AJUDA! - ligação jack pcb
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
AJUDA! - ligação jack pcb
Boa tarde. Peço ajuda neste problema:
Por brincadeira estou a tentar transformar um pequeno amp de pc numa coisa mais gira que possa ser ligado a uma colunas diy. Sei que não terá qualquer qualidade digna de ouvir, mas para o escritório e para brincar às electrónicas chega-me.
Está a funcionar na perfeição. No entanto, possuia um jack de 7 pinos aplicado na placa, como o abaixo, e queria reconduzi-lo para um jack de 6.3mm no painel frontal da nova caixa.
Jack da placa

A placa tem a furação igual a esta

E o jack de 6.3mm do painel frontal onde tudo devia ir dar é como este:

O problema é que o menino não sabe a que corresponde cada pino e como deve liga-los...
Será que alguem me pode ajudar?
Obrigado
rui
Por brincadeira estou a tentar transformar um pequeno amp de pc numa coisa mais gira que possa ser ligado a uma colunas diy. Sei que não terá qualquer qualidade digna de ouvir, mas para o escritório e para brincar às electrónicas chega-me.
Está a funcionar na perfeição. No entanto, possuia um jack de 7 pinos aplicado na placa, como o abaixo, e queria reconduzi-lo para um jack de 6.3mm no painel frontal da nova caixa.
Jack da placa

A placa tem a furação igual a esta

E o jack de 6.3mm do painel frontal onde tudo devia ir dar é como este:

O problema é que o menino não sabe a que corresponde cada pino e como deve liga-los...
Será que alguem me pode ajudar?
Obrigado
rui

ruifigueiredo- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 78
Ocupação: Arquitecto/Avaliações Banca
Interesses: A minha Família, a minha música e os meus livros.
Pontos/Reputação: 105
Re: AJUDA! - ligação jack pcb
Rui
Se tiveres um multímetro é fácil verificar isso. Eu não sei de cor porque meço sempre e assim não gasto espaço na memória, que já não tem grande capacidade, eheheh.
Então, com o multímetro verifica qual é a massa na fêmea de 6,3 mm. Tem de ter circuito fechado entre o pino de soldadura e a parte metálica exterior da ficha Jack fémea que tens na imagem. Depois é só ligares os outros dois contactos a cada um dos vivos de cada canal. O pior que pode acontecer é ligares o canal esquerdo na saída direita e vice-versa. Se assim for é só trocar. Esses três pinos de ligação são um para cada canal + a massa comum. Isto partindo do princípio que tens os pontos de ligação identificados na placa impressa. Senão tens, começa por identificar aí a massa. O truque é o mesmo, deve fazer curto com a massa da ficha fêmea. (Parte metálica exterior desta). Se estiver confuso diz.
Se não tiveres multímetro, diz que eu verifico isso nalguma ficha dessas que tenha lá por casa.

Mfigueiredo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 421
Interesses: Música e o resto
Pontos/Reputação: 402
A ficha de 7 pinos é dupla mas a massa é o pino que está isolado, nº 1, depois a fileira de 4 pinos são dois da esquerda (4 e 5) e dois da direita (7 e oito) que fazem switch ou que cortam a passagem depois de introduzir o macho, a fileira de 2 pinos (2 e 3) são os que dão o output left e right.
Na ficha de 6 a massa é a que está logo encostada á porca de aperto.
Na ficha de 6 a massa é a que está logo encostada á porca de aperto.

Blink- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 4216
Interesses: DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação: 1629
Beeemmm! Espetacular! Muito obrigado pela rápid resposta! Que grande forum este!
O esperado seria que eu agradecesse imenso e que dissesse que já está tudo bem. No entanto, eu não tenho um multímetro... ahahahaha
Tentei umas fotos para explicar-me melhor mas os macros são tramados e eu sou mais de desenhos. Seguem 3, com as indicações que consegui recolher, ou seja, os números correspondentes a cada furo.
Espero não estar a abusar da vossa boa vontade.
Mais uma vez agradeço e enalteço esta ajuda em tempo record.
este é o esquema de furação no pcb

esta é a numeração do jack que lá estava

e estas são as letras que atribuo aos contactos do jack fêmea de painel

O esperado seria que eu agradecesse imenso e que dissesse que já está tudo bem. No entanto, eu não tenho um multímetro... ahahahaha
Tentei umas fotos para explicar-me melhor mas os macros são tramados e eu sou mais de desenhos. Seguem 3, com as indicações que consegui recolher, ou seja, os números correspondentes a cada furo.
Espero não estar a abusar da vossa boa vontade.
Mais uma vez agradeço e enalteço esta ajuda em tempo record.
este é o esquema de furação no pcb

esta é a numeração do jack que lá estava

e estas são as letras que atribuo aos contactos do jack fêmea de painel

Ok!
Já tens a identificação dos pinos na placa impressa, tal como disse o Blink. Então o que há a fazer é ligar com um fio o pino 1 no teu desenho ao pino que está para baixo, na imagem da ficha fêmea de 6,3mm à direita. Esse é o terminal de massa nessa ficha. Depois ligas o pino 2 da placa e identificado no teu desenho, ao pino de cima da imagem da direita, depois ligas o pino 3 da placa ao pino do meio da imagem.
Se não tocar e não fizer fumo, é porque as ligações estão mal, mas não há nada de grave. Se tocar e estiver tudo bem, podes pousar o ferro, se os canais estiverem trocados (não sei se conseguirás ver isso, mas...), então é só trocar os pinos 2 e 3 de posição entre si.
A sério: O essencial é não ligares as massas trocadas. O resto é fácil.
Na tua imagem da direita da ficha fêmea de 6,3mm, a ordem dos pinos é a seguinte e de cima para baixo: Esquerda, direita, massa.
Já tens a identificação dos pinos na placa impressa, tal como disse o Blink. Então o que há a fazer é ligar com um fio o pino 1 no teu desenho ao pino que está para baixo, na imagem da ficha fêmea de 6,3mm à direita. Esse é o terminal de massa nessa ficha. Depois ligas o pino 2 da placa e identificado no teu desenho, ao pino de cima da imagem da direita, depois ligas o pino 3 da placa ao pino do meio da imagem.
Se não tocar e não fizer fumo, é porque as ligações estão mal, mas não há nada de grave. Se tocar e estiver tudo bem, podes pousar o ferro, se os canais estiverem trocados (não sei se conseguirás ver isso, mas...), então é só trocar os pinos 2 e 3 de posição entre si.
A sério: O essencial é não ligares as massas trocadas. O resto é fácil.
Na tua imagem da direita da ficha fêmea de 6,3mm, a ordem dos pinos é a seguinte e de cima para baixo: Esquerda, direita, massa.
Última edição por Mfigueiredo em 17/1/2012, 21:33, editado 1 vez(es) (Razão : PS)

muito bem. então os outros furos, referentes ao 4, 5, 7 e 8 não precisão de ser ligados a nada?

ruifigueiredo escreveu:muito bem. então os outros furos, referentes ao 4, 5, 7 e 8 não precisão de ser ligados a nada?
Os pinos 4+5 e/ou 7+8 seriam utilizados se pretende-se usar uma ficha jack por exemplo de auscultadores que ao ser introduzida irá cortar a passagem entre o 4 e 5, e o 7 e 8.
Sendo para fazer uma ligação permanente devem ser usados os pinos 2 e 3 (canal esq. e direito), que são os únicos com contactos num jack stéreo macho, mais a massa 1.
Agora é preciso vêr se é esta ordem que o jack fêmea está soldado no pcb... em princípio teria que estar...

Blink escreveu:Os pinos 4+5 e/ou 7+8 seriam utilizados se pretende-se usar uma ficha jack por exemplo de auscultadores que ao ser introduzida irá cortar a passagem entre o 4 e 5, e o 7 e 8.
Peço desculpa, mas então expliquei-me mal. É que é mesmo esse o efeito pretendido.

ruifigueiredo escreveu:Blink escreveu:Os pinos 4+5 e/ou 7+8 seriam utilizados se pretende-se usar uma ficha jack por exemplo de auscultadores que ao ser introduzida irá cortar a passagem entre o 4 e 5, e o 7 e 8.
Peço desculpa, mas então expliquei-me mal. É que é mesmo esse o efeito pretendido.
Sendo assim devo ligar os 4, 5, 7 e 8 onde?

A forma mais prática de saber onde ligar é encaixar um jack macho adaptador de 6,3 para jack 3,5 no pcb, depois mete-lhe um jack de 3,5mm sem a tampa traseira e aí deve ter a saída dos 2 canais stéreos e a massa comum.

Essa foi a minha primeira opção mas cortava o sinal para as colunas e ficava direccionado apenas para a saída de headphones.
Pelo que percebi os 4 e 5 devem ser ligados em paralelo, assim como o 7 e 8, a cada canal. É isso?
Peço desculpa por estar a ser chato e ignorante mas nestas matérias, (ainda) sou um puto de 4 anos.
Pelo que percebi os 4 e 5 devem ser ligados em paralelo, assim como o 7 e 8, a cada canal. É isso?
Peço desculpa por estar a ser chato e ignorante mas nestas matérias, (ainda) sou um puto de 4 anos.

A ver se percebi bem...
Queres aplicar na caixa a ficha fêmea do Jack de 7 pinos que está soldada na placa impressa?
Se for assim, basta retirares da placa a ficha fêmea e ligares ponto a ponto, os pinos dessa ficha aos pontos respectivos da soldadura na placa.
Se for assim é muito fácil. As fichas das tuas figuras podem ser usadas em painel sem qualquer dificuldade. Basta fazer o respectivo furo e apertar.

Se assim fosse chegava lá mais rápido porque seria lógico. O que pretendo é aplicar a fêmea de 6.3mm com 3 contactos e sistema de corte (que mostrei na imagem) no painel da caixa. E fazer corresponder cada um dos 7 furos do pcb ao respectivo contacto dessa ficha de 6.3mm. Passar de 7 para 3 contactos. Só mostrei a fêmea de 7 pinos que estava montada no pcb para identificar cada pino com números.
O blink, entretanto sugeriu que, caso esta fêmea de 7pinos ainda estivesse soldada ao pcb, ligasse um jack macho, para reduzir os 7 para 3 contactos, e fizesse a ligação ao painel a partir daí. No entanto, esta solução não é viável, uma vez que estaria a cortar a saída para as colunas.
Como faço?
Obrigado pela vossa paciência.
O blink, entretanto sugeriu que, caso esta fêmea de 7pinos ainda estivesse soldada ao pcb, ligasse um jack macho, para reduzir os 7 para 3 contactos, e fizesse a ligação ao painel a partir daí. No entanto, esta solução não é viável, uma vez que estaria a cortar a saída para as colunas.
Como faço?
Obrigado pela vossa paciência.

Neste momento já percebi que o 1 é a massa, que o 2 e o 3 são cada um dos canais. Falta-me fazer corresponder os 4, 5, 7 e 8 ao respectivo pino da fêmea 6.3mm do painel.

Esta ficha é só para ligar uns auscultadores e ao mesmo tempo desligar o som das colunas.
A solução deve estar o que eu disse acima mas talvez não fosse percetível.
A massa liga no pino 1, quando mete um jack ele liga-se aos pinos 2 e 3 como auscultador. Ao mesmo tempo desliga os contactos 4 e 5, e o 7 e 8 que é o sinal das colunas.
Os pinos 4 e 5 e 7 e 8, não contactam com o jack em lado nenhum, só fazem o corte, por isso o sinal das colunas não pode sair por esta via.
Ou solda um cabo direto ao pino 4 ou 5 e 7 ou 8 (depende do sentido do corte), ou faz mais um furo e aplica-lhe o outro jack de 3 pinos soldando-os ao pcb no 1, e 4 e 7, se optar por esta via e não quiser mexer no pcb terá sempre que queira ligar as tais colunas externas meter um jack adaptador na entrada residente para cortar o som interno nos pinos 4+5 e 7+8.
A solução deve estar o que eu disse acima mas talvez não fosse percetível.
A massa liga no pino 1, quando mete um jack ele liga-se aos pinos 2 e 3 como auscultador. Ao mesmo tempo desliga os contactos 4 e 5, e o 7 e 8 que é o sinal das colunas.
Os pinos 4 e 5 e 7 e 8, não contactam com o jack em lado nenhum, só fazem o corte, por isso o sinal das colunas não pode sair por esta via.
Ou solda um cabo direto ao pino 4 ou 5 e 7 ou 8 (depende do sentido do corte), ou faz mais um furo e aplica-lhe o outro jack de 3 pinos soldando-os ao pcb no 1, e 4 e 7, se optar por esta via e não quiser mexer no pcb terá sempre que queira ligar as tais colunas externas meter um jack adaptador na entrada residente para cortar o som interno nos pinos 4+5 e 7+8.

Página 1 de 2 • 1, 2 
Tópicos similares» Jack please.
» Ligação inter-pessoal
» Ligação da Bateria em Série e em Paralelo
» Tópico de ajuda.
» Ajuda em possiveis ligações MEO.
» Ligação inter-pessoal
» Ligação da Bateria em Série e em Paralelo