A mania dos calendários de bolso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A mania dos calendários de bolso

Mensagem  ritalcosta em 12/8/2011, 10:29

POis eu fora a mania da imagem e dos Gira- discos ( esta última recente) colecciono calendários de bolso... cada vez mais raros e difíceis de encontrar...

Alguém aqui tb tem esta panca?? é que eu tenho muitos repetidos e colecções incompletas que gostava de acabar...

ritalcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 55
Interesses: musica, cinema
Pontos/Reputação: 58

Re: A mania dos calendários de bolso

Mensagem  vinilsuporter em 12/8/2011, 12:10

Houve um tempo em que era uma verdadeira loucura a história dos calendários de bolso. Hoje em dia por força de uma série de factores conjunturais e económicos é um mercado quase que residual.

Eu tenho um amigo que tinha uma colecção impressionante e milhares de repetidos e na altura (1979) dava-lhe 3 mil contos pela colecção + os repetidos e ele não quis vender. Hoje está arrependidissimo pois o dinheiro na altura dava à vontade para comprar um apartamento e ele mora hoje numa casa alugada.

Aliás sempre me fez muita confusão como é que em portugal, país com muitas carências financeiras, sempre houve malta a coleccionador tudo e mais alguma coisa e a pagar balúrdios por peças que mais tarde não terão quase valor nenhum (com raras excepções). Ainda há alguns anos havia a febre dos credifones quando apareceram, agora nem sei se essa febre ainda existe.

vinilsuporter
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 965
Ocupação: as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses: música de carácter politico
Pontos/Reputação: 975

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  cocharro em 12/8/2011, 13:37

Eu ainda devo ter perdidos pela arrecadação 3 ou 4 dossies cheios de calendarios Smile
A mais de 15 anos que nao devo olhar para eles.. devem ter uma bela camada de pó a camuflar os dossies Very Happy

cocharro
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 41
Ocupação: Analista informatico
Interesses: Viajar, comer
Pontos/Reputação: 92

Mensagem  ruifigueiredo em 12/8/2011, 15:24

Peço desculpa mas, sem qualquer intenção provocatória, pode explicar-me como é que estas duas frases proferidas em conjunto podem fazer sentido?
vinilsuporter escreveu:Eu tenho um amigo que tinha uma colecção impressionante [...] (1979) dava-lhe 3 mil contos pela colecção [...] o dinheiro na altura dava à vontade para comprar um apartamento [...] Aliás sempre me fez muita confusão como é que em portugal, país com muitas carências financeiras, sempre houve malta a coleccionador tudo e mais alguma coisa e a pagar balúrdios por peças que mais tarde não terão quase valor nenhum (com raras excepções).

O meu interesse é genuíno e não quero parecer intrometido, até porque também nutro algum fascínio pelos calendários de bolso, não fazendo ideia que são de tal forma valiosos.

ruifigueiredo
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 78
Ocupação: Arquitecto/Avaliações Banca
Interesses: A minha Família, a minha música e os meus livros.
Pontos/Reputação: 105

Mensagem  vinilsuporter em 12/8/2011, 16:56

ruifigueiredo escreveu:Peço desculpa mas, sem qualquer intenção provocatória, pode explicar-me como é que estas duas frases proferidas em conjunto podem fazer sentido?
vinilsuporter escreveu:Eu tenho um amigo que tinha uma colecção impressionante [...] (1979) dava-lhe 3 mil contos pela colecção [...] o dinheiro na altura dava à vontade para comprar um apartamento [...] Aliás sempre me fez muita confusão como é que em portugal, país com muitas carências financeiras, sempre houve malta a coleccionador tudo e mais alguma coisa e a pagar balúrdios por peças que mais tarde não terão quase valor nenhum (com raras excepções).

O meu interesse é genuíno e não quero parecer intrometido, até porque também nutro algum fascínio pelos calendários de bolso, não fazendo ideia que são de tal forma valiosos.

É muito fácil:

na altura os calendários da colecção desse meu amigo valiam 50 escudos em média, hoje se os quisesse vender nem 5 escudos davam cada um, estamos a falar de mais de 600.000 calendários de bolso.

este tipo de colecções de treta (eu já fui coleccionador e sei do que falo) de que não existe por exemplo um catálogo valem muito pouco e aquilo que se paga numa determinada altura pelas peças nunca mais é recuperável. estou a falar de credifones, chávenas de café de publicidade (muitas delas são falsas), a maioria dos pacotes de açucar, calendários de bolso, miniaturas de garrafas de bebidas, lápis, galhardetes, pins da macdonalds, medalhas, etc.

há colecções que valorizam como albuns de cromos antigos, emblemas de lapela desportivos, pintura, discos de vinil (dependendo de vários factores), etc.

e depois o valor depende muito do comprador e da sua boa vontade pois a maioria das colecções são fruto de uma época, depois a moda passa e a depreciação do valor das peças é uma realidade.

vinilsuporter
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 965
Ocupação: as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses: música de carácter politico
Pontos/Reputação: 975

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  ritalcosta em 13/8/2011, 12:02

As colecções para mim n teem valor.. simplesmente as faço porque me dão prazer... nunca pensando em vender ou ganhar algo com tal....

Bom, mas existe ou não aí alguém com calendários para a troca? Wink

ritalcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 55
Interesses: musica, cinema
Pontos/Reputação: 58

Mensagem  cocharro em 18/2/2012, 18:43

Fui recentemente a minha arrecadação e encontrei por la um dossie cheio de calendarios Very Happy devem ter mais de 20 anos não sei se poderam ter ou nao interesse.

cocharro
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 41
Ocupação: Analista informatico
Interesses: Viajar, comer
Pontos/Reputação: 92

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: