Colunas... eis a questão!

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir em baixo

Re: Colunas... eis a questão!

Mensagem  VilaSound em 5/6/2011, 20:25

É evidente que a extensão do grave é normalmente um pouco sacrificada numa coluna monitora, mas a música é muito mais do que 20-50Hz. Existem muitas razões que podem tornar uma coluna monitora superior a uma coluna de chão (pelo mesmo preço). Um deles é a sua maior simplicidade. Menos woofers e apenas um crossover facilitam a coerencia na reprodução de instrumentos. Uma boa coluna de chão terá necessariamente dificuldades acrescidas na integração das várias unidades e de mais um crossover, na maioria dos casos.
Exemplificando, uma nota de um piano pode começar num agudo e acabar num grave (ou tudo ao mesmo tempo). Quanto melhor for a integração das várias unidades da coluna melhor será a reprodução do piano no nosso sistema e melhor será capacidade do sistema de nos convencer que o piano está na nossa sala. Por isso é que uma boa coluna de chão é cara (não é só porque tem mais MDF) enquanto que uma boa coluna monitora pode ser bastante económica.
A coluna monitora tem por isso também uma maior capacidade de "desaparecer" do nosso sistema, permitindo um contacto por vezes mais intimista com a reprodução, especialmente se colocadas em espaços mais pequenos. Por vezes surpreendem na sua capacidade de resolução de grandes massas orquestrais e conseguem uma boa separação tridimensional dos instrumentos.
Uma forte desvantagem das colunas monitoras prende-se com a necessidade de serem colocadas em (bons) suportes, e há uma relutancia enorme em investir em suportes quando, por pouco mais, compramos uma coluna de chão da mesma gama.

É ouvir... Wink

VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/6/2011, 21:13

A meu ver, as colunas de pavimento, no que se refere ao desempenho, têm uma única desvantagem vantagem em relação às monitoras: o facto da frente ser uma superfície continua que está em contacto com pavimento vai produzir um cancelamento na região que ronda os 200Hz e a maioria dos fabricantes não tem esta questão em mente (basta para isso verificar as avaliações técnica as efectuadas pela Stereophile).

O facto das colunas "desaparecerem" significa que estão a produzir demasiados relfexos, ou graças à grande dispersão ao nível dos agudos ou devido a um mau posicionamento; esta característica afecta o timbre e a imagem estereofónica e na minha opinião não é uma qualidade mas sim um defeito.

A extensão de graves depende muito do género musical que se escuta.
Para gravações pop/rock (e até algum jazz) com bastante compressão dinâmica, um grave pouco extenso mas intenso (ou "saliente") como o das Monitor Bronze até pode produzir uma sonoridade mais interessante.
Já no caso da clássica, onde o grosso da música (especialmente nos períodos pós-clássico) tem lugar entre os 100 e os 600Hz e o equilíbrio tonal é indispensável, é importante que as colunas desdobrem os médios e os graves por dois altifalantes (a integração das unidades é possível; ver monitoras de estúdio) aumentando assim o nível de claridade tanto nos médios como nas baixas frequências:

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  VilaSound em 5/6/2011, 21:33

O facto das colunas "desaparecerem" significa que estão a produzir demasiados relfexos, ou graças à grande dispersão ao nível dos agudos ou devido a um mau posicionamento; esta característica afecta o timbre e a imagem estereofónica e na minha opinião não é uma qualidade mas sim um defeito.

Ia a dizer que isto não é verdade mas limito-me a dizer que discordo Cool

Já no caso da clássica, onde o grosso da música (especialmente nos períodos pós-clássico) tem lugar entre os 100 e os 600Hz e o equilíbrio tonal é indispensável, é importante que as colunas desdobrem os médios e os graves por dois altifalantes (a integração das unidades é possível; ver monitoras de estúdio) aumentando assim o nível de claridade tanto nos médios como nas baixas frequências:

"Não negues à partida uma ciencia que desconheces". Um dia hás-de ouvir instrumentos em vez de graves+médios+agudos.

VilaSound
Profissional
Profissional

Mensagem  worksounds em 5/6/2011, 21:46

De facto o vosso maior conhecimento/interesse por este tipo de material leva-nos ao pormenor.

Parece-me que estamos todos de acordo que quanto mais gastarmos numa coluna, (a partida) melhor som teremos, sou a favor da qualidade em prol da quantidade e o que é bom tem um preço.
Contudo, isto é um exercício sem fim, queremos sempre algo melhor e subimos a fasquia, desta forma perdemos um pouco o rumo ao que podemos/queremos gastar por umas colunas.

Deixem-me dizer que nos fóruns e nas lojas onde me dirigi é unânime o uso de um subwoofer principalmente para filmes, sabemos que muitas vezes é uma ajuda as colunas para frequências que algumas só são visíveis a partir de um certo volume, ter graves até mesmo quando usamos o volume mais baixo, da-nos um preenchimento muitas vezes necessário.

Segundo a opinião de alguns, também posso abdicar desse subwoofer e juntar esse dinheiro ao que quero gastar nas colunas, mas pergunto... terei a garantia de um som completo? Não será mais seguro/coerente, apostar numas monitor de 500€ e gastar mais 300€/400€ num subwoofer? É algo que desde inicio me deixa claramente dividido.

Desta ultima vez nas loja ouvi umas B&W 685 e umas Qacustics 2050, um monitor e uma de chão... no final perguntamos... PORRA qual é que será a melhor opção!! Ambas com um som bastante razoável e com o mesmo preço.
Por vezes mesmo a ouvi-las tocar não é assim tão simples a escolha Smile

Obrigado a todos!!
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 35
Ocupação : Disco jookey
Interesses : Music, Surf, Retro, Design
Pontos/Reputação : 79

Mensagem  Doug em 5/6/2011, 21:51

Não é querer estar a puxar a brasa a minha sardinha, mas já ouviste algumas proac 140? Com estas colunas esquecias logo a ideia de ir para um sub...

CUmps
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Pontos/Reputação : 258

Mensagem  worksounds em 5/6/2011, 21:55

Olá Doug,

Nunca ouvi mas vou pesquisar agora sobre essas colunas!! Smile
Posso-te perguntar porque as tas a vender?

Obrigado pela opinião.
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Doug em 5/6/2011, 22:00

Estou a vender porque tenho a oportunidade de subir para a serie response:)
Se as quiseres ouvir e fores de LIsboa podemos combinar sem compromisso.

Cumps
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  worksounds em 5/6/2011, 22:04

Sou do Porto, mas parece que o importador é aqui a grande casa Imacustica.
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Doug em 5/6/2011, 22:05

É essa mesmo!
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/6/2011, 22:29

worksounds escreveu:De facto o vosso maior conhecimento/interesse por este tipo de material leva-nos ao pormenor.

Parece-me que estamos todos de acordo que quanto mais gastarmos numa coluna, (a partida) melhor som teremos, sou a favor da qualidade em prol da quantidade e o que é bom tem um preço.
Contudo, isto é um exercício sem fim, queremos sempre algo melhor e subimos a fasquia, desta forma perdemos um pouco o rumo ao que podemos/queremos gastar por umas colunas.

Deixem-me dizer que nos fóruns e nas lojas onde me dirigi é unânime o uso de um subwoofer principalmente para filmes, sabemos que muitas vezes é uma ajuda as colunas para frequências que algumas só são visíveis a partir de um certo volume, ter graves até mesmo quando usamos o volume mais baixo, da-nos um preenchimento muitas vezes necessário.

Segundo a opinião de alguns, também posso abdicar desse subwoofer e juntar esse dinheiro ao que quero gastar nas colunas, mas pergunto... terei a garantia de um som completo? Não será mais seguro/coerente, apostar numas monitor de 500€ e gastar mais 300€/400€ num subwoofer? É algo que desde inicio me deixa claramente dividido.

Desta ultima vez nas loja ouvi umas B&W 685 e umas Qacustics 2050, um monitor e uma de chão... no final perguntamos... PORRA qual é que será a melhor opção!! Ambas com um som bastante razoável e com o mesmo preço.
Por vezes mesmo a ouvi-las tocar não é assim tão simples a escolha Smile

Obrigado a todos!!

Para um bom desempenho em Estereofonia sou defensor do recurso a dois sub-woofers.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/6/2011, 22:33

VilaSound escreveu:

Ia a dizer que isto não é verdade mas limito-me a dizer que discordo Cool

Já agora sustenta lá essa discordância. Wink

VilaSound escreveu:

"Não negues à partida uma ciencia que desconheces". Um dia hás-de ouvir instrumentos em vez de graves+médios+agudos.

Estás a tentar vender-me umas Maggies? Razz

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  facso em 6/6/2011, 13:36

onga-ku escreveu: Estás a tentar vender-me umas Maggies? Razz

off topic: MAGNIFICAS "colunas"....
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Pontos/Reputação : 595

Mensagem  worksounds em 6/6/2011, 20:04

Resumindo? Smile
É o de sempre lol... discute-se e nunca se chega a conclusão nenhuma Smile

worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Doug em 6/6/2011, 21:49

Já foste a Imacustica?
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  worksounds em 6/6/2011, 21:52

Ainda não, mas pelo que tenho visto pela net dizem muito bem dessas tuas colunas. Smile
Vou esta semana a uma casa boa, vou levar o meu Cyrus e o meu Yamaha para testar alguns modelos.
Ver se me decido, porque falamos, falamos... mas nao chegamos a conclusão nenhuma Smile
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Doug em 6/6/2011, 22:06

Neste caso no ouvir e que está o ganho eheh.
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 6/6/2011, 22:20

Em audio não há receitas mas existem algumas regras que podem orientar-nos na escolha dos equipamentos.

As colunas, por exemplo, deverão ter uma resposta adequada à sala e o amplificador deverá ser suficientemente "forte" para as alimentar.
Como é o componente que mais afecta "negativamente" o som, tanto pelas suas próprias características como pela relação "difícil" com a sala, convém destinar-lhe a maior fatia do bolo.

Convém também ter em atenção que embora todas as topologias tenham vantagens e desvantagens existem algumas topologias (e características) que permitem um melhor desempenho.

Última edição por onga-ku em 7/6/2011, 13:08, editado 1 vez(es)

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  worksounds em 6/6/2011, 22:38

VilaSound

Vi agora que tem loja em Vila do Conde, sou de leça da palmeira esta semana passo na vossa loja para vos chatear Smile
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  VilaSound em 7/6/2011, 11:00

worksounds escreveu:
Vou esta semana a uma casa boa, vou levar o meu Cyrus e o meu Yamaha para testar alguns modelos.
Ver se me decido, porque falamos, falamos... mas nao chegamos a conclusão nenhuma

worksounds escreveu:
VilaSound

Vi agora que tem loja em Vila do Conde, sou de leça da palmeira esta semana passo na vossa loja para vos chatear

Fico à espera. Traga por favor o Cyrus e Yamaha.

VilaSound
Profissional
Profissional

Mensagem  worksounds em 7/6/2011, 12:53

Irei muito em breve sim, e levo comigo os dois amps, o cyrus e o Yamaha Smile

Desde já obrigado Smile
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  worksounds em 7/6/2011, 19:35

Gostava de realçar a forma como fui hoje recebido na VILASOUND (Vila do Conde), gostava de destacar o atendimento, simpatia e profissionalismo.
Não só fui bem recebido, como me foi exposto várias possibilidades e feitas várias demonstrações.

As minhas duvidas foram esclarecidas, fiquei apenas indeciso entre dois modelos.

Monitor Audio BX5,RX1 e B&W 685:)

A escolha ficará para breve, já agora deixem as vossas opiniões.

Obrigado VILASOUND! Smile

Última edição por worksounds em 7/6/2011, 23:51, editado 2 vez(es)
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Doug em 7/6/2011, 21:14

Mas então ouves dois pares de colunas e ficas logo esclarecido? Já não ouves o resto?

Cumps
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  worksounds em 7/6/2011, 21:34

Ja ouvi várias. Não na vilasounds, mas depois de algumas audições, em vários locais, não é por acaso que a monitor audio/ B&W / Qacoustics entre outras são marcas que se destacam em preço/qualidade.
Existem claramente marcas menos conhecidas de qualidade superior, mas também não estando disponíveis para escuta, enfim pouco ou nada vale, aqui a culpa não é só das casas de música, mas também dos distribuidores(alguns deles a passar um mau bocado), das próprias marcas e mérito das que se destacam, o marketing também ajuda, mas a qualidade também tem que lá estar.
Dou um exemplo, em todas as casas que passei em nenhuma delas tinha a marca Tannoy disponível para audição.
Depois de muito discutir andamos sempre a volta do mesmo.

Parece-me que para os valores que quero/posso gastar tenho em duvidas as seguintes.

MA Rx1
MA BX5
B&W 685

A comprar novas como é obvio.
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 7/6/2011, 22:15

worksounds escreveu:Gostava de realçar a forma como fui hoje recebido na VILASOUND (Vila do Conde), gostava de destacar o atendimento, simpatia e profissionalismo.
Não só fui bem recebido, como me foi exposto várias possibilidades e feitas várias demonstrações.

As minhas duvidas foram esclarecidas, fiquei apenas indeciso entre dois modelos.

Monitor Audio BX5 ou BX1 Smile

A escolha ficará para breve, já agora deixem as vossas opiniões.

Obrigado VILASOUND! Smile

A julgar pela curva de resposta das BX5 arrisco que têm uma sonoridade aparentemente dinâmica mas isso deve-se à depressão do médio-baixo cujo principal defeito é o de tornar o som "magrinho", embora essa característica possa ser minimizada reduzindo reduzindo a convergência mas com o contra de aumentar os reflexos da sala:

http://www.monitoraudio.de/download/reviews/MA-BX5-Test-HiFi-Stereo_12-2010.pdf

A distorção a volumes "civilizados" não parece excessiva.

As 683 têm um (des)equilíbrio tonal bem menos recomendável:

http://www.ultimateavmag.com/content/bw-683-surround-speaker-system-measurements

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  worksounds em 7/6/2011, 22:42

Onga em questão estão as B&W 685 e não as 683.

Ja agora da a tua opinião.
Qual escolherias?
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 7/6/2011, 22:52

Sem ouvir (nem ter acesso a um conjunto de medições mais exaustivo) é difícil mas à partida, e caso o (des)equilíbrio tonal das 683 se mantenha nas 685, escolhia as BX5.
As 683 nem me dava ao trabalho de escutar, não só pela resposta demasiado irregular como pelo facto de se tratarem de minimotoras, colunas que para mim não servem para reproduzir música (orquestral, o género que mais escuto).

Na minha óptica (e pela minha experiência) as colunas devem reproduzir uma gama de frequências o mais larga possível e para isso necessitam de uma caixa de grandes dimensões e pelo menos 3 altifalantes.
Se possível a caixa deverá ser selada e a frente larga para reduzir o ângulo de dispersão (reduzindo assim os reflexos da sala).
Infelizmente hoje as colunas (de cone) são todas estreitas por forma a produzir um bom "palco audiófilo" (ou seja, os reflexos da sala) e para ficarem bem com a restante mobília mas isso tem repercussões ao nível do desempenho.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  JCF em 7/6/2011, 23:23

As 683 são colunas de chão... Basketball

Voltando atras sobre a questão das colunas desaparecerem... isso para mim é uma virtude que nem todas as colunas têm mas que depende tambem da electronica e obviamente da qualidade das gravações. Quando a coluna é capaz de projectar no silencio à nossa frente e de forma perfeitamente focalizada tanto os instrumentos como as vozes com timbre correcto, com sensação de espaço e profundidade claro que so posso considerar como uma qualidade.

Claro que para isto acontecer a gravação tem de estar bem feita, se esta tiver sons que só existem num dos canais é impossivel dizer que que as colunas desaparecem....
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Pontos/Reputação : 431

Mensagem  worksounds em 7/6/2011, 23:31

Onga não sou capaz de ler aqueles gráficos, mas tens lá o da 685.
Eu ouvi esta coluna e achei bastante interessante, mas é a minha opinião.
A medições tem o seu factor pratico e exacto, que é obvio e importante para uma analise ao pormenor, mas ouvir tocar é outro não menos importante.
Mas é como dizes, fico muito dividido entre estes 3 modelos, mesmo depois de as ouvir tocar.

Claro que para isto acontecer a gravação tem de estar bem feita, se esta tiver sons que só existem num dos canais é impossivel dizer que que as colunas desaparecem....

Tudo é importante e muitas vezes até nas audições que fazemos temos más experiências, muitas vezes por causa do material, porque o amp naquele dia não era o ideal para aquelas colunas, o espaço não era o indicado, ou por e simplesmente não estávamos nos nossos dias e partir desse dia achamos que determinada coluna não corresponde as nossas exigências. Smile
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 8/6/2011, 06:56

worksounds escreveu:Dou um exemplo, em todas as casas que passei em nenhuma delas tinha a marca Tannoy disponível para audição..

Em Espinho, a J.S.Almeida costumava ter colunas Tannoy, agora não sei. Ouvi lá umas mini autograph excelentes mas muito caras.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/6/2011, 09:11

A avaliar pelo desempenho técnico eu não deixava de escutar umas PSB -> http://www.psbspeakers.com/home

São representadas em Portugal pela Esotérico -> http://www.esoterico.pt/index.php?option=com_contact&view=contact&id=1&Itemid=103

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte