Colunas diy
Fórum audiopt.net :: audio :: Colunas
Página 1 de 3 • Compartilhe •
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Re: Colunas diy
music escreveu:Boa noite, tentei não responder mas...foi mais forte que eu a vontade de intervir no sentido positivo espero!?!
Embora não seja propriamente técnico, tenho apenas uns anitos de experiência nesta matéria do áudio em casa e até já fiz umas experiencias neste campo das caixas acústicas.
Assim sendo diria que o caro amigo está a fazer uma miscelânea de frequências e crossovers que lhe vão dar apenas o prazer de ter concretizado um projecto e se para si for suficiente e for esse o objectivo peço que nem sequer leia o que vou escrever a seguir.
Se pretende um bom projecto aconselho-lhe duas coisas essencialmente, primeiro não misture tantos altifalantes e a outra reforce a caixa que fez com o dobro dessa espessura em MDF.
Eu se quisesse aproveitar material desse faria no máximo o seguinte:
- Mantinha o Sub (na parte inferior mas com travejamento a meio)
-O Médio grave (no meio)
-E o fenner (em cima centrado)
Quanto ao cross over apenas estudaria uma bobine para o sub e deixaria tudo o resto livre (lembro que o fenner já tem crossover no tweeter)
Guarde as restantes unidade para futuros projectos.
Votos sinceros de Boa sorte
boas obrigado pelos comentarios
eu vou deixar de lado as colunas ovais e comprar um medio, assim utilizava o sub 30cm em baixo o woofer 25cm a seguir depois o twiter e em cima o medio.
precisava de uma ajuda na compra do medio e de uma bobine para o sub. o que recomendam?
quanto ao reforço da caixa do sub eu vou meter uma trave a largura 3cm*3cm, tambem tava pensar em colar uma placa de mdf +-10mm por
fora.
agradecia alguma ajuda uma pessoa nunca sabe tudo e assim vai-se adequirindo conhecimento e partilhando experiencias
abraço
Antero Pereira- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 187
Pontos/Reputação: 380
Antero, muito difícil ajudar à distância e sem conhecer os dados de cada driver destes.
Em princípio vc precisa saber qual a faixa de resposta de frequência de cada drive e como ela se dá, picos e vales, escolher o que mais te agrada na faixa em que ele atuará.
As sensibilidades de cada drive deveriam ser o mais próximas o possível uma das outras e, mesmo assim, ajustadas via crossover para o melhor equilíbrio da resposta de seu projeto.
Ex, se um destes driver tiver 3db menos na resposta que outro, ele apenas irá enfeitar o gabinete pois não será notado.
O revestimento interno, espuma que vc usou no chão da caixa, deve cobrir todas as paredes internas da caixa, menos o baffle frontal.
A litragem da caixa tem que respeitar a litragem recomendada para o subwoofer e demais driver de médio e médio grave.
Camaras separadas para cada drive tb devem ser feitas.
A impedancia resultante da combinação entre os driver escolhidos tb tem que ser verificada, nem menos que 4 ohms nem mais que 8 ohms, ou o mais próximo disto.
As variáveis são muitas e nem sempre dá certo o casamento dos driver escolhidos.
Não sei se ajudei ou atrapalhei mais
Em princípio vc precisa saber qual a faixa de resposta de frequência de cada drive e como ela se dá, picos e vales, escolher o que mais te agrada na faixa em que ele atuará.
As sensibilidades de cada drive deveriam ser o mais próximas o possível uma das outras e, mesmo assim, ajustadas via crossover para o melhor equilíbrio da resposta de seu projeto.
Ex, se um destes driver tiver 3db menos na resposta que outro, ele apenas irá enfeitar o gabinete pois não será notado.
O revestimento interno, espuma que vc usou no chão da caixa, deve cobrir todas as paredes internas da caixa, menos o baffle frontal.
A litragem da caixa tem que respeitar a litragem recomendada para o subwoofer e demais driver de médio e médio grave.
Camaras separadas para cada drive tb devem ser feitas.
A impedancia resultante da combinação entre os driver escolhidos tb tem que ser verificada, nem menos que 4 ohms nem mais que 8 ohms, ou o mais próximo disto.
As variáveis são muitas e nem sempre dá certo o casamento dos driver escolhidos.
Não sei se ajudei ou atrapalhei mais
obrigado pela ajuda Luke
o que eu pretendia era um esquema de crossover de 4 vias ou um de 3 vias mais um passa baixo pro sub para o material que tenho;
sub 27-150hz 30cms 250wrms http://www.mtx.com/mobile/support/154/Archives/show.html ;
medio grave 25-5000hz 8ohms 300w max;
medio 500-8000hz 20wrms 8 ohms http://www.fonestar.es/html2pdf/temp/M12-053A.pdf ;
twiter 35w 8ohms 5000-20000hz
o amplificador é de 100+100wrms a 4ohms
depois de ter um esquema base vou ajustando os filtros
abraço
o que eu pretendia era um esquema de crossover de 4 vias ou um de 3 vias mais um passa baixo pro sub para o material que tenho;
sub 27-150hz 30cms 250wrms http://www.mtx.com/mobile/support/154/Archives/show.html ;
medio grave 25-5000hz 8ohms 300w max;
medio 500-8000hz 20wrms 8 ohms http://www.fonestar.es/html2pdf/temp/M12-053A.pdf ;
twiter 35w 8ohms 5000-20000hz
o amplificador é de 100+100wrms a 4ohms
depois de ter um esquema base vou ajustando os filtros
abraço
depois de muita pesquisa cheguei a um esquema base de um crossover de 4 vias que consiste em 3 crossovers de duas vias ligados entre si

vou usar esta calculadora http://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/XOver/ para defenir os cortes
e o software calcbob para a construçao das bobines http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=get_file&id=175
quanto aos cortes estava a pensar em 150hz; 800hz; 4000hz
que dizem? é preciso alterar alguma coisa no esquema?
abraço

vou usar esta calculadora http://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/XOver/ para defenir os cortes
e o software calcbob para a construçao das bobines http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=get_file&id=175
abraço
Há várias calculadoras de crossovers on-line. O difícil é saber até que ponto são credíveis. Esta parece-me honesta, embora tenha apenas cálculos para 2 vias. Poder ser que tenham uma variante para 4 vias.
http://www.apicsllc.com/apics/Misc/filter2.html
Se entenderes, pesquisa também em www.lalena.com.
Deverá ser levado em conta que um filtro não tem apenas de filtrar as frequências que devem ser dirigidas a cada driver. Como estes têm características diferentes de uns para outros, estas características deverão ser corrigidas através de malhas próprias para esse fim específico. (Curva de impedância, sensibilidade e curva de resposta). Claro que estes circuitos podem ser dispensados e as colunas tocam na mesma. É uma questão de afinação mais cuidada. Depende sempre da qualidade final que se pretende atingir.
Há bastante literatura sobre estas questões. É só pesquisar.

Mfigueiredo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 489
Interesses: Música e o resto
Pontos/Reputação: 517
Antero Pereira escreveu:depois de muita pesquisa cheguei a um esquema base de um crossover de 4 vias que consiste em 3 crossovers de duas vias ligados entre si
abraço
Vais ter uma surpresa bastante desagradável quando tentares comprar todo o material que aqui tens. Infelizmente as bobinas e os condensadores são bastante caros. Especialmente os de qualidade aceitável.
Tens aqui preços para poderes fazer já uma ideia. As bobinas dos primeiros drivers, L1, L2 e L3, pelo menos, terão de ser grandes, pelo que o preço vai disparar. E são sempre as pares!!!O fio destas terá de ser de boa secção.
www.europe-audio.com

Mfigueiredo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 489
Interesses: Música e o resto
Pontos/Reputação: 517
bom dia
a ideia que eu tenho como sou eletricista e tenho acesso ao material muito mais barato fazer eu mesmo as bobines.
quanto as secçoes das bobines L1,L2.L3 tava para usar fio de 2.5mm e as outras de 1mm
mas o que diz do esquema e dos cortes?
abraço
a ideia que eu tenho como sou eletricista e tenho acesso ao material muito mais barato fazer eu mesmo as bobines.
quanto as secçoes das bobines L1,L2.L3 tava para usar fio de 2.5mm e as outras de 1mm
mas o que diz do esquema e dos cortes?
abraço
Colunas diy
Para as características dos altifalantes, os parâmetros Thiele-Small, esta página pode ajudar: http://petoindominique.fr/php/donnee.php

rjbv17- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 105
Interesses: Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação: 184
O site do Dominique Petoin é um manancial de informação para quem quer construir um par de colunas.
Tem ferramentas para cálculo de caixas e open-baffles, pórticos, crossovers, etc.
Ricardo
Tem ferramentas para cálculo de caixas e open-baffles, pórticos, crossovers, etc.
Ricardo

ricardo onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2839
Interesses: música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4443
continuando...
spikes
http://s217.photobucket.com/albums/cc294/antero-power/SOM/?action=view¤t=DSCF1219.jpg

cola de madeira na base

agora com o peso da caixa esta a colar

abraço
continua...
spikes
http://s217.photobucket.com/albums/cc294/antero-power/SOM/?action=view¤t=DSCF1219.jpg

cola de madeira na base

agora com o peso da caixa esta a colar

abraço
continua...
caixas prontas falta montar os drivers e o revestimento exterior

Então caro amigo, já há mais evolução e mais fotos a acompanhar?

Valkilm- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 564
Ocupação: Procura do Audio Perfeito
Interesses: Audiofilia
Pontos/Reputação: 913
boas as colunas têm estado um pouco paradas tou a espera da esponja 5mm e da napa, quem me ficou de arranjar é muito esquecido vamos ver se chega alguma coisa esta semana.
a ultima aquisiçao foram uns drivers de medios 5" 35w 8ohms 800-8000hz

abraço

abraço
Mas então o amigo desistiu das colunas de carro?

Valkilm- Membro Audiopt

Valkilm escreveu:Mas então o amigo desistiu das colunas de carro?
sim achei melhor, so vou usar os subs que sao de carro o outros sao drivers hifi.
acha que fiz bem?
abraço
Antero Pereira escreveu:boas as colunas têm estado um pouco paradas tou a espera da esponja 5mm e da napa, quem me ficou de arranjar é muito esquecido vamos ver se chega alguma coisa esta semana.
abraço
Deduzo que o volume da caixa dos médios (e das restantes vias) tenha sido calculado com esse altifalante em mente.
Ricardo

ricardo onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2839
Interesses: música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4443
Pois...mas os subs do carro não têm impedância diferente das colunas hi fi que comprou?
Colunas com subs pode ser problemático, ou seja pode haver uma sobreposição em demasia de graves sobre as outras frequências, acho eu...
Colunas com subs pode ser problemático, ou seja pode haver uma sobreposição em demasia de graves sobre as outras frequências, acho eu...

Valkilm- Membro Audiopt

Antero Pereira escreveu:Valkilm escreveu:Mas então o amigo desistiu das colunas de carro?
sim achei melhor, so vou usar os subs que sao de carro o outros sao drivers hifi.
acha que fiz bem?
abraço
Pois...mas os subs do carro não têm impedância diferente das colunas hi fi que comprou?

Valkilm- Membro Audiopt

onga-ku escreveu:Antero Pereira escreveu:boas as colunas têm estado um pouco paradas tou a espera da esponja 5mm e da napa, quem me ficou de arranjar é muito esquecido vamos ver se chega alguma coisa esta semana.
abraço
Deduzo que o volume da caixa dos médios (e das restantes vias) tenha sido calculado com esse altifalante em mente.![]()
Ricardo
se eu fosse a fazer os calculos exatos, so para o sub era a caixa toda precisava + de 100L eu nas minha contas tem +-70L, mas sim ja tinha decidido por estes medios
Valkilm escreveu:Pois...mas os subs do carro não têm impedância diferente das colunas hi fi que comprou?
os subs estao nas caixas mas tem ligaçao e amp independente e so vao receber max 100hz que vao ser divididos num crossover ativo de duas vias
continuaçao
agora que ja chegou o material para forrar tive hoje 3 horitas de trabalho á volta delas ficam as fotos
esponja para ficar ficar a napa com melhor aspeto

a napa

spikes

depois de 400 agrafos ficaram assim

falta instalar os drivers
continua
abraço
agora que ja chegou o material para forrar tive hoje 3 horitas de trabalho á volta delas ficam as fotos
esponja para ficar ficar a napa com melhor aspeto

a napa

spikes

depois de 400 agrafos ficaram assim

falta instalar os drivers
continua
abraço
concluidas
boas depois de mais um par de horas concluí as minhas colunas e fica aqui o resultado
drivers

crossover de 3 vias

ligadores para os cabos

o da esquerda é o sub o da direita do kit 3 vias

o resultado

o meu cantinho

ja as ouvi e soão diferente do que estava habituado mas falta fazer uma audiçao mais descontraida e acertar umas afinações
abraço espero que gostem
drivers

crossover de 3 vias

ligadores para os cabos

o da esquerda é o sub o da direita do kit 3 vias

o resultado

o meu cantinho

ja as ouvi e soão diferente do que estava habituado mas falta fazer uma audiçao mais descontraida e acertar umas afinações
abraço espero que gostem
Viva
Infelizmente umas colunas desse tamanho necessitam de algum espaço em volta para poderem dar o seu melhor. A unidade de graves junto ao chão compromete um bocado a resposta a nível dos graves, por isso se puder colocar algo por baixo delas para as elevar uns centrimetros poderá notar algumas melhorias.
Infelizmente umas colunas desse tamanho necessitam de algum espaço em volta para poderem dar o seu melhor. A unidade de graves junto ao chão compromete um bocado a resposta a nível dos graves, por isso se puder colocar algo por baixo delas para as elevar uns centrimetros poderá notar algumas melhorias.
manel1- Equipa Audiopt - Moderação

- Número de Mensagens: 1422
Ocupação: Electromecanico
Interesses: Música, leitura
Pontos/Reputação: 1682
Pois, e não existencia de afastamento das paredes é um bocado comprometedor... especialmente a altos volumes. é afastá-las um pouco para ver se há melhoras. Tanto das paredes laterais como das traseiras.
Se houver melhoria audível no som pondera-se um solução.
manel1 escreveu:Viva
boas eu sei que para as colunas dar o seu melhor precisam de espaço mas de momento é que se pode arranjar, elas nao estao coladas ao chao estao apoiadas nos spikes e as bases de absorçao +-7cm na foto nao da para ver isso
enxuto escreveu:Pois, e não existencia de afastamento das paredes é um bocado comprometedor... especialmente a altos volumes. é afastá-las um pouco para ver se há melhoras. Tanto das paredes laterais como das traseiras.
concordo contigo, ja notei que a altos volumes existe muita reflexao, existe algo tipo paineis que se possa por nas laterais sem ter de mexer nas colunas ? estou limitado no espaço pelo tamanho do movel.
depois de uma audiçao mais relax resolvi livrar-me do equalizador, estava a limitar a gama alta nao conseguia mais de 11/12Khz sem ele vou facilmente aos 19/20Khz e tambem estava a embrulhar os graves, penso que consegui acertar bem o crossover.
em termos de graves consigo baixar aos 20hz faz tremer a casa toda e acho que a da vizinha tambem, quando vejo um filme as vezes ate me assusto tal o spl que produz.
no geral em musica sao muito reveladoras com flac´s sao muito nitidas na separaçao de intrumentos, ja em mp3 nota-se a falta de qualidade de algumas gravaçoes usando como fonte pc portatil
Eu faria avançar as colunas de modo a ficarem fora do alinhamento do móvel e apontava-as um pouco no sentido do local de audição. Colocaria uns paineis laterais porque essa sala, pelas fotos fica a ideia de ser muito ''viva''. Sim existem paineis à venda, mas como tem jeito para o DIY recomendo fazer uns.
manel1- Equipa Audiopt - Moderação

- Número de Mensagens: 1422
Ocupação: Electromecanico
Interesses: Música, leitura
Pontos/Reputação: 1682
manel1 escreveu:Eu faria avançar as colunas de modo a ficarem fora do alinhamento do móvel e apontava-as um pouco no sentido do local de audição. Colocaria uns paineis laterais porque essa sala, pelas fotos fica a ideia de ser muito ''viva''. Sim existem paineis à venda, mas como tem jeito para o DIY recomendo fazer uns.
pois era essa a minha ideia mas a "Maria" quer tudo arrumadinho e é ela que limpa o pó ao sistema. a sala é sala de estar, sala de jantar e cozinha tudo junto, é grande mas so tenho este canto para av.
que tipo de paineis diy me recomenda a fazer ? tenho ca muitas caixas dos ovos sera que da?
abraço
Caro Amigo
Primeiro deixe que lhe dê os parabens pela iniciativa, muito recomendável.
Realmente as colunas assim directamente no chão e encostadas as paredes laterais não darão o seu melhor, pelo contrário amigo até poderá pensar que fez umas más colunas e não é verdade...
O que recomendaram aqui é verdade, pois as minhas B&W melhoraram bastante quando as coloquei um pouco à frente do movel e afastadas das paredes laterais, ai a opção passa por as fazer avançar um pouco a frente e colocar os tais spikes para as desacoplar do chão e evitar/minimizar os efeitos nefastos dai oriundos...
Abraço
Realmente as colunas assim directamente no chão e encostadas as paredes laterais não darão o seu melhor, pelo contrário amigo até poderá pensar que fez umas más colunas e não é verdade...
O que recomendaram aqui é verdade, pois as minhas B&W melhoraram bastante quando as coloquei um pouco à frente do movel e afastadas das paredes laterais, ai a opção passa por as fazer avançar um pouco a frente e colocar os tais spikes para as desacoplar do chão e evitar/minimizar os efeitos nefastos dai oriundos...
Abraço

Valkilm- Membro Audiopt

Valkilm escreveu:Caro Amigo
Abraço
obrigado pelos comentarios
as colunas serao certamente desajustadas ao espaço, eu nao consigo utilizalas a mais de 50% do seu potencial (as portas e janelas estremessem todas
) mas assim um dia que tenha um espaço maior ja estarei servido eu ja afastei +- 40cm da parede de tras e ja tem os spikes

tem +-7cm

fiz um teste de resposta de frequencias num programa free e deu isto alguem me ajuda a interpretar o grafico?

abraço
Que programa é este e como fez o teste? pois pode ser interessante para nós para fazermos o mesmo

Valkilm- Membro Audiopt

Valkilm escreveu:
Que programa é este e como fez o teste? pois pode ser interessante para nós para fazermos o mesmo
é uma aplicaçao de 800kb gratis se quiser envio por email. o programa vai gerando frequencias pena é ser so a partir de 70hz por ser free e regista no grafico em tempo real. basta ter um pc com microfone interno ou um externo e ligar a saida de audio do pc ao sistema
abraço
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Tópicos similares» Colunas tannoy ... ?
» Colunas para Harman Kardon AVR-147
» BARULHO NAS COLUNAS
» colunas adquadas ao amplificador
» Top 10 - Colunas
» Colunas para Harman Kardon AVR-147
» BARULHO NAS COLUNAS