O meu "sistema"

Ir em baixo

O meu "sistema"

Mensagem  changie em 25/3/2012, 15:42

Boa tarde,

Tal como referi no tópico "Apresentação", sou um verdadeiro novato nestas andanças.

Como tal, gostaria de aprender mais (na prática, tudo ou quase tudo) com os restantes foristas.
No que toca ao meu sistema (já uns bons aninhos!!), limitar-me-ei a copiar as referências que lá estão, visto que nada mais sei. Sendo assim:

"Toca discos": Technics SL - D21/ Direct Drive Automatic turnable System

Colunas: Pioneer: CS - 161

Amplificador: Technics Stereo integrated amplifier SU - Z25

Já agora: pretendo recuperar um sistema SIEMENS (aparelhagem, gira-discos, equalizador, etc). Obviamente, e visto que não deve tocar há mais de 20 anos, necessita de ir à revisão. Provavelmente, necessitará também de ser reparado.
Onde me devo deslocar? Algum conselho?

O sistema apresentado acima foi revista numa casa perto de Lisboa, Olival Basto mais concretamente. Penso que seja esta: http://novatecnica.pt/index_frame.html

Encontrei ainda as seguintes:

http://www.soundkeeping.com/docs/index.php?idConteudo=450

http://audioteam.pt/

http://www.paucasedbona.pt/servicos.php

Bom, é tudo por agora.

Obrigado e bom Domingo!!

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Pontos/Reputação : 35

Re: O meu "sistema"

Mensagem  99112 em 25/3/2012, 20:19

bem vindo

99112
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 176
Ocupação : Técnico financeiro
Interesses : som, música, economia e finanças
Pontos/Reputação : 145

Mensagem  manel1 em 25/3/2012, 21:11

Viva changie

Antes de proceder à reparação vale a pena pedir orçamento. O mais provável é ficar mais caro a reparação do que a compra de componentes usados de melhor qualidade.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  changie em 25/3/2012, 22:48

Boa noite,

Antes de mais, agradeço a atenção!!

Sim, pedirei orçamento. Logo verei... o "problema" é que eu pouco percebo do assunto... e andar à pesca de material, é coisa com a qual não me sinto muito confiante.
De qualquer das formas, fico a aguardar. Pode ser que como teve muito pouco uso, esteja em condições (ainda) aceitáveis mesmo com uma ou outra reparação/afinação.

Quanto ao Technics? O que vos parece?

Cumprimentos!

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 26/3/2012, 19:19

boas
em relação ao siemans só servirá para ouvir radio Shocked
o gira depende do estado, ... é razoavel para começar.
luis lopes

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  changie em 28/3/2012, 21:50

Boa noite,

O pior da aparelhagem (não me refiro à Siemens) são mesmo as colunas... não são nada de especial. Ainda assim, e quanto ao resto, toca muito bem e, como referiu, pelo menos para começar, é óptimo.

O que quer dizer com "só serve para ouvir rádio"? Disseram-me que tem um som muito compacto. O que quererá dizer isso? Entretanto, já o mandei arranjar.
Penso que é um preço aceitável para revisão, limpeza, afinações, reparações... veremos.

Cumprimentos!

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  changie em 28/3/2012, 21:51

Só por curiosidade: como avaliam as colunas Nixon (espero não estar a confundir com a Nikon...)? São alguma coisa de jeito?

Obrigado

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 29/3/2012, 09:10

changie escreveu:Boa tarde,

Tal como referi no tópico "Apresentação", sou um verdadeiro novato nestas andanças.

Como tal, gostaria de aprender mais (na prática, tudo ou quase tudo) com os restantes foristas.
No que toca ao meu sistema (já uns bons aninhos!!), limitar-me-ei a copiar as referências que lá estão, visto que nada mais sei. Sendo assim:

"Toca discos": Technics SL - D21/ Direct Drive Automatic turnable System

Colunas: Pioneer: CS - 161

Amplificador: Technics Stereo integrated amplifier SU - Z25

Já agora: pretendo recuperar um sistema SIEMENS (aparelhagem, gira-discos, equalizador, etc). Obviamente, e visto que não deve tocar há mais de 20 anos, necessita de ir à revisão. Provavelmente, necessitará também de ser reparado.
Onde me devo deslocar? Algum conselho?

Bom dia,

A sua mensagem não deixa claros os seus objectivos em relação ao sistema.

Qual é a principal fonte que utiliza, será o gira-discos?
Está contente com o desempenho do sistema ou pretende melhorá-lo?
Qual é o seu budget?
Em que divisão se encontra o sistema e quais as dimensões?
O que o leva a querer recuperar o sistema Siemens?

Se tenciona melhorar o som do seu sistema proponho que esqueça ou pelo menos deixe de parte a recuperação dos Siemens que lhe irá consumir parte do budget e o potencial é muito reduzido.
Mas se por outro lado aprecia equipamento vintage a coisa muda de figura pois o desempenho passa a ser secundário.

Conheço o bem o seu prato pois era o gira-discos de casa dos meus pais na minha infância e adolescência; tenho tentado "oferecer" como complemento à venda de uns LPs aqui no fórum mas ninguém lhe pega.
Se tem ou tenciona adquirir uma quantidade razoável de vinil parece-me indispensável a sua substituição.

O amplificador talvez seja razoável, mas algo limitado em termos de potência para uso numa sala de dimensões médias ou grandes.

As colunas são o elemento do sistema que mais afecta o som e como tal é aqui que deve ser investida a maior fatia do bolo (mas esse investimento só dará frutos com uma fonte adequada); as suas colunas têm um tweeter de cone que é uma tecnologia ultrapassada e de desempenho insuficiente mas talvez se aguentem por mais uns tempos...só comparando com umas contemporâneas.
As suas também são fabricadas em Portugal?

Cumprimentos,
Ricardo

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  changie em 29/3/2012, 23:21

Caro Ricardo,

Em primeiro lugar, agradeço a atenção!

Quanto à sua resposta (dividirei por pontos para facilitar a leitura e compreensão)

1) Como referi, sou um autêntico nabo nesta matéria. O que quer dizer com fonte? O sistema (identifico como Tecnhics) está dividido por módulos: rádio, amplificador, cassetes e um outro que não me recordo. Na verdade, e para ouvir ocasionalmente, penso que esteja em boas condições (foi reparado há relativamente pouco tempo - cerca de 3/4 anos - pouca utilização desde então por diversas razões. Pretendo dar-lhe mais uso de agora em diante). Para além disso, tem um valor muito especial, não tanto pela sua qualidade mas pelo facto de pertencer à família, como foi o seu caso (há coisas difíceis de explicar, se é que me faço entender...)
Apresenta ainda um estilo (estética) que também já não é assim tão frequente encontrar. Por último, a durabilidade deste brinquedo é qualquer coisa!!

2) O Siemens também pertence à família e por isso tenho gosto em recuperá-lo. Como, de momento, não tenho budget suficiente para grandes aventuras, apostei em pedir orçamento... Estive a ver preços de gira-discos e aparelhagens em 2ª mão e acabava por ficar tudo um pouco mais caro (na ordem dos 350€). Também apostei na reparação porque sei que teve pouquíssimo uso e como são familiares dá-me mais confiança... como não percebo nada do assunto, receio um pouco adquirir um em 2ª mão (nomeadamente anúncios através da internet) e levar banhada... necessitando depois de pedir orçamento para reparação...

3) Estive a tentar perceber qual a origem das colunas. Na verdade, não lhe sei dizer pois não possuo esse autocolante... Vendo a imagem, são muitíssimo idênticas esteticamente... não afirmo com toda a certeza que são iguais porque nem sequer sei os valores relativos aos W.

4) A nível de colunas o que é que me aconselha?

Obrigado e cumprimentos!!

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 30/3/2012, 09:50

changie escreveu:1) Como referi, sou um autêntico nabo nesta matéria. O que quer dizer com fonte? O sistema (identifico como Tecnhics) está dividido por módulos: rádio, amplificador, cassetes e um outro que não me recordo. Na verdade, e para ouvir ocasionalmente, penso que esteja em boas condições (foi reparado há relativamente pouco tempo - cerca de 3/4 anos - pouca utilização desde então por diversas razões. Pretendo dar-lhe mais uso de agora em diante). Para além disso, tem um valor muito especial, não tanto pela sua qualidade mas pelo facto de pertencer à família, como foi o seu caso (há coisas difíceis de explicar, se é que me faço entender...)
Apresenta ainda um estilo (estética) que também já não é assim tão frequente encontrar. Por último, a durabilidade deste brinquedo é qualquer coisa!!

A fonte é o equipamento que "gera" o sinal - leitor de CDs ou cassetes, sintonizador, gira-discos, etc. - e o desempenho desta é importante pois vai definir a qualidade do sinal eléctrico que será amplificado e depois transduzido.
A função do amplificador é a de aumentar a "intensidade" do sinal e as colunas convertem-no em ondas sonoras.
Presentemente um amplificador a transístores e um leitor de CDs produzem níveis de distorção inferiores ao limiar da audição, ao contrário das colunas que afectam o sinal de forma audível e a resposta de frequências (intensidade a que cada frequência é reproduzida) pode ser mais ou menos afectada pelas características da sala consoante o desenho das mesmas.

Se por ventura conseguir imunidade à doença mais comum entre os audiófilos, chamada de upgradite ou incapacidade de resistir à vontade constnate de efectuar mudanças no sistema, proponho que mantenha por agora os equipamentos electrónicos da Technics (fontes e amplificador).

changie escreveu:2) O Siemens também pertence à família e por isso tenho gosto em recuperá-lo. Como, de momento, não tenho budget suficiente para grandes aventuras, apostei em pedir orçamento... Estive a ver preços de gira-discos e aparelhagens em 2ª mão e acabava por ficar tudo um pouco mais caro (na ordem dos 350€). Também apostei na reparação porque sei que teve pouquíssimo uso e como são familiares dá-me mais confiança... como não percebo nada do assunto, receio um pouco adquirir um em 2ª mão (nomeadamente anúncios através da internet) e levar banhada... necessitando depois de pedir orçamento para reparação...

Quantos anos tem esse sistema da Siemens?
Tenho dúvidas de que o desempenho seja superior ao do Technics.

changie escreveu:3) Estive a tentar perceber qual a origem das colunas. Na verdade, não lhe sei dizer pois não possuo esse autocolante... Vendo a imagem, são muitíssimo idênticas esteticamente... não afirmo com toda a certeza que são iguais porque nem sequer sei os valores relativos aos W.

Perguntei a origem por piada pois não me lembro de ter visto colunas de marcas "conhecidas" fabricadas em Portugal.

changie escreveu:4) A nível de colunas o que é que me aconselha?

Em primeiro lugar convém ter em atenção duas coisas:
- se tenciona manter o amplificador da Technics as colunas terão de ser adequadas às características do mesmo
- as colunas deverão ser adequadas às dimensões do espaço onde será colocado o sistema e à distância destas ao ponto de escuta, isto se tenciona escutar estereofonia de dois canais de forma correcta:

Em seguida deve definir um orçamento e dirigir-se a uma loja da especialidade da sua área de residência com o seu amplificador e alguns CDs ou LPs que aprecie.
Desconfie sempre das colunas que soam muito "detalhadas" e "luminosas" pois produzem excesso de agudos e tornam-se cansativas em escutas prologadas.
Algumas marcas que pode escutar: PSB, Wharfedale, Sonus Faber, Xavian, Kef, BeW, Monitor Audio
Evite as mini-monitoras ou colunas com altifalante de médios-graves de dimensões muito reduzidas que não passam de brinquedos pouco adequados à reprodução de música.
As colunas pequenas devem ser colocadas em suportes adequados e não numa estante:

Convém ainda ter em conta que as colunas não trazem cabos e terá de comprá-los à parte; não gaste mais de 2/3€ por metro que é um disparate e pode até comprar o cabo de coluna de 1,5mm no Aki.
A aquisição de equipamento usado permite comprar melhor equipamento com o mesmo budget.

Boas escutas,
Ricardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  changie em 1/4/2012, 16:32

Boa tarde,

A pergunta pode (é, creio) soar completamente desproposita e até estapafúrdia mas... o amplificador pode servir de fonte? Repare que me limito a utilizar o gira-discos e o amplificador sendo este "o" fundamental para que possa utilizar todos os módulos. Aliás, não posso fazer nada sem este estar ligado.

"Presentemente um amplificador a transístores e um leitor de CDs produzem níveis de distorção inferiores ao limiar da audição, ao contrário das colunas que afectam o sinal de forma audível e a resposta de frequências (intensidade a que cada frequência é reproduzida) pode ser mais ou menos afectada pelas características da sala consoante o desenho das mesmas." - Daí a importância das colunas! Merci!

Salvo erro, o da Siemens terá cerca de 20/30 anos. Segundo o que consta, tê-lo-ão comprado por 200 contos (talvez até um pouco mais) sendo considerado, na época, um bom sistema...
Tenho a perfeita noção que não soará a Tecnhics mas penso que para o que é necessário cumprirá. Um dia mais tarde, renová-lo-ei.

Colunas:

1) "se tenciona manter o amplificador da Technics as colunas terão de ser adequadas às características do mesmo" - Quais são as características que devo ter em conta para não fazer asneira?

2)Há alguma diferença entre «mini-monitoras» e «monitoras»? O que difere uma coluna mini-monitora para as demais? Podem ser reconhecidas à vista desarmada? Alguma característica do ponto de vista estético?

3) "As colunas pequenas devem ser colocadas em suportes adequados e não numa estante" - Qual a dimensão de uma coluna pequena? Considera as PIONEER pequenas ou de tamanho médio?

Mais uma vez, obrigado. Agradeço ainda o conselho dos cabos. Efectivamente não tinha noção disso.

Alguma sugestão quanto a "equipamento usado"?

Cumprimentos e resto de bom fim-de-semana. Very Happy

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 1/4/2012, 17:59

changie escreveu:A pergunta pode (é, creio) soar completamente desproposita e até estapafúrdia mas... o amplificador pode servir de fonte? Repare que me limito a utilizar o gira-discos e o amplificador sendo este "o" fundamental para que possa utilizar todos os módulos. Aliás, não posso fazer nada sem este estar ligado.

A função do amplificador é "amplificar" o sinal gerado pelas fontes.
Se não o ligar a uma fonte (gira-discos, sintonizador, leitor de CDs ou gravador de cassetes) não existirá nenhum sinal para amplificar.
A minha sugestão é que o mantenha, bem como ao gira-discos, e comece por substituir as colunas.

changie escreveu:Salvo erro, o da Siemens terá cerca de 20/30 anos. Segundo o que consta, tê-lo-ão comprado por 200 contos (talvez até um pouco mais) sendo considerado, na época, um bom sistema...
Tenho a perfeita noção que não soará a Tecnhics mas penso que para o que é necessário cumprirá. Um dia mais tarde, renová-lo-ei.

Se quiser pode publicar uma fotografia do sistema e dizer-nos quais os modelos; até pode ser que se tratem de equipamentos competentes.
Será algo assim?

changie escreveu:Colunas:

1) "se tenciona manter o amplificador da Technics as colunas terão de ser adequadas às características do mesmo" - Quais são as características que devo ter em conta para não fazer asneira?

Quando o amplificador não tem muita potência as colunas deverão ser relativamente sensíveis (≥88-90dB) e imagino que também não consiga produzir muita corrente pelo que a impedância nominal média das colunas deve ser de 8.Ohm.

changie escreveu:2)Há alguma diferença entre «mini-monitoras» e «monitoras»? O que difere uma coluna mini-monitora para as demais? Podem ser reconhecidas à vista desarmada? Alguma característica do ponto de vista estético?

Na verdade o termo monitora não é o mais correcto pois está mais adequado às colunas dedicadas à monitorização de estúdio.
Talvez devesse ter escrito antes colunas de suporte (por oposição a colunas de pavimento) mas usei a nomenclatura mais comum.

Mini-monitoras são colunas cuja frente é de dimensão menor do que uma folha A4 (30x20cm) e cujo diâmetro do altifalantes de médio-grave ou woofer é inferior a 5'' (12 cm).
São giras mas a extensão ao nível das baixas frequências é muito limitada e começam a distorcer a níveis de pressão sonora ou volumes bastante baixos.

changie escreveu:3) "As colunas pequenas devem ser colocadas em suportes adequados e não numa estante" - Qual a dimensão de uma coluna pequena? Considera as PIONEER pequenas ou de tamanho médio?

Na verdade eu deveria ter escrito que nenhumas colunas devem ser colocadas numa estante pois esta irá vibrar e produzir ressonâncias indesejadas..
Todas as colunas que não são de pavimento devem ser colocadas em suportes rígidos com a unidade de agudos ou tweeter sensivelmente à altura do ouvido.

changie escreveu:Alguma sugestão quanto a "equipamento usado"?

As colunas, por afectarem ou "colorirem" o sinal de forma mais intensa do que os restantes componentes do sistema, devem ser escutadas por quem compra em conjunto com o amplificador que as irá alimentar.
Convém ainda ter em conta que existe uma relação entre a resposta das colunas e as dimensões da sala.

No seu perfil não indica a zona onde reside mas se for numa grande cidade poderá deslocar-se a uma loja da especialidade pois quase todas dispõe de um stock deequipamento usado.
A alternativa é vasculhar os classificados (onde os preços são mais convidativos) e pedir para escutar as colunas em sua casa.

Eu podia (e posso) sugerir-lhe que compre chocolate com 85% de teor de cacau mas pode dar-se o caso de você preferir algo mais forte ou com apenas 70%.

Cumprimentos,
Ricardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  changie em 2/4/2012, 00:54

onga-ku escreveu:
changie escreveu:A pergunta pode (é, creio) soar completamente desproposita e até estapafúrdia mas... o amplificador pode servir de fonte? Repare que me limito a utilizar o gira-discos e o amplificador sendo este "o" fundamental para que possa utilizar todos os módulos. Aliás, não posso fazer nada sem este estar ligado.

Se não o ligar a uma fonte (gira-discos, sintonizador, leitor de CDs ou gravador de cassetes) não existirá nenhum sinal para amplificar.
A minha sugestão é que o mantenha, bem como ao gira-discos, e comece por substituir as colunas.

Bom, sendo assim, não lhe sei responder. Reafirmo: todos os módulos estão ligados ao amplificador. Não estou certo qual será a fonte... julgo até que o rádio e as cassetes não funcionam. Limito-me a utilizar os cds e o "toca discos". Por enquanto, e como referiu, deve servir. Substituir as colunas é prioridade. Qual o valor aceitável (1ª e/ou 2ª mão)para umas colunas com alguma qualidade? Nada de xpto nem tão fraquitas quanto estas PIONEER.

changie escreveu:Salvo erro, o da Siemens terá cerca de 20/30 anos. Segundo o que consta, tê-lo-ão comprado por 200 contos (talvez até um pouco mais) sendo considerado, na época, um bom sistema...

Se quiser pode publicar uma fotografia do sistema e dizer-nos quais os modelos; até pode ser que se tratem de equipamentos competentes.
Será algo assim?

Quando souber, digo-lhe. Não posso indicar as referências porque não o tenho em casa. Conto ir levantá-lo durante esta semana!
A aparelhagem engloba:

Gira-discos, leitor de cds, rádio, cassetes, equalizador, amplificador, e um outro aparelho, creio. Esteticamente não é muito semelhante, visto que esses botões encontram-se dispersos. Quando puder, indico as referências.

changie escreveu:Colunas:

Quando o amplificador não tem muita potência as colunas deverão ser relativamente sensíveis (≥88-90dB) e imagino que também não consiga produzir muita corrente pelo que a impedância nominal média das colunas deve ser de 8.Ohm.

As PIONEER devem ter cerca de 8.Ohm... pelo menos, as minhas pesquisas indicam-me isso: http://www.deals.ie/classifieds/for-sale/timber-speaker-pioneer-cs-161

changie escreveu:2)Há alguma diferença entre «mini-monitoras» e «monitoras»? O que difere uma coluna mini-monitora para as demais? Podem ser reconhecidas à vista desarmada? Alguma característica do ponto de vista estético?

Na verdade o termo monitora não é o mais correcto pois está mais adequado às colunas dedicadas à monitorização de estúdio.
Talvez devesse ter escrito antes colunas de suporte (por oposição a colunas de pavimento) mas usei a nomenclatura mais comum.

Mini-monitoras são colunas cuja frente é de dimensão menor do que uma folha A4 (30x20cm) e cujo diâmetro do altifalantes de médio-grave ou woofer é inferior a 5'' (12 cm).
São giras mas a extensão ao nível das baixas frequências é muito limitada e começam a distorcer a níveis de pressão sonora ou volumes bastante baixos.

changie escreveu:3) "As colunas pequenas devem ser colocadas em suportes adequados e não numa estante" - Qual a dimensão de uma coluna pequena? Considera as PIONEER pequenas ou de tamanho médio?

Na verdade eu deveria ter escrito que nenhumas colunas devem ser colocadas numa estante pois esta irá vibrar e produzir ressonâncias indesejadas..
Todas as colunas que não são de pavimento devem ser colocadas em suportes rígidos com a unidade de agudos ou tweeter sensivelmente à altura do ouvido.

Interessante... as PIONEER encontram-se no chão. Há algum inconveniente? É preferível à estante? Provavelmente as do sistema SIEMENS terão de ir para a estante...

changie escreveu:Alguma sugestão quanto a "equipamento usado"?

As colunas, por afectarem ou "colorirem" o sinal de forma mais intensa do que os restantes componentes do sistema, devem ser escutadas por quem compra em conjunto com o amplificador que as irá alimentar.
Convém ainda ter em conta que existe uma relação entre a resposta das colunas e as dimensões da sala.

No seu perfil não indica a zona onde reside mas se for numa grande cidade poderá deslocar-se a uma loja da especialidade pois quase todas dispõe de um stock deequipamento usado.
A alternativa é vasculhar os classificados (onde os preços são mais convidativos) e pedir para escutar as colunas em sua casa.

Eu podia (e posso) sugerir-lhe que compre chocolate com 85% de teor de cacau mas pode dar-se o caso de você preferir algo mais forte ou com apenas 70%.

Claro, compreendo perfeitamente! Vou ter isso em atenção!

Cumprimentos,
Ricardo

Cumprimentos!

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 2/4/2012, 10:03

changie escreveu:
onga-ku escreveu:

Bom, sendo assim, não lhe sei responder. Reafirmo: todos os módulos estão ligados ao amplificador. Não estou certo qual será a fonte... julgo até que o rádio e as cassetes não funcionam. Limito-me a utilizar os cds e o "toca discos". Por enquanto, e como referiu, deve servir. Substituir as colunas é prioridade. Qual o valor aceitável (1ª e/ou 2ª mão)para umas colunas com alguma qualidade? Nada de xpto nem tão fraquitas quanto estas PIONEER.

Por 300-400€ já pode comprar um par de colunas usadas de dimensão média e desempenho muito razoável.

changie escreveu:
onga-ku escreveu:

Interessante... as PIONEER encontram-se no chão. Há algum inconveniente? É preferível à estante? Provavelmente as do sistema SIEMENS terão de ir para a estante...

A maior parte das colunas foram concebidas para serem escutas com a unidade de agudos à altura do ouvido e a apontar para o ponto de escuta, isto porque a dispersão de frequências médias e agudas tem a forma de um cone que vai reduzindo com o aumentar da frequência e onde a intensidade é maior ao centro do que na periferia.
Talvez esta imagem ajude a perceber melhor a ideia:

Se as colunas não apontarem para o ponto de escuta e ouvidos a resposta de frequências ou intensidade a que elas produzem as várias frequências não será equilibrada e o som será distorcido.
A colocação no pavimento de colunas concebidas para posicionamento sobre suporte vai ainda causar um acentuar de algumas frequências e criar reflexos indesejados que afectam a resposta e a imagem esterofónica.

Ricardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  changie em 2/4/2012, 11:24

Bom dia,

Clarificou muitíssimo. Adorei o gráfico/imagem. Very Happy

Tenho andado à procura de colunas, mais concretamente das marcas que me referenciou, na Internet. Visto que o valor médio é de 8.Ohm, há perca de qualidade se a impedância for de 6.Ohm? Muitas das Wharfedale que tenho visto têm 6.Ohm. Há uma relação forte entre qualidade e nível de impedância, isto é, quanto maior o nível melhor a qualidade?

Agradeço pela paciência de Santo que tem tido!! Very Happy

Cumprimentos,

Changie

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 2/4/2012, 11:54

A impedância média é uma especificação algo vaga pois a carga apresentada pelas colunas não é constante em toda a gama de frequências; quanto menor o valor da impedância (e/ou maior for o ângulo de fase eléctrica) mais esforço será colocado sobre o amplificador.
Alguns fabricantes vão mais longe e especificam também a impedância mínima.
Além disso, a resposta de frequências de amplificadores com uma impedância de saída elevada (muitos amplificadores a válvulas) é afectada por essas variações de impedância.
Pode obter mais informações sobre este tema aqui:

http://www.stereophile.com/reference/707heavy/index.html

http://www.stereophile.com/reference/810

Se assumirmos que os fabricantes são suficientemente sérios e a impedância média especificada está razoavelmente correcta, como umas colunas de 6Ohm requerem mais corrente do que umas de 8Ohm deverá optar por estas últimas se pretende manter o Technics.

Cumprimentos,
Ricardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  changie em 3/4/2012, 22:08

Ok, compreendido. Vou investigar e certamente terei em conta os seus conselhos e indicações.

Cumprimentos,

Changie

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  changie em 8/4/2012, 12:31

Boa tarde,

Tal como tinha dito, deixo aqui as referências do meu sistema SIEMENS:

Gira-discos: RW 200 (apresenta uma característica curiosa. 33 e 45 rpm. Todavia, possui um "botão" que se roda para acelerar ou diminuir a velocidade da música dentro destas duas opções) / Agulha: T4P

Leitor de CD's: RA 200

EQ: RQ 200

Amp: RV 200

Colunas: SIEMENS digital-profi - 60 W / 100 W / 8 Ohm

À primeira vista, trata-se de um sistema mais complexo que o da Tecnhics. Para além disso, apresenta uma qualidade de som muito superior (este facto também se pode dever à sala em questão...)

O que vos parece? Trata-se de um bom sistema para começar?

Cumprimentos e boa Páscoa!

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 em 8/4/2012, 14:22

Viva Changie, é um sistema muito antigo para podermos encontrar referencias sobre ela na Internet, de qualquer modo o mais provável é que o seu ponto fraco sejam as colunas, por isso se decidir fazer qualquer alteração ao sistema em minha opinião deveria começar por aí.

O importante é que esteja satisfeito com o som que tem aí, o resto é conversa. Boa Páscoa.

manel1

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  changie em 8/4/2012, 17:31

Boa tarde,

De facto, procurei pela internet e as pesquisas revelaram-se infrutíferas...
Encontrei apenas algumas páginas sobre um ou outro módulo. Ainda assim, há um ou outro link que revela uma data de fabrico/edição totalmente diferente da minha, visto que o sistema terá cerca de 20 e muitos/30 anos.

Amp : http://www.radiomuseum.org/r/siemens_remote_controlled_stereo.html

EQ: http://goodsound.lv/other.html

Gira-discos: http://www.radiomuseum.org/r/siemens_hifi_plattenspieler_rw200.html (semelhante)

eheheh claro, percebo perfeitamente! Sim, por enquanto, estou satisfeito. É um sistema de algum modo diferente dos que estava habituado e, também por isso, apresenta particularidades que merecem ser exploradas.
Obrigado e igualmente!

Cumprimentos e boa Páscoa!!

changie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/4/2012, 18:40

Eu punha o Siemens de lado e concentrava-me em melhorar o Technics, começando pelas colunas.
Quais são as dimensões da sala ou quarto onde se encontra o sistema?

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares