Pré passivo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pré passivo

Mensagem  rneiva em 8/1/2012, 18:25

Há já uns tempos que queria experimentar um pré passivo. Fiz uma pequena coisa de dois canais mas queria um com controle remoto. É fácel encontrar pots motorizados. O que já não é fácil é encontrar o controle para o motor. Assim encontrei no ebay um kit já motorizado.

http://www.ebay.com/itm/MV06-6Way-Motorized-Remote-Volume-Control-Input-KIT-/260752659931

Antes já tinha construído um amplificador de auscultadores portátil com micro válvulas.

http://secure.oatleyelectronics.com//product_info.php?products_id=885&osCsid=593695259e7e0f040999782ad04028a9

Mandei vir o MV-06 e as instruções eram quase inexistentes e o pouco que havia era num péssimo inglês. Adiante. Antes de gastar mais dinheiro decidi montar tudo numa caixa plástico para ir vendo os problemas que havia pelo caminho. Também decido meter nessa mesma caixa o amplificador de auscultadores.

Resumo, com cuidado e sabendo ler o circuito a coisa faz-se mas, se quisermos usar aquilo para estéreo, só tem 4 canais de entrada. As entradas a mais que vêem devem-se ao inexistente manual que nos leva a pensar que há mais. E há para quem usar isto como pré para 6 canais em cinema em casa.

Aqui está a foto do bicho terminado. A placa da frente é o sistema de controle e a da esquerda é a placa dos relays de comutação. A placa que está atrás é o amplificador de auscultadores.

Arranjei um transformador e o botão que vêem assim como o comutador de 4 canais para ligar o amplificador de auscultadores e os RCAs de painel tiveram que vir de fora. Aqui não encontrei nada.

Resumindo, são 4 entradas e uma saída.

Podem ver aqui a entrada sobreposta à saída com sinusóide, triângulo, quadrado e dente de serra. Usei o meu iTouch e o ringing que vêem já sai assim. Como podem ver, a saída sobrepõe-se à entrada com ganho 1. Como aliás tinha que ser ao ser passivo.

Esta última foto é comparando a entrada e a saía do amplificador de auscultadores. Como podem ver não há distorção e o ganho é 1. Quis que fosse assim porque só queria ter um cheirinho de válvulas e o objectivo não era amplificar.

Também já sei que os cabos deveriam ser de outro tipo, com outra colocação, etc. É necessário um trabalho mais cuidado mas se assim soa bem, com mais cuidado soará melhor. Se isto sair bem a ideia é comprar uma caixa de alumínio e montar isto em condições. Aqui o problema é que para trabalhar uma caixa de alumínio e fazer oa furos com precisão, etc. é necessária uma bancada de precisão que não tenho. Provavelmente terei que ir a um serralheiro que esteja disposto a estas maluqueiras para que me faça todos os furos. A vantagem de fazer isto em plástico é que sei quantos furos é que são necessário, onde, diâmetros, etc.

Creio que o preço de tudo pode estar nos 100 euros, 120 euros, dessa ordem de grandeza.

Resultados: acabo de montar tudo isto mas tenho que submeter isto ao contraditório aqui com alguns críticos.

P.S. Como parece que é preciso hospedar as imagens, podem ver isto no meu blog com imagens: http://marklinescalaz.blogspot.com/2012/01/pre-passivo.html
avatar
rneiva
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 392
Idade : 58
Localização : Lisboa
Interesses : Hifi, Comboios miniatura, Musica
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 397

http://marklinescalaz.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum