Aparelhagem do Cobola

Ir em baixo

Aparelhagem do Cobola Empty Aparelhagem do Cobola

Mensagem  cobola em 18/10/2011, 14:41

Viva a todos!

Já ando por aqui há algum tempo, mas só agora me decidi a apresentar e colocar o meu sistema, isto porque tenho pensado num upgrade e decidi-me a revisitar os fóruns da especialidade. Sou de Guimarães/Braga.

O meu sistema foi evoluindo por patamares, na esperança de estabilizar num nível óptimo de som, sabendo de antemão que não terei capacidade para atingir a excelência, ora pelas verbas, ora pelo espaço.

Fase 1 - 2005: A 'febre' do Home Cinema
Queria um sistema 5.1, mas com bom desempenho stereo. Li umas quantas 'reviews' e prémios associados, e sem querer gastar exorbitâncias iniciei-me com o seguinte sistema:
AVR: Denon 2106 7.1
fonte: leitor CD/DVD da JOCEL (que era o que tinha na altura)
Colunas frontais: KEF iQ5
'' centrais: KEF iQ6
'' surround: KEF iQ3
Sub-woofer: Wharfedale SW150
cabos coluna: Supra Rondo Bi-Wire

As colunas frontais iQ5 tinham sido premiadas pela "What Hi-FI" em 2005 (£250-£450) e 2006 ("Product of the Year"). O subwoofer também, dentro da gama. As KEF iQ3 foram premiadas pela EISA.

Em termos de home-cinema fiquei bem servido.
Constatei algumas limitações, e são estas que nos fazem pensar nos upgrades, pois fica sempre um sabor amargo de insatisfação:
* o AVR é fraquito para stereo;
* notava nas colunas um baixo seco, sem profundidade, em homecinema o subwoofer disfarçava, mas o som não é de um baixo, é de um surround, e cansa;
* o Homecinema é uma seca, num filme, só de longe a longe vale a pena aquele investimento todo em colunas e cabos. Tivesse poupado e investido num bom sistema stereo e melhores colunas, com ligação ao leitor dvd, e ficaria melhor servido, seguramente

Fase 2 - 2007/08 - corrigir o caminho iniciado
Decidi melhorar alguns componentes, procurando apostar em elementos com algumas grantias de durabilidade

mudança da fonte: Pioneer BDP-LX71
mudança dos cabos: Kimber 8 TC
mudança dos interconectores: Atlas Equator MKII

Notei melhorias da definição do som, com um palco sonoro mais alargado e pronunciado. Agudos mais sustentados, com menor distorção, instrumentos agora com presença e volume, melhor definidos. Alguma melhoria no baixo, mas nada de especial.

Fase 3 - 2009 - Ir directo ao assunto
Compra de um pré e power integrados: Atoll IN200.

O integrado fica a alimentar as colunas frontais, com bypass para homecinema (aproveita o pré do AVR). Acabo por ter sistema dedicado em stereo.

Aqui, as diferenças sentidas foram abismais no que toca ao stereo, no homecinema não senti diferença por aí além.
Em stereo, tudo melhorou: detalhe, rapidez, clareza, um palco sonoro puxado à frente, com presença, e boa definição dos instrumentos. O que mais notei foi a separação dos instrumentos. Ouve-se música, enfim... Finalmente, senti que as colunas até tinham um baixo controlado e agradável, suave e com algum impacto. No entanto, para meu gosto a batida continua a ser algo seca.
Pela opinião de outros comparsas ouvintes, o integrado tira tudo o que aquelas colunas conseguem dar, e até soam muito bem, com limpidez e clareza, aproveitando as características de concepçao: a espacialidade, pela integração do tweeter no driver dos médios.

Fase 4 - 201x - Ir directo ao assunto, parte II
Pretendo fazer um upgrade às colunas, tentar vender as iQ5 e investir num patamar mais acima.
Para já, as candidatas são:

+ PROAC Studio 140 MKII
+ B&W CM8
+ PMC GB1i
+ DALI Ikon 6 MK2

Lá terei que me fazer acompanhar do meu integrado, e "aguçar o ouvido"...
À medida que for fazendo audições, cá deixarei o impacto perceptível ao meu ouvido.

Opiniões/sugestões são bem vindas.

cobola
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Interesses : meios digitais; música; cinema; fotografia; futebol
Pontos/Reputação : 50

Aparelhagem do Cobola Empty Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  vfarias em 18/10/2011, 17:27

Welcome!

Os upgrades foram interessantes e não tenho dúvidas de que o seu sistema nesta ultima fase esteja a tocar muito bem, mas já agora qual o patamar de preços das colunas listadas como potenciais candidatas para resolver a upgradite?

Cumprimentos.

vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Aparelhagem do Cobola Empty Re: Aparelhagem do Cobola

Mensagem  luis lopes em 19/10/2011, 11:08

topico repetido