GD - Systemdek 11X - Então e agora?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GD - Systemdek 11X - Então e agora?

Mensagem  Vítor Almeida em 9/7/2011, 19:19

Viva

Ontem à noite estava eu por aqui com os meus botões quando decidi ir dar uma vista de olhos no Ebay. Andava/ando a namorar um Linn LP12 que por lá anda: http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=320722841587&ssPageName=ADME:X:AAQ:GB:1123 no entanto, segundo parece, o dono não manda pelo correio. Sad
Entretanto dei de caras com um Systemdek 11X e, como conhecia a marca, resolvi fazer uma oferta e ... fiquei com ele: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=160611707646&ssPageName=ADME:L:COSI:US:1123 , resumindo: fiquei com a "criança nas mãos" e ainda nem sequer lhe sei mudar as fraldas".
Já troquei hoje de manhã uns emails com o antigo dono para ter cuidado na embalagem do mesmo (vem de Chipre Rolling Eyes ), pode vir em peças soltas que eu monto mas espero que chegue "inteiro".
Assim sendo, embora eu tenha um AKAI com para aí uns 30 anos, vai ser uma nova experiência. Sobretudo na área do DIY. Como estou ainda um pouco atarantado espero que possa colher aqui no fórum alguns conselhos de foristas com elevada experiência nos vinilos Smile
O GD vai servir para "brincar" e fazer algumas experências até decidir fazer upgrade para outro, talvez um Clearaudio Concept se entretanto não aparecer um Linn LP12 a preços decentes What a Face (embora pareça, espero não estar a dar inicio a uma coleção de GDs). Vou apenas a tentar "ouvir" e experimentar para depois poder comentar sem ser apenas na teoria Suspect

Alguma sugestão para a montagem, afinação, lubrificação e afins? Eu sei que ainda vai demorar a chegar mas é para me ir preparando psicologicamente. Smile
Parece que também não há manual do GD, se alguèm souber de algum eu agradeço.
Alguém tem um igual ou parecido e alguns conselhos?
Entretanto vou procurando também noutras Net. Smile

PS: Enquanto não houver um pré para phono vai ser ligado, como o AKAI é, à entrada phono do Pioneer SC-LX73 ou do sony STR-DB925 (AVRs) (eu sei, eu sei que não são equipamentos estéreo puro mas é o que há de momento e eu ainda não consegui sequer tirar todo o rendimento destes AVR Smile ). As colunas são B&W série 600 (602, frontais, na sala e 685 no escritório).

Cumprimentos

Vítor Almeida

Última edição por Vítor Almeida em 10/7/2011, 09:57, editado 1 vez(es)

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Re: GD - Systemdek 11X - Então e agora?

Mensagem  ricardo onga-ku em 9/7/2011, 20:37

Caro Vítor,

Se estiver o IIX mecanicamente são fez uma boa compra, tanto ao nível das possibilidades do equipamento como do preço.
Há dois ou três anos atrás também comprei um Systemdek, no caso um IIX900 c/ braço Rega RB250, e foi bastante mais caro:

Quando o recebi levei-o ao Rui Borges para efectuar uma revisão que foi feita na hora e consistiu na lubrificação da correia e do veio, exame da chumaceira e restantes partes mecânicas afinação geral e instalação de uma célula que pode ser adquirida no local:

http://www.ruiborgesturntables.com/contacto.htm

Ligue primeiro.

Entretanto pode descarregar o manual no Vinyl Engine mas terá de se registar primeiro:

http://www.vinylengine.com/library/systemdek/iix.shtml

Se já está a pensar em optimizá-lo, proponho a aquisição de uma fonte de alimentação externa DC p.ex. da Pro-Ject ou da Origin Live.

Boas escutas,
onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  jpinto em 11/7/2011, 14:24

Para quem não sabe os Systemdek (ou melhor os seus descendentes) continuam a ser fabricados sob a marca Audio Note Smile

A Fonte de alimentação externa para o Systemdek IIX da Origin Life implica mudar o motor, e da Pro-Ject só ser for a Speed Box SE II que tem saída para 220V 50Hz, no entanto o valor máximo são 3W (13mA de corrente máxima) o que é muito próximo dos 3.3VA das especificações do Systemdek IIX

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Pontos/Reputação : 361

Mensagem  ricardo onga-ku em 11/7/2011, 17:44

Há tempos cruzei-me com o site da Systemdek que aparentemente ainda está activa -> http://www.systemdek.co.uk/joomla/
ricardo onga-ku

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  Vítor Almeida em 11/7/2011, 20:31

Viva

Eu já conhecia a Systemdek de uma review este mês na Hi-Fi News. É óbvio que a review era de um dos GD do link do post anterior que custa uma "pipa" de massa. É caro mas parece ser muito bom. Espero que a "antiguidade" que comprei no Ebay pelo menos toque uns sons. Smile

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jpinto em 11/7/2011, 22:56

Referia-me aos sucessores/clones dos Systemdek IIX900:

http://www.audionote.co.uk/products/analogue/tt-1_01.shtml

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Vítor Almeida em 18/7/2011, 21:31

O GD (Systemdek IIX) chegou hoje à tarde.
Logo que chegou desmontei-o em peças soltas (quase). Verifiquei que:
• Aspecto geral bastante razoável, incluindo a tampa de acrílico.
• Motor rodava quando ligado aos 230V. Por baixo diz que é de 50Hz/110V. O circuito anexo deve ser um divisor de tensão (220/110 ??)
• Correia parece em bom estado.
• Braço parece em bom estado, excepto elevador do braço do qual estou desconfiado. Preciso verificar se está mesmo avariado ou se está apenas desajustado/desaparafusado/… Vinha descalibrado com os pesos ao calhas, incluindo o anti-skating.
• Agulha em estado desconhecido. Parece a original mas não sei o estado em que está. De qualquer forma pensava ter de a substituir mais cedo ou mais tarde. Vou ter que pensar no que lhe coloco para substituir a que tem, Grado ou outra. Li que as Grado têm por vezes problemas de ruído (huuummmmmm!).
• Etiqueta traseira com a marca e modelo, que consta nas fotos no Ebay, desapareceu quase toda. Pouco mais ficou do que o número de série. Não sei porquê (fita adesiva levou-a atrás?). Suspect

E agora ... Já toca!
Consegui juntar as peças todas e recolocá-las no sítio.
Arranjei um parafuso que faltava para ligar o braço ao neutro do sinal (“terra”). Afinei o braço para 2 gramas, liguei ao AVR da sala, coloquei um disco que não é um dos preferidos e … tocou. Atendendo que a distância entre o GD e o AVR são uns 3 metros Rolling Eyes ou mais aqueles poucos milivolts da agulha têm de se esforçar para lá chegarem. Tenho o AVR 10 a 15 dB acima das outras fontes. O som … não me fascinou. Tenho de comparar com CD igual e com o AKAI. Crying or Very sad
Precisa de afinações várias a começar pelo prato, braço, etc. Quando tiver mais um bocado dedicar-me-ei a isso ou dá-lo-ei a fazer a um pro.
O pré do Pioneer se calhar também não ajuda. Tenho de experimentar alternativas.

Alguma sugestão para uma célula de substituição da de origem?

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  lore em 18/7/2011, 21:41

denon dl 160
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação : 1037

Mensagem  Vítor Almeida em 18/7/2011, 21:46

lore escreveu:denon dl 160

Viva

Ainda há pouco estive a ler alguns bons comentários sobre ela e sobre a DL 110, salvo erro. É uma das que vai constar na minha short list.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  JCF em 18/7/2011, 22:35

Antes de mais parabens pelo "novo" GD. É engraçado pois tive um exactamente igual, Systemdek IIX com braço Linn basik plus. Essa cabeça tambem tem o simbolo da Linn mas não sei qual será. Assim pelo aspecto diria que é uma das construidas pela Audio Technica.

Não sei quanto quer gastar na agulha. Eu uma das agulhas que tive montadas nesse conjunto foi precisamente uma Denon DL160. Achei que tinha bastante definição mas um som um bocado fininho com falta de corpo. Não desgostei do resultado com uma AT 120E, para quem quiser gastar à volda dos 80 euros é uma boa opção.

Para melhorar o desempenho convem dar uma afinação geral no GD, ver os alinhamentos, o VTA, aplicar uma força adequada... nas se calhar o mais importante é ter um pre decente, os que vêm nos Amp's AV em geral tendem a ser fraquinhos.
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Pontos/Reputação : 431

Mensagem  jpinto em 18/7/2011, 22:47

Tanto a DL110 como a DL160, em termos de ressonância, têm uma compatibilidade com esse braço da Linn.

Como o Denon só indica a "Dynamic Compliance" a 100Hz e para os cálculos é necessário saber a 10Hz cá vai o que encontrei:

DL110 - 14cu
DL160 - 18cu
Este valores são aproximados, não consegui encontrar os valores medidos.

O valor final fica entre 9Hz (DL160) e 11Hz (DL110).

Sendo Células MC de saída alta podem (devem) ser ligadas a entradas MM (o valor pode ser muito alto para as entradas MC de muitos pré).

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Vítor Almeida em 18/7/2011, 22:53

Viva

Estava a pensar gastar até cento e tal na célula. Correndo mesmo assim o risco de gastar mais na célula que aquilo que o GD custou Shocked embora com os portes tenha ficado em duzentas e poucas libras.
Quanto ao pré, logo se vê. Um passo de cada vez.
Quanto ao afinar, o Onga-Ku falou-me no Rui Borges mas já me disseram que leva muito tempo por estar muito ocupado, tenho de ver outras alternativas se assim for.
Ainda lhe vou pôr as mão numa de DIY antes de o mandar afinar.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jpinto em 18/7/2011, 23:02

As Denon não são fáceis de amplificar, pelo que me lembro trabalham bem com prés com resistência de entrada de 1K e muitos não têm esse valor. Os MM são normalmente a 47K e os MC podem ter mas muitas vezes o sinal da célula satura o pré.

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Vítor Almeida em 18/7/2011, 23:07

jpinto escreveu:As Denon não são fáceis de amplificar, pelo que me lembro trabalham bem com prés com resistência de entrada de 1K e muitos não têm esse valor. Os MM são normalmente a 47K e os MC podem ter mas muitas vezes o sinal da célula satura o pré.

Estou vendo que a procura de uma célula dá luta. Smile

Cmps

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Vítor Almeida em 24/7/2011, 23:23

Viva

Depois de eu ter desmontado o GD, limpo e voltado a montar ele tocou mas faltava a afinação. Depois de ter lido umas coisas sobre afinações decidi que eu nem amador era e, por isso, decidi dar o assunto a um profissional. Como o que primeiramente me foi indicado era muito demorado, decidi procurar eu mesmo outro "afinador". Por influência deste fórum decidi-me pela "Pauca Sed Bona" (PSB) e em boa a hora o fiz.
Actualmente o GD está afinado, com uma nova célula Ortofon 2M Blue e a "cantar" como "gente grande". Em casa ainda não "canta" como tocou ligado aos equipamentos a válvulas (Pure Sound) que o João Gouveia da PSB tem em exposição e que fazem "água na boca" a qualquer um que goste destas coisas, sobretudo de giradiscos (AVID) e de equipamentos a válvulas. Agora já posso afirmar: O meu conselho é que não se acanhem e vão ouvir.
Nunca imaginei, ao licitar o GD quase por brincadeira no Ebay, que um GD com mais de 30 anos poderia soar tão bem (agora já posso dizer com conhecimento de causa que soa bem dado já ter ouvido outros GD de gamas muito superiores (e bem superiores ao Systemdek IIX)).

Próximo passo: Ligar o GD ao meu Pioneer (AVR) via um pré de phono em vez de directamente à entrada de phono do AVR (pré de phono na lista do Pai Natal). Vou ter de decidir qual pré, talvez o P10 a válvulas da Pure Sound (gostei do que ouvi e o preço não é "escandaloso").

Cumprimentos

Vitor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo