Com ou Sem Grelhas

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Com ou Sem Grelhas

Mensagem  _nimitz_ em 29/3/2012, 11:36

Caros,

Andava à procura de um gráfico das minhas Wharfedale 10.2, quando me deparei com uma medição na stereophile, em que está patente uma diferença na resposta de umas 10.1 com ou sem grelha.

"Wharfedale Diamond 10.1, anechoic response on tweeter axis at 50", averaged across 30° horizontal window and corrected for microphone response, with grille (red trace) and without grille (blue), with complex sum of nearfield woofer and port responses plotted below 300Hz."

Qual a vossa experiência relativamente às grelhas?
Têm as vossas colunas com ou sem grelha?

Tenho usado as minhas Wharfedale sempre com as grelhas, por uma questão de preservação. Mas de facto, não tanto pelo tecido, mas a armação em MDF acredito ter alguma influência no som. Sou sincero que nunca me dei ao trabalho de efectuar alguma comparação.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Re: Com ou Sem Grelhas

Mensagem  Fernando Novais em 29/3/2012, 12:34

Sempre sem grelhas lol!
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  joevalve em 29/3/2012, 12:37

uso as minhas MA studio 20 SE sempre sem grelhas, aliás quando as mandei lacar queria o o profissional que fez o trabalho enchesse os buracos onde encaixam as grelhas com material adequado e depois lacasse por cima de modo a nunca mais as usar, mas o tipo esqueceu-se.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  _nimitz_ em 29/3/2012, 13:02

hum... acho que hoje vou analisar melhor a coisa! Smile

Mas retirando a questão estética e de protecção, ao nível sónico, notam alguma diferença?
É a velha história....diferença deverá existir, como está presente no gráfico, agora se é audível ou nao...

Grato pelo vosso contributo.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Fernando Novais em 29/3/2012, 13:54

Carlos, a diferença é notória Wink Não sentiu diferenças Question
Cumprimentos
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  _nimitz_ em 29/3/2012, 14:02

Penso que a única vez que ouvi sem as grelhas, estava a mostrar as colunas a um amigo, e não prestei muita atenção.
(De facto, todos preferem as colunas sem as grelhas a nível estético).
Sempre me preocupou a questão da segurança (para as colunas) e o pó. Daí nunca ter dado importância à questão.

Parece que já vou ter com que me entreter! Smile

Obrigado Fernando.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  japm em 29/3/2012, 14:40

Boas,
A não ser que o fabricante explicitamente indique que as colunas devem ser ouvidas com as grelhas colocadas (caso das Thiel, por exemplo), as grelhas são para protecção estatica ou seja, na altura de ouvir devem ser retiradas Smile
Cumps, JAPM

japm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 76
Pontos/Reputação : 65

Mensagem  filcas em 29/3/2012, 15:50

japm escreveu:Boas,
A não ser que o fabricante explicitamente indique que as colunas devem ser ouvidas com as grelhas colocadas (caso das Thiel, por exemplo), as grelhas são para protecção estatica ou seja, na altura de ouvir devem ser retiradas Smile
Cumps, JAPM

x2!

Caro _nimitz_, não acha estranho, conforme indica o gráfico, que as grelhas lhe provoquem uma atenuação nas medias altas e altas frequências, com especial incidência num pico de -12dB (!!!) entre os 3.000 e as 4.000Hz, e que este facto não interferisse na sonoridade? Claro que é audível!

Para além de uma atenuação, temos ainda o problema de uma menor inteligibilidade da música com uma dispersão regra geral mais difusa o que prejudica a imagem stereo e focagem.

Como dizem o JAPM e o Fernando, grelhas sempre fora, a não ser que aconselhado pelo fabricante. Faça você mesmo o teste! Wink

filcas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 39
Ocupação : Eng. Civil
Pontos/Reputação : 59

Mensagem  _nimitz_ em 29/3/2012, 15:56

Se não achasse estranho, não teria aberto o tópico para recolher as vossas opiniões.

Sempre utilizei a grelha, pois existindo diferença sónica (e acredito que sim) não seria grande o suficiente para correr o risco de ter sempre a grelha fora.

Mas ao encontrar o gráfico, e interpretá-lo, achei logo que de facto faria uma diferença audível.

Assim que tenha oportunidade, logicamente irei efectuar o teste.

Obrigado.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

PS

Mensagem  Mfigueiredo em 29/3/2012, 16:34

Se for possível, faz o teste com a ajuda de alguém que porá e tirará a grelha da frente da coluna e para que o resultado seja mesmo válido, fecha os olhos.

Nota-se perfeitamente a diferença. Pelo menos eu notei nas vezes que experimentei.

Aliás, as colunas do avatar nem sequer têm grelha. Nem dava jeito, eheheh!
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  ginjas em 29/3/2012, 18:17

Depende muito das colunas, umas melhoram outras não, exemplo nas minhas Avalon Eclipse com grelha o agudo fica um pouco intenso, a marca aconselha com este modelo a colocar as grelhas, nas MA studio 100 já gosto mais de ouvir sem respiram melhor enfim elas é que mandam, mas a nivel estetico nada como ver-se os altifalantes…
ginjas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 953
Ocupação : artes gráficas
Interesses : btt, tenis de mesa, squash, musica, fotografia
Pontos/Reputação : 550

Mensagem  manel1 em 29/3/2012, 18:43

Alguns fabricantes têm em conta a colocação da grelha quando projectam a coluna e nesse caso recomendam a colocação da grelha. Em outros casos com grelha ou sem ela o resultado é identico, penso que cada modelo de coluna é um caso diferente e como tal vale a pena experimentar.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  99112 em 29/3/2012, 19:48

nem se compara.

as grelhas é só para proteção.

para ouvir música sempre sem grelhas.

cumps

99112
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 176
Ocupação : Técnico financeiro
Interesses : som, música, economia e finanças
Pontos/Reputação : 145

Mensagem  ricardo onga-ku em 29/3/2012, 20:04

_nimitz_ escreveu:Caros,

Andava à procura de um gráfico das minhas Wharfedale 10.2, quando me deparei com uma medição na stereophile, em que está patente uma diferença na resposta de umas 10.1 com ou sem grelha.

"Wharfedale Diamond 10.1, anechoic response on tweeter axis at 50", averaged across 30° horizontal window and corrected for microphone response, with grille (red trace) and without grille (blue), with complex sum of nearfield woofer and port responses plotted below 300Hz."

Qual a vossa experiência relativamente às grelhas?
Têm as vossas colunas com ou sem grelha?

Tenho usado as minhas Wharfedale sempre com as grelhas, por uma questão de preservação. Mas de facto, não tanto pelo tecido, mas a armação em MDF acredito ter alguma influência no som. Sou sincero que nunca me dei ao trabalho de efectuar alguma comparação.

Apesar da fossa das marianas, eu optava por usar as grelhas nessas Diamond já que sou bastante sensível a exageros nos agudos...

Ricardo
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  ughö em 29/3/2012, 20:25

Que o som muda entre a situação de grelhas colocadas ou retiradas é mais ou menos consensual. O que eu não diria assim tão peremptoriamente é que seja sempre melhor sem as grelhas. Que tal ouvir uma situação e outra e decidir por si mesmo ? Como já foi dito depende da coluna e eu diria ainda mais depende do sistema. Por aqui gosto mais sem grelhas mas por uma questão de protecção e como a diferença não é enorme muitas vezes deixo-as colocadas.
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Interesses : musica; fotografia
Pontos/Reputação : 285

Mensagem  _nimitz_ em 30/3/2012, 08:04

Mfigueiredo escreveu:
Se for possível, faz o teste com a ajuda de alguém que porá e tirará a grelha da frente da coluna e para que o resultado seja mesmo válido, fecha os olhos.
É isso que costumo fazer (se bem que às vezes é complicado meter alguém a mexer no sistema Smile).

Acho que é um pouco por aí: sem ouvir, e olhando para o gráfico e no caso concreto destas colunas certamente existirá diferença. Vamos ver é se o resultado será agradável. (Penso que sim pela linearidade da resposta sem grelhas).

onga-ku escreveu:Apesar da fossa das marianas, eu optava por usar as grelhas nessas Diamond já que sou bastante sensível a exageros nos agudos...
Ricardo,
Eu apesar de gostar de algum "ar", o excesso de agudos também me irrita um pouco, especialmente em audições prolongadas.
No entanto, e olhando para o gráfico, não me parece que sem as grelhas exista muito excesso (talvez um pouco antes dos 10K Hz), mas sim uma maior linearidade na resposta das mesmas.

A nível estético, gosto de ambas as formas. Se optar por retirar as grelhas de forma definitiva, terei é de arranjar qualquer coisa para as tapar, pois como estas grelhas têm muitos pinos, não são muito práticas para andar sempre a colocar e retirar.

Mais uma vez, agradeço a todos os vossos úteis contributos.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 30/3/2012, 09:02

_nimitz_ escreveu:
onga-ku escreveu:Apesar da fossa das marianas, eu optava por usar as grelhas nessas Diamond já que sou bastante sensível a exageros nos agudos...
Ricardo,
Eu apesar de gostar de algum "ar", o excesso de agudos também me irrita um pouco, especialmente em audições prolongadas.
No entanto, e olhando para o gráfico, não me parece que sem as grelhas exista muito excesso (talvez um pouco antes dos 10K Hz), mas sim uma maior linearidade na resposta das mesmas.

A nível estético, gosto de ambas as formas. Se optar por retirar as grelhas de forma definitiva, terei é de arranjar qualquer coisa para as tapar, pois como estas grelhas têm muitos pinos, não são muito práticas para andar sempre a colocar e retirar.

Pessoalmente julgo que viveria melhor com a fossa das marianas seguida da pequena serra do que com a meseta de 3db acima dos 5khz mas teria de ouvir as colunas para afirmar com certeza.
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ em 30/3/2012, 09:52

Vamos lá ver (ouvir) como corre o teste. Smile

A questão genérica que se impõe é, e estéticas à parte, se as colunas são compostas pelas grelhas, não deviam os fabricantes ter isso em conta na altura da concepção?

É que a tal "fossa das Marianas", que até pode ser do agrado de alguns, no papel, não me parece um desempenho muito correcto das colunas.

Se as grelhas são para protecção, mais valia, em vez das mesmas, enviarem uns "sacos" de pano para envolver as colunas, quando não estão a ser utilizadas.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 30/3/2012, 10:24

_nimitz_ escreveu:Vamos lá ver (ouvir) como corre o teste. Smile

A questão genérica que se impõe é, e estéticas à parte, se as colunas são compostas pelas grelhas, não deviam os fabricantes ter isso em conta na altura da concepção?

É que a tal "fossa das Marianas", que até pode ser do agrado de alguns, no papel, não me parece um desempenho muito correcto das colunas.

Se as grelhas são para protecção, mais valia, em vez das mesmas, enviarem uns "sacos" de pano para envolver as colunas, quando não estão a ser utilizadas.

A fossa das marianas é uma falha relativamente grave na resposta e significa que as frequências de e em torno dos 3,6KHz serão reproduzidas muito mais baixo do que o resto do espectro.

Julgo que a maior parte das colunas foi concebida para ser escutada sem as grelhas e com o eixo apontado ao ponto de escuta mas isso não impede que por vezes alguns modelos soem melhor (ou menos mal) se subvertermos estas regras.

No meu caso noto uma diferença sensível quando retiro as grelhas mas por vezes não tenho paciência para o fazer, até porque as minhas grelhas são do tamanho de umas Monitor Audio BX5...

Última edição por onga-ku em 30/3/2012, 10:53, editado 1 vez(es)
ricardo onga-ku

Mensagem  N_F_S em 30/3/2012, 10:49

Acho que em todas as colunas que tive se notava bem a diferença entre usar com ou sem grelhas.

É por isso que elas são possiveis de tirar Wink Se os fabricantes achassem que tocava melhor com elas, não as deixavam tirar eheh.
N_F_S
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Pontos/Reputação : 46

http://www.audiotricity-hifi.com

Mensagem  _nimitz_ em 30/3/2012, 11:18

onga-ku escreveu:...mas por vezes não tenho paciência para o fazer, até porque as minhas grelhas são do tamanho de umas Monitor Audio BX5...
Smile
Exacto. Há sempre que ter em conta o custo / benefício. Laughing

N_F_S escreveu:É por isso que elas são possiveis de tirar Se os fabricantes achassem que tocava melhor com elas, não as deixavam tirar eheh.
Até pode ser, não me parece é que faça muito sentido. Se influenciam o som, de forma não desejada, ou seja, se faculta às colunas um desempenho diferente da ideia de concepção, não deveriam sequer lá estar. Se a ideia é proteger, é como digo, uns sacos de pano, se calhar até faziam mais $$$ com outro nicho de negócio....os sacos supra-sumo, e siga!
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ughö em 30/3/2012, 15:38

A propósito destas considerações lembro também que o nosso ouvido não tem uma sensibilidade linear. Assim, por vezes algo não linear pode ser mais agradável do que outra coisa mais linear. Lembro-me, por exemplo, de perder bastante tempo com um analisador de espectro e ruído branco a tentar fazer com que a resposta do sistema fosse mais linear possível para depois chegar á conclusão que não gostava do resultado.

ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Interesses : musica; fotografia
Pontos/Reputação : 285

Mensagem  _nimitz_ em 30/3/2012, 15:57

ughö escreveu:A propósito destas considerações lembro também que o nosso ouvido não tem uma sensibilidade linear. Assim, por vezes algo não linear pode ser mais agradável do que outra coisa mais linear. Lembro-me, por exemplo, de perder bastante tempo com um analisador de espectro e ruído branco a tentar fazer com que a resposta do sistema fosse mais linear possível para depois chegar á conclusão que não gostava do resultado.

Exacto.
O nosso sistema de mediação (ouvido-cérebro) será sempre a última instância.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paulo_m em 31/3/2012, 22:02

onga-ku escreveu:Pessoalmente julgo que viveria melhor com a fossa das marianas seguida da pequena serra do que com a meseta de 3db acima dos 5khz mas teria de ouvir as colunas para afirmar com certeza.

Aí está a ideia chave. Olhar para o gráfico dá uma ideia de como elas soam na sala em que foram feitas as medições. O resultado final só mesmo ouvindo (ou medindo) na nossa própria sala...
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação : 463

Mensagem  ricardo onga-ku em 1/4/2012, 08:38

Sem dúvida.
Mesmo uma resposta de frequências plana quando medida ao eixo em câmara anecóica não é garante de uma resposta equilibrada porque a resposta fora do eixo pode ser muito diferente e acidentada (p.ex. muitas Wilson Audio).

Mas se a resposta ao eixo de umas colunas medida em câmara anecóica não for suficientemente plana estamos a começar mal e como diz o povo, cheio de razão, "aquilo que começa torto, nunca se endireita".

Além disso a resposta ao eixo representa os primeiros sons que iremos escutar, o equilíbrio tonal mais importante (assumindo que as colunas estão adequadamente posicionadas, ou seja, convergentes para o ponto de escuta, isto para colunas convencionais de "cone").
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ em 2/4/2012, 10:11

Testes efectuados, e muito música escutada no fim de semana.

Ora bem, diferença essa, existe de forma extremamente notória……aliás mesmo à frente da coluna, mal se retira a grelha nota-se logo.

Se ficou melhor ou pior….completamente subjectivo! Se em teoria, em câmara anecóica, a resposta sem grelhas é mais correcta, na “vida real”, com a sala à mistura e outros factores, ou se gosta do resultado ou não. Ou assim assim….que é onde ainda me encontro. 

Passo a explicar:
Antes o som não era cansativo, mas por vezes, parecia que faltava alguma transparência (ou “ar”, ou agudos….por aí); agora está mais transparente (como seria de esperar pelo gráfico). Na maioria das gravações, gosto mais assim…..mas em gravações com falta de graves e predominância de agudos……começa a cansar ao fim de algum tempo!
Fico menos resistente às gravações...
Ao nível estético, e são opiniões…..aqueles aros prateados distraem muito. Ou tenho os olhos fechados, ou dou por mim a olhar para elas.  Com a grelha ficavam mais discretas.

PS: Ricardo, estou certo que não irias retirar as grelhas. Smile

Obrigado.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 2/4/2012, 10:33

Nada com experimentar.
ricardo onga-ku

Mensagem  joao sousa em 16/4/2012, 17:18

Boas....

Nas minhas mission 735 sempre sem grelhas
a não ser que haja festas de anos lá em casa por causa dos miudos.

Pois é uma verdadeira tentação
joao sousa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Ocupação : Coordenação Trafego Terrestre
Interesses : Musica, BTT, RC.
Pontos/Reputação : 35

Mensagem  cavani em 30/6/2012, 23:37

Bem...eu costumo usar as minhas DY sem grelhas,quando quero uma audição mais apurada,principalmente na faixa de agudos,comigo ja foi confirmado que as grelhas abafam o tweeter e mascaram o agudo.
cavani
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Ocupação : técnico eletrônico
Interesses : musica,tecnologia,apaixonado por caixas de som
Pontos/Reputação : 48

https://plus.google.com/u/0/

Mensagem  Valkilm em 1/7/2012, 10:31

Carissimos,

Eu quando ouço mais "a sério" tiro as grelhas, não porque fosse à procura de um som melhor, mas até porque as B&W 684 são umas colunas bonitas se assim se pode chamar...

Mas depois de ler este tópico fiz um comparativo e a diferença é minima com ou sem as grelhas, contudo há uma pequena diferença que me convenceu que sem as grelhas os agudos ganham um pouco mais de extensão...

Obrigado a todos por me terem ajudado a ter "melhor som" sem gastar nada!!!
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 658
Interesses : AUDIO
Pontos/Reputação : 1073

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: