Á vossa consideração!

Ir em baixo

Á vossa consideração!

Mensagem  Riskas em 13/3/2012, 22:45

Boas

Eu sei que opiniões sobre colunas é difícil e depende de vários factores,um dos quais os nossos ouvidos e sensibilidade,mas gostaria de vos deixar aqui um panorama para o qual precisava de "ouvir" umas opiniões.
Tenho um amplificador integrado Audio Analogue Puccini (versão non SE) :Power Output: 2 x 40 W @ 8 W / 1kHz / 115 VAC -230 VAC Input: MM / MC Phono, Tuner, CD, Video, Aux, Tape. Output: Tape (Impedenza/Impedance: 600W) Speakers/Diffusori ( 4 - 16 W) É um amplificador feito à mão,com uma filosofia de válvulas e que portanto não casou bem com as B&W DM602 S3.
Após várias pesquisas e opiniões chegou a altura de arranjar colunas melhores e segundo sugestôes (ainda não ouvi nenhumas ao vivo) elaborei esta lista:
Monitor audio bx2 (318€) 8 ohms e as Epos Epic 2 (450€) 4 omhs como monitores,e as Tannoy Mercury V4 (530€) 8 ohms, Monitor Audio BX5 (586€) 8 ohms e Rega RS3 (460€ + 25€ transporte) 6 ohms como de chão.

Outro dado importante é que deparei-me com o problema dos 4 ohms vs 6 ohms vs 8 ohms. É que algumas delas são de 4 ohms e 6 ohms e o Puccini só tem saída para 8 ohms.
Nas F.A.Q do site da Audio Analogue diz assim : "Puccini and Puccini Remote can drive 4 Ohms speakers, provided their phase is near to zero". Ora bem,mesmo assim enviei um mail a perguntar se é mesmo assim ou se é preferível,por questões de desgaste e de qualidade sonora mantém colunas de 8 ohms. Vamos lá ver o que sugerem.

A minha sala tem 25m2,oiço todo o género musical e o volume nunca passa do médio. Não me interessa volume mas sim qualidade. E como tal peço então a vossa opinião perante este panorama. Desde já o meu muito obrigado pela ajuda:)

Riskas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Pontos/Reputação : 20

Re: Á vossa consideração!

Mensagem  Mfigueiredo em 14/3/2012, 11:10

As especificações técnicas dadas pelos fabricantes de colunas, no que diz respeito à impedância, são muito genéricas. Com isto quero dizer que pelo facto de eles dizerem que a impedância é de 4Ohm, 6Ohm ou 8Ohm, não significa que seja esse valor constante. A impedância não é fixa em todo o espectro das frequências. Normalmente tem valores muito diferentes em algumas artes desse espectro.

Os amplificadores têm capacidade para cargas (colunas) com uma impedância variável. Quanto maior for essa impedância melhor eles a suportam. No teu caso particular. Não vem mal ao mundo se ligares as colunas de 4Ohm ao amplificador, mas é aconselhável que tentes ver qual o valor mínimo de impedância que essas colunas apresentam. Há casos de colunas que podem descer até aos 2Ohm. Esta sim, é uma carga já muito exigente para a maior parte dos amplificadores.

Se as colunas que escolheres tiverem como impedância mínima os 4Ohm, podes ligar sem problemas. Escolhe as colunas e depois pesquisa a sua impedância característica. Normalmente está disponível.

Sobre marcas e modelos de colunas para ligar a válvulas.......Não te posso ajudar. As minhas são todas DIY. Mas acredito que uma boa coluna toca bem com qualquer amplificador. É senso comum dizer-se que as colunas são a parte mais difícil e cara de um sistema. Por aqui já podes fazer um paralelismo com o amplificador que tens.
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Riskas em 14/3/2012, 16:05

Mfigueiredo escreveu:

As especificações técnicas dadas pelos fabricantes de colunas, no que diz respeito à impedância, são muito genéricas. Com isto quero dizer que pelo facto de eles dizerem que a impedância é de 4Ohm, 6Ohm ou 8Ohm, não significa que seja esse valor constante. A impedância não é fixa em todo o espectro das frequências. Normalmente tem valores muito diferentes em algumas artes desse espectro.

Os amplificadores têm capacidade para cargas (colunas) com uma impedância variável. Quanto maior for essa impedância melhor eles a suportam. No teu caso particular. Não vem mal ao mundo se ligares as colunas de 4Ohm ao amplificador, mas é aconselhável que tentes ver qual o valor mínimo de impedância que essas colunas apresentam. Há casos de colunas que podem descer até aos 2Ohm. Esta sim, é uma carga já muito exigente para a maior parte dos amplificadores.

Se as colunas que escolheres tiverem como impedância mínima os 4Ohm, podes ligar sem problemas. Escolhe as colunas e depois pesquisa a sua impedância característica. Normalmente está disponível.

Sobre marcas e modelos de colunas para ligar a válvulas.......Não te posso ajudar. As minhas são todas DIY. Mas acredito que uma boa coluna toca bem com qualquer amplificador. É senso comum dizer-se que as colunas são a parte mais difícil e cara de um sistema. Por aqui já podes fazer um paralelismo com o amplificador que tens.

Elucidado...obrigado!

Riskas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Pontos/Reputação : 20

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: