Ajuda! Zumbido do pré-stereo!

Ir em baixo

Ajuda! Zumbido do pré-stereo!

Mensagem  tiagottx em 8/6/2011, 16:54

Viva!

Estou com um pequeno problema do qual já me tinha apercebido, mas só hoje estive a "observar melhor a coisa":

O meu sistema é composto e está ligado do seguinte modo:

acontece que quando tenho o switch ligado para ouvir o receiver AV, ao baixar o som do receiver noto que o power está a receber algo, neste caso um zumbido bem audível! Esse zumbido vem do pré-stereo, pois se desligar os cabos RCA "A" que vêem do pré, o zumbido desaparece. Com os cabos "A" ligados e se escolher no switch o pré-stereo(toca normalmente), ao baixar o volume deste não se ouve NADA!!!! Silêncio natural Smile

Já troquei os cabos por outros e o problema mantém-se! Isto acontece mesmo que eu desligue o pré-stereo da corrente!!! Também já troquei entre as 4 entradas do switch.

Desde que haja ligação "A" entre o pré-stereo e o power, existe "zzzzzzzz" no receiver AV!

Será "retornos" ou algo do género? Nessa área já não entendo praticamente nada Razz

Obrigado desde já Smile

PS - Esqueci-me de dizer que o receiver AV funciona como pré para as frontais (através do power), mas alimenta directamente a coluna central e as 2 surround. Penso que não será relevante...

tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Re: Ajuda! Zumbido do pré-stereo!

Mensagem  jpinto em 8/6/2011, 21:01

Tudo aponta para um loop de massa, muito provavelmente devido à ligação da ZON, experimente desligar o cabo coaxial da ZON.
Mesmo desligando o pré da corrente se deixar uma fonte que tenha na ficha a ligação de terra vai ouvir o tal "zzzzz". A ZON utiliza uma terra diferente da existente na instalação eléctrica.

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 212
Pontos/Reputação : 369

Mensagem  tiagottx em 11/6/2011, 19:07

Obrigado! Resultou! Se calhar o melhor é manter a ZON desligada do amp, e tento usar antes outra fonte para o audio dos canais, como por exemplo o gravador de DVD...
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  tiagottx em 24/8/2011, 08:24

Viva!

Venho só deixar mais alguma informação acerca deste assunto, que poderá ser útil a futuros problemas semelhantes que alguém possa vir a ter.

Apesar da drástica redução do zumbido com o conselho que o Jpinto deu, ainda havia um ligeiro zumbido de fundo, se bem que muito baixo, mas estava lá! E eu não estava satisfeito com a coisa Sad

Uma das mexidas que fiz e que QUASE anulou a 100% o zumbido, foi desligar o cabo HDMI que liga o multimedia player ao TV.

Mas voltei aos cabos digitais coaxiais, e para resolver DE VEZ o problema bastou-me desligar o cabo digital coaxial do multimedia player (que também usa transformador externo).

Resumindo: Liguei as fontes digitais apenas com cabos ópticos, e acabaram-se os zumbidos Smile

Cumprimentos,
Tiago Santos.
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jpinto em 24/8/2011, 15:31

Com a utilização dos cabos ópticos deixou de ter a massa ligada entre aparelhos, logo deixa de ter loops de massa Very Happy

A ligação HDMI faz a ligação da massa do amp-av com o TV e este deveria estar ligado à ZON logo um loop de massa Sad

Presumo que neste momento não tem o amp-av ligado ao TV, ou seja este só ficou a tratar do audio, certo?
Se mantiver todas as fontes digitais que necessitam de uma ligação ao TV ligadas por cabo óptico e não ligar o amp-av ao TV deixa de ter o tal zumbido.
Alternativa adquirir um filtro para a o cabo da ZON, penso que não há em Portugal à venda nenhum filtro adequado. Na net encontrei este mas não tenho referências, mas as características não me parecem más:

http://www.hollandelectronics.com/catalog/catalog.php?product_id=CCI-1-Cable%20Isolator

Tenho algumas referências do modelo da Jensen Transformer o VRD-1FF:
http://www.jensen-transformers.com/iso_vid.html

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  tiagottx em 24/8/2011, 23:35

O meu amp-av não liga à TV, mas tenho a zon box ligada ao TV por HDMI e o multimedia player ligado ao TV por HDMI e também ligado por coaxial ao amp-av, e presumo que fosse daí o loop de massa...
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jpinto em 25/8/2011, 13:44

Certo pois tudo que ligue à TV ou à PowerBox está com uma massa/terra diferente. A minha dúvida é o que acontece quando a TV tem ligação pela ficha à terra, todos os casos que tenho conhecimentode problemas de loop a TV tem uma ficha sem terra.

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Afreitas em 25/8/2011, 14:06

Já há muito tempo que percebi que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Uma coisa é som estereo, outra coisa é som surround e afins, convém separar as águas bem separadas, pois nada têm a ver uma com a outra, sinais de video e audio no mesmo sistema....... Suspect
Por isso preferi ter dois sistemas separados, do que andar às cabeçadas à procura do melhor som com um sistema integrado.

Afreitas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Ocupação : Electronica Industrial
Pontos/Reputação : 54

http://www.hibridosclube.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: