Aparelhagem do Cobola

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aparelhagem do Cobola

Mensagem  cobola em 18/10/2011, 17:35

O meu sistema foi evoluindo por patamares, na esperança de estabilizar num nível óptimo de som, sabendo de antemão que não terei capacidade para atingir a excelência, ora pelas verbas, ora pelo espaço.

Fase 1 - 2005: A 'febre' do Home Cinema
Queria um sistema 5.1, mas com bom desempenho stereo. Li umas quantas 'reviews' e prémios associados, e sem querer gastar exorbitâncias iniciei-me com o seguinte sistema:
AVR: Denon 2106 7.1
fonte: leitor CD/DVD da JOCEL (que era o que tinha na altura)
Colunas frontais: KEF iQ5
'' centrais: KEF iQ6
'' surround: KEF iQ3
Sub-woofer: Wharfedale SW150
cabos coluna: Supra Rondo Bi-Wire

As colunas frontais iQ5 tinham sido premiadas pela "What Hi-FI" em 2005 (£250-£450) e 2006 ("Product of the Year"). O subwoofer também, dentro da gama. As KEF iQ3 foram premiadas pela EISA.

Em termos de home-cinema fiquei bem servido.
Constatei algumas limitações, e são estas que nos fazem pensar nos upgrades, pois fica sempre um sabor amargo de insatisfação:
* o AVR é fraquito para stereo;
* notava nas colunas um baixo seco, sem profundidade, em homecinema o subwoofer disfarçava, mas aqui o som não é de um baixo, é de um surround, e cansa;
* o Homecinema é uma seca! Num filme, só de longe a longe vale a pena aquele investimento todo em colunas e cabos. Tivesse poupado e investido num bom sistema stereo e melhores colunas, com ligação ao leitor dvd, e ficaria melhor servido, seguramente. Fica a dica...

Fase 2 - 2007/08 - corrigir o caminho iniciado
Decidi melhorar alguns componentes, procurando apostar em elementos com algumas grantias de durabilidade:

mudança da fonte: Pioneer BDP-LX71
mudança dos cabos: Kimber 8 TC e 8 VS
mudança dos interconectores: Atlas Equator MKII

Notei melhorias da definição do som, com um palco sonoro mais alargado e pronunciado. Agudos mais sustentados, com menor distorção, instrumentos agora com presença e volume, melhor definidos. Alguma melhoria no baixo, mas nada de especial.
Este foi um upgrade razoável, mas nada como "da noite para o dia". Ficou a mensagem de que havia muito mais som do que aquele que estava a receber, e que me faltava o "balde" para o tirar de lá. A opção da melhoria dos cabos foi a pensar no salto que haveria de dar a seguir.

Fase 3 - 2009 - Ir directo ao assunto
Compra de um pré e power integrados: Atoll IN200.

O integrado fica a alimentar as colunas frontais, com bypass para homecinema (aproveita o pré do AVR). Acabo por ter sistema dedicado em stereo, sem compormeter a funcionalidade do homecinema. Continuo a gostar de cinema, e de o ouvir num sistema de som em condições. Por isso, procurei uma solução híbrida, que me desse os dois formatos, homecinema e stereo, sem compormissos de maior. Esta estratégia fez-me afastar das válvulas, pois isso implicava ter um equiapmento dedicado para stereo (seria um crime usar as válvulas para ouvir filmes...). E há a questão do espaço.
Recaindo a escolha na solução tecnológica dos circuitos, procurei um aparelho integrado que fosse de um patamar bom de qualidade, a preços acessíveis. Julgo que o encontrei no ATOLL IN200.

Mas aqui, as diferenças sentidas foram abismais no que toca ao stereo, no homecinema não senti diferença por aí além.
Houve, agora sim, um salto qualitativo, como "da noite para o dia". Em stereo, tudo melhorou: detalhe, rapidez, clareza, um palco sonoro puxado à frente, com presença, e boa definição dos instrumentos. O que mais notei e apreciei foi a separação dos instrumentos, bem definidos e não mesclados. Ouve-se música, enfim... Finalmente, senti que as colunas até tinham um baixo controlado e agradável, suave e com algum impacto. No entanto, para meu gosto a batida continua a ser algo seca, anseio por um baixo que desça bem fundo, sem estremecer.
Pela opinião de outros comparsas ouvintes habituais em casa, o integrado tira tudo o que aquelas colunas conseguem dar, e que até acabam por soar muito bem, com limpidez e clareza, aproveitando as características de concepçao de fábrica: a espacialidade, pela integração do tweeter no driver dos médios. Gosto particularmente desta 'feature': por exemplo, tive oportunidade de testar umas B&W CM1, e apesar das inegáveis qualidades (e ter aquele baixo que falta nas iQ5), detestei o palco recuado, que nos faz olhar para as coluna enquanto escutamos música ao invés de ficarmos a flutuar na nuvem de som que se projecta diante de nós (as KEF conseguem representar muito bem essa espacialidade).

Fase 4 - 201x - Ir directo ao assunto, parte II
Pretendo fazer um upgrade às colunas, tentar vender as iQ5 e investir num patamar mais acima.
Para já, apenas li reviews e opiniões de forunistas. Atendendo aos diversos prémios que foram recebendo, as candidatas para audição e testes são:

+ PROAC Studio 140 MKII
+ B&W CM8
+ PMC GB1i
+ DALI Ikon 6 MK2

Não tenho ordem de preferência, nem preconceitos. Só terei que me fazer acompanhar do meu integrado, e "aguçar o ouvido"...
À medida que for fazendo audições, cá deixarei o impacto perceptível ao meu ouvido.

Opiniões/sugestões são bem vindas.

cobola
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 17
Localização: Guimarães / Braga
Interesses: meios digitais; música; cinema; fotografia; futebol
Data de inscrição: 26/06/2007
Pontos/Reputação: 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  manel1 em 18/10/2011, 21:34

Excelente escolha de colunas, recomendo que ouça todas, pois não se trata apenas de uma questão de qualidade, mas de diferentes maneiras de apresentarem a música, ou seja, é uma questão de gosto pessoal. Recomendo tambem que gaste algum dinheiro num leitor de CD dedicado que provavelmente não necessita de ser muito caro para soar melhor que o BDP, existem no fórum alguns usados de muita qualidade.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens: 1060
Localização: Lamego
Ocupação: Electromecanico
Interesses: Música, leitura
Data de inscrição: 02/12/2009
Pontos/Reputação: 1281

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  onga-ku em 18/10/2011, 21:45

Eu retirava as BeW da lista e juntava antes umas PSB Image T5 ou T6 (que nunca ouvi mas gostava...medem muito bem Wink ).

_________________
The good life is inspired by love and guided by knowledge. Bertrand Russell

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens: 2614
Localização: Lisboa
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Data de inscrição: 09/01/2010
Pontos/Reputação: 4072

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  Stardrake em 19/10/2011, 00:03

Eheh!!! já cá faltava o amigo ongaku com o seu
desamor e amor por colunas que nunca escutou;

As minhas CM9 tocam supimpamente com o Unison
Reserch S8.

Mário

Stardrake
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 62
Localização: Cascais
Data de inscrição: 22/08/2011
Pontos/Reputação: 142

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  onga-ku em 19/10/2011, 10:40

Agora que vi a respostas das CM9 as minhas dúvidas dissiparam-se:

http://www.hometheater.com/content/bampw-cm9-speaker-system-ht-labs-measures

_________________
The good life is inspired by love and guided by knowledge. Bertrand Russell

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens: 2614
Localização: Lisboa
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Data de inscrição: 09/01/2010
Pontos/Reputação: 4072

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  luis lopes em 19/10/2011, 11:04

isso é que é escrever Very Happy
bons sons.
agora só falta mostrar iss Very Happy o Cool

luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens: 1496
Idade: 45
Localização: algueirão
Ocupação: vigilante
Interesses: AUDIO VINTAGE-series tv-cromos futebol
Data de inscrição: 19/04/2009
Pontos/Reputação: 1529

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  VilaSound em 19/10/2011, 15:26

cobola escreveu:
Para já, apenas li reviews e opiniões de forunistas. Atendendo aos diversos prémios que foram recebendo, as candidatas para audição e testes são:

+ PROAC Studio 140 MKII
+ B&W CM8
+ PMC GB1i
+ DALI Ikon 6 MK2

Opiniões/sugestões são bem vindas.

Presumindo que procura apenas colunas de chão, no seu caso iria gostar de ouvir também as seguintes colunas:

+ Xavian Preludio
+ Magneplanar (MG12, MG1.7 ou MG12 mais subwoofer)
+ Monitor Audio GX200

3 abordagens diferentes, com tecnologias distintas e, obviamente, sonoridades distintas.

Não tenho ordem de preferência, nem preconceitos. Só terei que me fazer acompanhar do meu integrado, e "aguçar o ouvido"...
À medida que for fazendo audições, cá deixarei o impacto perceptível ao meu ouvido.

Perfeito!

_________________
Gustavo Rosa - www.vilasound.pt

VilaSound
Profissional

Número de Mensagens: 111
Localização: Vila do Conde
Data de inscrição: 16/12/2010
Pontos/Reputação: 188

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  PMarques em 19/10/2011, 17:38

Eu não quero interferir em nada, muitos menos nas opções e escolhas de cada um, pois cada um sabe o que é melhor para si e para as suas necessidades musicais ou audiófilas, mas se me permitem das opções apresentadas pelo user cobola, e sem desprimor para as restantes, se fosse para mim, estava feira a escolha e sem margem para quaisquer dúvidas, ou seja: PMC GB1i, ou Proac e está feito.

Quanto ás restantes, é tudo muito do mesmo, talvez as Dali ainda se possam ouvir, eu cá não gosto. Agora as B&W referenciadas, e repito sem qualquer desprimor, a minha opinião é: nem dadas.
B&W pertence ao passado, e diga-se em abono da verdade que belo passado e que grandes referencias que esta marca proporcionou e deixou ao mundo inteiro. Talvez ainda as que salvam a honra do convento, são as famosas 802 (D)iamond, mas mesmo desta série, vou para a antiga 802D, uma referência absoluta em matéria de colunas.

De qualquer forma estas recentes 802 D para os dias que correm, são um profundo exagero em termos do que custam. Certo, os custos de produção são muito elevados, mas... Teêm uma coisa a favor, são as únicas que ainda são concebidas na casa mãe, ou seja Reino Unido, todas as outras ou quase todas são uma fortuna, um autêntico exagero, e ainda por cima todas concebidas na china, e não se podem nem ouvir e muito menos ver, livra.

Foi dado aqui também uma outra opção, e eu não sendo adepto de colunas de painel, ou electrostáticas, mas as as Magneplanar não me parecem ser uma má opção, como se sabe existem vários modelos...


Última edição por PMarques em 19/10/2011, 21:05, editado 1 vez(es)

PMarques
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 148
Localização: Lisboa
Interesses: Música
Data de inscrição: 04/04/2011
Pontos/Reputação: 213

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  Stardrake em 19/10/2011, 20:37

No ouvir é que está o ganho!!caro Cobola;
foi ouvindo(seis amps integrados) que substituí
as CM9 pelas Nautilus 805 no sistema AV;as
CM9 ficaram, e muito bem, dedicadas ao
analógico com o valvulado S8, pelo que o
endosso do ongaku não é válido como amostra,
continuando sem escutar.

Mário

Stardrake
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 62
Localização: Cascais
Data de inscrição: 22/08/2011
Pontos/Reputação: 142

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  facso em 19/10/2011, 21:15

caro cobolla, a sugestão da vilasound em relação ás magneplanar é muito boa... são EXCEPCIONAIS!! (para meu gosto pessoal claro está)

se for da zona norte ou centro sugeria-lhe que desse um saltinho a vila do conde para as ouvir e passar um dia bem passado...

cumprimentos

facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 374
Ocupação: trabalhador forçado
Interesses: diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição: 21/04/2010
Pontos/Reputação: 572

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  cobola em 19/10/2011, 22:07

manel1 escreveu:Excelente escolha de colunas, recomendo que ouça todas, pois não se trata apenas de uma questão de qualidade, mas de diferentes maneiras de apresentarem a música, ou seja, é uma questão de gosto pessoal. Recomendo tambem que gaste algum dinheiro num leitor de CD dedicado que provavelmente não necessita de ser muito caro para soar melhor que o BDP, existem no fórum alguns usados de muita qualidade.
Caro manel1, sei que sim, falta um leitor dedicado, mas isso ficará para uma etapa posterior, talvez o próximo passo, a fase 5.

No entanto, já fiz algumas audições com leitores de CD's, de várias marcas e preços, pelo que não estou tão certo do que sugere: sinceramente, do que ouvi, as diferenças significativas - daquelas que realmentam elevam a qualidade do som para um patamar declaradamente acima - senti num Primare CD 31. O som ganhou uma presença tal que equivaleu ao que senti quando acrescentei o integrado ao meu sistema. Mas o preço dele... upa, upa! Mas acho que vale esse dinheiro, mas não o tenho...

Da gama de leitores abaixo, achei uma grande semelhança entre eles, custem 600€ ou 1500€. Quando comprei o Pioneer LX-71, procurei um aparelho com saídas dedicadas para stereo, e com dac's de qualidade (Wolfson). Acho que cumpre bem a função, e se for para realmente melhorar, como disse, saberia onde encontrar o aparelho com qualidade de "champions league".

Se tivesse de comprar de momento, dentro do orçamento razoável, daria uma boa hipótese ao Oppo BDP-95: tem tudo o que gosto, incluindo ser 'media streaming', e - dizem - com qualidade audiófila. Tenho curiosidade em testar, confesso, e julgo que o preço andará pelos 1.000 €.

cobola
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 17
Localização: Guimarães / Braga
Interesses: meios digitais; música; cinema; fotografia; futebol
Data de inscrição: 26/06/2007
Pontos/Reputação: 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  cobola em 19/10/2011, 22:13

VilaSound escreveu:
Presumindo que procura apenas colunas de chão, no seu caso iria gostar de ouvir também as seguintes colunas:

+ Xavian Preludio
+ Magneplanar (MG12, MG1.7 ou MG12 mais subwoofer)
+ Monitor Audio GX200

3 abordagens diferentes, com tecnologias distintas e, obviamente, sonoridades distintas.
Gosto bem de fazer audições, e de explorar a oferta de sonoridades.
Também gosto bem de Vila de Conde, talvez na próxima faça uma visita. Quanto mais não seja para me babar nos Primare...

cobola
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 17
Localização: Guimarães / Braga
Interesses: meios digitais; música; cinema; fotografia; futebol
Data de inscrição: 26/06/2007
Pontos/Reputação: 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  cobola em 19/10/2011, 22:43

PMarques escreveu:Eu não quero interferir em nada, muitos menos nas opções e escolhas de cada um, pois cada um sabe o que é melhor para si e para as suas necessidades musicais ou audiófilas, mas se me permitem das opções apresentadas pelo user cobola, e sem desprimor para as restantes, se fosse para mim, estava feira a escolha e sem margem para quaisquer dúvidas, ou seja: PMC GB1i, ou Proac e está feito.

Quanto ás restantes, é tudo muito do mesmo, talvez as Dali ainda se possam ouvir, eu cá não gosto. Agora as B&W referenciadas, e repito sem qualquer desprimor, a minha opinião é: nem dadas.
B&W pertence ao passado, e diga-se em abono da verdade que belo passado e que grandes referencias que esta marca proporcionou e deixou ao mundo inteiro. Talvez ainda as que salvam a honra do convento, são as famosas 802 (D)iamond, mas mesmo desta série, vou para a antiga 802D, uma referência absoluta em matéria de colunas. (...)

Eu tenho algumas condicionantes de espaço, pelo que antes da qualidade do som também terei que atentar às características dinâmicas das colunas. Quando puser uma foto do sistema ajudará a entender.

Conheço o som das Proac, nomeadamente as Studio 140. Sei o que valem, e até já as experimentei com o meu integrado em casa de um amigo que as tem. É um valor seguro, pelo que tenho curiosidade em saber o que evoluiu nas MK2, e, sobretudo, onde se justifica o salto no preço que levaram... Diria que serão a 1ª hipótese.

A escolha pelas PMC GB1i tem a ver com as excelentes reviews que tem colhido. No 'blind test' da HiFi Choice deste mês ficaram à frente das Proac. Tenho grande curiosidade em ouvi-las, mas no Norte apenas se encontram na Digimagem e apenas o modelo acima, as FB1i, que andam nos demasiados 3 mil e picos euros. Too much...

O som da B&W é apelativo ao início mas acho que cansa à posteriori. Tive em casa, emprestadas, umas CM-1. Gosto da generalidade do som, mas sinto falta da espacialidade que tenho mas KEF, o sentir o palco naquele triângulo entre os ouvidos e as colunas. Nas B&W, o palco parece-me sempre recuado, ficamos a olhar para onde vem o som. Tive oportunidade de ouvir uma demo das monitoras 805D: qualidade irrepreensível, detalhe e separação dos instrumentos, agudos límpidos, baixo consistente mas, mas... falta a nuvem de som que nos enleva (e coragem para dar 4 mil euros por aquilo...). Achei por bem incluir as CM-8 pois não são monitores e talvez tenham uma amplitude sonora que mais me agrade. Confesso que gosto do som e da respostas da B&W, vamos a ver, ou ouvir...

As Dali forma premiadas pela EISA. Já as tinha experimentado na Luz & Som de Matosinhos e gostei bastante, merecem, por isso, uma audição. Apreciei a harmonia e a rapidez de resposta.

O problema é que tenho um sofá na sala que de algum modo limita a coluna do lado esquerdo, digamos que tapa a metade inferior da coluna. Ora, nas PMC isso é problemático, pois a tecnologia dinâmica que usam, o 'Extended ATL' usa a saída pela frente, em baixo, para reforçar os graves. O que esbarra no sofá...
Nas Proac talvez não seja tão problemático, visto a saída do ar ser para baixo, para o plinto.

cobola
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 17
Localização: Guimarães / Braga
Interesses: meios digitais; música; cinema; fotografia; futebol
Data de inscrição: 26/06/2007
Pontos/Reputação: 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  facso em 19/10/2011, 23:39

cobola escreveu:
O problema é que tenho um sofá na sala que de algum modo limita a coluna do lado esquerdo, digamos que tapa a metade inferior da coluna. Ora, nas PMC isso é problemático, pois a tecnologia dinâmica que usam, o 'Extended ATL' usa a saída pela frente, em baixo, para reforçar os graves. O que esbarra no sofá...
Nas Proac talvez não seja tão problemático, visto a saída do ar ser para baixo, para o plinto.



já ponderou umas colunas de caixa selada?

tente ouvir umas ATC da serie scm, e penso que as xavian também tem um modelo selado...

cumprimentos

facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 374
Ocupação: trabalhador forçado
Interesses: diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição: 21/04/2010
Pontos/Reputação: 572

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  PMarques em 20/10/2011, 12:57

Amigo Cobola,

Não se preocupe excessivamente com pormenores técnicos de cada coluna, tudo isso no que vai ouvir, ou melhor no que não vai ouvir é pouco ou nada relevante a menos que queira montar um estúdio de gravação, não me parece que seja o caso, além disso o ouvido humano tendo a capacidade de filtrar muito especto sonoro, e muito outros sons, não é capaz de filtrar essa complexidade que o meu amigo fala, pelos menos na maioria do comum dos mortais a menos que se tenha um ouvido de tal maneira trabalhado e apurado que consiga detectar isso, portanto tudo isso não passam de pormenores e que não trazem muito valor acrescentado, além de se perder demasiado tempo e repito não passam de pormenores técnicos que não se dá por eles, nós é que pensamos isso, isso é puro desgaste, e muito menos não vá nessa da filosofia audiófila purista, porque aqui para nós que ninguém nos lê, não há sistema nenhum do mundo que ofereça ao ouvinte um som 100% puro, nem o sumo de laranja que é extraído da própria já não o é, basta ter um pouco de aditivo e deixa logo de o ser, mas eles dizem que é, basta sentir o sabor e fica-se logo a saber, como tal, sugiro e se me permite, não ouça coisas em excesso, isso gera confusão, ouça 2 ou 3 colunas se possível com a sua amplificação e depois tire conclusões.

Só para terminar, se quer ouvir uma reprodução sonora 100% pura, então nada melhor do que dar corda aos sapatos e ir até á Gulbenkian, ou outra sala de concertos, e aí meu caro amigo, tem o som na mais pura essência. Como lhe disse, penso quu todasa s sugestões são válidas, umas mais do que outras, mas se fosse eu a escolher já sabe qual seriam as duas opções...

Boa escolha, boas audições e felicidades.

PMarques
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 148
Localização: Lisboa
Interesses: Música
Data de inscrição: 04/04/2011
Pontos/Reputação: 213

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum