O meu primeiro 'tube'

Ir em baixo

O meu primeiro 'tube'

Mensagem  asoares em 19/3/2012, 17:41

Olá a todos,
Apesar de desde há muito ser um apaixonado pelas valvulas deixei sempre o projecto do amplificador ir ficando para trás mas a verdade é que após ter começado pela fase de 'é impossível fazer', passando pela fase de 'isto é só para quem tem muito papel', pela fase de 'onde raio vou arranjar as coisas' e chegando á fase de 'isto afinal até nem era assim tão complicado de fazer'; a verdade é que este já cá 'canta'.
Acabei agora de construir o meu primeiro amplificador a valvulas e caso alguém esteja interessado acho que é um optimo primeiro projecto - desculpem o P mas não uso o (des)acordo ortográfico porque me irrita
Não é mais que um simples Single Ended em modo triodo usando uma PCL86 por canal. Dá uns 2 Watts por canal -embora com as válvulas pareça sempre mais- e desconfio que vou ter de fazer outro para o meu irmão quando ele o ouvir tocar.
Os transformadores de saída fui eu que os fiz após muito calculo e algumas dores de costas mas maior parte do material saiu da minha sucata no sotão pelo que me ficou bem barato. Para primeiro amplificador a valvulas não se pode pedir mais não é? Meti-lhe um 'extra' com um sistema temporizado para ligar os anodos só quando os filamentos já estiverem quentes e agora está em testes.
Apesar de ainda não estar minimamente rodado e ter produzido os primeiros vagidos há dias o som já é muito agradável.
Se alguém se wuiser aventurar numa experiência que pode ser sem retorno digam-me qualquer coisa.
O material electronico ainda se consegue arranjar apesar das casas de material estarem a desaparecer rapidamente. Qualquer dia só a Dimofel é que fica e temos de ir lá para comprar uma resistência....
Quanto a transformadores para SE's há algumas opções também:
-Li algures que a Retralihas em lisboa pode bobinar transformadores de acordo com as especificações que forem pedidas mas não faço ideia do preço (alguém me pode confirmar?)
-Hammond 125 *SE - São bons pois estas novas versões já trazem 'Air Gap'. É o transformador de saída mais vendido no mundo para SingleEnded. Mas existem para push-pull também. O * é substituido por a,b,c,d,e conforme a potênca. São mais ou menos universais porque se pode adaptar a várias impedancias de primário e de secundário. Não se fiem nas especificações da largura de banda ser de 100 a 15000Hz (-1dB) porque é bem melhor. Isso é à potencia máxima porque em funcionamento normal é mais extensa. Conseguem-se por 30 a 45Eur cada pela net. Para mim o de melhor valor é o 125CSE (8w) por 33eur na Antique Electronic Euply (acho que são mais 12 de portes e vem de dentro da UE)
-Novarria- Feitos em italia e com uma altissima qualidade. Além disso são baratissimos e tão bons como os sowter e companhia (para mim). Podem ser encomendados pela Net -nuova electronica novarria- e só para terem uma ideia um transformador para Single Ended de 12W para 4 e 8 ohms fica por 29eur na versão base. Outros acabamentos são mais caros. Ainda estou a ver se mos mandam por correio normal porque pediram-me 32Eur de portes... Mesmo assim são um excelente negócio. E fazem de encomenda também com especificações a pedido. O site é todo em italiano mas eles também respondem em inglês aos mails.
-Edcor- Feitos na america e com muito boas criticas em relação à qualidade. São baratos de base e com o facto de o dolar valer menos que o euro o preço final é bem convidativo. Não sei é que taxas alfandegárias são aplicadas quando cá chegarem. Mesmo assim talvez compensem. só têm é secundários unicos (só 4 ou só 8 ohms) o que melhora a qualidade de som mas diminui a flexibilidade das montagens. E têm uma cor azul linda de morrer; (mas a tinta não toca)
-Edonion- Feitos em portugal e segundo consta com uma excelente qualidade de som. A página é bem convidativa e respondem a todas as perguntas sendo excepcionais em disponibilidade. Quando montar mais um amplificador a valvulas ou melhorar o que acabei agora provavelmente passará a ser equipado com eles. São relativamente acessiveis, de altissima qualidade e sempre é nosso. E acrescento que são feitos por quem sabe e tem paixão pela alta-fidelidade. Até me responderam a um domingo e de uma forma que não deixa margem para duvidas.
Depois para desenrascar haveria duas opções que não são hi-fi mas assim mais ai-fai
A antique electronic suply tem um PT31 que custa 13eur mas acho que os portes deles são estupidamente altos o que o põe ao preço de um BOM transformador.
A RS online tem um a 20eur mas não faço ideia dos portes porque não há essa informação no site. Pedem logo o numero do cartão de crédito antes de avançar mais Shocked

Espero ter ajudado a criar macaquinhos no sotão a algumas pessoas para ligarem o ferro de soldar e desculpem pelo testamento. Depois meto uma fotos do meu menino aqui se quiserem. De momento voltei a desmanchar uma parte para acertar melhor os layout's dos fios.
Um abraço Audiofil....perdão.....audiota!
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Pontos/Reputação : 121

Re: O meu primeiro 'tube'

Mensagem  Orion em 19/3/2012, 18:50

O Homem sonha e a obra nasce, Parabéns pela obra e, mais ainda, pelo arrojo de ter avançado e acreditado. Vanham essas fotos e vá dando notícias desse válvulado que deve de estar uma beleza.

É esse o espírito.

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4623
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2572

Mensagem  asoares em 19/3/2012, 22:29

Acrescentando ainda à lista que fiz de fornecedores de transformadores ainda há a Danbury Electronics que é vendida através da Living in the Past Audioweb. Esqueci-me desta Shocked . São British e têm modelos desde 18.70 libras (uns 22,5 aéricos) e pedem 12 libras de portes (14,5€) mais umas 2 (uns 2,5€) de comissões paypal. Fica um preço em conta mas não faço ideia da qualidade.
Quanto fontes de material de boa qualidade trambém se pode encomendar material por aqui: http://www.audiomarketing.net/
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas

Mensagem  manel1 em 20/3/2012, 16:50

Parabéns pelo projecto, não é qualquer um que se aventura a construir uma coisa dessas. Que colunas usa com o amplificador?

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  asoares em 20/3/2012, 17:06

As colunas que vão ser usadas estão em construção. São umas back-loaded horn com drivers full range da Fostex implementadas da maneira recomendada pela marca. O facto de não terem crossover benificia a clareza dos medios que são optimos com as valvulas como se sabe. São qualquer coisa como estas:

Aproveito para dizer que a novarria após mandar um mail passou a possibilitar o envio para portugal no site (não dava) e acrescentou a opção na parte da escolha do correio a usar “Expedição/envío España y Portugal”. Os portes são de 32,90 até 30kg o que possibilita a montagem do Kit de valvulas deles a um optimo preço.
Mas quando fizer o segundo exemplar deste amplificador vou meter 2 transformadores feitos de encomenda da Edonion que são portugueses e a um bom preço
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Mfigueiredo em 21/3/2012, 10:20

Parabéns asoares pela iniciativa (e coragem) de meter as "mãos na obra".

Sobre utilização de transformadores, eu tenho alguma experiência já com uns da Edonion, mas toroidais de alimentação. São muito competentes. Os preços são justos pelo que vejo por essas lojas on-line fora. Aliás, a variação nem pode ser muita se tivermos em conta que o preço do cobre é definido internacionalmente. (A não ser que não levem cobre, eheheh).

Transformadores de saída, tenho também uns, mas foram feitos por cá. Não sei bem em que empresa. Foi o MCA.hifi quem tratou desse assunto. São de excelente qualidade.

Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  asoares em 21/3/2012, 21:03

tenho de lhe mandar uma mensagem então para ver se sei mais qualquer coisa. Aprende-se sempre Smile
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 21/3/2012, 21:43

Não quero ser desmancha prazeres mas as colunas com altifalantes de banda-larga são muito sobre-valorizadas pela imprensa e comunidade DIY; o desempenho é muito "limitado".
Porque não experimenta antes umas colunas com duas ou três vias?
Tem aqui muito por onde escolher:

http://www.zaphaudio.com/

http://www.troelsgravesen.dk/Diy_Loudspeaker_Projects.htm

Cumprimentos,
Ricardo

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  asoares em 21/3/2012, 22:54

Eu respeito a tua opinião claro, mas olha que já as ouvi e têm uma rapidez e capacidade muito acima daquilo que eu estava à espera. Especialmente os extremos da banda audível são muito mais extensos do que eu podia esperar. Foram uma completa surpresa. Estive a ouvir os meus adorados Led Zeppelin e digo-te que na faixa 'Since i've been loving you' do 3º album o Jimmy Page estava ali a tocar para mim. E a desafinação propositada do Plant estava ali bem perto perto. O Boham tinha os seus célebres 'troncos' a bater com toda a força e o John Paul Jones acompanhava tudo na perfeição. Um espetáculo, só te digo. É claro que isto só é válido em salas não muito grandes e em volumes comedidos mas as que ouvi tinhas uma naturalidade a tocar que me deixaram pasmado. Assim os volumes a que chegam e o poder em salas maiores não se compara por exemplo ás minhas Infinity e muito menos ás B&W do meu irmão (uns monstros quando se trata de movimentar o ar). Mas para o meu escritório espero que me encham as medidas. Se não derem ao menos ão de dar para a minha arrecadação onde passo muito tempo nas 'invenções'.
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Mfigueiredo em 22/3/2012, 10:12

Nas minhas aventuras DIY em colunas, cheguei também à conclusão de que nunca se perde tudo ou se ganha tudo. Há sempre um equilibrio entre ganhos e perdas. Quero com isto dizer que as monovias têm as suas vantagens e defeitos como as multivias, naturalmente.

No fim, acabei por preferir as multivias, desde que as unidades sofram o menos possível com a electrónica dos crossovers. Admito, no entanto, que em algumas circunstâncias, as monovias sejam mais racionais. A utilização dessa filosofia em espaços pequenos será uma boa escolha.
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  ricardo onga-ku em 22/3/2012, 10:56

Os altifalantes de banda-larga sofrem de defeitos notáveis que limitam o seu desempenho, como por exemplo a distorção por intermodulação, a redução do ângulo de dispersão excessiva nos médios altos e agudos, gama de frequências limitada...
As limitações impostas pela física são incontornáveis e um altifalante que reproduza bem as baixas frequências requer características muito diferentes daquelas necessárias para reproduzir agudos; um altifalante de banda-larga é como um canivete Suiço - desenrasca -, e o seu uso faz sentido nas portas dos automóveis ou nos "tijolos" onde o espaço é limitado e as exigências de qualidade reduzidas.
Depois vai ainda amplificar as frequências que o altifalante mal reproduz através de uma corneta de perfil deficiente; não espere grandes resultados.
Acho que fica sempre mais bem servido se optar antes por uma topologia com mid-woofer + tweeter.

Ricardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Bom caminho

Mensagem  rjbv17 em 31/3/2012, 16:15

Também eu perdi o medo há cerca de 6 anos atrás e construí o meu primeiro (e até agora único) amplificador a válvulas. E foi um Single Ended com as 300b com cerca de 7W. não sei qual a selecção de componentes que fez mas haverá sempre qualquer coisa a melhorar num projecto desses.

Acrescente à lista dos transformadores a Lundhal (http://www.lundahl.se/index.html) que, IMHO, é de outro campeonato, sobretudo nas versões em ferro amorfo. Pode obtê-los em vários sítios mas recomendo o Jac Van der Walle (Jac Music).

Os transformadores de alimentação que utilizo são os da EDONION, em Albergaria, e o João Araújo tem sido um excelente conselheiro com as suas recomendações sobre dimensionamento, sempre muito ajuizadas e fundamentadas. Também tenho transformadores para os filamentos da Hammond fornecidos pela Bluebell Audio na Escócia, muito bons e, sobretudo, muito bem construídos e económicos.

Quanto às colunas, dou-lhe os meus parabéns; os single-driver são mágicos! Nunca cheguei a construir qualquer BLH apesar de ter dado os passos iniciais com os Fostex FE206E e, posteriormente, com os Lowther DX4 mais tarde "artilhados" com as bobinas de prata. Por ser mais simples, acabei por construir umas transmission line (TL) a partir do projecto do Martin King, inicialmente com recurso ao filtro baffle step para atenuar a subida de impedância, prontamente abandonado porque tirava muitas coisas boas ao som. Depois tentei um projecto ainda mais simples em open baffle (OB), primeiro só com o FR da Hemp (FR8C), mais tarde, acrescido do woofer da Eminence (15 Alpha) com filtro passa baixo próximo dos 270Hz. Os OB nesta configuração são um caminho sem regresso e, atrevo-me a revelar que o projecto completo (duas tábuas, 4 altifalantes, duas bobinas com núcleo de ar e dois condensadores) ficou em pouco mais de €400,00.

Parabéns, mais uma vez.
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação : 378

Mensagem  ricardo onga-ku em 31/3/2012, 19:09

Qual é a sensibilidade das colunas?
Com 7W convém andar perto dos 100dB, a menos que tencione escutar a baixos volumes e a uma distância muito reduzida (1m?)

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Características do OB

Mensagem  rjbv17 em 31/3/2012, 23:33

Caro onga-ku,

Apesar de ser "deformado" em Engenharia, não faço a mínima ideia da sensibilidade do conjunto. Que toca alto toca! E que toca muito bem, também é verdade. Batem-se com Quad's e Maggie's (electrostáticas) à vontade. Temos uma tertúlia muito informal de DIY'ers aqui no Porto que apenas se preocupa com os resultados sónicos, nada mais. Não é preciso medir. Ou toca bem e se gosta, ou não, o que obriga a alterar qualquer coisa. É esta a essência da "coisa", até porque, invariavelmente, não estamos todos de acordo. E assim vamos alimentando o vício e progredindo ...

Os FR8C da Hemp têm uma sensibilidade de 95,5 dB nas condições habituais de medição (1W/1m) e os woofers Alpha-15A da Eminence têm 97 dB nas mesmas condições. O ideal era ter woofers com cerca de 6 dB de sensibilidade acima dos FR. Não tendo sido possível, o truque foi baixar a resistência da indutância colocada em série com o "+" (<1Ohm) do filtro passa-baixo de segunda ordem (12dB/oitava de atenuação), do tipo Linkwitz-Riley, para melhor "saliência" do grave. A frequência de corte escolhida, à volta dos 270Hz, está relacionada com a largura do baffle, estando ligeiramente acima da frequência em que os FR começam a perder capacidade para reproduzir as baixas frequências. Ambos altifalantes têm uma impedância de 8Ohm. A indutância tem o valor de 10mH e o condensador "shuntado" nos terminais do woofer é de 39µF.

Os resultados são muito bons e o conjunto permite tirar partido do que está atrás. Um dia destes faço a apresentação do restante sistema que também não é muito "normal".

As últimas colunas comerciais que tive foram as Vandersteen 2CE que foram literalmente arrumadas para canto. Volta e meia gosto de ouvir as velhinhas Kef Coda III (fabricadas em Portugal no início dos anos 80) das quais não me desfaço por nada deste mundo, embora fiquem a anos-luz dos OB em rapidez, transparência e tridimensionalidade.

rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação : 378

Mensagem  ricardo onga-ku em 1/4/2012, 08:55

A razão do meu comentário deve-se ao facto de que nos S.E.T. a distorção harmónica cresce muito rápida e exponencialmente com o aumento de potência pelo que não se deve "puxar" por eles.
Mas imagino que saiba disso.

Não quer abrir um tópico com a descrição do seu sistema? http://www.audiopt.net/f21-o-meu-sistema

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Curioso

Mensagem  asoares em 1/4/2012, 10:13

Também estou curioso sobre o sistema em questão. depois mande qualquer coisa sobre o que está por trás das OB.
Devo dizer aqui que já tenho trocado algumas linhas com o Sr. João Araújo e sem duvida que é alguém muito ponderado, com conhecimento e uma bagagem audiofila enorme e que junta a isto o facto de ser muito acessivel o que é raro encontrar. Trocámos já pontos de vista e opiniões sempre no sentido da melhor opção em termos de satisfação; que no fundo é o objectivo de ouvirmos musica.
Aliás sobre isso gostava de dizer que já me deixei de chatear com a perfeição:
Os transistores são melhores em todas as medições. São estáveis; conseguem taixas de distorção com sei lá quantos zeros, trabalham 'frios', aguentam tudo etc etc. Mas prefiro as distorções das valvulas; são gostos. Há quem goste mais dos pianos; outros dos trombones, outros das guitarras.....O que nos liga é o gosto pela musica e o que ela nos transmite; o resto são acessórios para a musica nos chegar 'ás orelhas'. Aliás até nisso todos temos orelhas e canais auditivos diferentes....Se alguém está contente com a sua mini 'Shanyo' de 5000W com luzinhas a piscar e gaitas quando liga e show pirotécnico quando desliga, então optimo; é o sistema ideal para a dita pessoa. Com as colunas é mais ou menos o mesmo. Eu quis experimentar. Das que ouvi (e no sitio que ouvi-que também importa) gostei e bateram muitas outras que já ouvi num aspecto: palco sonoro. Quanto ao resto são compromissos e gostos. Por exemplo muita gente adorava os agudos das Monitor Audio mas eu sinceramente DETESTEI. Assim como não gostei minimamente do som das B&W Nautilus com 3 amplificações diferentes enquanto quem estava ao meu lado as achou fantásticas. Talvez tenha a ver com o facto de ouvir frequencias mais elevadas que a maioria, não sei....E gostei bem mais de um Audiolab8000A qundo o ouvi em comparação com um Nakamichi CA/PA5E. Isto há coisas assim....
Interessa é que todos nos satisfaçâmos (epá...esta foi uma palavra de 50€ Razz )
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 1/4/2012, 10:37

Quanto às colunas estou plenamente de acordo: hoje são raras as demonstrações em xôs de onde não saio com os ouvidos a sangrar.
Mas infelizmente o exagero nos agudos está na moda, é o famoso som "arejado" que os reviewers tanto enaltecem... Rolling Eyes

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  asoares em 5/8/2012, 00:12

Ora cá estou de volta a este tópico para dar conta das ultimas novidades. Após uma série de testes e afinações decidi montar uma versão 2 do meu 'Um&meio'. Eu sei, eu sei que não meti aqui fotos dele na primeira versão mas desde o inicio que estava destinado a ser uma versão experimental. O mau é que o raio do 'minorca' tocou tão bem desde o inicio que fui adiando as mudanças. Só pecava no extremo inferior o que ser devia por um lado aos transformadores de saída e por outro a uma alimentação muito no limite inferior das condições de funcionamento das PCL's. Mas os medios e agudos são qualquer coisa de muito muito especial. Assim, uma vez que tenho outros projectos meio parados decidi deitar mãos à obra e construir um segundo chassis em vez da caixa simples da primeira versão. Decidi também meter algumas alterações no circuito porque tocou tão bem que achei que se a base é boa vale a pena melhorar.
Assim novidades para a versão 2:
-Fiz um novo transformador para a alimentação HT aumentando a corrente disponível dos quase 100mA para 270mA e aumentei a filtragem de 300 para 450mF. Pretendo que a voltagem fique o mais estável possível nos 250v que é o ideal para as valvulas em uso.
-Aumentei o intervalo de tempo do 'soft start' para a ligação da HT aos anodos de 10 para 20seg para deixar estabilizar melhor os filamentos de aquecimento antes de ser aplicada a HT
-Passei a alimentação dos filamentos de AC para DC e passa a poder ser regulada. Vai ficar em 13,4V que julgo ser o ponto ideal (embora haja diferentes datasheets com diferentes valores)
-Nova alimentação dos filamentos passa a dispor também de 'soft start' com aumento progressivo da voltagem para evitar o fenómeno de luz intensa ao ligar quando os filamentos frios ainda têm uma resistência muito baixa.
-Novo circuito de auto-bias para poder regular a corrente do catodo e mantê-la constante independentemente do estado de desgaste das valvulas. Em principio deverá ficar nos 28mA
-Troca dos condensadores de desacoplamento (Philips) por Vishay (gosto muito mais do som destes)

Ainda estou na construção final do chassis mas esta vai ser a montagem final do 'Um&Meio' sendo depois feitas outras alterações mais para a frente só com troca de um ou outro componente (e dos transformadores de saída (eu enrolei estes....). Quero tirar o máximo possível das velhinhas PCL86 e começar a fazer um stock delas enquanto ainda há para mais tarde usar. Se alguém tiver por aí umas digam-me qualquer coisa Wink .
E quando o chassis estiver acabado então sim as fotos virão para aqui, está prometido!!!
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  radiospormedida em 5/8/2012, 01:47

Olá a todos. Em primeiro lugar está de parabéns por vários motivos. E, muito embora o aspecto audiófilo e DIY da sua montagem seja já digno de referência, para mim tem um significado ainda maior o facto de utilizar a PCL86. Caso não saiba essa era a válvula utilizada no som das TV's de outros tempos. Ora como eu reparei milhares dessas caixas que acompanhavam a "mira técnica" com músicas do Fausto Papetti e do James Last, nos intervalos da Tele-Escola, hoje, ao ler o seu tópico, vieram-me à memória muitas aventuras, algumas delas, com a PCL86. Vou até dizer-lhe mais, Os TV's Philips utilizavam a PCL86 e a PL85 no formato OTL, hoje tão apreciado pelos entusiastas das válvulas. Parabéns pela montagem.

De resto, e sobre alguns comentários que vi acerca dos drivers Full Range, não deixarei de lembrar que estava em questão um amplificador de 2 ou 3 Watts. Nessa gama de potências, como aliás, em qualquer gama que se refira a amplificadores a válvulas, o factor mais importante é reduzir as perdas ao mínimo possível. Por isso os drivers de alto ganho. Por isso a ausência de filtros passivos. Por isso a escolha de formatos TL ou Horn.

A largura de banda e a dinâmica de um bom altofalante Full Range é coisa para meter no bolso muito boas colunas multivia, assim esteja aplicado numa caixa devidamente construída - O que nem sempre acontece.

É perigoso comparar desempenhos de equipamentos comerciais com outros fabricados "em casa".

Quanto às colunas multivia, tenho visto - e ouvido - ( ouvisto Smile ), grandes lacunas. A saber, uma coluna com 3 vias terá, logo à partida, 4 x mais problemas do que a Full Range. Tudo porque são 3 drivers, mais um filtro passivo.

Abraços.

Carlos M.

radiospormedida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 93
Ocupação : Técnico de Electrónica
Interesses : Electrónica, Música, Ciências, Antiguidades
Pontos/Reputação : 166

http://radiospormedida.blogspot.com

Mensagem  Rui_Rodrig em 7/8/2012, 23:11

Boa noite, asoares:

Desculpe a intromissão neste tópico mas gostava de tirar uma dúvida.

Esse kit de amp a válvulas que montou é o "kit PCL86 single-ended Stereo"
da "Elletronica Novarria" que custa €106,99 ? E os custos de envio são de
cerca de €32,90 até 30kg ? Ou seja, podemos mandar vir dois amps de
modelos diferentes (tem outro "kit KT88 single-ended Stereo", p. ex.) desde
que o peso total da encomenda seja inferior a esse limite ?

Por outro lado, acha que esse kit é "aceitável" para iniciados em electrónica ?
Já o KT88 é "muita fruta", não ?
Sei de outro site para kit´s de amps a válvulas na China mas preferia este
porque está sediado na Europa. Não consigo é entender o italiano !...
É difícil para mim contactar com eles por email. Shocked

Cumprimentos,
Rui
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Pontos/Reputação : 197

Mensagem  musicforfun em 8/8/2012, 10:35

Dá uma vista de olhos ao Edonion:

http://radiosantigos.com/?page=pro_cat&idc=44

http://www.edonion.com/Home1.php

comprar no estrangeiro porquê ?

o ano passado um participante noutro forum teve um á venda:

http://forumhifi.com/forum/showthread.php?26684-Amplificador-v%E1lvulas-KIT-Edonion

musicforfun
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 55
Ocupação : vendedor
Pontos/Reputação : 91

Mensagem  asoares em 8/8/2012, 15:43

Respondendo às questões levantadas aqui:
Foram tocar em 2 valvulas que são das minhas favoritas por isso vou espalhar-me só um bocadinho esperando ser o mais claro possível.
Eu não montei qualquer kit. Aproveitei o facto de ter em minha posse 4 PCL's 86 e decidi meter mãos ao trabalho e fazer alguma coisa com elas.
O kit da Novarria é uma boa opção pelo que tenho lido e o esquema de base é semelhante (assim como são semelhantes todos os projectos que usam as PCL86 em configuração single ended). Mas fui eu quem bobinou o transformador de alimentação e os de saída e que montei em point-to-point segundo esquema desenhado por mim a partir do esquema electrico. As bobinagens é que foram uma estreia completa para mim.
O meu tem ainda atraso na ligação dos anodos, alimentação dos filamentos por DC em vez de AC e autobias bem como sistema de 'slowstart' no aquecimento dos filamentos da valvula. O Kit não tem nada disto pelo que sei.
Quanto aos portes é verdade que até 30Kg os portes são sempre iguais. Isto dá para fazer uns group buy's jeitosos de transformadores e outros componentes (se alguém quiser avisem-me por PM) Laughing
Na minha opinião se tem jeito com o ferro de soldar e alguma experiencia então tanto faz montar o baseado na KT88 ou na PCL86. Há é algumas diferenças nos 2 kit's que são relevantes e que tornam o baseado na KT88 um pouco mais complexo em comparação com o PCL86:
-Tem mais valvulas pois a PCL86 é uma 2-em-um (semelhante a uma 12AX7 e uma EL84 juntas no mesmo involucro)
-A filtragem usa uma valvula rectificadora em vez dos diodos usados no PCL86
-Para além da KT88 podem-se usar nesse circuito a KT66 (puxa menos corrente para os filamentos) ou a 6550 sem alterações embora esta ultima fique a trabalhar já no limite da sua voltagem de anodo (perto de 400V)
Julgo que com a mudança de resistencia do catodo a 6L6/EL34 e a 6CA7 também podem ser usadas mas tenho de confirmar nas datasheet's as voltagens maximas destas. Assim este segundo KIT é mais flexivel na escolha de valvulas de saída.
Agora a escolha é sua meu amigo, mas tenha também em conta ao que vai ligar os amplificadores visto a diferença em termos de potência de saída ser grande. Com umas colunas bem sensíveis (96dB para cima) a PCL86 toca bem alto mas é preciso lembrar que só tem cerca de 2W enquanto a KT88 pode dar em single ended perto de 15W.
O meu proximo amplificador a valvulas será baseado na KT88/6550 com um EF86 como driver. Mas atenção; em termos sonoros a PCL86 é uma excelente válvula (uma das ultimas lançadas e feita de proposito só para audio) que me continua a surpreender e tem a vantagem de ainda ser muito barata.
Quanto ao kit da Edonion julgo que há um à venda na dimofel mas é um bom bocado mais caro do que o kit novarria que é do mais barato que encontrei na net. A versão deluxe são mais 40 eur mas trás dois potenciometros ALPS blu em vez de um stereo e um acabamento diferente nos transformadores (a preto) bem como botões em aluminio em vez do plastico preto.
Nota: Eu falei com eles em inglês por mail e responderam-me também em inglês quando andei a ver transformadores de saída. Foi assim que dei com o Kit. De resto dá para perceber o site (e há sempre o google translator sunny )
Agora é ligar o ferro de soldar e força nesse projecto!!!
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Rui_Rodrig em 8/8/2012, 22:54

Boas noites caros foristas musicforfun e asoares:

Em primeiro lugar, obrigado pela atenção dispensada ao responderem
ao meu pedido.

Em relação ao site radiosantigos vou contactá-los pois a Dimofel em Coimbra
só tinha um de demo (último) e já montado. Quanto à venda no outro fórum,
não percebo como no decorrer natural de um negócio, se podem fazer certas
contra-propostas e baixar o preço a um ponto desses ... silent

Quanto à explicação de asoares, deixe que lhe diga que não sei manejar o ferro
de soldar mas já tenho um e a solda aqui a esfriar pelo tal kit ! Vai saír asneira
como diz um amigo meu, com certeza !... Quanto a fazer uma encomenda em
quantidade, depende do grupo e local para pagar e receber o material, mas
não tenho experiência em "vaquinhas" dessas ...
O que é importante é que seja um kit simples e barato para "totós" ... Laughing

Mas tanto para mim como para os outros foristas, estou certo de que a sua
explicação/apresentação fui muito completa e importante para quem possa
já tirar proveito pleno. Quem sabe, daqui por algum/bastante tempo, também
por mim ?

Cumprimentos e obrigado,
Rui
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Pontos/Reputação : 197

Finalmente!!!

Mensagem  asoares em 12/8/2012, 22:30

Bem, depois de muito tempo de construcção o novo Um&meio tem uma nova roupa. Deixou de estar instalado provisoriamente numa caixa de ferrero rochers (passe a pub) para passar a estar numa caixa mais séria e na minha opinião muito mais bonita. Após ter recebido criticas positivas como 'estes bombons tocam bem. Ou 'nunca tinha provado destes' achei que era merecida a troca para roupita melhor.
Aproveitei e troquei algumas coisas também porque isto do DIY tem sempre destas coisas: estamos sempre a tentar melhorar.
Após a construção da caixa (vou poupar-vos às fotos disso) foi altura de começar a pensar como ele ficaria. Vai daí toca a experimentar dispor as coisas para ver o efeito. As caixas foram metidas para simular as coberturas dos transformadores. Decidi meter 4 dos condensadores à vista porque lembrei-me que talvez ficasse giro, foi assim um 'vaipe'.

Depois foi fazer as placas de controle para a voltagem regulada (DC) das valvulas e para o atraso na ligação dos anodos. Os circuitos foram adaptados de outros que já aqui tinha, e depois desenhei as placas de circuito impresso, fí-las e aproveitei os componentes que tinha para aqui soltos e pronto; começou a tomar forma. Aqui já com 2 dos transformadores, os suportes das PCL86 e os condensadores. O apoio destes dei-me um trabalho do ca...porque parti umas quantas peças de madeira e estive mesmo para o deixar de fora

Depois foi passar à parte de dentro indo construindo aos poucos. Ao menos desta vez não me queimei ao contrário do que já começa a ser tradição tongue

Finalmente foi altura de o virar ao contrário e aqui está ele na sua nova roupa. Caso se perguntem o que é aquela coisa no meio das válvulas, é um led amarelo que indica a situação de espera enquanto os filamentos aquecem. Após isto ele apaga e passa o testemunho de dar luz para as protagonistas de cada lado Wink

Mas nem só o exterior mudou. Assim as mudanças foram:
-As RCA's de entrada passaram a douradas
-Os cabos interiores passaram a ser blindados
-Novo botão do volume
-Novos transformadores na fonte de alimentação bem como nova filtragem
-Filamentos passaram a ser alimentados em DC (a PCL86 pode ser alimentada em AC ou DC -e com AC/DC quando o dono estiver virado para isso Very Happy ) o que permitiu colocar alimentação regulada
-Os filamentos têm agora 'soft start' com a voltagem a subir calmamente de 0 até aos 13.3v após o 'power on'
-Aumentei o atraso para ligação da alta tensão que está agora em 27seg para os filamentos já estarem estabilizados e bem quentinhos antes de aplicar alta tensão nas valvulas.
-Troquei os condensadores de desacoplamento do projecto original da Philips por Vishay MKP
-Colocação de sistema de auto-bias no catodo da secção de potencia das PCL's. Assim as valvulas independentemente do seu estado são alimentadas sempre de forma adequada. Para já está regulada para 28mA. Se alguém achar que podem dar melhores resultados com outra corrente digam.
-Ainda levou uns quantos dissipadores de calor (na rectificação e no regulador de tensão que controla o atraso da HT) e mais umas mudanças aqui e ali mas o circuito base é o mesmo; apenas refinado. Agora vem a parte mais importante: Ligar e se tiver sorte e não rebentar nada então vamos começar os testes

Última edição por asoares em 13/8/2012, 00:06, editado 1 vez(es)
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Palavras para quê ?

Mensagem  radiospormedida em 12/8/2012, 23:33

Parabéns asoares.

Não o felicito pela sua "primeira montagem" porque está já muito longe diiso, uma vez que o amigo ostenta já um longo caminho por estas andanças e a essa facto, não é estranha a forma bastante eficiente como desenvolveu o seu aparelho. Pelo que pude verificar, é um DIY, capaz de proporcionar muitas horas de audições tão interessantes quanto o foram as da eleboração do projecto.

Como deve supôr, existem alguns items que poderiam ser corrigidos, no sentido da perfeição (e não do custo). Mas nada disso retira um ponto à genuinidade do seu trabalho.

Abraços.

Carlos M.
radiospormedida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 93
Ocupação : Técnico de Electrónica
Interesses : Electrónica, Música, Ciências, Antiguidades
Pontos/Reputação : 166

http://radiospormedida.blogspot.com

Mensagem  Martinho em 30/12/2012, 23:22

Ora aqui está um tópico ao meu agrado, a razão é simples, sou um entusiasta das válvulas mas estive muitos anos fora destas lides e agora que regressei estou a ter algumas dificuldades na aquisição de algum material, como por exemplo suportes do tipo octal para as válvulas 6L6, para um projecto com estas em push-pull, paralelamente a este tenho outro com as EL84, porque ainda tenho algumas que me sobraram do antigamente, e aproveitando este post, pedia a quem souber onde posso adquirir 4 suportes para a válvula 6L6, me informasse que desde já agradeço
Martinho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 16
Pontos/Reputação : 33

Mensagem  Martinho em 3/1/2013, 17:27

O asoares vai-me desculpar por usar o tópico para lhe responder, (o regulamento impede uma MP) obrigado por o interesse em me ajudar, em princípio devo ter o problema resolvido atravéz de uma loja no Montijo, neste momento estou à espera que me enviem os suportes, para quem necessitar aqui vai o endereço, http://www.hobbyelectronica.pt/
Martinho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  asoares em 4/1/2013, 09:42

Não tem problema nenhum em escrever pelo topico. Qualquer coisa que precise é só dizer. Conheço bem a hobbyeletronica. Aliás, sou cliente e foi onde comprei os suportes para as PCL86 que uso agora. Fica relativamente perto da minha casa. Depois quando puder diga-me mais qualquer coisa sobre o andamento do projecto. Já tem os transformadores? Qual o esquema que vai usar, etc
E se precisar de ajuda em algum aspecto tenho todo o prazer em ajudar (dentro dos meus conhecimentos claro)
Um abraço
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Martinho em 4/1/2013, 20:52

Boa noite, em breve vou abrir um tópico com todos os pormenores do projecto, em relação aos transformadores, em princípio era para ser eu a bobina-los, mas como descobri uma casa próximo e a um preço razoável resolvi manda-los fazer, para as saídas em push-pull (válvulas 6L6) 35 aérios cada, para a alimentação devo ser eu a bobina-lo, já tenho ferro adequado para tal, para o chassi ainda estou a estudar a melhor maneira, mas já decidi, sou eu a fazê-lo, vai ser em aço inox. tenho ainda de vêr em lojas de louça de aço inox se aparece uma assadeira que eu possa adaptar sem muito trabalho, e se não encontrar nada compro a chapa risco corto os cantos e vou a uma oficina que conheço que tem uma quinadeira para dobrar e soldar cantos, o projecto está a evoluír lentamente porque tenho tido dificuldades em adquirir os suportes para as válvulas, sem eles não posso avançar, o SR. da hobby disse-me que mos enviava na quinta e nada, e agora disse-me que só na próxima segunda -feira.
Martinho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  asoares em 17/1/2013, 21:26

Então amigo Martinho, há novidades na 'assadeira musical'? força aí no projecto Laughing
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: