Colunas... eis a questão!

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir em baixo

Re: Colunas... eis a questão!

Mensagem  Vítor Almeida em 11/6/2011, 18:42

.......................................
Há que ter em atenção que o local onde se ouve é muito importante. Podemos gostar muito na loja e em casa ser um desilusão. O que ouvimos não provem apenas directamente das colunas (dai as discussões sobre reflexões, encosta à parede, afasta da parede, vira, revira, etc.) pelo que existem muitos factores a ter em conta na apreciação das mesmas.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Mensagem  Brás em 11/6/2011, 21:33

É claro que há muitas opções no mercado e muitos testes mas nunca se esqueçam que serão as nossas colunas e estas devem ter sempre em conta os nossos gostos, quer audiófilos, quer estéticos de acordo com as possibilidades de cada um e principalmente qual o objectivo que pretendemos e porque de facto há tantas ofertas que a duvida há-de sempre reinar. São um dos pontos fortes ou fracos do nosso sitema porque a ultima palavra é delas, sem nunca esquecer o que se encontra a montante desde o quadro electrico até ao final pois tudo conta.
É evidente que o resultado final deverá ser da nossa conta e não ir em conversas de outros, no entanto devemos sempre respeitar opiniões diferentes das nossas, mas o que hoje é muito bom de certeza que no futuro ainda o será apesar da grande evolução do audio nomeadamente com o uso das novas tecnologias mas visto o ex do vinil haverá sempre espaço para todos os formatos bem como gostos a eles associados. A minha Mãe não consegue passar sem o rádio a pilhas, será um elemento importante a ter no sistema? O que é certo é que não se houve falar muito dos tuners.Assim como as velhinhas cassetes que muitos terão como eu ali num canto.Ficam para a história do nosso passado concerteza.
Os sistemas são algo em movimento onde se procura ter sempre melhor que o anterior, mas por vezes o que se obtém não é melhor nem pior mas sim diferente.Quem passa de válvulas para transistores pode achar essa diferença com facilidade.
Eu sou daqueles que quando gosto e se puder compro aquilo que eu quero e não aquilo que me querem vender porque um gráfico qualquer diz que elas não coiso e tal .
Mudando de cabos todo o sistema muda e isso é uma verdade, e como cada um é como, é eu defendo as sinergias entre os elementos na procura de rentabilizar o que se tem e assim avançar para um patamar superior, o que nem sempre é conseguido e muito dificil de atingir.
Quero com isto dizer que as opiniões divergem mas a nossa filosofia e crença é que conta pois senão não tinha piada. É o nosso sistema e não é por vir aqui um amigo que me diz que o grave está balofo que eu vou concordar se não tiver essa noção.
Malta é o nosso sistema I love you

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  Brás em 11/6/2011, 22:55

Eu infelizmente por motivos pessoais tive que vender parte do meu sistema e ainda agora passei por essa questão ...Que colunas??
Mas já resolvi a coisa e não foi preciso perguntar pois decidi por aquelas que dentro do meu orçamento e porque para além do seu aspecto estético ser bastante a tractivo .ao ponto de a minha mulher ter feito um elogio à sua beleza.Quando as escutei na Ultimate audio gostei logo da sonoridade delas, mesmo sem as ter ouvido com o meu Amplificador, achei logo que deveriam ter alguma sinergia com o amplificador que já não é o saudoso Kronzilla e que com a cablagem adequada voltaria a ter um sistema de inegavel qualidade em reproduzir os cds e o vinil isto por se ter mantido essas fontes, mesmo sem contar com a perda de um Power cord siltech que estava no DAC e sem o excelente stealth Air King, que afirmo sem sombra de duvida era uma peça fundamental no meu anterior sistema na ligação do dac ao Amplificador.
Já ouço musica que era o que me andava a faltar e cada um tem o que pode e essa é a realidade.
Devagarinho poderei seguir o mesmo rumo ou seja a mesma filosofia que tudo conta e nada deve ser deixado ao acaso.

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  worksounds em 12/6/2011, 00:56

Brás,

Gostei muito das tuas palavras Smile.
De facto a ultima palavra é nossa e usufruirmos dessa nossa escolha.
Já agora quais eram essas tais colunas?

Abraço.
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 35
Ocupação : Disco jookey
Interesses : Music, Surf, Retro, Design
Pontos/Reputação : 79

Mensagem  Brás em 12/6/2011, 01:27

Querem saber logo tudo para depois copiarem ou dizerem mal porque o gráfico coiso e tal Laughing
Um dia destes revelo no meu post as novidades que vieram mas por agora prefiro remeter-me ao silèncio. Não interpretes mal esta decisão Cool
Eu gostei de as ouvir e a minha mulher também e só isso já foi um feito Wink
Quando as coisas estabilizarem por aqui eu prometo que revelo quais as colunas mas por agora silent
Abraço atodos
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  worksounds em 12/6/2011, 11:03

Tá bem pronto!! Smile

Abraço.
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  lore em 12/6/2011, 13:25

Como nao podemos indivualizar a prestaçao de cada elemento do sistema , antes de largar a sentença sobre as colunas ,convem conhecer bem o que esta a montante , pois algumas caracteristicas do som final podem nao ser defeitos das colunas , mas sim de algum componente a montante .
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação : 1037

Mensagem  PMarques em 12/6/2011, 14:23

Brás escreveu:Eu infelizmente por motivos pessoais tive que vender parte do meu sistema e ainda agora passei por essa questão ...Que colunas??
Mas já resolvi a coisa e não foi preciso perguntar pois decidi por aquelas que dentro do meu orçamento e porque para além do seu aspecto estético ser bastante a tractivo .ao ponto de a minha mulher ter feito um elogio à sua beleza.Quando as escutei na Ultimate audio gostei logo da sonoridade delas, mesmo sem as ter ouvido com o meu Amplificador, achei logo que deveriam ter alguma sinergia com o amplificador que já não é o saudoso Kronzilla e que com a cablagem adequada voltaria a ter um sistema de inegavel qualidade em reproduzir os cds e o vinil isto por se ter mantido essas fontes, mesmo sem contar com a perda de um Power cord siltech que estava no DAC e sem o excelente stealth Air King, que afirmo sem sombra de duvida era uma peça fundamental no meu anterior sistema na ligação do dac ao Amplificador.
Já ouço musica que era o que me andava a faltar e cada um tem o que pode e essa é a realidade.
Devagarinho poderei seguir o mesmo rumo ou seja a mesma filosofia que tudo conta e nada deve ser deixado ao acaso.

Olá Brás,

Dei uma olhadela ao teu antigo sistema, digo antigo porque parece que parte já foi vendido, e lamento que a vida te tivesse trocado as voltas por várias razões e que todos ou quase todos teremos de passar. Tudo se há de resolver creio. Como estava a dizer no teu sistema houve de imediato algo que me chamou a atenção, exacto, Living Voice, são um espécie de caviar bulga do audio, não sei se já foram vendidas, de qualquer forma em minha opinião em termos de colunas são do melhor que o homem criou, são quase de origem divina.
Fiquei contente quando se fizeram representar por cá pela JM Audio se a memória não falha, mas fiquei um pouco perplexo quando dizes que foste à Ultimate e te apaixonaste por outras, não sei que colunas que te seduziram assim tanto, pois ao que sei em termos de colunas que a Ultimate representa em minha opinião estão muito aquém daquelas que tu vendeste, e duvido se alguma vez chegam aos calcantes dessas Living Voice, agora lá que são grandes são, mas enfim a estética nos dias de hoje vence o desempenho dos equipamentos, mas fico com a ideia que tu amigo Brás, já tens algum cadastro audiófilo, cadastro no bom sentido claro, olha que eu também o tenho, enfim... As TAD? Talvez, não são mázinhas não senhor... mas eu não trocava as Living Voice, só morto. Terão sido as Usher que te seduziram? se foram, fico por aqui... e boa sorte na escolha...

Um grande abraço Very Happy

Última edição por PMarques em 12/6/2011, 15:22, editado 1 vez(es)

PMarques
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 148
Interesses : Música
Pontos/Reputação : 213

Mensagem  ricardo onga-ku em 12/6/2011, 14:27

lore escreveu:Como nao podemos indivualizar a prestaçao de cada elemento do sistema , antes de largar a sentença sobre as colunas ,convem conhecer bem o que esta a montante , pois algumas caracteristicas do som final podem nao ser defeitos das colunas , mas sim de algum componente a montante .

Isso é sempre verdade quando a amplificação está a cargo de equipamentos a válvulas com uma elevada impedância de saída.
É por isso que a Stereophile testa sempre os amplificadores a alimentar uma carga simulada (equivalente a uma coluna típica de duas vias), por forma a se poder determinar quão afectada é a resposta do amplificador pela carga:

Circuit of K. Kantor loudspeaker simulator, modified
to include Zobel impedance compensation in the treble.

Modified Kantor speaker simulator, electrical impedance (solid)
and phase (dashed) (2 ohms/vertical div.).

Vejam qual a resposta teórica de um Prima Luna e o modo como é afectada pela coluna simulada (linha ondulada):

Impressionante, não é? Uma variação de 4dB na gama média, a zona em que o ouvido é mais sensível a variações/defeitos...
E agora um Marantz PM5003 (linha preta) ±0,2dB:

Isto significa que o PL vai soar bastante diferente de coluna para coluna, ao contrário do Marantz que apenas irá mostrar as diferenças de som próprias colunas.
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  lore em 12/6/2011, 14:32

Nas mediçoes devem usar um gerador de frequencias e nao uma sistema normal .
E devem medir frequencias isoladas e nao musica.
A proposito quando queres medir as ob ? Twisted Evil
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 12/6/2011, 15:14

lore escreveu:Nas mediçoes devem usar um gerador de frequencias e nao uma sistema normal .
E devem medir frequencias isoladas e nao musica.

O que é música senão um conjunto de sons a dadas frequências? Cool

lore escreveu:A proposito quando queres medir as ob ? Twisted Evil

Emprestei o mic.
Mas como vou ter de mudar a posição das colunas irei reavê-lo em breve e depois apito.
ricardo onga-ku

Mensagem  lore em 12/6/2011, 15:20

Resta saber se como a , coluna lida com as frequencias em conjunto , pois em separado o trabalho sera mais simples .
Como os meus aparelhos de amplificaçao sao todos tube type posso usar as mediçoes com solid state ?
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 12/6/2011, 15:51

lore escreveu:Resta saber se como a , coluna lida com as frequencias em conjunto , pois em separado o trabalho sera mais simples .
Como os meus aparelhos de amplificaçao sao todos tube type posso usar as mediçoes com solid state ?

Para medir as colunas utilizo um software especializado (o mesmo utlizado pela Stereophile) instalado num computador com placa externa (DAC) ligado a uma entrada de linha, um microfone sobre tripé e um prévio de mic USB.
Depois de determinar o volume adequado para a medição, o software produz um varrimento de frequências (eu meço entre 20 e 20.000Hz) e em seguida é regista o som captado pelo microfone que coloco no ponto de escuta; o resultado é a famosa curva de reposta de frequências que nos indica qual a intensidade a que cada frequência é reproduzida pelo sistema na sala.
O método é adequado para qualquer tipo de amplificador.

ricardo onga-ku

Mensagem  Doug em 12/6/2011, 16:00

Qual é o nome desse software? Não será possivel efectuar a medição com um simples microfone ligado a entrada de linha de um pc comum?

Cumps
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Pontos/Reputação : 258

Mensagem  lore em 12/6/2011, 16:01

Onde quero chegar é que mudares o amp , os resultados da mediçao das colunas pode variar . Essas medicoes so serao validas para o conjunto , nao para um elemento isolado .
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 12/6/2011, 16:18

Doug escreveu:Qual é o nome desse software? Não será possivel efectuar a medição com um simples microfone ligado a entrada de linha de um pc comum?

Cumps

Caro Doug,

O software que utilizo é o Fuzzmeasure que só existe para MacOS mas para WinOS tem muitas alternativas como por exemplo

True RTA - http://www.trueaudio.com/rta_abt1.htm

Clio - http://www.audiomatica.com/clio10/home1.htm

Arta - http://www.fesb.hr/~mateljan/arta/index.htm

É possível efectuar a medição com um microfone básico ligado à entrada mic do PC mas tanto a placa de audio como o mic têm uma resposta muito deficiente e irão falsificar os resultados.
O sistema que utilizo actualmente é o seguinte:

MIC DE MEDIÇÃO Behringer - http://www.thomann.de/pt/behringer_ecm_8000.htm

PRÉ USB Art - http://www.thomann.de/pt/art_usb_dual_pre.htm

Cumprimentos,
Ricardo
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 12/6/2011, 16:20

lore escreveu:Onde quero chegar é que mudares o amp , os resultados da mediçao das colunas pode variar . Essas medicoes so serao validas para o conjunto , nao para um elemento isolado .

As medições da resposta de frequências na sala são sempre medições do sistema.

Esta é a última que efectuei na minha sala onde é possível perceber que o espaço não é simétrico:

ricardo onga-ku

Mensagem  lore em 12/6/2011, 16:23

e se a sala nao for totalmente inerte, naquela sala . O teu sistema medira diferente na tua sala e na minha afro
se usares musica nao te esqueças de por em mono
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Doug em 12/6/2011, 16:30

Obrigado Onga, assim que tiver tempo vou investigar os programas e tentar fazer aqui um teste.
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Pontos/Reputação : 258

Mensagem  lore em 12/6/2011, 16:36

Pagas um cafe e ele vai ai ver isso , voces ate sao quase vizinhos ...
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  worksounds em 14/6/2011, 23:42

Ando aqui a tentar descobrir uma boa opção no que toca a subwoofers.

Que me dizem destas opções tendo em conta os preços 300/350€

TANNOY TS 10
http://www.whathifi.com/review/tannoy-ts-10

CAMBRIDGE AUDIO SUBWOOFER X200

http://www.maquimsom.pt/catalog/product_info.php/manufacturers_id/142/products_id/20000027

Velodyne Impact-12

http://www.whathifi.com/review/velodyne-impact-12
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado