Pergunta Pertinente

Ir em baixo

Pergunta Pertinente

Mensagem  ajca em 27/2/2012, 20:16

Boas maltinha, um colega fez uma pergunta que não soube responder com certezas e por isso recorro a vossa ajuda porque acho ser uma pergunta pertinente, as colunas sendo novas tambem precisam de perido de rodagem vulgo queima, se sim +- quanto tempo?
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Interesses : Já nem sei
Pontos/Reputação : 744

Re: Pergunta Pertinente

Mensagem  jpinto em 27/2/2012, 23:27

Normalmente precisam de algum tempo, no entanto algumas marcas não reconhecem esta necessidade.
O tempo de rodagem depende das colunas no entanto as colunas com tweeters de diamante (B&W, Usher) são das que necessitam de mais tempo. A B&W não reconhece esta necessidade mas nos vários testes realizados à serie 800D consideram que necessita de pelo menos 120horas, a Usher especifica um mínimo de 60 horas mas só a partir de 180 horas é que considera que atinge o desempenho máximo.

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 210
Pontos/Reputação : 368

Mensagem  audiobio em 28/2/2012, 11:55

ajca escreveu:Boas maltinha, um colega fez uma pergunta que não soube responder com certezas e por isso recorro a vossa ajuda porque acho ser uma pergunta pertinente, as colunas sendo novas tambem precisam de perido de rodagem vulgo queima, se sim +- quanto tempo?

Olá bom dia

Há quem defenda que o "período de rodagem" de colunas é nada mais nada menos que o período de tempo de habituação que os ouvidos do proprietário levam a habituar-se à novas colunas.

Cumps
audiobio
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 291
Pontos/Reputação : 179

Mensagem  Joao Paulo em 28/2/2012, 12:15

ajca escreveu:Boas maltinha, um colega fez uma pergunta que não soube responder com certezas e por isso recorro a vossa ajuda porque acho ser uma pergunta pertinente, as colunas sendo novas tambem precisam de perido de rodagem vulgo queima, se sim +- quanto tempo?

As colunas, como componente mecânico que são, mudam o som com o tempo...

Necessitam portanto, ao contrário dos cabos e outros componentes electrónicos, de um periodo de rodagem para darem o seu melhor.

Claro está que esse periodo varia consoante a marca... mas é de esperar que seja algo (em média) na casa das 50/60 horas. Periodos de 300 h é que são para habituação dos ouvidos... Smile

Admira-me que esta questão ainda se coloque no fórum dado que é consensual a necessidade de rodagem dos drivers. Durante este periodo as suspensões/borrachas etc "amaciam" devido à perda da rigidez inicial.

Aliás, umas colunas com, digamos, 20 anos de uso intensivo já não tocam da mesma forma que tocavam inicialmente e esse é factor preponderante na compra de usados...

Cumps,
JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 632
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  manel1 em 1/3/2012, 17:25

audiobio escreveu:

Olá bom dia

Há quem defenda que o "período de rodagem" de colunas é nada mais nada menos que o período de tempo de habituação que os ouvidos do proprietário levam a habituar-se à novas colunas.

Cumps

Não esquecer que as colunas também têm componentes electrónicos, ou seja o crossover, como tal é normal que também necessite de ''rodagem''.

Anda para aí muita gente a dizer que isso de periodo de queima dos equipamentos é uma moda dos audiófilos e que na verdade não é mais que um periodo de habituação, para esses eu digo: Deixem a alta fidelidade ou vão ao otorinolaringologista, pois alguma coisa pode estar a correr mal com os ouvidos Rir

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  audiobio em 1/3/2012, 18:36

A experiência que tenho de colunas novas que passaram pelas minhas mãos é que as mudanças notadas após rodagem foram sempre mudanças subtis, nunca nada de drástico, como às vezes é relatado e felizmente nunca precisei de ir ao otorino.
Para além dos aspectos mecânicos mencionados, algumas das mudanças que se notam podem estar relacionadas com variações de humidade e temperatura entre condições de armazenamento e de audição.
Se umas colunas não agradam à primeira audição, na minha opinião, dificilmente irão melhorar de forma significatica.

Cumps

audiobio
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 291
Pontos/Reputação : 179

Mensagem  manel1 em 1/3/2012, 19:21

audiobio escreveu:A experiência que tenho de colunas novas que passaram pelas minhas mãos é que as mudanças notadas após rodagem foram sempre mudanças subtis, nunca nada de drástico, como às vezes é relatado e felizmente nunca precisei de ir ao otorino.
Para além dos aspectos mecânicos mencionados, algumas das mudanças que se notam podem estar relacionadas com variações de humidade e temperatura entre condições de armazenamento e de audição.
Se umas colunas não agradam à primeira audição, na minha opinião, dificilmente irão melhorar de forma significatica.

Cumps

Viva

Concordo quando diz que se umas colunas não agradam na quando não estão rodadas as diferenças depois da rodagem poderão não ser assim tantas a ponto de se gostar delas, isso certamente será mais verdade para colunas de baixo preço/performance, mas quando a fasquia esta mais alta todos os pormenores contam e este não se deve menosprezar.

Também há quem diga que o sistema áudio soa tão bem quando se liga como depois de umas horas ligado, outros ficam pelo meio e dizem que basta alguns minutos, pois eu digo que no inverno o meu sistema precisa de pelo menos duas horas a tocar para soar no seu melhor e se a sala estiver fria nem chega a aquecer. Costumo comprovar isso colocando a mão no amplificador de potência e quando este não esta bem quente a música é outra e infelizmente a diferença não é pequena.

Peguei na sua frase para dar a minha opinião sobre o assunto, nem sequer é uma critica destinada a sí, pois apenas pegou na opinião de outros, é certo que cada caso é um caso e eu falo do meu.

Cumprimentos

manel1

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  ricardo onga-ku em 1/3/2012, 21:01

A "comunidade" matrixhifi contactou uma série de fabricantes de colunas e de altifalantes sobre esta questão.
Aqui estão as respostas:

http://www.matrixhifi.com/contenedor_rodajealtavoces.htm (castelhano)

http://www.matrixhifi.com/ENG_contenedor_rodajealtavoces.htm (inglês)

Ricardo

ATC

“We do not consider 'burn in' an issue. When our loudspeakers leave the factory they are in perfect working order and their performance will not change over time unless they are not cared for or get very old.

I think 'burn in' was probably invented by hi-fi dealers so that when they sell a cable for 500 euros and the customer complains he can't hear any difference the dealer can tell them it needs 'burning in'. After the customer has waited for two weeks for the cable to 'burn in' he has forgotten how his system sounded in the first place and can't be bothered to complain again.

Hearing stories of 2300 Euro cables makes me quite angry. You can't put all the blame with the dealer, he is heavily influenced by the press who push benefits of cable and yes, perhaps manufacturers who do not believe in 'hi-end' cable should do more to let their customers know. I think the trick is to go to Hi-Fi shops wearing a blindfold. If it was only your ears you used to choose equipment then you would probably have a better system.

The facts are, no cable can improve the sound. A poor cable can only degrade the sound. I think that a lot of the 'sound' certain cables produce are down to problems with the design. For example, a cable with high capacitance attenuating the high frequencies.

Alot of it is also down to 'system tuning'. I think this is another silly idea - using a 'dull' component to cancel the effect of a 'bright' component. If manufacturers designed high performance, neutral components in the first place then this would not be needed. But saying that, with Hi-Fi, it is down to personal preferance.

As I think you have guessed, there are no magical solutions. Good audio equipment comes from good engineering. There are some psycho-acoustic phenomenon that we do not understand, but every other characteristic of an audio system can be measured accurately using modern test equipment. If a manufacturer does not have data to back up their claims then they are probably making it up.”
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  MikeF em 3/3/2012, 11:38

Ricardo,

Já agora convinha transcrever a resposta da ScanSpeak, bem mais reveladora de que sabem do assunto:

“I checked with the head R&D engineer for Scan-Speak, and here is how he responded to your question:

The drive units are not "burned in" when they leave our factory. However, the Thiele/Small parameters for Scan-Speak drivers are always given for units that are burned in - for the simple reason that it makes the designer's job easier, as all speakers will end up being burned in. Speaker units will automatically burn in when they are being used. If you buy a brand new speaker system (which normally is not burned in), complete burn-in will take about a month - depending on how often (and how loud) you listen to music. During burn-in the sound quality should improve.

There is a fast way to do it and the speaker designer should burn in the units (especially the woofers) before tuning the cabinet volume, damping material and port length (vented speaker) and trimming the cross-over network.

All you need is a sine wave generator and a power amplifier. Keep the drive unit in free air. Set the frequency to about 75% of the expected free air resonance frequency of the drive unit and turn up the voltage until the cone reaches full excursion without making mechanical noise. Let it run for 5 minutes and the job is done.

Notice that only Scan-Speak parameters are given for burned in drivers. You can expect the free air resonance frequency to drop about 10% (in some cases even up to 15% - the stiffer the spider, the bigger the change) during break-in. Naturally this affects the Q-values (they go down) and the equivalent volume (Vas goes up), as it is the suspension compliance that increases.”

É fácil perceber que a borracha das suspensões e as spiders vêm mais duras no inicio e ficam mais flexíveis ao fim duns dias de uso...
MikeF
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 236
Pontos/Reputação : 314

http://www.ZenAudio.pt

Mensagem  pbarata em 12/3/2012, 14:17

Há várias interpretações para o termo "burn-in". Em sistemas de informação o "burn-in" significa um "stress test", em que um determinado componente ou o sistema completo (p.e. PC) é colocado em funcionamento no limite da suas capacidades, em ciclos repetidos durante um certo tempo, tipicamente 24h. Se o equipamento "sobreviver" a esta situação em principio estará em condições de aguentar muitos anos sem qualquer problema. Em geral todos os equipamentos passam no processo de fabrico e montagem por um teste deste, pode depois o utilizador final voltar a repetir com software próprio para garantir que está tudo a funcionar em avarias ou limitações.

Já em sistemas mecânicos o termo significa aquilo a que chamamos "rodagem", que consiste num funcionamento em condições próximas da utilização normal, durante um certo intervalo de tempo, para permitir uma acomodação suave e progressiva de todos os elementos que constituem o sistema. Em geral qualquer sistema mecânico necessita de um período de "rodagem", nem que este seja muito curto, como aquele é necessário para o sistema estar nas condições reais de funcionamento, com nivelamento de temperatura, viscosidade, etc.

Seja em que situação for, ninguém pode esperar diferenças significativas entre as situações (antes e depois da rodagem), porque uma variação acentuada de parâmetros pode significar que algo não está bem, pois isso significa um desvio das especificações do equipamento.
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1113
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 450

Mensagem  VilaSound em 12/3/2012, 17:01

De todas as controvérsias e "teorias da conspiração" não fazia ideia que a rodagem das colunas (é o termo em portugues) ainda fosse posta em causa. Há colunas que pouco se alteram durante o período de rogagem mas há colunas que são intragáveis após desembaladas. Não tem nada a ver com habituação! São diferenças demasiado grandes para sequer equacionar qualquer tipo de efeito placebo.
A maioria das unidades de produção não tem tempo nem espaço para deixar as colunas a rodar durante 100h. Se a ATC o faz, bom para ela.

VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Rodagem

Mensagem  prmourap em 13/3/2012, 00:34

Viva

scratch Na minha opinião, tirada com pitada de ignorância, acho que a unica coisa que pode alterar com o tempo, idade, será a suspensão do cone do altifalante e deverá ser por "mau uso" ou falta de qualidade e condições pra trabalhar.

prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 253
Ocupação : som pra cabeça
Interesses : auto e som
Pontos/Reputação : 135

Mensagem  ricardo onga-ku em 13/3/2012, 11:53

A suspensão irá deteriorar-se com o uso, com o tempo e até com a maldita poluição (mais rápida ou lentamente dependendo do material).
As suspensões em espuma, p. ex., são famosas pela sua fragilidade:

ricardo onga-ku

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  HUGODM em 13/3/2012, 18:59

Sim a rodagem deve ser de uma hora ou duas a funcionar com força, mais que isso não acredito...

Belas colunas onga!!! adoro JBL antigas!
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 278
Pontos/Reputação : 338

Mensagem  paulo_m em 15/3/2012, 13:29

HUGODM escreveu:Sim a rodagem deve ser de uma hora ou duas a funcionar com força, mais que isso não acredito...

Quando comprei umas Martin Logan Vantage lembro-me que demoraram cerca de 100 horas a "abrir". E não teve nada a ver com habituação, pois fui comparando sempre com o par de colunas do meu estúdio caseiro.
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação : 463

membana

Mensagem  prmourap em 15/3/2012, 23:26

onga-ku escreveu:A suspensão irá deteriorar-se com o uso, com o tempo e até com a maldita poluição (mais rápida ou lentamente dependendo do material).
As suspensões em espuma, p. ex., são famosas pela sua fragilidade:

Poa caso já tinha reparado que as colunas com membrana em espuma e tecido deterioram-se mais facilmente que as de cilicone... scratch
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 253
Ocupação : som pra cabeça
Interesses : auto e som
Pontos/Reputação : 135

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: