Colunas... eis a questão!

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir em baixo

Colunas... eis a questão! - Página 3 Empty Re: Colunas... eis a questão!

Mensagem  worksounds em 8/6/2011, 09:12

De momento tenho umas Tannoy bem antiguinhas Mercury b/eye, que dá explicações de música a muita coluna que por aí anda Smile. Gostava de ouvir os novos modelos desta marca, sempre gostei de Tannoy.

Obrigado pela informação.
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 35
Ocupação : Disco jookey
Interesses : Music, Surf, Retro, Design
Pontos/Reputação : 79

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/6/2011, 09:17

JCF escreveu:As 683 são colunas de chão... Basketball

Voltando atras sobre a questão das colunas desaparecerem... isso para mim é uma virtude que nem todas as colunas têm mas que depende tambem da electronica e obviamente da qualidade das gravações. Quando a coluna é capaz de projectar no silencio à nossa frente e de forma perfeitamente focalizada tanto os instrumentos como as vozes com timbre correcto, com sensação de espaço e profundidade claro que so posso considerar como uma qualidade.

Claro que para isto acontecer a gravação tem de estar bem feita, se esta tiver sons que só existem num dos canais é impossivel dizer que que as colunas desaparecem....

A melhor forma de umas colunas desaparecerem é colocá-las junto às paredes laterais (perguntem ao Rui Borges) pois os reflexos provocados pelas paredes vão "disfarçar" o ponto de emissão.

Mas isso é errado tanto do ponto de vista da estereofonia como do equilíbrio tonal já que as (boas) colunas (de cone) foram concebidas para serem escutadas com o eixo direccionado ao ponto de escuta:

http://www.audiopt.net/t10029-o-audiofilo-e-a-distorcao-de-fase#116837

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/6/2011, 09:29

worksounds escreveu:Onga não sou capaz de ler aqueles gráficos, mas tens lá o da 685.
Eu ouvi esta coluna e achei bastante interessante, mas é a minha opinião.
A medições tem o seu factor pratico e exacto, que é obvio e importante para uma analise ao pormenor, mas ouvir tocar é outro não menos importante.
Mas é como dizes, fico muito dividido entre estes 3 modelos, mesmo depois de as ouvir tocar.

A escuta é imprescindível mas um conjunto adequado de diferentes medições serve o propósito de caracterizar e quantificar a escuta de uma forma objectiva (isenta da individualidade pessoal e intransmissível que é o gosto).
São te tal modo eficazes que muitos engenheiros como o Daniel Weiss, o Andrew Jones (Pioneer/TAD) ou o grande Peter Walker (Quad) confiam inteiramente nelas e nunca efectuam avaliações subjectivas (ou escutas) dos seus produtos durante a fase de concepção.

Através das medições é possível determinar se vamos gostar ou não da sonoridade de umas colunas, ou se vale sequer a pena escutá-las.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  VilaSound em 8/6/2011, 10:40

onga-ku escreveu:

Através das medições é possível determinar se vamos gostar ou não da sonoridade de umas colunas, ou se vale sequer a pena escutá-las.

Rolling Eyes

A sério... Quando é que me fazes uma visita?

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Mensagem  Joao Paulo em 8/6/2011, 12:05

onga-ku escreveu:

affraid

Colunas... eis a questão! - Página 3 950882
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 632
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  worksounds em 8/6/2011, 12:19

Joao Paulo não foste tu que ja tiveste uma RX1?
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/6/2011, 13:27

VilaSound escreveu:
onga-ku escreveu:

Rolling Eyes

A sério... Quando é que me fazes uma visita?

A sério.
Basta apenas aprender a lê-las e a correlacioná-las com aquilo que escutamos.
A curva de resposta de frequências só por si já diz muito sobre o caracter sonoro de umas colunas.

Quanto à visita, ao contrário do que canta o Sérgio Godinho, o Porto não fica assim tão perto...
Terá de ficar para o próximo xô (mas as Maggies dispenso); levo discos, portátil, microfone e tripé para fazermos uma medição de resposta na sala.
Primeiro escuto e depois comparamos a minha descrição com a medição no ponto de escuta. Razz

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 8/6/2011, 13:34

worksounds escreveu:Joao Paulo não foste tu que ja tiveste uma RX1?

Yes... Cool
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  worksounds em 8/6/2011, 13:58

Posso-te perguntar porque as trocas-te?
Vais-me responder que compras-te umas melhores Smile... ok.. mas é porque sentiste que as RX1 não te davam algo que procuravas Smile
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Joao Paulo em 8/6/2011, 14:17

worksounds escreveu:Posso-te perguntar porque as trocas-te?

Se tiveres espaço disponível para as ter afastadas da parede traseira, a um mínimo de 60/70 cm, então são colunas interessantes.

Se, como eu, tens de as ter a cerca de 20/30 cm (ou menos) da parede então esquece, pois a interacção destas com a parede traseira é brutal...podes sempre utilizar as esponjas (fornecidas) para tapar o bass reflex, mas nesse caso a resposta da coluna deixa de ser natural. Eu não gostei.

Após cerca de 9 meses a lutar com as mesmas, ora colocava as esponjas, ora tirava, afastava da parede, aproximava da parede... troquei de suportes, cabos, etc... e nunca funcionou no meu espaço... só me restou a solução mais radical, trocar de colunas !

Tive pena de não as conseguir integrar, pois tirando a questão do grave eram interessantes, mas chegou a um ponto em que simplesmente não conseguia ouvir certas gravações, tal era o reforço em certas frequências, chegava a ser incomodativo (para o meu gosto pessoal).

E o problema não é do espaço em que está o sistema pois já tive outras colunas (ainda tenho) no mesmo local sem qualquer efeito estranho.

Resta adiantar que estavam ligadas a um NAD c315 e que o espaço tem aprox. 15 m2.

Noutro local/sistema até podem funcionar, mas recomendo cautela, pois nas audições em loja, as colunas estão (regra geral) bem colocadas e afastadas das paredes...em casa a história é outra.

Se as vais ligar a um amp AV com corte a 90/100 Hz a questão nem se coloca, pois estás a enviar as baixas frequências para o sub.

Com as Xavian Primissima, voltei a ouvir musica... embora inicialmente o som não cative tanto, pois as MA têm um som muito vincado e apelativo, a verdade é que a médio/longo prazo as Xavian não dão qualquer hipótese às MA... O equilibrio e linearidade destas permite que se consiga ouvir mais informação na musica e durante mais tempo sem cansar. Por vezes até me esqueço das colunas/sistema...

Espero ter ajudado.

Smile
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  worksounds em 8/6/2011, 14:25

Olá João,

Ajudas-te sim senhor Very Happy, no meu caso elas terão que ficar bem próximas da parede, pois tenho o meu sistema esconstado a uma das paredes da sala (como a maior parte das situações).
E de facto tenho que ponderar bem sobre essa situação, nesta fase ainda vivo num T1 onde a sala não é assim tão grande quanto a que irei mais tarde e esse problema deve-se reflectir e bem.

Obrigado pela ajuda! Smile
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  VilaSound em 8/6/2011, 16:31

A sério.
Basta apenas aprender a lê-las e a correlacioná-las com aquilo que escutamos.
A curva de resposta de frequências só por si já diz muito sobre o caracter sonoro de umas colunas.

Quanto à visita, ao contrário do que canta o Sérgio Godinho, o Porto não fica assim tão perto...
Terá de ficar para o próximo xô (mas as Maggies dispenso); levo discos, portátil, microfone e tripé para fazermos uma medição de resposta na sala.
Primeiro escuto e depois comparamos a minha descrição com a medição no ponto de escuta.

Até parece que só tu é que sabes ler os resultados das medições e testes... Rolling Eyes
Uma coluna com resposta tonal equilibrada não é assim TÃO difícil de conseguir. Até tenho cá algumas. Acredita que na prespectiva de vendedor seria muito mais fácil mostrar um conjunto de números e testes e provar por A+B que coluna X é melhor que coluna Y. Nem precisava de fazer demonstrações Very Happy
Trás o que quiseres, medes o que quiseres...

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/6/2011, 17:19

VilaSound escreveu:Até parece que só tu é que sabes ler os resultados das medições e testes... Rolling Eyes

Tendo em conta que um conjunto adequado de medições caracteriza de forma bastante eficaz a sonoridade de um equipamento quem as sabe ler deveria estar de acordo com o que tenho afirmado.

VilaSound escreveu:Uma coluna com resposta tonal equilibrada não é assim TÃO difícil de conseguir. Até tenho cá algumas.

E essas, na tua perspectiva, soam melhor que as outras?

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  VilaSound em 8/6/2011, 17:45

Tendo em conta que um conjunto adequado de medições caracteriza de forma bastante eficaz a sonoridade de um equipamento

Concordo plenamente. Mas nunca te vi apresentar um conjunto adequado de medições (nem sei se isso é possível). Acredito que alguns laboratórios possam ter desenvolvido testes mais adequados mas os que tu incessantemente publicas (da Stereophile), lamento dizer-te, são manifestamente insuficientes para determinar a verdadeira qualidade sonora de uma coluna.
Eu sei que estou a chover no molhado, que não te vou demover desta tua guerra, e que vais ficar com a última palavra, mas gosto de pensar que ao contraiar-te estou a impedir que as tuas palavras se tornem em conceitos cimentados / mitos da internet.

E essas, na tua perspectiva, soam melhor que as outras?

Na minha perspectiva, não. De modo nenhum.
A minha perspectiva vale o que vale - é pessoal - mas até agora, neste caso em particular (coluna que "mede mal" soar melhor que a coluna que "mede bem"), tem sido unanime.

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/6/2011, 18:50

VilaSound escreveu:
Tendo em conta que um conjunto adequado de medições caracteriza de forma bastante eficaz a sonoridade de um equipamento

Concordo plenamente. Mas nunca te vi apresentar um conjunto adequado de medições (nem sei se isso é possível). Acredito que alguns laboratórios possam ter desenvolvido testes mais adequados mas os que tu incessantemente publicas (da Stereophile), lamento dizer-te, são manifestamente insuficientes para determinar a verdadeira qualidade sonora de uma coluna.

A Stereophile apresenta medições da impedância e fase eléctrica, da curva de resposta de frequências em ambiente anecóico, das ressonâncias de caixa, da resposta polar, da resposta de frequências na sala e um waterfall.
Podes/sabes dizer quais faltam?
Ou melhor, o que é que falta caracterizar?

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 8/6/2011, 19:31

VilaSound escreveu:
Eu sei que estou a chover no molhado, que não te vou demover desta tua guerra, e que vais ficar com a última palavra, mas gosto de pensar que ao contraiar-te estou a impedir que as tuas palavras se tornem em conceitos cimentados / mitos da internet.

Ninguém o demove das medições e da cruzada contra as revistas, reviewers, shows e afins...mas concordo que ao menos contribui-mos para que não se criem certos mitos...

Twisted Evil
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/6/2011, 19:50

As medições servem para quantificar diversas características não só dos equipamentos de audio como de "milhentas" outras coisas.
Se procuro um chocolate amargo devo escolher um com elevado teor de cacau; se pretendo saber um comprimento ou peso, a temperatura ou o grau de humidade recorro a medições; se quero um azeite menos ácido posso verificar na embalagem o grau de acidez - essa medida não me permite saber se o azeite é perfumado ou adocicado mas dá-me uma medida exacta de um dado parâmetro que é a acidez...

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  worksounds em 8/6/2011, 20:01

Como já disse toda a tecnologia que possa medir as qualidades de uma coluna são importantes, para comparações ou até mesmo para melhoramentos futuros das próprias marcas.
Mas deixem-me dizer que a parte sensorial opõem-se a tudo isso, a reacção que o som provoca em nós varia de homem para homem.. enfim musica é muito mais que medições.. é algo que as vezes não conseguimos muito bem explicar.

Não podemos desistir de uma coluna que tem um gráfico menos bom sem ouvi-la tocar.
Mas abdicamos do tal gráfico/medição se por ventura gostarmos do som de uma determinada coluna, o que me leva a crer que os grafismos/medições tem uma importância relativa.

onga quando dizes que pessoas tão experientes como as que enumeras-te deixam de ouvir colunas muitas vezes baseados nas medições, só prova que não são assim tão maduros ou inteligentes ao ponto de se limitarem apenas a esse facto.
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/6/2011, 20:33

worksounds escreveu:Como já disse toda a tecnologia que possa medir as qualidades de uma coluna são importantes, para comparações ou até mesmo para melhoramentos futuros das próprias marcas.
Mas deixem-me dizer que a parte sensorial opõem-se a tudo isso, a reacção que o som provoca em nós varia de homem para homem.. enfim musica é muito mais que medições.. é algo que as vezes não conseguimos muito bem explicar.

Não podemos desistir de uma coluna que tem um gráfico menos bom sem ouvi-la tocar.

Se o gráfico representa um defeito e esse defeito for notável e entre em conflito com o meu gosto (mede-se logo escuta-se) não vejo necessidade de as escutar.

worksounds escreveu:Mas abdicamos do tal gráfico/medição se por ventura gostarmos do som de uma determinada coluna, o que me leva a crer que os grafismos/medições tem uma importância relativa.

Se gostarmos de uma certa sonoridade digamos menos transparente ou fiel, essa sonoridade pode ser caracterizada pelas medições e basta-nos seleccionar para escuta as colunas que meçam de forma semelhante, do mesmo modo que o teor de cacau me diz se vou ou não gostar de um chocolate.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  worksounds em 8/6/2011, 21:05

Ok desisto Smile
Já agora qual é a vossa opinião sobre este subwoofer BK Gemini II?
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Joao Paulo em 8/6/2011, 21:24

worksounds escreveu:Ok desisto Smile

Very Happy

Não vale a pena argumentar contra um forista "profissional"...

Colunas... eis a questão! - Página 3 915520
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/6/2011, 22:00

worksounds escreveu:Ok desisto Smile

As avaliações técnicas são ferramentas que nos trarão benefícios se as usarmos, tal como uma fita métrica ou uma balança.
É pena que as pessoas as vejam de forma negativa, ou porque dá trabalho aprender a lê-las, ou porque de alguma forma comprometem o seu gosto pessoal; que desistam.

Não deixa de ser irónico que numa sociedade cada vez mais tecnológica as pessoas sintam tanta aversão pela componente técnica das dezenas de equipamentos de que fazem uso diariamente.
Audio é, afinal, uma Ciência.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  worksounds em 8/6/2011, 22:19

http://pt.wikipedia.org/wiki/Radicalismo

Caro onga-ku já o outro dizia, nem tanto ao mar, nem tanto a terra!
Ninguem disse que vê de forma negativa, todos estamos de acordo o quanto é útil.
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  VilaSound em 9/6/2011, 10:07

A Stereophile apresenta medições da impedância e fase eléctrica, da curva de resposta de frequências em ambiente anecóico, das ressonâncias de caixa, da resposta polar, da resposta de frequências na sala e um waterfall.
Podes/sabes dizer quais faltam?
Ou melhor, o que é que falta caracterizar?

Falta caracterizar a capacidade da coluna reproduzir correctamente o timbre dos instrumentos, a sua capacidade dinâmica, a rigidez das suas unidades quando submetidas ao stress da reprodução. Estas caracteristicas são mais importantes do que aquelas que descreves.
Já sei que vais dizer: "Para a reprodução correcta do timbre dos instrumentos é necessária uma resposta tonal equilibrada" Rolling Eyes Errado. Um piano deixa de parecer um piano se tiver numa sala com uma acústica deficiente? Levas um microfone e laptop para um concerto da gulbenkian para ver se há um pico nos 200Hz? Não, limitas-te a ouvir a música em toda a sua magnificiencia.
Uma boa coluna deve conseguir fazer precisamente o mesmo.

Não me interpretes mal. Eu acho bem que as colunas tenham respostas tonais equilibradas mas há coisas que outros valorizam mais. Respeito quem pensa doutra forma, afinal de contas há pessoas que não gostam de marisco Very Happy

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Mensagem  VilaSound em 9/6/2011, 10:09

Não deixa de ser irónico que numa sociedade cada vez mais tecnológica as pessoas sintam tanta aversão pela componente técnica das dezenas de equipamentos de que fazem uso diariamente.
Audio é, afinal, uma Ciência.

Ciencia não é profecia. Uma das maiores virtudes de um cientista é ser céptico.

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Mensagem  ricardo onga-ku em 9/6/2011, 11:55

VilaSound escreveu:Falta caracterizar a capacidade da coluna reproduzir correctamente o timbre dos instrumentos, a sua capacidade dinâmica, a rigidez das suas unidades quando submetidas ao stress da reprodução. Estas caracteristicas são mais importantes do que aquelas que descreves.
Já sei que vais dizer: "Para a reprodução correcta do timbre dos instrumentos é necessária uma resposta tonal equilibrada" Rolling Eyes Errado. Um piano deixa de parecer um piano se tiver numa sala com uma acústica deficiente? Levas um microfone e laptop para um concerto da gulbenkian para ver se há um pico nos 200Hz? Não, limitas-te a ouvir a música em toda a sua magnificiencia.
Uma boa coluna deve conseguir fazer precisamente o mesmo.

É muito comum as pessoas confundirem música ao vivo com reprodução de música gravada, até os recém-formados "profissionais". Razz
A primeira é o que é, o som resulta da interacção entre o instrumento e a sala (depende da acústica da sala e do posicionamento do ou dos microfones e eventualmente de alguma reverberação adicionada na pós-produção).
Já no segundo caso aquilo que se pretende é que o sistema na sala reproduza o evento musical registado no suporte; se existir um modo no auditório que provoque um pico aos 200Hz esse pico faz parte do evento musical e se estiver na gravação deverá também ser reproduzido pelo sistema.

Para determinar a resposta dos graves na sala (abaixo dos 300Hz) é preciso medir a resposta das colunas na sala e a única forma de solucionar este problema (sem fazer obras ou mudar de casa) é recorrer a um sistema de correcção DSP.
Mas a reposta polar, que descreve o padrão horizontal e vertical da dispersão das colunas (que pode ser plana ao eixo mas muito irregular para os lados), permite antecipar se o equilíbrio tonal ao nível de médios e agudos irá ser afectado pela sala; as colunas que apresentam um grande ângulo de dispersão vão interagir mais com a sala através dos reflexos provocados pelas paredes (e também tecto e pavimento):

Colunas... eis a questão! - Página 3 909WM3fig5

Mau exemplo: Wilson Maxx 3 - $68,000 (resposta horizontal)

Colunas... eis a questão! - Página 3 DM603fig5

Bom exemplo: BeW 603 S3 - $1000 (resposta horizontal)

As Wilson interagem muitíssimo mais com a sala acima dos 300Hz onde apresentam demasiada energia fora do eixo distribuída de forma muito desequilibrada.

Quanto aos problemas inerentes aos altifalantes, podem em parte ser caracterizados com o recurso ao waterfall através do decaimento que deverá ser limpo e uniforme.

Afinal parece que não sabes ler as medições...nem o que elas medem. Cool

No entanto, se reparares eu afirmo sempre que um conjunto adequado de medições caracteriza de forma bastante eficaz a sonoridade de um equipamento mas que no caso das colunas isso não dispensa a escuta.
Afinal de contas as colunas são o componente que mais distorções introduz no sinal.

As boas colunas reproduzem o som que lhes chega do amplificador, nem mais nem menos, pelo que se não gostamos do som o problema vem de trás, provavelmente da gravação - o grave "seco" e a falta de ambiente ou decaimento das notas deve-se ao mau posicionamento do microfone (demasiado próximo), a "capacidade da coluna reproduzir correctamente o timbre dos instrumentos" só é possível se estiver registada na gravação.
E quanto a isso não há nada a fazer pois todas as gravações têm defeitos diferentes.
Felizmente que escuto maioritariamente musica clássica pois as gravações deste género musical são quase sempre de boa qualidade.

Alta fidelidade significa que o evento musical deverá ser reproduzido com a maior fidelidade possível.
Ora como o sistema de captação e reprodução é muito limitado e não permite uma reprodução realista, a única fidelidade que podemos procurar atingir é a fidelidade à gravação, ou seja, o sistema deverá ler, amplificar e transduzir aquilo que está no suporte.

VilaSound escreveu:Não me interpretes mal. Eu acho bem que as colunas tenham respostas tonais equilibradas mas há coisas que outros valorizam mais. Respeito quem pensa doutra forma, afinal de contas há pessoas que não gostam de marisco Very Happy

Também há pessoas que gostam da comida salgada ou ensossa, ou com ketchup e maionese...

Não sou apologista cego da resposta plana em colunas: as minhas colunas foram concebidas para acentuar um pouco os graves por forma a compensar alguma falta destes nas gravações de música (clássica) e também apresentam uma ligeira retracção aos 3-4.000Hz para produzir uma sonoridade mais natural, acompanhando assim a sensibilidade auditiva do ser humano; este ligeiro desvio da transparência, que pode ser chamado de neutralidade, foi elaborado após estudos realizados pelo departamento de pesquisa da BBC que incluíram audições e medições, as primeiras para efectuar alterações à resposta de moda a adequá-la ao gosto e as últimas para quantificar essas alterações.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  VilaSound em 9/6/2011, 13:48

Onga-Ku,
Peço-te que continuemos a esgrimar os argumentos de forma civilizada sem recorrer a insinuações acerca da competencia/inteligencia de profissionais e não-profissionais. Chamo a atenção para o facto de não estar a defender ou a atacar qualquer produto. Quero apenas sugerir que tentes manter a mente um pouco mais aberta.

Quanto aos problemas inerentes aos altifalantes, podem em parte ser caracterizados com o recurso ao waterfall através do decaimento que deverá ser limpo e uniforme.

Afinal parece que não sabes ler as medições...nem o que elas medem. :Cool:

O waterfall não te diz se o cone manteve ou não a rigidez durante a sua excursão. Um exemplo seria um cone feito de borracha com muito damping no seu interior. O gráfico waterfall seria bestial mas o som são. Os cones são feitos de materiais preferencialmente rígidos e leves. Há quem defenda que quanto mais rígido e mais leve, melhor.
Depois dessa resposta tão extensa, e com informação sem dúvida importante e relevante, não mostraste um único teste àquilo que eu considero mais importante: fidelidade ao timbre e dinamica.

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Mensagem  Joao Paulo em 9/6/2011, 14:00

onga-ku escreveu:

É muito comum as pessoas confundirem música ao vivo com reprodução de música gravada, até os recém-formados "profissionais". Razz

Oh Sr. Colaborador... essa atitude, embora não seja nova, não lhe fica bem...nem ao fórum...

Rolling Eyes

Suspect
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paulo_m em 9/6/2011, 14:08

onga-ku escreveu:No entanto, se reparares eu afirmo sempre que um conjunto adequado de medições caracteriza de forma bastante eficaz a sonoridade de um equipamento

Não, só caracteriza se é mau ou muito mau Wink, já que nenhum equipamento vai ter uma resposta "perfeita".

Uma coisa que sempre me incomodou nos testes de audio (pondo o meu chapéu de ex-cientista) é que estamos a medir como o equipamento se comporta num conjunto de cenários que não corresponde ao uso normal. Se a música que eu ouvisse fosse feita de sinusoidais, ruído branco, ruído rosa e impulsos, aí sim, poder-me-ia fiar nos testes para saber como o equipamento se sai. Nesses testes nada me diz se o cone se comporta bem quando mando um sinal complexo como uma simples nota de piano--será que os trasitórios de ataque estão lá todos, ou houve alguns comidos pela intensidade de outros ou pela inércia própria do material? Será que o espectro harmónico é reproduzido fielmente quando este é complexo, ou será que os modos de vibração do cone vão dar relevo a alguns parciais em detrimento de outros e acabar com as fases relativas? E, por último, será que as medições podem ser levadas assim em termos tão absolutos de precisão? Daquilo que eu me lembro da análise de Fourier, para ter mais precisão nas frequências perde-se precisão temporal e vice-versa.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação : 463

Mensagem  Joao Paulo em 9/6/2011, 14:14

paulo_m escreveu:
Uma coisa que sempre me incomodou nos testes de audio (pondo o meu chapéu de ex-cientista) é que estamos a medir como o equipamento se comporta num conjunto de cenários que não corresponde ao uso normal. Se a música que eu ouvisse fosse feita de sinusoidais, ruído branco, ruído rosa e impulsos, aí sim, poder-me-ia fiar nos testes para saber como o equipamento se sai. Nesses testes nada me diz se o cone se comporta bem quando mando um sinal complexo como uma simples nota de piano--será que os trasitórios de ataque estão lá todos, ou houve alguns comidos pela intensidade de outros ou pela inércia própria do material? Será que o espectro harmónico é reproduzido fielmente quando este é complexo, ou será que os modos de vibração do cone vão dar relevo a alguns parciais em detrimento de outros e acabar com as fases relativas? E, por último, será que as medições podem ser levadas assim em termos tão absolutos de precisão? Daquilo que eu me lembro da análise de Fourier, para ter mais precisão nas frequências perde-se precisão temporal e vice-versa.

Colunas... eis a questão! - Página 3 950882
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum: