Colunas... eis a questão!

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir em baixo

Colunas... eis a questão! Empty Colunas... eis a questão!

Mensagem  worksounds em 31/5/2011, 22:49

Olá a todos, Smile

Decidi a pouco tempo começar a investir no meu Sistema cá de casa.
Depois da TV, e do Receiver Yamaha 667 deixei as colunas para o fim.
Sabia desde o inicio que seria o mais complexo, não queria sair dos 400/450 euros.

A pergunta não é com certeza novidade neste forum, mas como sabem a oferta é mais que muita, inicialmente comecei por querer comprar as Harman Kardon 30 (satelite).. ouvi e achei aquilo bastante agradável (principalmente para filmes), mas um facto é que não há satélite que chegue a umas boas colunas, será para 70% movies e 30% music.

Estive a pouco para fazer negocio com umas REGA RS1 de exposição mas nao cheguei a tempo, não sendo uma coluna com muito BASS a minha ideia é depois juntar as futuras colunas um Subwoofer BK Gemini II Gloss White (tem me dito que preço qualidade é o melhor).

Venho pedir a vossa ajuda na escolha das colunas... nada melhor que os entendidos para me ajudarem Smile

PS: Se possivel bonitas pk os olhos também "comem"... Very Happy

Aguardo pelas vossas sugestões!!

Muito obrigado a todos.
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 35
Ocupação : Disco jookey
Interesses : Music, Surf, Retro, Design
Pontos/Reputação : 79

Colunas... eis a questão! Empty Re: Colunas... eis a questão!

Mensagem  manel1 em 1/6/2011, 21:27

Viva

Procure ouvir colunas da Warfedale, a nova gama da Mission , kef e Qacoustics, certamente nessa gama de preços encontrar algo que agrade. Procure comprar umas colunas com as quais se sinta o mais satisfeito possível a ouvir música sem necessidade do sub, pois a integração deste com as colunas pode nem sempre resultar. Vale a pena aproveitar promoções de material mais antigo, pois a evolução presente no modelo que esta a sair para o mercado geralmente não compensa a diferença de preço existente nas promoções.

Leve um disco que conheça bem para poder apercebe-se facilmente das diferenças qualitativas.

Boas compras

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2069
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  vfarias em 1/6/2011, 23:05

Por vezes no que diz respeito a colunas frontais ou num sistema 2.1 é preferivel ter umas boas monitoras em detrimento de umas colunas de chão, poderá ser puramente uma questão de gosto, ou de características técnicas, outras vezes é proporcional ao espaço onde serão colocadas. No patamar de preços apresentado, posso falar das Tannoy, que conheço bem e apresentar algumas sugestões, nomeadamente:

1. Tannoy Mercury F4 - https://myaudiophilestore.eu/flor/76-mercury-f4-custom.html
2. Tannoy Revolution DC4 - https://myaudiophilestore.eu/monitoras/79-revolution-dc4.html

Espero ter ajudado na escolha.
VF

vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Mensagem  worksounds em 2/6/2011, 19:49

Desde já obrigado pelas vossas ajudas!! Smile

Procure comprar umas colunas com as quais se sinta o mais satisfeito possível a ouvir música sem necessidade do sub
Podes-me informar qual das marcas/modelo se prestam mais a esta característica?

Estive hoje da Digimagem no Porto e ouvi duas colunas que gostei particularmente.

Qacoustics 2050 e B&W 685.

Muito obrigado.

Última edição por worksounds em 3/6/2011, 00:08, editado 1 vez(es)
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Vítor Almeida em 2/6/2011, 23:00

Viva

Eu tenho umas B&W 685 (estéreo) no escritório (ainda estou a rodá-las) e série 600 antiga na sala (AV) e gosto do som delas mas, pelo que sei, qualquer dos modelos ultrapassa o limite que indicou, 500€. As 685 conseguem-se arranjar perto desse preço mas as 684, salvo erro andam muito mais acima, lá para perto dos 1.000€.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Mensagem  worksounds em 3/6/2011, 00:08

Olá Vitor,

Sim é verdade, tem aqui modelos que ultrapassa o valor que apresentei.
Ali deveria estar as 685 e nao as 684, é um facto Smile

Hoje estive a ouvir as 685 a tocar e realmente tem um som brilhante, principalmente agudos e médios, estás contente com o grave da coluna?
Como sabes a escolha é muita alargada e ficamos sempre com medo de dar 600€ e depois perceber que fizemos a compra errada.

Nada como vir aqui a falar com quem tem mais experiência ou pessoas que já possuam alguns modelos.

Tenho algumas em vista como;

Tannoy Mercury V4
http://www.tannoy.com/ResidentialSum...Rbg7fmK4M5nw==
http://www.whathifi.com/review/tannoy-mercury-v4

Q Acoustics 2050
http://www.maquimsom.pt/catalog/prod...ts_id/10546303
http://www.whathifi.com/Review/Q-Acoustics-2050/

MONITOR AUDIO COLUNAS BRONZE BX5

http://www.monitoraudio.co.uk/products/bronze-bx/bx5/
http://www.whathifi.com/review/monitor-audio-bronze-bx5

KEF Q300
http://www.kef.com/gb/loudspeakers/qseries2010/bookshelf
http://www.whathifi.com/review/kef-q300

B&W 685
http://www.bowers-wilkins.com/Speakers/Home_Audio/600_Series/685.html
http://www.whathifi.com/review/b%2526w-685

Pelo que me tem aconselhado e pelo que tenho lido, parecem-me das opções possíveis, tudo leva a querer que uma destas será.
Já agora deixem a vossa opinião.

Obrigado pela ajuda.
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Joao Paulo em 3/6/2011, 01:04

worksounds escreveu:
Pelo que me tem aconselhado e pelo que tenho lido, parecem-me das opções possíveis, tudo leva a querer que uma destas será.
Já agora deixem a vossa opinião.

Obrigado pela ajuda.

Já fizes-te o principal que é ouvir... e é o mais importante.

Qualquer das opções da shortlist indicada parece competente. Eu adicionaria as Xavian Primissima (iguais às que tenho) só para ouvires algo diferente (colunas monitoras seladas): http://www.sixmoons.com/audioreviews/xavian2/xavian.html

Embora acredite que para cinema, o agudo mais expressivo da B&W e KEF é mais apelativo e chama mais a atenção numa primeira audição.

Para além disso é importante saber:

- dimensão da sala ?
- distância das colunas às paredes laterais e traseiras ?

Cumps,

JP
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 632
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  Vítor Almeida em 3/6/2011, 01:54

Viva

Eu comprei as minhas B&W 685 há pouco tempo (3 meses) depois de muito pensar e comparar com outras marcas (reviews) e ter ido inclusive ao Audioshow. Paguei cerca de 500€ no Belmiro Ribeiro na Amadora. Foi o melhor preço que consegui arranjar depois de procurar mesmo em Espanha e noutros países. Havia mais baratas de outras marcas mas ...

Tenho-as ligadas a um equipamento (AVR) que já não é novo, reciclado da sala. Para o pequeno espaço que é o escritório cá de casa (cerca de 10/12m2), têm até graves a mais. Tive de lhes colocar as esponjas que trazem para controlar os graves (só coloquei as de fora - são um cilindro dentro de outro cilindro). O escritório ressoava demais com os baixos e servia de caixa de ressonância ouvindo-se o som mais na casa toda do que com a aparelhagem da sala.

Um destes dias tenho de as experimentar com a aparelhagem da sala para poder comparar melhor.

Tenha em atenção que a maioria deste tipo de colunas monitoras têm uma largura de banda que começa em 40/50Hz "apenas". Se necessitar de reproduzir frequências mais baixas (a partir dos 20 e poucos Hz) vai ter de usar um subwoofer. Mais necessário se torna se o objectivo for AV. Foi o que eu fiz na sala onde uso a aparelhagem para estéreo e para AV (5.1). Isto apesar de usar como frontais colunas de chão (B&W série 600). O som de alguns filmes agradece.
Para ouvir música em estéreo raramente o subwoffer entra em accção (se sente). Este é pequeno e "bem educado" (MJ Acoustics Reference 100) embora já com uns anitos. Tenho o crossover a 80 Hz mas, como referi, não se distingue o sub das outras colunas na música, excepto quando as cenas em AV são de fazer tremer a casa.

No inicio vivi, e não vivi mal, apenas com as B&W frontais. Só mais tarde é que comprei o sub e as colunas traseiras.
As 685 podem servir como colunas frontais e, se depois pensar evoluir para 5.1, podem passar para traseiras investindo numas dianteiras de chão e numa coluna central.

No meu escritório, dadas as caracteristicas da sala, nem me passa pela cabeça que necessite de um sub. Atenção que apenas uso as 685 para música em estéreo. Não gosto de graves em excesso e artificiais pois gosto da música tão perto quanto possivel da forma como é produzida pelos autores.

PS: Já reciclei o AVR, como referi antes, mas continuo com as mesmas colunas e, de momento, não penso trocá-las. Umas boas colunas que não sejam maltratadas podem durar uma "vida".

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Mensagem  worksounds em 3/6/2011, 13:04

Já fizes-te o principal que é ouvir... e é o mais importante

Não as que queria Smile, mas ouvi as 685 e as 2050, embora uma seja de chão e outra monitora, fiquei com a sensação que falas, a 685 numa primeira audição parece-nos melhor, derivado a um agudo mais expressivo.
A 2050 também gostei, sendo que esta tem uma mais valia "as curvas" Smile ... a coluna é muito bonita, branca lacada e de chão "tem outra presença".

Eu adicionaria as Xavian Primissima (iguais às que tenho) só para ouvires algo diferente (colunas monitoras seladas):

Caro João Paulo, não conhecia estas meninas Smile ... parecem-me bem, já agora onde as compras-te?

- dimensão da sala ?
- distância das colunas às paredes laterais e traseiras ?

Relativamente a este aspecto, a compra tem que ser pensada um pouco para futuro, como o Vitor Almeida diz e bem "ha colunas que são para uma vida", hoje vivo num T1 mas em breve irei para um T3 com uma sala bem maior.
Quanto a distancia, será algo que estará sempre perto da parede.

Viva

Eu comprei as minhas B&W 685 há pouco tempo (3 meses) depois de muito pensar e comparar com outras marcas (reviews) e ter ido inclusive ao Audioshow. Paguei cerca de 500€ no Belmiro Ribeiro na Amadora. Foi o melhor preço que consegui arranjar depois de procurar mesmo em Espanha e noutros países. Havia mais baratas de outras marcas mas ...

Tenho-as ligadas a um equipamento (AVR) que já não é novo, reciclado da sala. Para o pequeno espaço que é o escritório cá de casa (cerca de 10/12m2), têm até graves a mais. Tive de lhes colocar as esponjas que trazem para controlar os graves (só coloquei as de fora - são um cilindro dentro de outro cilindro). O escritório ressoava demais com os baixos e servia de caixa de ressonância ouvindo-se o som mais na casa toda do que com a aparelhagem da sala.

Vitor é porque de facto de alguma forma fizeram a diferença em relação a concorrência e pelo que dizes parece que hoje tomarias a mesma opção. Pois é esta sensação de satisfação que quero ter assim que fizer a minha escolha, dar 500€/600€ por umas colunas e achar que fiz uma má opção, não deve ser algo muito fácil de conviver Smile... embora as possíveis escolhas minimizem esse risco.

Já agora deixo-vos o material em questão;

Receiver Yamaha 667
Amp Stereo Cyrus 2
Subwoofer BK Gemini 2
Colunas Frontais monitoras ou Chao ( o tal dilema Smile )
mais tarde posso vir a considerar uma coluna frontal, mas penso que com o que tenho seja suficiente.

Posto isto, para home cinema é consenso geral, o Subwoofer é imprescindível!! E mesmo para Stereo.. dá sempre uma ajudinha pelo menos para musicas que assim o exige, depois de muito me informar parece que o BK Gemini II é uma boa opçao.

Então pensei ter o Cyrus para Stereo e o Yamaha para filmes, tendo os dois ligados em simultâneo (pré-outs), sendo que as colunas frontais servirão para musica e filmes.

A grande questão é o que comprar? Smile

Caro joão e caro Vitor, muito obrigado pela vossa opinião Smile
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Joao Paulo em 3/6/2011, 18:36

worksounds escreveu:
Caro João Paulo, não conhecia estas meninas Smile ... parecem-me bem, já agora onde as compras-te?

Directamente ao representante em Portugal: www.zenaudio.pt

Podes contactar o forista MikeF (Zenaudio) e perguntar-lhe onde podes ouvir.

Se pretendes uma solução que tanto dá para um espaço pequeno, como outro de maior dimensão, então talvez a melhor solução seja monitoras + sub, pois assim consegues alguma flexibilização nos ajustes ao espaço. Colunas de chão necessitam quase sempre de uma àrea grande.

Para colunas que toquem bem perto da parede traseira julgo que é boa ideia optar por seladas como as Xavian, ou então bass-reflex frontal...
colunas de bass-reflex traseiro, numa situação de proximidade das paredes, são um tiro no escuro... pois alguns modelos interagem muito (demasiado) com as paredes.

Cumps,

JP
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  worksounds em 3/6/2011, 18:49

Olá amigo João.

Que achas das Rega RS1?
Tenho lido imenso sobre estas colunas e não ha ninguém que diga mal, muito pelo contrario, mesmo nas reviews é sempre tudo no maximo.
É uma marca de referencia na alta-fidelidade, talvez seja melhor opçao em relaçao as B&W 685.

Já agora junto mais esta ao barulho, KEF Q300 http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/7476
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  vfarias em 3/6/2011, 23:55

Efectivamente o principal é a audição das várias opções, apesar de em alguns casos isso não ser possível, no entanto, existem alguns elementos a ter em consideração, um deles (senão o mais importante) é a nova sala onde o sistema irá residir no futuro, penso que seria um erro adquirir um qualquer par de colunas a pensar na sala actual sendo que irá mudar para uma nova habitação e consequentemente terá uma sala com maiores dimensões. Talvez devesse considerar um par de colunas de chão mesmo dispondo de um Subwoofer.

Deverá também ter em atenção que mesmo adquirindo um par de colunas monitoras com pórtico bass reflex frontal, não significa que as possa ter muito perto da (s) parede (s). Existem colunas que precisam de espaço para "respirar".

Concordo que para um setup de Home Cinema o Subwoofer é imprescindível mas já não partilho da mesma opinião relativamente a um sistema de áudio de 2 canais. Pessoalmente não sou adepto de sistemas 2.1; só pesaria numa configuração 2.1 caso já tivesse um Subwoofer ou se tivesse um conjunto de colunas que tivessem uma fraca prestação no que diz respeito à apresentação de frequências graves. Penso que esta configuração não tras valor acrescentado na apresentação de uma peça musical em áudio 2 canais.

No meu sistema de áudio 2 canais actual, mesmo quando oiço algum BluRay ou DVD musical honestamente não sinto a necessidade de ter um Subwoofer, e garantidamente não sou possuidor de um sistema High-End nem nada que se pareça. Não é uma relação directa que advém de ter um par de colunas de chão. Existem colunas monitoras capazes de produzir graves impressionantes, diria mesmo guturais!

Talvez não no patamar de preços que estamos a observar neste tópico, visto que todas as opções apresentadas (inclusive as que eu mesmo sugeri) são colunas de entrada de gama.

Espero ter ajudado.
VF

vfarias
Profissional
Profissional

Mensagem  Joao Paulo em 4/6/2011, 14:53

worksounds escreveu:Olá amigo João.

Que achas das Rega RS1?
Tenho lido imenso sobre estas colunas e não ha ninguém que diga mal, muito pelo contrario, mesmo nas reviews é sempre tudo no maximo.
É uma marca de referencia na alta-fidelidade, talvez seja melhor opçao em relaçao as B&W 685.

Já agora junto mais esta ao barulho, KEF Q300 http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/7476

Eu não conheço as RS1... ou melhor, não as ouvi em condições que possa dar uma opinião concreta, mas por tudo o que investiguei sobre as mesmas, posso adiantar que eram a minha 2ª opção a seguir às Xavian... Wink

Parecem-me muito interessantes, embora em termos de construção as Xavian são mais sólidas... basta verificar que as Xavian pesam o dobro...
claro que uma coluna é para ouvir... mas o peso indica a espessura/rigidez da caixa e tamanho dos drivers... e uma coluna pesada dá uma certa confiança a esse nível.

Apesar da sua construção mais "light", tendo a oportunidade, certamente que as tentaria ouvir antes de tomar uma decisão.

Alerto porém que as Rega e Xavian são colunas "bass light", ou seja com grave mais comedido, mas menos "gordo"... o que poderá, numa primeira audição, não cativar tanto como umas MA ou B&W...

A longo prazo e em audições mais prolongadas prefiro este tipo de coluna, a uma com um som mais apelativo de inicio, mas cansativo ao fim de algum tempo.

Cumps,

João
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/6/2011, 19:57

worksounds escreveu:Olá a todos, Smile

Decidi a pouco tempo começar a investir no meu Sistema cá de casa.
Depois da TV, e do Receiver Yamaha 667 deixei as colunas para o fim.
Sabia desde o inicio que seria o mais complexo, não queria sair dos 400/450 euros.

A pergunta não é com certeza novidade neste forum, mas como sabem a oferta é mais que muita, inicialmente comecei por querer comprar as Harman Kardon 30 (satelite).. ouvi e achei aquilo bastante agradável (principalmente para filmes), mas um facto é que não há satélite que chegue a umas boas colunas, será para 70% movies e 30% music.

Estive a pouco para fazer negocio com umas REGA RS1 de exposição mas nao cheguei a tempo, não sendo uma coluna com muito BASS a minha ideia é depois juntar as futuras colunas um Subwoofer BK Gemini II Gloss White (tem me dito que preço qualidade é o melhor).

Venho pedir a vossa ajuda na escolha das colunas... nada melhor que os entendidos para me ajudarem Smile

PS: Se possivel bonitas pk os olhos também "comem"... Very Happy

Aguardo pelas vossas sugestões!!

Muito obrigado a todos.

Eu não recomendo o recurso a monitoras de pequenas dimensões, a menos que seja uma exigência familiar, falta de espaço ou uma questão de gosto (estética).
As colunas são o elemento mais importante do sistema e se a ideia não for aderir ao "clube do upgrade" o melhor é mesmo procurar umas colunas de dimensões razoáveis e se possível de 3 vias (embora o orçamento seja curto para grandes aventuras).
As deficiências de uma monitora podem no entanto ser minimizadas com o recurso a subs mas estou convencido que o desempenho e o custo serão mais desfavoráveis.
Se a sala tiver uma acústica especialmente complicada o recurso a colunas de caixa selada permite minimizar os efeitos nefastos das ressonâncias.

Quanto à série RS da Monitor Audio, tem uma sonoridade que pode ser caracterizada como "boom-tchiizz-boom", acentuando os extremos da gama de frequência, o que dificulta a integração na sala ao nível das baixas frequências e torna a audição cansativa, embora seja um tipo de sonoridade que poderá dar alguma chama a material mal gravado e/ou masterizado (infelizmente uma grande parte daquilo que se edita hoje em pop/rock).
É escutar.
Juntava também à lista de compras os modelos da PSB distribuidas em Portugal pela Esotérico.

Cumprimentos,
onga-ku

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  worksounds em 5/6/2011, 02:04

Vfarias,

Deverá também ter em atenção que mesmo adquirindo um par de colunas monitoras com pórtico bass reflex frontal, não significa que as possa ter muito perto da (s) parede (s). Existem colunas que precisam de espaço para "respirar".

Tenho essencialmente de momento alguns modelos em vista, por ordem de preferência;

REGA RS1
B&W 685
KEF Q300
TANNOY MERCURY V4
Qacoustics 2050
MONITOR AUDIO BRONZE BX5

Alteravam a preferência?

Como podes ver são modelos com características diferentes mas no fundo de certa forma bastante equivalentes, sendo que as REGA RS1 parecem-me ser a melhor escolha, contudo a coluna com menos graves, mas como já foi dito pretendo comprar um subwoofer a pensar mais nos filmes, mas também para musica, os unicos modelos que ouvi a tocar foram as 685 e as 2050 e como já foi dito as 685 tem a capacidade de agradar logo de inicio.
Por outro lado as duvidas mantêm-se sempre, porque de facto todos os outros modelos tem características excelentes.

Existem colunas monitoras capazes de produzir graves impressionantes, diria mesmo guturais!

Como por exemplo? Se pudesse ter uma coluna que me desse um grave que justifica-se, escusava de comprar o tal sub. Smile

Eu não conheço as RS1... ou melhor, não as ouvi em condições que possa dar uma opinião concreta, mas por tudo o que investiguei sobre as mesmas, posso adiantar que eram a minha 2ª opção a seguir às Xavian... Wink

Parecem-me muito interessantes, embora em termos de construção as Xavian são mais sólidas... basta verificar que as Xavian pesam o dobro...
claro que uma coluna é para ouvir... mas o peso indica a espessura/rigidez da caixa e tamanho dos drivers... e uma coluna pesada dá uma certa confiança a esse nível.

Apesar da sua construção mais "light", tendo a oportunidade, certamente que as tentaria ouvir antes de tomar uma decisão.

Alerto porém que as Rega e Xavian são colunas "bass light", ou seja com grave mais comedido, mas menos "gordo"... o que poderá, numa primeira audição, não cativar tanto como umas MA ou B&W...

Parece que vem confirmar o que muita gente diz Smile, que as REGA qualidade/preço são talvez a melhor opção de compra, contudo, teria sempre que recorrer a um subwoofer, para fazer a tal compensação de graves.
Relembro que nunca ouvi as REGA a trabalhar, mas de facto é geral a opinião em relação a esta coluna.

A longo prazo e em audições mais prolongadas prefiro este tipo de coluna, a uma com um som mais apelativo de inicio, mas cansativo ao fim de algum tempo.

Confesso que as B&W neste aspecto é mestre, numa 1º abordagem tem essa capacidade de cativar e depois tem outro factor seu favor a beleza Smile, costumo dizer que os olhos também comem, e para mim uma coluna faz parte do decor de uma sala.

Eu não recomendo o recurso a monitoras de pequenas dimensões, a menos que seja uma exigência familiar, falta de espaço ou uma questão de gosto (estética).
As colunas são o elemento mais importante do sistema e se a ideia não for aderir ao "clube do upgrade" o melhor é mesmo procurar umas colunas de dimensões razoáveis e se possível de 3 vias (embora o orçamento seja curto para grandes aventuras).
As deficiências de uma monitora podem no entanto ser minimizadas com o recurso a subs mas estou convencido que o desempenho e o custo serão mais desfavoráveis.
Se a sala tiver uma acústica especialmente complicada o recurso a colunas de caixa selada permite minimizar os efeitos nefastos das ressonâncias.

Quanto à série RS da Monitor Audio, tem uma sonoridade que pode ser caracterizada como "boom-tchiizz-boom", acentuando os extremos da gama de frequência, o que dificulta a integração na sala ao nível das baixas frequências e torna a audição cansativa, embora seja um tipo de sonoridade que poderá dar alguma chama a material mal gravado e/ou masterizado (infelizmente uma grande parte daquilo que se edita hoje em pop/rock).
É escutar.
Juntava também à lista de compras os modelos da PSB distribuidas em Portugal pela Esotérico.

Queria ver se não aderia a esse tal CLUB Smile ... apesar de ser um traço da minha personalidade gastar algum dinheiro em tudo que envolva musica e qualidade sonora "o problema" é que tenho mais variantes musicais para gastar dinheiro. Very Happy

Essa da RS da Monitor Audio é que eu nao percebi Smile, mas já que que falas nisso, já vi de tudo, uns dizem maravilhas outros dizem que são um problema para casar com os receivers/amps, que o som sai de uma forma estranha... outros dizem maravilhas, mas volto a dizer que comparar monitor audio com REGA ou até mesmo com esta nova KEF Q300 não sei nao, enfim opiniões, eu como nunca ouvi nenhuma a tocar, deixa-me no mínimo assustado (sem querer tirar mérito a MA)!!

Gostava de vos fazer a pergunta de outra forma, para valores entre os 500€ que coluna compravam?

Muito obrigado a todos pela ajuda

Very Happy
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/6/2011, 08:27

Não percebo muito bem essa de "casar com amplificadores"; as RS são colunas com graves e agudos a mais e se o amplificador for competente esse defeito torna-se evidente.
As RX já têm uma resposta mais civilizada do que as RS e ambos as séries são fáceis de alimentar.
Mas tanto as RX1 como as RX2 são muito limitadas ao nível da extensão nas baixas frequências e da dinâmica pelo que o uso de subs é obrigatório.

A meu ver 500€ é curto para um par de monitoras grandes ou colunas de pavimento novas para durar uns anos...

onga-ku

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 5/6/2011, 09:44

onga-ku escreveu:
Mas tanto as RX1 como as RX2 são muito limitadas ao nível da extensão nas baixas frequências e da dinâmica pelo que o uso de subs é obrigatório.

Não podias estar mais longe da realidade... ouve umas e depois conversamos... Cool
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 5/6/2011, 09:57

worksounds escreveu:
Tenho essencialmente de momento alguns modelos em vista, por ordem de preferência;

REGA RS1
B&W 685
KEF Q300
TANNOY MERCURY V4
Qacoustics 2050
MONITOR AUDIO BRONZE BX5

Gostava de vos fazer a pergunta de outra forma, para valores entre os 500€ que coluna compravam?

Very Happy

Tens ai uma boa shortlist, não vale a pena adicionar muitos modelos/marcas pois pode até ser confuso.

De qualquer forma, em termos de alternativas dentro dessa fasquia de preço, para além das Xavian que já tinha recomendado, talvez... ou melhor, tenho a certeza, que tentava ouvir um modelo da Dali (gama Lektor)

Recentemente tive umas MA RX1 e agora as Xavian, e dado que ambas estão dentro do teu budget dá uma olhada a uma pequena review que fiz às Xavian Vs MA
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/6/2011, 10:15

Joao Paulo escreveu:
onga-ku escreveu:

Não podias estar mais longe da realidade... ouve umas e depois conversamos... Cool

Já ouvi as RS1 e a minha opinião é que são limitadas ao nível da extensão dos graves (graves pouco profundos) e para compensar exageram na intensidade dos graves por forma a dar a ideia de que vão lá abaixo...é uma questão de Física (volume reduzido, altifalante médio+grave e pequeno), não há nada a fazer.

Esta questão da extensão dos graves é, tal como a da compressão dinâmica, é facilmente verificável comparando com colunas de grande dimensão (o Ø do meu woofer é equivalente à altura de umas RX1) é que se percebe realmente aquilo que se está a perder.
Mas há muita gente que prefere a pouca extensão mas maior intensidade dos graves de umas pequenas monitoras.

Estas BX, por exemplo, acentuam a resposta aos 100Hz em quase 10dB!!!

Colunas... eis a questão! Bx2

E depois a resposta cai a pique; mas curiosamente o fabricante anuncia uma resposta de 42 - 30.000 Hz???

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  JCF em 5/6/2011, 11:45

Já sabemos que os fabricantes muitas vezes são optimistas para não ir mais longe. Seja como for assim sem balizar superior e inferiormente até podem nem estar a aldrabar muito.

O grafico mostra de facto uma couna algo desequilibrada com um grave que provavelmente tenderá a ser de uma nota só. Com cerca de 500 euros para gastar eu não ia para uma MA da série Bronze.

Ha tempos atras tive cá em casa umas Rega Kyte que são o modelo de prateleira que antecedeu as actuais RS 1. O driver de graves e medios é o mesmo ou será muito parecido. A caixa das RS é mais funda e estreita o que pode melhorar a resposta em graves, contudo, essa será a zona do espectro em que elas estarão menos à vontade, para uma sala grande pode ser pouco e ser necessária a tal ajuda com um sub.

Em tempos tive um conjunto monitoras + sub que até funcionou bastante bem. Eram umas KEF RDM ONE que são umas monitoras seladas com drives concentricas de muito boa qualidade, são muito semelhantes às usadas na série ref. Abaixo dos 100hz a resposta caía e abaixo dos 70hz a atenuação era mesmo significativa. Foram ligadas a um NAD C352 e numa das saidas pre-out liguei um subwoofer da MJ Acoustics (muito semelhante a um BK Minotour). A dificuldade está na intergração, é preciso perder algum tempo a regular mas como as colunas davam muito pouco som abaixo dos 70hz isso facilitava.

Portanto neste caso eu ia para as Rega que têm uma caixa pequena mas bem construida, o acabamento da madeira é bem melhor que o da BW serie 600 que me parece francamente "sintetico e plastificado". Experimentava tapar com a esponja o bass reflex, isso pode ajudar na integração. Arranjava um bom subwoofer de caixa selada regulado para 60hz no máximo. Voltando às Rega têm uma gama media muito natural e presente, um som muito aberto e limpido. Com musicas cantadas em portugues isso é particularmente evidente, os interpretes ganham logo muito melhor dicção, percebe-se a letra das musicas muito mais facilmente.
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Pontos/Reputação : 431

Mensagem  worksounds em 5/6/2011, 16:15

Confesso que me sinto cada vez mais confuso, apesar das vossas opiniões serem esclarecedoras, contudo bastante diversas.
É um facto que as preferencias caem mais facilmente para as Rega, mais ainda quando a opinião vem de alguém mais maduro.
Gosto mais do visual das B&W, sim porque também é importante.
Mas como já disse parece que as rega ganham créditos, mas não devemos deixar esta luta apenas para as B&W e para as REGA, relembro que temos boas opções para 500€, de momento tenho umas Tannoy (bem antiguinhas, mercury b/eye) e não são más de todo, é uma marca que tenho muito em conta também.
Tenho a certeza que irei chegar a uma conclusão, mas não está fácil.

De qualquer das formas, agradeço toda a vossa ajuda, será preponderante na minha escolha.

Abraço.
worksounds
worksounds
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Joao Paulo em 5/6/2011, 18:04

onga-ku escreveu:
Já ouvi as RS1 e a minha opinião é que são limitadas ao nível da extensão dos graves (graves pouco profundos) e para compensar exageram na intensidade dos graves por forma a dar a ideia de que vão lá abaixo...é uma questão de Física (volume reduzido, altifalante médio+grave e pequeno), não há nada a fazer.

Esta questão da extensão dos graves é, tal como a da compressão dinâmica, é facilmente verificável comparando com colunas de grande dimensão (o Ø do meu woofer é equivalente à altura de umas RX1) é que se percebe realmente aquilo que se está a perder.
Mas há muita gente que prefere a pouca extensão mas maior intensidade dos graves de umas pequenas monitoras.

Estas BX, por exemplo, acentuam a resposta aos 100Hz em quase 10dB!!!

E depois a resposta cai a pique; mas curiosamente o fabricante anuncia uma resposta de 42 - 30.000 Hz???

Eu entendo a teoria... mas as RS1 e BX não são as RX pois não ? são modelos diferentes...

Volto a dizer, ouve a nova série RX e depois conversamos...

Se eu te disser que o problema (para o meu gosto pessoal) desta série RX é precisamente o excesso de graves, quando não estão devidamente colocadas (i.e. a mais de 60/70 cm da parede traseira), não acreditas pois não ?

Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 5/6/2011, 18:12

worksounds escreveu:
É um facto que as preferencias caem mais facilmente para as Rega, mais ainda quando a opinião vem de alguém mais maduro.
Gosto mais do visual das B&W, sim porque também é importante.

Tudo é importante, até a estética...

a estética não toca, mas vais ter de olhar para elas todos os dias... certo?

então compra o que mais te agradar em todas as vertentes, pois por muitas ideias e conselhos que obtenhas num fórum, em ultima análise, no final do dia és tu que vais conviver com o produto, é por isso que é importante ver, ouvir, manusear o produto, etc.

Compra aquilo que te fizer feliz e esquece as teorias, os gráficos, e outras "tretas" dos fóruns, revistas e afins... pois tudo isso só faz sentido se o produto te agradar.

Cumps,

JP
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Pierre em 5/6/2011, 19:02

Joao Paulo escreveu:Compra aquilo que te fizer feliz e esquece as teorias, os gráficos, e outras "tretas" dos fóruns, revistas e afins... pois tudo isso só faz sentido se o produto te agradar.
JP

João Paulo.

Compreendo esta posição em parte mas... algumas, "teorias, gráficos e outras tretas dos fóruns", serão sempre pedagógicas no sentido de revelar verdadeiramente a alta fidelidade. Porque se formos por esse caminho, então estes fóruns não faziam sentido e um interveniente com dúvidas, era "mandado" de sua vontade ou não a qualquer "gadget".
Cool
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/6/2011, 19:10

JCF escreveu:A caixa das RS é mais funda e estreita o que pode melhorar a resposta em graves

No que se refere aos graves que conta é o volume da caixa.
Mas quanto mais larga for a frente da caixa melhor a integração na sala ao nível dos reflexos.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  vfarias em 5/6/2011, 19:22

worksounds escreveu:Vfarias,

REGA RS1
B&W 685
KEF Q300
TANNOY MERCURY V4
Qacoustics 2050
MONITOR AUDIO BRONZE BX5

Alteravam a preferência?

Como podes ver são modelos com características diferentes mas no fundo de certa forma bastante equivalentes, sendo que as REGA RS1 parecem-me ser a melhor escolha, contudo a coluna com menos graves, mas como já foi dito pretendo comprar um subwoofer a pensar mais nos filmes, mas também para musica, os unicos modelos que ouvi a tocar foram as 685 e as 2050 e como já foi dito as 685 tem a capacidade de agradar logo de inicio.
Por outro lado as duvidas mantêm-se sempre, porque de facto todos os outros modelos tem características excelentes.

Existem colunas monitoras capazes de produzir graves impressionantes, diria mesmo guturais!

Como por exemplo? Se pudesse ter uma coluna que me desse um grave que justifica-se, escusava de comprar o tal sub. Smile

Parece que vem confirmar o que muita gente diz Smile, que as REGA qualidade/preço são talvez a melhor opção de compra, contudo, teria sempre que recorrer a um subwoofer, para fazer a tal compensação de graves.
Relembro que nunca ouvi as REGA a trabalhar, mas de facto é geral a opinião em relação a esta coluna.

Confesso que as B&W neste aspecto é mestre, numa 1º abordagem tem essa capacidade de cativar e depois tem outro factor seu favor a beleza Smile, costumo dizer que os olhos também comem, e para mim uma coluna faz parte do decor de uma sala.

É escutar.

Queria ver se não aderia a esse tal CLUB Smile ... apesar de ser um traço da minha personalidade gastar algum dinheiro em tudo que envolva musica e qualidade sonora "o problema" é que tenho mais variantes musicais para gastar dinheiro. Very Happy

Essa da RS da Monitor Audio é que eu nao percebi Smile, mas já que que falas nisso, já vi de tudo, uns dizem maravilhas outros dizem que são um problema para casar com os receivers/amps, que o som sai de uma forma estranha... outros dizem maravilhas, mas volto a dizer que comparar monitor audio com REGA ou até mesmo com esta nova KEF Q300 não sei nao, enfim opiniões, eu como nunca ouvi nenhuma a tocar, deixa-me no mínimo assustado (sem querer tirar mérito a MA)!!

Very Happy

Se alterava a preferencia da short list acima apresentada? Penso que sim, todos os foristas o fariam... no entanto, gostaria de reafirmar que ponderar adquirir umas colunas que após audição ou que nas suas especificações técnicas nos deixam renitentes quanto à apresentação e extênsão das frequências graves, mesmo que esse sistema seja para um misto entre filmes e musica, utilizando um Subwoofer como elemento auxiliar para o áudio 2 canais é algo que de todo não aconselho.

O mais provável é que no futuro (tal como acontece com muitas pessoas que desejam ter o melhor dos 2 mundos, leia-se Av e áudio 2 canais, e sim é possivel coexistirem desde que se respeitem alguns pressupostos) passe a existir um sentimento de defraudação na componente de áudio 2 canais. Não é o Sub que vai compensar a falta de graves das colunas independentemente onde a sua escolha irá cair, Rega, Tannoy, etc. Mas é a minha opinião e não passa disso. Vale o que vale. Penso que talvez fosse preferivel aguardar um pouco mais e investir num par de colunas de outro patamar e que permitam um melhor à vontade na coexistência entre AV e música. Talvez adicionar o montante que iria gastar no Sub para por exemplo adquirir umas colunas de chão. São apenas opções.

Um exemplo de colunas monitoras com graves guturais? Existem várias todas elas infelizmente fora da gama de preços discutida neste tópico. Tive a felicidade de ouvir vários modelos de várias marcas e destaco por exemplo algumas Proac, as Dynaudio Contour 1.3. É certo de que não é o dinheiro que dita a performance de um componente seja ele um amplificador ou um par de colunas, mas ( e perdoem-me pela fraca analogia) tal como o ditado diz "depressa e bem não há quem", aqui é a mesma coisa. Não podemos esperar graves portentosos de colunas de 500€.

Conheço 2 pares de Neat que não tendo graves superlativos tem uma presença extraordinaria, mas também elas fora do patamar de preços aqui discutido. https://www.myaudiophilestore.eu/monitoras/28-motive-3.html ou https://www.myaudiophilestore.eu/monitoras/30-classic-petite-sx.html

A resposta à one million dollar question: para valores entre os 500€ que coluna compravam? É honestamente aquilo que todos gostariamos de saber... as opiniões divergem e por vezes por muito que nos aconselhem temos de ser nós a tomar a respectiva decisão com base na (pouca ou muita) informação que temos em mãos.

Mais uma vez espero ter ajudado.
VF

vfarias
Profissional
Profissional

Mensagem  Joao Paulo em 5/6/2011, 19:27

Pierre escreveu:
Joao Paulo escreveu:Compra aquilo que te fizer feliz e esquece as teorias, os gráficos, e outras "tretas" dos fóruns, revistas e afins... pois tudo isso só faz sentido se o produto te agradar.
JP

João Paulo.

Compreendo esta posição em parte mas... algumas, "teorias, gráficos e outras tretas dos fóruns", serão sempre pedagógicas no sentido de revelar verdadeiramente a alta fidelidade. Porque se formos por esse caminho, então estes fóruns não faziam sentido e um interveniente com dúvidas, era "mandado" de sua vontade ou não a qualquer "gadget".
Cool

Sim concordo.

O que pretendo dizer é que fóruns e revistas são "farinha do mesmo saco", ou seja, que devem ser lidos com cautela, porque a) estão cheios de mitos não fundamentados e b) muita da informação, a tal dos gráficos e etc, serve apenas para consumo audiófilo, ou seja, na prática serve de pouco, pois nalguns casos demonstra apenas diferenças "cagagesimais" entre produtos... Smile

Mas sim, dou a mão à palmatória no sentido que se pode aprender muito num fórum... desde que, se leiam as opiniões pessoais sabendo que são apenas isso, a demonstração do gosto pessoal de cada um.

Em ultima análise são os nossos ouvidos que decidem.

Claro que os gostos educam-se... mas isso é um processo que leva tempo, não acontece de um dia para o outro.
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 5/6/2011, 19:35

vfarias escreveu:
Um exemplo de colunas monitoras com graves guturais? Existem várias todas elas infelizmente fora da gama de preços discutida neste tópico. Tive a felicidade de ouvir vários modelos de várias marcas e destaco por exemplo algumas Proac, as Dynaudio Contour 1.3. É certo de que não é o dinheiro que dita a performance de um componente seja ele um amplificador ou um par de colunas, mas ( e perdoem-me pela fraca analogia) tal como o ditado diz "depressa e bem não há quem", aqui é a mesma coisa. Não podemos esperar graves portentosos de colunas de 500€.

Concordo.

É por isso que nesta fasquia de preços (até 500/600 €) aconselho sempre monitoras, pois em termos qualitativos, naquilo que uma boa monitora toca, para ter o mesmo em colunas de chão temos de gastar o dobro... algo na casa dos 900/1000 €.

Mas isto é a minha opinião pessoal, outros pensarão diferente.

Cumps,

JP
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 5/6/2011, 19:40

onga-ku escreveu:
JCF escreveu:A caixa das RS é mais funda e estreita o que pode melhorar a resposta em graves

No que se refere aos graves que conta é o volume da caixa.
Mas quanto mais larga for a frente da caixa melhor a integração na sala ao nível dos reflexos.

Sou da mesma opinião.

Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/6/2011, 20:01

vfarias escreveu:Um exemplo de colunas monitoras com graves guturais? Existem várias todas elas infelizmente fora da gama de preços discutida neste tópico.

As monitoras com graves guturais (de qualidade) são grandes caixas de 3 vias e têm woofers de 25 ou 30cm.

Colunas... eis a questão! Atcscm100front Colunas... eis a questão! Pmcmb2i Colunas... eis a questão! Sp100r2

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum: