Tratamento Acústico Doméstico

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Mfigueiredo em 16/9/2011, 10:36

onga-ku escreveu:Se o pavimento ficar demasiado "esponjoso" proponho que assente o soalho flutuante sobre chapas de Viroc ou MDF.

Eu juntaria às várias possibilidades, placas de corticite!~

Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 421
Interesses: Música e o resto
Pontos/Reputação: 402

Mensagem  Mister W em 17/9/2011, 11:50

onga-ku escreveu:Se o pavimento ficar demasiado "esponjoso" proponho que assente o soalho flutuante sobre chapas de Viroc ou MDF.

De facto, estava com algum receio que o chão ficasse demasiado "flutuante" (que é uma das caracteristicas que menos gosto neste tipo de chão...) mas por acaso não ficou praticamente nada "esponjoso". Presumo que seja pelo facto do chão ter uma expessura bastante razoável.

Para quem estiver na disposição de gastar um pouco mais (ou melhor, bastante mais) existem opções de parquet com uma expessura de 20 e 25 mm, mas que custam 60, 70, ou até 100 Euros por metro quadrado!
No meu caso, para um chão de 10 mm de expessura, creio que custou à volta dos 18 euros m2.

Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 79
Interesses: Girls, Girls, Girls
Pontos/Reputação: 159

Mensagem  Mister W em 17/9/2011, 11:59

Carlomar escreveu:
onga-ku escreveu:
É também benéfico aumentar a massa do tecto colocando um material denso sobre as placas.

Eu fiz isso por colocar uma camada fina (2 a 3 cm)de areia do rio seca por cima do pladur e antes da lã de rocha.
Segui uma indicação que li há uns bons anos atraz do Mestre Hulbein.
De facto ao se bater com os dedos numa zona com areia tem um som muito mais seco do que onde não tem areia.

Carlomar,
Como é que essa areia foi colocada? Dentro de sacos ou simplesmente espalhada ao longo das placas do teto?
Essa é concerteza uma boa opção, mas conforme já referí, não arriscaria colocar mais peso em cima de placas desta dimensão (3 metros).
Para uma solução dessas (i.e., com areia) aconselho placas de menor dimensão e um reforço adicional da estrutura ... não vá o diabo tecê-las ... What a Face

Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  lore em 17/9/2011, 12:49

Boas, o tecto esta nivelado , ou foi feito a descair de forma a quebrar o paralelismo com o chao ?

lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 839
Ocupação: http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses: cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação: 1036

Mensagem  Mister W em 17/9/2011, 15:02

lore escreveu:Boas, o tecto esta nivelado , ou foi feito a descair de forma a quebrar o paralelismo com o chao ?

Boas,
O tecto está nivelado. Não houve qualquer intenção de o fazer descair, como refere.
O que por vezes acontece, em casas com mais de 40 anos (como é o caso) é existirem alguns desníveis de origem, mas nada de muito significativo ou alarmante.

Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  lore em 17/9/2011, 16:55

O paralelismo entre tecto e chao nao acrescenta nada de bom á acustica , por isso pensava que podia ter sido executado de modo a quebrar essa simetria .

Ja agora entre as placas e os perfis metalicos podia aplicaralgum tipo de pasta de juntas para matar possiveis vibraçoes se os parafusos perderem a força de aperto.

lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 839
Ocupação: http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses: cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação: 1036

Dia #6 - Uff !

Mensagem  Mister W em 17/9/2011, 21:15

Caríssimos,
A obra ficou por fim concluída ao 6º dia, depois de alguns contratempos, interrupções e muito pó inalado (!). Estou convencido que caso tivessemos utilizado dias completos de trabalho (8 horas minímo) teríamos certamente concluído os trabalhos em 4 ou 5 dias (chão, tecto, pintura, etc.).

Tenho que admitir que o resultado final superou as minhas expectativas mais positivas. Deixo-vos uma fotos para a Vossa apreciação.

Esta é a bancada/armário (da Kemen) que por agora vai servir para colocar o equipamento. Vou utilizar umas bases Vincent de madeira com spikes metálicos. Gostava de arranjar um outro armário destes para espalhar horizontalmente os vários módulos do meu sistema (incluindo gira-discos) mas por enquanto é o que se pode arranjar.

Num dos cantos existe um roupeiro (quase da altura do teto) que espero em breve transferir deste espaço ... só não sei para onde.
No Interessados?!

A porta não foi esquecida (principalmente porque tem mais de 2 cms de altura do chão) mas por questões de orçamento terá que ficar para mais tarde.
Alguém faz ideia de quanto poderá custar uma porta tipo estúdio?

Nota: O chão está sujo. Não liguem ...

Ainda faltam uns detalhes para compor a coisa, tais como: tapete (já tenho), sofá, candeeiro de chão e por último os tão aclamados painéis acústicos (difusão e absorção). Estes últimos terão que aguardar um pouco, uma vez que o plafond evaporou-se ...
Apesar de tudo, este tipo de obra não é tão caro como julgava antes de começar a pesquisar. Obviamente que depende muito da àrea, da qualidade dos materiais a aplicar e principalmente de quem executa.

Em breve tratarei de publicar algumas fotos com o meu sistema, ou melhor, amostra de sistema (mas que faz as delicias do seu dono) bounce
Até Breve

Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Enfiim ... sós!

Mensagem  Mister W em 20/9/2011, 11:05

Depois de concluídos os trabalhos que aqui fui dando conta, eis que liguei por fim o sistema e ...

vejam os detalhes em "O Meu Sistema":
http://www.audiopt.net/t11795-o-mesmo-sistema-um-novo-plateau#134151

Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  longplay em 26/9/2011, 23:08

Muito bom aspecto...
Agora, está na fase em que me encontro, painéis acústicos e afins. Já tem algo em mente?

longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 620
Pontos/Reputação: 811

Mensagem  Mister W em 27/9/2011, 10:24

longplay escreveu:Muito bom aspecto...
Agora, está na fase em que me encontro, painéis acústicos e afins. Já tem algo em mente?

Caro Longplay,
Em mente tenho muita coisa ... o que não tenho é aquilo com que se compra o que tenho em mente ... Crying or Very sad

Apesar de termos no nosso pais dois dos mais conceituados fabricantes de paineis a nível mundial (Jocavi e Vicoustic) nem assim os preços praticados são minimamente atractivos. (Aliás, acho que em certos casos, fica mais barato comprar os produtos Made in Portugal lá fora ... enfim)

Acho incrivel pedir-se mais de 100 euros por um painel de 60 X 60 cm e apesar de não precisar de muitos, certamente não vou dar essas quantias que andam abusivamente a pedir por aí. Nem pensar! Mad

De qualquer das formas, já comprei duas caixas de uns painéis (diy) da marca francesa Col'Sound e uns temp tabs da Auralex que permitem colocar painéis e retirá-los mais tarde sem os danificar. Deixo um link dos painéis (mas não foi aqui que eu comprei):
http://www.mixexperience.com/products/product-detail/col-sound-anti-flutter-st415.html

Agora só estou à espera de um estudo de um amigo quanto ao melhor posicionamento e às quantidades. Caso seja tecnicamente recomendável, gostava de colocar os painéis da Col'Sound no tecto, pois tenho vários e acho que ficam bem.

Darei noticias quando surgirem novidades.

Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Carlomar em 30/9/2011, 19:46

José Manuel Almeida escreveu:
Carlomar,
Como é que essa areia foi colocada? Dentro de sacos ou simplesmente espalhada ao longo das placas do teto?
Essa é concerteza uma boa opção, mas conforme já referí, não arriscaria colocar mais peso em cima de placas desta dimensão (3 metros).
Para uma solução dessas (i.e., com areia) aconselho placas de menor dimensão e um reforço adicional da estrutura ... não vá o diabo tecê-las ... What a Face

Peço desculpa pelo atraso na resposta.
Areia foi colocada diretamente por cima das placas.
A ultima placa não levou areia, porque teria de abrir um buraco para ter acesso ao interior.
O toque dos dedos entre as placas que tem areia a placa que não tem areia é bastante diferente.
Para compensar o aumento de peso, coloquei o dobro dos parafusos.

Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 490
Interesses: Audio - Diy, Astronomia
Pontos/Reputação: 930

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: