O meu novo sistema , a mesma filosofia

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

O meu novo sistema , a mesma filosofia

Mensagem  HUGODM em 18/12/2011, 12:03

Boas, resolvi criar um tópico novo para o meu novo (já tem 1 ano) sistema:

Especificações:

Fonte digital: Denon DCD 685

Fonte analógica: Pro-ject RPM1

Amplificação
: XTZ D100d3 Divine

Colunas de som: ARCUS TL 1000 mk2 - 5 vias, 18hrz - 24000hrz - 350 Watts RMS - 8 0hm

Fio condutor: colunas - cabo coluna transparente 4mm² secção - usado em sistemas car-audio de topo;
leitor cd´s - 1m cabo digital óptico ligado ao conversor D/A do amplificador;
gira discos: cabo de origem rca + cabo massa

Adaptadores/fichas: Não uso adaptadores banana ou de outro tipo visto o amplificador e colunas permitirem a ligação de cabos com grande secção. (Não quer dizer que não venha a usar caso comprove melhorias no som)
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 278
Pontos/Reputação : 338

Re: O meu novo sistema , a mesma filosofia

Mensagem  HUGODM em 18/12/2011, 12:28

Amplificador e gira bolachas:

Ligações do bixo (pesa 22kg este animal!):

-podem ver o cabo óptico em baixo ligado com spdif

Colunas:

[img]https://redcdn.net/ihimg/photo/my-images/812/dsc0115to.jpg[img]

Ufff!
O som é para mim (que sou muito crítico) muito bom, sem se possível apontar um ponto forte específico. Já me disseram que os agudos são impressionantes sim... mas e o que dizer da definição dos médios e do subgrave em caixa selada? Parece que está lá dentro o bombo da bateria, é incrível...
O ponto fraco é mesmo o peso do sistema e dificuldade de colocar no ponto ideal de escuta. No entando a localização das colunas parece muito menos importante do que noutros sistemas que já testei e tive. Tem de se ter em conta apenas que é preciso estar distante delas alguns metros, pois o som provém de 5 altifalantes e o som tem de convergir... Também pela pressão sonora claro!
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mister W em 18/12/2011, 13:22

Muitos parabéns caro HUGODM !
Essas colunas têm um aspecto muito robusto e acredito que o desempenho deve ser igualmente muito bom.

Quanto ao XTZ só conheço de vista (representado pela Audio Team) mas deve ser bastante competente. A XTZ também tem ums colunas muito interessantes, equipadas com os famosos speakers da SEAS. (As 99.38 e 99.36 são sem dúvida modelos a considerar nas pesquisas que ando a fazer...).

Um grande abraço e usufrui ao máximo desse belo sistema!
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Interesses : Girls, Girls, Girls
Pontos/Reputação : 173

Mensagem  HUGODM em 18/12/2011, 18:39

Obrigado José,

Sim são robustas, a face frontal tem pelo menos 35mm de espessura. Isso ajuda a explicar os 80kg de cada uma! O som só mesmo ouvindo, acho que a melhor qualidade que tem é a capacidade de emocionar algumas pessoas...

O XTZ dentro dos preços penso não ter rival, o mais próximo, com este tipo de conversor integrado que vi, andava nos 1900€, um bel-canto ou que era. O que posso dizer dele é que se usar um leitor de cds mau ligado por rca's e depois ligar o mesmo leitor via digital a diferença é muito grande, parece que faz desaparecer as colunas da sua frente. (isto notou-se especialmente com umas minúsculas Panasonic com 1 altifalante fullrange) e ouve-se que acrescenta recorte à música (tem maior resolução).
Se ligar um excelente leitor de Cd's não notará grande diferença, apenas que tem um amplificador com uma capacidade de corrente brutal e muito pouca distorção.
Claro que tem modo em classe A, circuito digital de controlo de volume, muitos relés...+ entrada phono , etc.etc. mas isso mais alguns terão também.

Essas colunas XTZ que fala parecem muito boas, já li muito boas reviews (valem o que valem) das colunas deles, mais uma vez na qualidade-preço. Tanto uma como outra têm muitas hipóteses de ligação, o que é bom e têm também o tal ribbon tweeter que eu, pessoalmente, adoro. Tive oportunidade de ouvir umas ELAC de chão e monitores ADAM com este tipo de tweeter de fita e soaram muito bem. Os agudos não soam estridentes e a resposta é muito boa. Qual é o preço dessas?
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mister W em 18/12/2011, 19:28

HUGODM escreveu:Obrigado José,
...
Essas colunas XTZ que fala parecem muito boas, já li muito boas reviews (valem o que valem) das colunas deles, mais uma vez na qualidade-preço. Tanto uma como outra têm muitas hipóteses de ligação, o que é bom e têm também o tal ribbon tweeter que eu, pessoalmente, adoro. Tive oportunidade de ouvir umas ELAC de chão e monitores ADAM com este tipo de tweeter de fita e soaram muito bem. Os agudos não soam estridentes e a resposta é muito boa. Qual é o preço dessas?

Os modelos que eu referí custam 2.200 e 1.400 Euros mas a gama da XTZ tem outras opções mais em conta e creio que igualmente interessantes. Tenho que lá ir um dia destes a uma audição ...Fica o link ...
http://www.audioteam.pt/
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Interesses : Girls, Girls, Girls
Pontos/Reputação : 173

Mensagem  HUGODM em 18/12/2011, 19:36

Pois o preço é bem elevado mesmo assim... Mas eu não preciso de colunas obrigado, tenho colunas a mais!!!
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  victoriobenatti em 18/12/2011, 21:48

Olá HUGODM,

Em primeiro lugar, parabéns pelo sistema.

Seria possível voce colocar alguma foto da parte trazeira das colunas ARCUS TL 1000 mk2, e descrever o funcionamento dos componentes alí instalados ?

Cumprimentos,

Victório Benatti
victoriobenatti
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Ocupação : Comerciante
Interesses : Áudio e Tennis
Pontos/Reputação : 47

Mensagem  HUGODM em 18/12/2011, 22:45

Obrigado victório, acho que não tirei nenhuma fotografia das ligações da coluna, mas coloco uma que está online.
Eu utilizo o crossover das colunas, portanto ligo tudo nos terminais de baixo.

Se retirar os "shunts" do "tiefton canal" pode ligar amplificação independente para o subgrave, mas esta ligação fica directa pelo que precisa passar por um filtro (já experimentei).

De que componentes fala?

CUmprimentos
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  victoriobenatti em 19/12/2011, 10:14

HUGODM,

Obrigado pela foto e pela resposta.

Noto que existem os botões "Mitteltoner" e "Hotchtoner". Qual é a função deles ?

E os shunts do "Mittel-hotchton Kanal" ? Para que servem ?

Observei também que está escrito "Time Delay-Control". Voce sabe a razão desta frase ?

Cumprimentos,

Victório Benatti
victoriobenatti
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  HUGODM em 19/12/2011, 11:59

Os botões servem para regular os agudos e o médio - grave.

Tweeter - Hochtöner
Midrange - Mitteltöner
Woofer - Tieftöner

Os shunts de cima são as ligações do crossover, penso que será possível ligar um amplificador para o tweeter e super-tweeter, outro para o médio grave e o tal para o subgrave. Ainda não experimentei separar os shunts superiores, quando tiver tempo experimento.

O time delay control tem a ver com a construção interna da coluna bem como a face frontal onde tem uma espuma de alvéolos que reduz as refracções. Era uma técnica utilizada pela Arcus em alguns modelos.
É engraçado que se estiver atrás da coluna e ela estiver a tocar a um volume médio parece que está desligada, tal o isolamento interno!
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 19/12/2011, 12:17

Viva HUGODM

Parabéns pelo sistema. Por curiosidade, qual o tamanho da sala?

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  victoriobenatti em 19/12/2011, 17:14

HUGODM escreveu:O time delay control tem a ver com a construção interna da coluna bem como a face frontal onde tem uma espuma de alvéolos que reduz as refracções. Era uma técnica utilizada pela Arcus em alguns modelos.

Mais uma vez agradeço suas informações.

Sobre o "time delay control" eu acho que além das suas explicações acima, tem também a ver com o casamento da resposta extremamente rápida do tweeter ribbon com os demais falantes da caixa.
Todos falantes da caixa, incluindo o tweeter ribbon, recebem os sinais elétricos simultaneamente. O tweeter ribbon por ter uma membrana muito fina e portanto muito fácil de ser excitada, responde mais rápido do que as membranas/cones dos demais falantes.

Creio que o fabricante colocou esta frase "time delay control" para explicar que de alguma maneira (provavelmente através do crossover passivo da coluna) ele compensou as diferenças de velocidade de resposta entre os falantes e o ribbon, deixando-as idênticas.

Tens conhecimento disso ?

Cumprimentos,

Victório Benatti
victoriobenatti
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 19/12/2011, 18:08

victoriobenatti escreveu:
HUGODM escreveu:O time delay control tem a ver com a construção interna da coluna bem como a face frontal onde tem uma espuma de alvéolos que reduz as refracções. Era uma técnica utilizada pela Arcus em alguns modelos.

Mais uma vez agradeço suas informações.

Sobre o "time delay control" eu acho que além das suas explicações acima, tem também a ver com o casamento da resposta extremamente rápida do tweeter ribbon com os demais falantes da caixa.
Todos falantes da caixa, incluindo o tweeter ribbon, recebem os sinais elétricos simultaneamente. O tweeter ribbon por ter uma membrana muito fina e portanto muito fácil de ser excitada, responde mais rápido do que as membranas/cones dos demais falantes.

Creio que o fabricante colocou esta frase "time delay control" para explicar que de alguma maneira (provavelmente através do crossover passivo da coluna) ele compensou as diferenças de velocidade de resposta entre os falantes e o ribbon, deixando-as idênticas.

Tens conhecimento disso ?

Cumprimentos,

Victório Benatti

Talvez esse time delay control sirva para alinhar temporalmente os altifalantes pois as dimensões das colunas são generosas e a distância do íman de cada altifalante ao ponto de escuta é diferente... Suspect

Ricardo

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  victoriobenatti em 20/12/2011, 00:21

Ricardo,

Pode também ser isso que descreveu sim. Mas acho pouco provável.

Vamos ver se o HUGODM descobre exatamente o que o fabricante quiz dizer sobre o "Time Delay Control" e o que ele fez para as colunas merecerem tal frase.

Cumprimentos,

Victório Benatti
victoriobenatti
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  HUGODM em 20/12/2011, 21:14

Pois ricardo, também não me parece que seja isso...mas não tenho certeza.

A explicação está no manual que está parcialmente cortado e em alemão, pelo que não é fácil, na sexta feira vou lê-lo melhor.

Pelo que li é o que expliquei anteriormente, comprovado no manual com aqueles gráficos de cascata que mostram a vantagem de ter este "sistema".

Pois victório não te posso confirmar se será exactamente isso, o que eu sei é que estas colunas têm um conjunto de tecnologias usadas pelas Arcus pois eram o topo de gama, e a versão mk2. Quem as comprou só comprava do melhor Smile , foram estas colunas especificamente que me levaram a interessar pelo mundo do áudio hifi e agora é um privilégio tê-las, mesmo que na casa dos meus pais.

É engraçado, e vou confirmar ainda que, por exemplo, o diâmetro dos altifalantes parece ser o considerado ideal teórico para a resposta das respectivas frequências. Isto tem a ver com a dispersão das diferentes frequências pelo cone do altifalante até ao momento de curto-circuito de ressonância.
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 21/12/2011, 12:01

HUGODM escreveu:
O som é para mim (que sou muito crítico) muito bom, sem se possível apontar um ponto forte específico. Já me disseram que os agudos são impressionantes sim... mas e o que dizer da definição dos médios e do subgrave em caixa selada? Parece que está lá dentro o bombo da bateria, é incrível...
O ponto fraco é mesmo o peso do sistema e dificuldade de colocar no ponto ideal de escuta. No entando a localização das colunas parece muito menos importante do que noutros sistemas que já testei e tive. Tem de se ter em conta apenas que é preciso estar distante delas alguns metros, pois o som provém de 5 altifalantes e o som tem de convergir... Também pela pressão sonora claro!

Na realidade as colunas não são em caixa selada mas sim linha de transmissão, daí TL na sua designação.
http://www.hifi-wiki.de/index.php/Arcus_TL_1000_MK_II

Se eu ja gostava muito do som das minhas colunas de linha de transmissão que tive, então essas...

manel1

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  HUGODM em 21/12/2011, 12:52

Referia-me ao subgrave. Esse sim é de caixa fechada, talvez seja o médio-baixo que seja em TL, porque a única abertura da caixa é na traseira (não é um pórtico), pensava que era a descompressão do altifalante de médios.
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  HUGODM em 27/12/2011, 17:03

Os subgraves quando foram para reparação das borrachas. > 350 watts rms !!!

HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  HUGODM em 5/2/2012, 12:49

Vista geral do sistema: (as cadeiras não costumam estar ali, nem o amplificador da Onkyo)

HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Orion em 5/2/2012, 14:54

Bonito conjunto Hugo. Deve tocar muito bem Wink

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4623
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2572

Mensagem  HUGODM em 28/2/2012, 00:29

Toca muito bem mesmo, obrigado, um dia que venha ao algarve tenho todo o gosto em mostra-lo a funcionar!

Neste momento estou a usar um gira-discos dual direct drive, com controlo de quartzo. O modelo 731 Q

http://www.arebgo.gmxhome.de/Dual/731Q.jpg
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  HUGODM em 28/2/2012, 00:30

Igual a esse. Tem algumas regulações que não faço a menor ideia para que servem... Mas tem um som incrível!
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

o teu sistema!

Mensagem  prmourap em 28/2/2012, 00:59

Muitos parabens!

Só pelo aspecto do sistema, imagino... Essas colunas acho que não lhe faltam nada!
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 253
Ocupação : som pra cabeça
Interesses : auto e som
Pontos/Reputação : 135

Mensagem  HUGODM em 28/2/2012, 16:44

sIM REalmente acho que não lhes falta nada :=)

têm isto também

Technical Data:
Rated power 150 Watt
(12 dB/Okt.; 3000 Hz)
Maximum power 200 Watt
(12 dB/Okt.; 3000 Hz)
Nominal impedance 8 Ohm
Frequency response (-10 dB) 2000 - 40000 Hz
Mean sound pressure level 91 dB (1W/1m)
Cutout diameter Ø 95 mm
Net weight 0,56 kg
D.C. resistance Rdc 7,7 Ohm
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  HUGODM em 8/5/2012, 20:28

De vez em quando tenho ouvido um estrondo no sistema, sempre que está ligado em modo óptico. Ou seja usando o cabo óptico do CD - > AMP. Já o troquei por outro que lá tinha, embora muito fininho parece que as fixas encaixam melhor.

Do que será? Alguém já lhe aconteceu isto? Da penúltima vez que aconteceu rebentou com a solda de um tweeter... pale

Vá lá que foi só a solda, pensei que tinha sido bem pior... mas com estes estrondos não sei da próxima vez! Acontece sempre a volumes baixos / medios.
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

o teu sistema!

Mensagem  prmourap em 10/5/2012, 21:41

Viva

... é pá! tens aí qualquer pico estranho nessa via scratch aconselho-te a ir a um técnico com o amp, visto que só faz isso com a ligação fibra optica.... antes que dês cabo do resto do sistema...

Abraço
Paulo
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 253
Ocupação : som pra cabeça
Interesses : auto e som
Pontos/Reputação : 135

Mensagem  HUGODM em 12/5/2012, 15:15

obrigado prmourap pela resposta. Bem, provavelmente terá de ir para a garantia, não deve faltar muito para acabar... É pena o meu leitor de cd nao ter saída coaxial para experimentar.. Mas o que é estranho é que isto só acontece raramente, mas quando acontece... epá mete medo.. Nao queria nada estoirar com estas colunas que foram um achado.
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  HUGODM em 1/8/2012, 21:40

substituído o cabo óptico por um da creative não voltou a acontecer este problema.
Proxima alteração será estanhar as pontas dos cabos de coluna p nao oxidarem.
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Asurans em 8/12/2012, 00:41

Hugo, ainda está interessado num par de Harpas?

Se estiver posso dar-lhe o contacto do responsável pelo seu desenvolvimento.
Asurans
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 5
Ocupação : Estudante
Interesses : Música
Pontos/Reputação : 11

Mensagem  HUGODM em 20/12/2012, 21:45

Sim, não eram para mim mas agradeço o contacto dessa pessoa. CUmprimentoS!
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: