Ligações de colunas
Fórum audiopt.net :: audio :: Colunas
Página 2 de 2 • Compartilhe •
Página 2 de 2 •
1, 2
Re: Ligações de colunas
_nimitz_ escreveu:Joao Paulo escreveu:
mas porque não bicablar ? até já tens fichas suficientes e tudo
JP
Era a minha ideia inicial quando adquiri as colunas.
Mas na loja achavam que para estas não valia a pena, e era mais dinheiro no dobro do cabo.
Mas já que contemplei todas as outras hipóteses...sim... a ver se tenho oportunidade de testar essa configuração.
Testa, não perdes nada.
Para mim faz mais sentido que trocar os jumpers... e depois se não fizer diferença, podes sempre vender o cabo e forquilhas e recuperar parte do investimento.
No lado do amp, em bicablagem, vais ter de ligar dois cabos na mesma ficha... não é impossível, mas dá um pouco mais de trabalho...
Cumps,
JP

Joao Paulo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 500
Pontos/Reputação: 734
As minhas colunas permitem tri-cablagem/tri-amplificação e optei por ligar os três bornes com um pedaço de fio eléctrico solido de 2,5mm ao qual cortei apenas a porção de isolamento necessária para permitir o contacto.
De vez em quando substituo-o.

onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2614
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4072
onga-ku escreveu:As minhas colunas permitem tri-cablagem/tri-amplificação e optei por ligar os três bornes com um pedaço de fio eléctrico solido de 2,5mm ao qual cortei apenas a porção de isolamento necessária para permitir o contacto.
No meu caso, na minha ultima aquisição, fiz questão de optar por colunas single wire...
Já nem me lembro de biwiring, shunts, etc...
Cumps,
JP

Fica o resultado dos jumpers...

_nimitz_- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 272
Ocupação: IT
Interesses: Musica
Pontos/Reputação: 397
Estão bonitos...
A única questão que coloco, e agora confirmo pelas imagens, é a que já tinha colocado acima... a introdução de mais metal e mais descontinuidade (mais ligações) no circuito.
Parabéns pelas fotos... estão óptimas. Eu quando tento tirar fotos ao sistema nunca sai assim...
Cumps,
JP
A única questão que coloco, e agora confirmo pelas imagens, é a que já tinha colocado acima... a introdução de mais metal e mais descontinuidade (mais ligações) no circuito.
Parabéns pelas fotos... estão óptimas. Eu quando tento tirar fotos ao sistema nunca sai assim...
Cumps,
JP

Joao Paulo escreveu:Estão bonitos...![]()
Pena estarem na traseira das colunas (estou no gozo claro, aqui a estética é o que menos me importa)
Joao Paulo escreveu:
Tendo esta questão como premissa válida, com a qual também concordo, a única justificação para que na minha (e de mais uma ouvinte) opinião o som tenha ganho detalhe, será o facto do material das forquilhas seja melhor condutor que nas chapas originais.

_nimitz_- Membro Audiopt

_nimitz_ escreveu:Tendo esta questão como premissa válida, com a qual também concordo, a única justificação para que na minha (e de mais uma ouvinte) opinião o som tenha ganho detalhe, será o facto do material das forquilhas seja melhor condutor que nas chapas originais.
(A ser verdade, pois não foram efectuadas medições) isso significa que a atenuação nos agudos
Não é propriamente um aumento de detalhe mas antes o detalhe que existia está agora mais evidente.
onga-ku
Última edição por onga-ku em 27/5/2011, 11:03, editado 1 vez(es)

onga-ku escreveu:
(A ser verdade, pois não foram efectuadas medições) isso significa que a atenuação nos agudos e menor com a configuração actual, tendo alterado o equilíbrio tonal com o aumento de intensidade na resposta das altas frequências.
Não é propriamente um aumento de detalhe mas antes o detalhe que existia está agora mais evidente.
Parece-me plausível.
Obrigado

_nimitz_- Membro Audiopt

Viva
Não quero entristecer ninguém dado o trabalho de experimentação sempre louvável mas eu recomendaria:
- Seguir recomendação do manual do fabricante em detrimento de outras opiniões.
- Se as ditas "chapinhas" lá vêm nas colunas não deve ser para poupar, produzi-las, dourá-las, etc. deve custar bem mais do que um pedaço de cabo para colunas, se se desconfiar destas, deixá-las onde estão e colocar o cabo em paralelo com elas. Nota: O diametro equivalente das "chapinhas" normais é superior ao de um cabo.
- Limpar as chapinhas, bornes, cabo, etc. para evitar oxidações e consequentes maus contactos.
- Não esquecer que quanto mais descontinuidades existirem entre o amplificador e as colunas mais reflexões existem devido a desadaptação de impedâncias, embora às frequências de áudio não me pareça algo muito significativo. As forquilhas e afins só vão criar mais desaptações (cabo forqulha, forquilha borne).
- O que quer que seja utilizado deve ser bem apertado (cuidado para não se partirem os bornes).
- Jogar a bicablagem às "couves", se possível e se suportado, experimentar a biamplificação.
- Usar o cabo de maior diametro possivel dentro do razoável (ter em conta os bornes do amplificador e das colunas), normalmente os cabos que andam por aí são de 2,5 ou 4 mm.
- As polaridades (+ e - nas colunas e amplificador) podem ser importantes e não devem ser trocadas. Como nas tomadas de energia, existe um polo de sinal e outro de referência. O de sinal (tensão) é alternado e muda de valor, no caso da energia das tomadas 50 vezes por segundo, o das colunas pode mudar até 20.000 vezes por segundo. O outro pólo mantem-se estável e serve de referência. Existem sinais ditos diferenciais em que não existe o tal polo de referencia e em ambos variam. A troca de polos afecta, pelo menos, a fase do sinal (180º) em sinais não diferenciais, como penso ser o caso.
Cumprimentos
Vítor Almeida
Não quero entristecer ninguém dado o trabalho de experimentação sempre louvável mas eu recomendaria:
- Seguir recomendação do manual do fabricante em detrimento de outras opiniões.
- Se as ditas "chapinhas" lá vêm nas colunas não deve ser para poupar, produzi-las, dourá-las, etc. deve custar bem mais do que um pedaço de cabo para colunas, se se desconfiar destas, deixá-las onde estão e colocar o cabo em paralelo com elas. Nota: O diametro equivalente das "chapinhas" normais é superior ao de um cabo.
- Limpar as chapinhas, bornes, cabo, etc. para evitar oxidações e consequentes maus contactos.
- Não esquecer que quanto mais descontinuidades existirem entre o amplificador e as colunas mais reflexões existem devido a desadaptação de impedâncias, embora às frequências de áudio não me pareça algo muito significativo. As forquilhas e afins só vão criar mais desaptações (cabo forqulha, forquilha borne).
- O que quer que seja utilizado deve ser bem apertado (cuidado para não se partirem os bornes).
- Jogar a bicablagem às "couves", se possível e se suportado, experimentar a biamplificação.
- Usar o cabo de maior diametro possivel dentro do razoável (ter em conta os bornes do amplificador e das colunas), normalmente os cabos que andam por aí são de 2,5 ou 4 mm.
- As polaridades (+ e - nas colunas e amplificador) podem ser importantes e não devem ser trocadas. Como nas tomadas de energia, existe um polo de sinal e outro de referência. O de sinal (tensão) é alternado e muda de valor, no caso da energia das tomadas 50 vezes por segundo, o das colunas pode mudar até 20.000 vezes por segundo. O outro pólo mantem-se estável e serve de referência. Existem sinais ditos diferenciais em que não existe o tal polo de referencia e em ambos variam. A troca de polos afecta, pelo menos, a fase do sinal (180º) em sinais não diferenciais, como penso ser o caso.
Cumprimentos
Vítor Almeida
Vítor Almeida- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 132
Interesses: Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação: 267
Vítor Almeida escreveu:- Seguir recomendação do manual do fabricante em detrimento de outras opiniões.
O que os fabricantes dizem está longe de ser sagrado e há por aí bastantes a escrever e a fabricar grandes disparates.
Conforme já foi referido, um cabo é melhor condutor do que uma "chapinha".
Os bornes para bi-cablagem, especialmente numa monitora barata deste tipo, apenas existem por imposição do mercado (revendedores, fabricantes de cabos e audiófilos "procuradores de diferenças"); as chapas vêm de fábrica para que as colunas toquem com cablagem simples (estão prontas a usar pelo mais leigo dos utilizadores) e ficam mais elegantes do que um pedaço de cabo cuja "qualidade" poderia ser posta em causa pelo cliente.
Vítor Almeida escreveu:- Jogar a bicablagem às "couves", se possível e se suportado, experimentar a biamplificação.
Não vejo razão para complicar aquilo que é simples.
Quais seriam as vantagens de bi-amplificar umas pequenas monitoras?
Vítor Almeida escreveu:- Usar o cabo de maior diametro possivel dentro do razoável (ter em conta os bornes do amplificador e das colunas), normalmente os cabos que andam por aí são de 2,5 ou 4 mm.
Para a maioria das colunas e uma distância até dois metros 2,5mm é mais do que suficiente:
Comprimento máximo para um cabo de dois condutores em cobre
| Diâmetro do condutor | Carga de 2 ohm | Carga de 4 ohm | Carga de 6 ohm | Carga de 8 ohm |
| 22AWG / 0,65mm | 3ft / 0,90m | 6ft / 1,80m | 9ft / 2,70m | 12ft / 3,60m |
| 20AWG / 0,81mm | 5ft / 1,50m | 10ft / 3,00m | 15ft / 4,50m | 20ft / 6,00m |
| 18AWG / 1,02mm | 8ft / 2,40m | 16ft / 4,80m | 24ft / 7,20m | 32ft / 9,60m |
| 16AWG / 1,29mm | 12ft / 3,60m | 24ft / 7,20m | 36ft / 10,80m | 48ft / 14,40m |

Viva, Onga-ku
Concordo com o que diz sobre os manuais/fabricante e produtos mas entre estes e comentários não filtrados, prefiro os manuais.
O meu post é genérico e não apenas para as "pequenas monitoras". Mesmo assim, se possuirem essa capacidade e o amplificador também, não vejo porque não se possa experimentar a biamplificação?
Porque afirma que um cabo é melhor conductor do que uma "chapinha", se estas forem feitas de cobre e douradas e a sua secção for igual ou superior à do cabo? A impedância pode ser igual ou inferior à de um cabo de 2,5 ou 4 mm e a área de contacto com os bornes até pode ser superior. Ainda não consegui perceber porque são piores.
Nas minhas colunas da sala uso cabo de 2,5 mm, quer para as dianteiras com biamplificação, quer nas traseiras e central. Usar mais grosso não faz mal mas não vale a pena pagar muito mais para isso.
Cumprimentos
Vítor Almeida
Concordo com o que diz sobre os manuais/fabricante e produtos mas entre estes e comentários não filtrados, prefiro os manuais.
O meu post é genérico e não apenas para as "pequenas monitoras". Mesmo assim, se possuirem essa capacidade e o amplificador também, não vejo porque não se possa experimentar a biamplificação?
Porque afirma que um cabo é melhor conductor do que uma "chapinha", se estas forem feitas de cobre e douradas e a sua secção for igual ou superior à do cabo? A impedância pode ser igual ou inferior à de um cabo de 2,5 ou 4 mm e a área de contacto com os bornes até pode ser superior. Ainda não consegui perceber porque são piores.
Nas minhas colunas da sala uso cabo de 2,5 mm, quer para as dianteiras com biamplificação, quer nas traseiras e central. Usar mais grosso não faz mal mas não vale a pena pagar muito mais para isso.
Cumprimentos
Vítor Almeida
Vítor Almeida- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 132
Interesses: Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação: 267
Novas terminações
Caros amigos,
Neste período de férias, tenho estado algo ausente.
De regresso ao trabalho, de regresso ao forum.
PS: A música esteve sempre presente!
Personalizei as terminações dos cabos das colunas, bem como rectifiquei as dos jumpers. Isto com manga termorectrátil.
De facto, é algo que devem sempre colocar nas terminações.
Por exemplo, o cabo que utilizei para o DIY dos Jumpers (Audioquest X2 black), do qual ainda tenho um pouco, e que está com as pontas descarnadas dentro dum saco, ao fim de 3 meses apresenta já as pontas dos condutores enegrecidas. Quando removi a pouca manga que os Jumpers DIY tinham, o cabo encontrava-se igual ao original.
Com efeito, nos jumpers troquei apenas a manga, nos cabos das colunas, cortei, descarnei, e coloquei a manga.
O resultado:

O som, esse está igual (relativamente a esta alteração).
Neste período de férias, tenho estado algo ausente.
De regresso ao trabalho, de regresso ao forum.
PS: A música esteve sempre presente!
Personalizei as terminações dos cabos das colunas, bem como rectifiquei as dos jumpers. Isto com manga termorectrátil.
De facto, é algo que devem sempre colocar nas terminações.
Por exemplo, o cabo que utilizei para o DIY dos Jumpers (Audioquest X2 black), do qual ainda tenho um pouco, e que está com as pontas descarnadas dentro dum saco, ao fim de 3 meses apresenta já as pontas dos condutores enegrecidas. Quando removi a pouca manga que os Jumpers DIY tinham, o cabo encontrava-se igual ao original.
Com efeito, nos jumpers troquei apenas a manga, nos cabos das colunas, cortei, descarnei, e coloquei a manga.
O resultado:

O som, esse está igual (relativamente a esta alteração).

_nimitz_- Membro Audiopt

Viva
O som pode ter ficado igual, mas os olhos também comem. Está aí um bom trabalho, assim, tão cedo não terá de se preocupar com a oxidação das pontas dos condutores.
O som pode ter ficado igual, mas os olhos também comem. Está aí um bom trabalho, assim, tão cedo não terá de se preocupar com a oxidação das pontas dos condutores.
manel1- Equipa Audiopt - Moderação

- Número de Mensagens: 1060
Ocupação: Electromecanico
Interesses: Música, leitura
Pontos/Reputação: 1281
manel1 escreveu:Viva
Obrigado!
Não sendo o mesmo que um sistema "AirLoc" da QED, não me parece que a oxidação me vá "chatear" muito.

_nimitz_- Membro Audiopt

Página 2 de 2 •
1, 2
Tópicos similares» Ajuda em possiveis ligações MEO.
» Cabo de coluna coaxial 75ohms, ligação Z, com nylon...
» Compra de 1º sistema
» Duvida da ligação das colunas
» Ligação cabos às colunas
» Cabo de coluna coaxial 75ohms, ligação Z, com nylon...
» Compra de 1º sistema
» Duvida da ligação das colunas
» Ligação cabos às colunas
Fórum audiopt.net :: audio :: Colunas
Página 2 de 2
Permissão deste fórum: