesmos drivers nem os mesmos baffles. E as leis da acústica não as mesmas de um caso para outro - quel dommage. javascript:emoticonp('
')
A operação necessária para obter o máximo possível desse material chama-se "sintonia". É uma operação demorada e trata-se de colocar todo o material a trabalhar no mesmo sentido. Analogamente a um barco em que, preferivelmente remem todos para o mesmo lado.
Antes de mais teríamos que colocar cada altofalante no seu máximo rendimento, construindo-lhe um baflle próprio para as suas características - banda de frequências, tipo de caixa etc. etc.
Dessa operação resultaria uma série de colunas individuais optimizadas, cada uma para a sua via.
Por fim as diversas vias seriam associadas de modo a conjugar os parâmetros pela ordem: banda de frequèncias, impedância, fase ( e potência, no caso de serem ligadas separadamente).
Tudo encerrado numa caixa única e teríamos o protótipo para a construção final, já feita de raíz.
Portanto é, no fundo, tudo ao contrário do que alguns poderiam esperar.
Parabéns pelo projecto DIY.
Carlos M.
DIY porque o amigo idealizou, cortou, furou, pintou, reciclou e ainda teve a amabilidade de partilhar sem ostentar.
Agora a parte técnica. Muito para lá da certeza que todos terão da distância infinita entre o seu projecto DIY e umas Sonus Faber, existe um ponto que é o mais alto possível de conseguir com esse material.
Esse ponto não é atingível com a aplicação de técnicas pré-concebidas ou recorrentes de outros projectos ou produtos. Nunca ninguém trabalhou sobre o caso presente, usando os mesmos drivers nem os mesmos baffles. E as leis da acústica não as mesmas de um caso para outro - quel dommage. javascript:emoticonp('
')A operação necessária para obter o máximo possível desse material chama-se "sintonia". É uma operação demorada e trata-se de colocar todo o material a trabalhar no mesmo sentido. Analogamente a um barco em que, preferivelmente remem todos para o mesmo lado.
Antes de mais teríamos que colocar cada altofalante no seu máximo rendimento, construindo-lhe um baflle próprio para as suas características - banda de frequências, tipo de caixa etc. etc.
Dessa operação resultaria uma série de colunas individuais optimizadas, cada uma para a sua via.
Por fim as diversas vias seriam associadas de modo a conjugar os parâmetros pela ordem: banda de frequèncias, impedância, fase ( e potência, no caso de serem ligadas separadamente).
Tudo encerrado numa caixa única e teríamos o protótipo para a construção final, já feita de raíz.
Portanto é, no fundo, tudo ao contrário do que alguns poderiam esperar.
Parabéns pelo projecto DIY.
Carlos M.
Mfigueiredo escreveu:
Convém ter em conta as limitações do próprio microfone. Provavelmente maiores do que as das colunas.
No gráfico apresentado, significa que o teste foi feito entre os 70 Hz e os 10 kHz, o que é bastante limitado, uma vez que as colunas devem reproduzir pelo menos até aos 20 kHz. No entanto, no gráfico, a curva de resposta é muito irregular. Isto significa que tem muitas alterações no volume sonoro conforme as frequências respectivas.
Mas volto a lembrar que grande parte do "mal" está certamente no microfone que não tem qualquer característica que o recomende para estes testes. Só para ficar com uma ideia, mais nada de sério.
Parabéns pelo trabalho realizado. É o ponto de partida para outros. Vai uma aposta?
boas
claro que o microfone que usei é muito limitado mas tambem era so para ter uma ideia e tambem sendo um programa free que tambem limita o teste.
se for utilizado um proficional claro que se vai obter maior precisao nas mediçoes, se alguem tivesse um mic pro e disposto a me emprestar agradecia imenso.
quanto á aposta vamos ver se aparece mais algumas colunas diy, da minha parte ainda deve aparecer mais umas altas e esguias (so para meter veneno)
abraço e obrigado pelos comentarios
Venha esta VENENO e com fotos!!

Valkilm- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 564
Ocupação: Procura do Audio Perfeito
Interesses: Audiofilia
Pontos/Reputação: 913
Valkilm escreveu:Venha esta VENENO e com fotos!!
as proximas ainda vao demorar a ser feitas ja tenho os drivers(22 no total
) falta a construçao e posso contar com a vossa ajuda? mas ainda tenho que limar umas arestas a estas.vou esperimentar outro driver de medios
abraço
depois de algumas voltas a cabeça e as colunas finalmente consegui encontrar um equiibrio bastante bom, tambem pus o WAF a meu favor, depois de acertar tudo peguei na "maria" coluquei no ponto de audiçao e ate ela que nao pesca nada notou as melhorias, eu perguntei de onde vem o som? mandei fechar os olhos e ela vem de frente parece que esta a cantar a nossa frente.
e ficou assim

o que eu alterei foi:
tirei o crossover ativo e o equalizador, fiz um cabo em Y do pre-out ao m.a-in do scott e com uma saida para o amp dos subs, assim como os subs fazem corte mecanico aos 150hz nao necessito de crossover, assim parece ter tudo em sintonia, um grave mais profundo e poderoso e melhor integraçao entre o medio grave e sub, a gama media alta esta mais detalhada e ja nao cansa estou horas a ouvir sem incomudar.
tambem para experimentar arranjei outro tapete como se ve nas fotos e os graves ficaram mais secos (menos reflexao).
admito que estou agora a entrar mais no espirito do hi-fi (kiss) em que menos é mais
abraço
e ficou assim

o que eu alterei foi:
tirei o crossover ativo e o equalizador, fiz um cabo em Y do pre-out ao m.a-in do scott e com uma saida para o amp dos subs, assim como os subs fazem corte mecanico aos 150hz nao necessito de crossover, assim parece ter tudo em sintonia, um grave mais profundo e poderoso e melhor integraçao entre o medio grave e sub, a gama media alta esta mais detalhada e ja nao cansa estou horas a ouvir sem incomudar.
tambem para experimentar arranjei outro tapete como se ve nas fotos e os graves ficaram mais secos (menos reflexao).
admito que estou agora a entrar mais no espirito do hi-fi (kiss) em que menos é mais
abraço
Agora entendo como a WAF entrou no jogo

music- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 1555
Pontos/Reputação: 611
music escreveu:Agora entendo como a WAF entrou no jogo![]()
a sorte é as colunas ter anti-vibraçoes se nao a moldura nao durava muito tempo de pé
abraço
Aquilo é o quê? A tua fotografia?
Olha que considerando os materiais empregues e a pouca experiência do Antero neste tipo de projetos, acho que não ficaram nada más.
Olha que considerando os materiais empregues e a pouca experiência do Antero neste tipo de projetos, acho que não ficaram nada más.
Seaman- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 30
Pontos/Reputação: 44
gostava de ter uma opiniao de alguem com mais experiencia que eu. se alguem quiser passar por ca ofereço sempre algo para trincar
abraço
abraço
Com este calor convém é oferecer algo para beber (umas bejecas por exemplo).
E saber o local também ajuda. Pode ser que tenhas alguém por perto.
Seaman- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 30
Pontos/Reputação: 44
colunas
estou impressionado com este projeto,espero valer a pena o esforço e investimento feito,na minha opinião com matade do material era capaz de ficar mais bem servido,se precisar de ajuda para construir umas boas caixas acusticas pode contar comigo
carlosjgribeiro- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 3
Pontos/Reputação: 9
Seaman escreveu:Com este calor convém é oferecer algo para beber (umas bejecas por exemplo).![]()
uma grade chega???? como eu nao bebo ficam mais para o convidado
fica em Moreira de Conegos Guimaraescarlosjgribeiro escreveu:estou impressionado com este projeto,espero valer a pena o esforço e investimento feito,na minha opinião com matade do material era capaz de ficar mais bem servido,se precisar de ajuda para construir umas boas caixas acusticas pode contar comigo
obrigado e talvez precise para as proximas colunas
abraço
fica uns videos do funcionamento
a 20hz

musica

abraço
a 20hz

musica