Projecto de pré - alguém pode avaliar se é um bom projecto?

Ir em baixo

Projecto de pré - alguém pode avaliar se é um bom projecto?

Mensagem  Diplomata em 26/5/2011, 15:12

Viva

Antes de me ter iniciado na montagem do PtPhones já o bichinho do DIY andava por aqui mas não me sentia habilitado a pegar num projecto destes e no final ter um resultado positivo e não um monte de componentes usados e uma enorme frustação no ego e na carteira...
este projecto já tem uns anos, entretanto o autor já o refez, o que me atrai nele é o facto de ter entradas e saidas balanceadas e normais, já com a ideia de lhe ligar um amp classe D da hypex tudo a alimentar o kit da Seas Thor na versão do forum DiyAudio, é muito projecto eu sei, as Thor são particularmente caras, eu também sei, mas eu sou um tipo com muita paciência.....

A quem está mais à vontade na electronica pode verificar se valerá a pena apostar neste projecto?

http://jos.vaneijndhoven.net/relaixed2/index.html

O meu obrigado desde já

carlos barata
avatar
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 45
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projecto de pré - alguém pode avaliar se é um bom projecto?

Mensagem  paa em 30/5/2011, 15:22

Bem, como ninguém responde talvez eu me ofereça para fazer uns comentários.

Daquilo que vi, por alto, parece-me um projecto muito complexo. Muitos processadores, displays e ligações numa grande misturada. Tenho um palpite que a probabilidade de o resultado final ser mid-fi, com problemas de ruído, interferência, etc., é muito grande.

A minha sugestão seria valorizar a simplicidade. Desde logo, usar apenas um fio como pré. Ou então ver se consegue usar uma coisa tipo TVC (por exemplo, o django da diyhifisupply). Não sendo possível, apontaria para um bottlehead. Afinal de contas estava um a funcionar com equipamento caríssimo (TAD) no audioshow e com optimos resultados. Além de que o bottlehead é lindíssimo e tem uma comunidade de grandes aficionados que podem ajudar com algum problema.

avatar
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 54
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projecto de pré - alguém pode avaliar se é um bom projecto?

Mensagem  PMarques em 30/5/2011, 17:14

Olá,

Qualquer pedido de ajuda ou parecer de facto tem de ter resposta. Eu não percebo nada de DIY, nem faço nada nessa área, pois electrónica é algo complexo, e então no audio é uma engenharia demasiado meticulosa para mim, condensadores, circuitos, díodos, e sei lá que mais é para quem tem grande conhecimento, e eu não possuo conhecimentos nessa matéria para avaliar o que quer que se seja, tenho pena de facto.

No entanto existem alguns projectos DIY muito bem desenhados e concebidos sem dúvida, aliás os verdadeiros dinaussauros do audio de outrora começaram como autênticos DIY. Por cá vão havendo alguns com grandes conhecimentos e até já com alguma expressão no mercado não muita mas lá vai estando, e depois existem outros DIY's que não passam de uns rapazes jeitosos com pouca veia para a coisa e com pouca noção, embora cheios de intenção, montam uns circuitos, soldam mais uns componentes, lembram-me quando eu era miúdo, montava kits, e queria fazer o que outros especialistas faziam, verdadeiras obras de arte, e eu lá chegava a casa começava a construír e a encharcar com cola peça atrás de peça, e certos projectos de electrónica fazem lembrar, solda e mais solda, e depois o encaixe dentro de uma placa e pronto, e deus fará o resto á espera que saía música

São rapazes jeitosos para as carpintarias, uns projectam colunas, outros Racks HiFi como já vi algures por aí em outros fóruns que mais parecem casotas para cão, e lá encaixam gira-discos alguns até de grande nomeada, enfim, esforçam-se, talvez estejam é no país errado, muitos que fazem projectos DIY consolidados e sustentados mereciam melhor sorte e mais apoio, só que por cá não será o sitio certo sem dúvida.

Penso que para um projecto DIY ter sucesso, é necessário e imperioso haver conhecimentos electrónica de bastidores bem sustentados, quer seja em projectos de amplificação quer no fabrico de colunas e respectivos crossovers e afins, etc, não basta pegar nuns livrinhos de electrónica das edições Altaya e começar a copiar o que vem lá.

Mãos à obra é o que se precisa.

PMarques
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 148
Localização : Lisboa
Interesses : Música
Data de inscrição : 04/04/2011
Pontos/Reputação : 213

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projecto de pré - alguém pode avaliar se é um bom projecto?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum